Entre Amores Cruzados - Vanessa de Cássia


Título: Entre Amores Cruzados
Autora: Vanessa de Cássia
Editora: Novos Talentos da Literatura Nacional - Novo Século


Verônica pensa que está voltando de suas crises diárias, vive em uma profunda dor, que ela mesma causa. Quando se vê diante do amor, onde tudo passa ou simplesmente some! O amor cura suas dores; Ela pensa assim. Começa a viver novamente e sentir o verdadeiro sentido da vida, fiel a ela e a seu amor para curá-la. Em sua busca ela encontra e reencontra amores, do presente e do passado. Ela se vê dividida, e decide vivenciar cada amor do seu jeito. Amando ela segue, mas só não sabe onde vai chegar esses amores. Que tanto a faz sentir-se viva, como pode ser seu verdadeiro buraco negro. Uma pequena grande mulher, tentando descobrir as aventuras e desventuras do amor... Vivendo um bom e quente triângulo amoroso. Com palavras doces, sentimentos contidos, amor corriqueiro, muita sensualidade, lutas por vencer e um grande desafio aos que lerem com carinho e dedicação, assim como foi feita essa incrível história...

Verônica é uma mulher um tanto quanto complicada. Como se não bastasse sofrer de depressão, é hipocondríaca e vive imaginando dores de cabeça que só passam com doses diárias de remédios controlados. Além disso tem uma aparência não muito convencional, principalmente para uma professora: cabelos compridos vermelho-fogo e muitas, MUITAS tatuagens pelo corpo.

Ela estava em uma solteirice duradoura quando sua vida sofre uma reviravolta - ela se vê repentinamente encantada por três homens ao mesmo tempo. (os fatos a seguir não estão necessariamente em ordem, pois não lembro exatamente a sequência dos acontecimentos)

Eu fiquei sozinha por dois anos inteiros e ninguém me procurou, sequer pediam telefone ou mexiam na rua. Agora vem tudo de vez. Um amor tranquilo, um desastroso e um antigo!

Verônica conhece Marcus, um cara lindo que mora no mesmo condomínio que ela. Um perfeito gentleman, educado, simpático, bonito, carinhoso, atencioso, rico... o sonho de qualquer mulher. Ele a conquista, mas um "segredo" acaba por deixá-la magoada e ela resolve se distanciar.

Verônica reencontra Gustavo, um rolo da época de adolescente, de escola. Hoje ele tá safado, sarado e tarado. =P Não fui muito com a cara dele, diga-se de passagem.

E Verônica também conhece John em uma festa, só que o cara é novinho ainda. Ela com seus vinte e poucos anos e ele com dezessete! E já podem imaginar a quantidade de hormônios do rapaz, não é? Os dois são um fogo só - química, pele, tesão, emoção...

E aí nossa protagonista começa a namorar Marcus, tem um rolo com John e de vez em quando suspira por Gustavo.

Marcus é sua segurança, aquele que a compreende, que sabe de seus problemas e está disposto a ajudá-la. John é sua loucura, sua gostosura, sua cura. E Gustavo só aparece pra atentá-la. cara chato

A personagem tenta se encontrar, dar um rumo à sua vida, se curar da doença que a impede de trabalhar. Sua busca interior acontece concomitantemente às suas indecisões amorosas.

Olhei no espelho: É, eu estou iluminada. Perfeita. Radiante! Mas com o coração dividido. Entre a dúvida e o perdão. Entre o bem e o mal. Entre a paixão e o amor. Entre amores cruzados.

Vocês sabem que eu tenho uma queda pelo cara que a personagem não escolhe, né? Mas esse livro teve um diferencial: eu não consegui definir de que lado eu estava, só sabia que não gostava do Gustavo.

A história foi tão bem construída que a cada parte eu torcia por um. Quando ela estava nos braços de Marcus, eu tinha certeza de que ela devia ficar com ele. Quando ela se entregava ao John, eu torcia para que eles ficassem juntos. E lá ia eu na gangorra, pra lá e pra cá. Terminei o livro em cima do muro, pela primeira vez. Até eu fiquei entre amores cruzados!

Teve uma passagem que me encantou e eu separei, coisas de quem é apaixonada por educação... Prova de que Verônica tem a cabeça no lugar, mesmo que em poucas áreas de sua vida. rs

Meus alunos eram minha riqueza. Adoro lecionar, é maravilhoso fazer o que se gosta e com prazer de fazê-lo. Desenvolver, ensinar, educar, o mais importante não é somente ir até a sala de aula, ficar olhando cada aluno, sem ao menos se interessar por eles. Quando mais nova, havia professores que iam dar aulas somente por ir, não tinham vontade de ensinar. Aí a gente se pergunta: a culpa é de quem? Dos professores, por falta de competência? Ou dos alunos, por falta de disciplina? Não é somente isso. Tem que haver compreensão, relação entre aluno e professor, temos que entendê-los, para que eles possam nos entender. [...] Tendo mais apoio, dedicação, carinho ao aprender é muito mais fácil. Temos que facilitar, e isso vem do professor que está lecionando. É fácil pegar um diploma e ficar na sala sem ensinar nada do que aprendeu, mas isso não prejudica somente o aluno, o educador é que é um burro: estudou, gastou seu tempo, para quê? Para absolutamente nada. O que penso sobre um professor é que deve ser criativo, comunicativo, ensinar da melhor forma possível, tornar a vida, que já é tão difícil, divertida, ensinar as pessoas a gostar, para que possam aprender. [...] Ser professor é isso: viver, acreditar nas pessoas, num mundo melhor. Temos, sim, que viver a realidade, mas também podemos mudá-la se quisermos.

Uma coisa que me incomodou um bocado no decorrer da leitura foi a construção de frases. A GRANDE MAIORIA das frases eram curtas: tinham coesão, tinham coerência, mas não tinha muita fluidez, pelo menos não pra mim. Eu lia e toda hora vinha um ponto pra acabar com a minha felicidade. Vírgulas, elementos conectivos e construções mais ricas não se fazem muito presentes no livro. Alguns errinhos de português que doeram o coração, mas foram poucos.

Achei engraçado o modo como a protagonista se refere ao sexo: amorzinho. Foi um amorzinho gostoso, o nosso amorzinho é assim... Na minha cabeça, palavras no diminutivo remetem a coisas infantis, e definitivamente não é o caso. Cada vez que eu li eu começava a rir. Outra coisa que me fez rir foi o modo paulista de falar, que soa estranho a mim, carioca. Ao invés de responder "de nada" depois do "obrigada", tem um "não por isso". rs


As passagens que tratavam sobre a doença da Verônica foram um pouco cansativas. Ela é complicada demais devido a todos os problemas que ela sofre e acaba transmitindo esses problemas às pessoas próximas. Talvez, por eu não ter muito contato com pessoas que sofrem de depressão, eu não saiba entender todo esse processo longo; pra mim ficou um pouco extenso.

E, sendo sincera, não gostei da capa. Juro que se eu não tivesse lido a sinopse não teria me interessado pelo livro (sim, sou daquelas que compra livro pela capa também). Muito simples, acho que não traduz o livro em sua essência. Faltou um pouco de criatividade ao capista.

Entre Amores Cruzados marcou pela dúvida que me fez sentir. Espero Doce Insensatez pra continuar amando Marcus e John e ver se um dos dois me conquista definitivamente.