Delírio - Lauren Oliver


Título: Delírio
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca


Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.

Delírio conta a historia de Lena (Magdalena), uma jovem que vive com a tia e as primas, já que a mãe faleceu de uma doença chamada "Delíria Nervosa", que nada mais é que o Amor. Na história, o "Amor" é uma doença, que mata as pessoas, as faz sofrer, as tornam irracionais. E o governo cria um meio de "curar" as pessoas desta doença, através de intervenção cirúrgica, medicamentos etc.


No País onde Lena vive, existem dois tipos de gente: os Curados, pessoas seguras, que não sentem nada, totalmente racionais, e os não curados ou Inválidos, aqueles que rejeitam a cura, que se rebelam contra ela. Os curados têm liberdade de ir e vir e após a cura são "Pareados" com pessoas de perfis compatíveis para que se casem. Ou seja, o governo escolhe com quem você se casa, onde mora etc.

Os Inválidos vivem numa área dentro da mata, isolados por um cerca elétrica que cerca toda a cidade para manter os Curados "seguros". O problema é que a cura só pode ocorrer de maneira segura após os 18 anos. Sendo assim, todas a crianças, jovens e adolescentes têm que seguir regras rígidas para não contrair a "doença".

Lana e Hana (sua melhor amiga) fazem parte deste pequeno quadro. Logo, não podem ter contato com garotos nem permanecer fora de casa após o toque de recolher ás 21hrs. Não podem frequentar festas, e as musicas e filmes que tem-se acesso também são escolhidas pelo governo.

Existem patrulhas pelas cidades, que controlam tudo isso. E eles dão realmente um choque de ordem. Lena, que acredita que a mãe se matou por contrair a doença, deseja então, não ser como ela. E conta os dias para que a sua cura aconteça e ela se sinta segura. Esse é o seu sonho e Sua Tia, como boa curada que é, sente orgulho de ver que a sobrinha pensa assim.

Lana, conhece Alex, um guarda dos laboratórios de cura, e as coisas ficam diferentes. na verdade tudo começa a mudar. E depois de tentar resistir, lana começa a questionar tudo aquilo que aprendeu desde pequena.

Será que existe cura, será que amar é realmente uma doença? Durante um grande período da leitura eu senti vontade de chacoalhar a Lana. Sério. E logo nas primeiras páginas, me senti estranha ao imaginar um lugar onde o amor é visto como algo ruim, onde as pessoas desejam não amar. É muito louco isso... Me senti um peixe fora d´agua... me incomodou isso. E acho que o livro se torna brilhante por isso, pois a autora conseguiu criar este mundo mesmo indo contra tudo que idealizamos. E ela fez isso de maneira brilhante!!!

Diversas vezes me vi nos lugares e no lugar de cada personagem, imaginando aquelas situações. É maravilhoso. A cura, simplesmente adormece qualquer tipo de sentimento, e pessoas que viveram anos juntas e se amavam demais, passam a ser completos estranhos.

As patrulhas que tentam por ordem na cidade, invade a casa das pessoas e quebra tudo, mata os bichinhos de estimações, é algo surreal de ler. Um verdadeiro inferno, uma grandessíssima ditadura militar. Mas quando Lana começa a mudar seu ponto de vista, e vemos a historia do ponto dela, as coisas ficam mais agradáveis, mais leves... e ao mesmo tempo mais triste.

É uma leitura memorável, e nos leva a refletir de diversas maneiras, nos faz enxergar o tudo que temos, a valorizar os sentimentos, a liberdade, o amor, o abraço amigo... cada pequeno detalhe de nossas vidas.

Eu amei, e recomendo a vocês, leiam! O final é chocante... mas, como se trata de uma série, tenho minhas esperanças. Quem sabe... rsrs

28 comentários

  1. O final é chocante mesmo.. ainda não me recuperei! rs
    Como não li a continuação, me pego imaginando o que, de fato, aconteceu.
    Adorei os personagens e gostei mais ainda do clima de tensão e mistério da trama. Li o livro muito rapidamente por não conseguir desgrudar os olhos dele. É viciante!
    Também recomendo muito!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive curiosidade por essa série, mas só agora lendo sua resenha que percebi que devo lê-la o quanto antes, pois adoro livros assim!! Adorei a resenha.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom conhecer sobre esse livro, ainda não conhecia!
    Parece ser bem legal mesmo! :)
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Jaqueline, querida, acho a ideia muito original também. O que mais aprecio, em historias assim, é a força que invade o leitor - pra isso é preciso muito talento e habilidade do autor - e o coloca no lugar dos personagens. Ficamos tentando resolver as situaçoes, não é? Quase enlouquecemos, hahaha.
    Anotado aqui, bela dica!
    Beijo.

    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá Giulia!
    Eu já vi esse livro em várias blogues. mas nunca parei para ler nenhuma reseha sobre ele.
    A capa é linda e a sinopse bem intregante. Juntando com a sua resenha fiquei bem interessada.
    Adorei a resenha!
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aiinn, quero muito ler esse livro. Amo a premissa, me parece um tanto quanto original e pelo gênero (que eu gosto muito) eu pretendo lê-lo assim que possível. Boa resenha :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. não me animo muito a ler, a forma como a autora descreve o amor me deixa de pé atrás!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ôpa! Adoro história com bons finais, principalmente. Tenha uma final semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca tinha visto resenha desse livro? Parece muito interessante...gostei da gama de sentimentos que ele aborda. Quero ler...
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Tenho ouvido muitos elogios desse livro, aliais de todos.
    Fiquei até sabendo que irá virar filme.
    Gosto de leituras que nos fazem refletir sobre algo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gente já estou colocando o livro nos meus desejados. Nossa, que resenha legal a sua. Desejando neste exato momento ler!

    Greice
    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Tenho vontade de ler esse livro, ele já está na minha lista do skoob.
    Muito boa a resenha, estou seguindo seu blog.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros que fazem o leitor se sentir na pele da personagem!
    Esse livro parece passar uma mensagem muito importante no final, se deixa uma reflexão para o leitor, acho que vale a pena ser lido!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  14. Na minha lista tem esse e mais da autora, gostei da sua resenha (como sempre) Deve ser bem desconfortante no inicio ver as coisas de um jeito que não estamos acostumadas... Estou mais ansiosa ainda pra ler...

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    Blog EC&M |
    Facebook EC&M |
    Twitter EC&M

    ResponderExcluir
  15. Olá Jaqueline !

    Me parece ser bem interessante esse livro, pois mostra o outro lado que não conhecíamos, como seria uma população sem amor, onde isso é extremamente proibido e e´tratado como doença. Gostaria de saber também como os personagens fizeram para prevenir esse sentimento que já adquirimos antes mesmo de nascer, e de como Lena desperta esse sentimento, e o que acontecerá com ela após essa descoberta. Como você disse na resenha, a autora consegue criar esse certo incômodo, fazendo de tudo para que não crie qualquer tipo de sentimentos, ate mesmo matando animais de estimação, assim despertando a curiosidade para sabermos o que acontece na narrativa do livro.

    Bjos.

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e achei a premissa bem criativa até sobre o amor ser uma doença que deixa a pessoa irracional e etc. Gostei de saber que a leitura nos faz refletir sobre diversos aspectos, mas não sei se leria, quem sabe?!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Gostei da premissa. Adoro livros em que os autores saem do óbvio e que tentam mudr um pouco a perspectiva das pessoas, fornecendo até, algumas reflexões como um todo. Mas é bem estranho pensar no amor como algo ruim... Contudo, se você pensar que tudo na vida tem um lado com e ruim, então até mesmo o amor deve ter, certo?


    Beijos,
    Cinefilando Br

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Já li muitas resenhas do livro, lembro que assim que foi lançado fiquei tão empolgada, mas resolvi esperar um pouco a euforia passa.
    A premissa foi o que em ganho nessa serie e confesso que essa ideia de consegui se imagina dentro da história me encanta, sempre gosto disso durante a leitura, ainda mais quando ficamos refletindo sobre os pontos que o livro citou.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  19. Eu estava pronta para pegar métrica na minha estante e iniciar a leitura, e mais agora você me deixou com uma dúvida tremenda! A muito tempo quero ler a trilogia e tenho Delírio a quase um ano.. Sempre que penso em pega-lo acabo desistindo, acho que dessa vez não vai ter escapatória hahaha.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler..

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  20. Quase enfartei com o final desse livro... como assim acabar daquele jeito? Fiquei louca com o final de Delírio e, na época em que li, ainda não havia previsão de lançamento da editora para a continuação. Sou uma das apaixonadas pelo Alex *-*

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem???
    Eu sou suspeita em falar dessa série... já li os dois primeiros livros e estou a caminho de Réquiem o ultimo livro da série, mas só poderei comprar na biela :( mas enfim eu torço para que a espera seja recompensada. Eu adoro essa ideia criada pela autora e posso te falar que se você gostou desse primeiro acho que vai gostar ainda mais do segundo. Lendo sua resenha me bateu aquela saudade gostosa e uma vontade de reler.... Xero!!

    ResponderExcluir
  22. Ai, por que esses autores gostam de nos fazer sofrer? Ainda bem que ainda não li, e agora quando fizer isso já poderei ler os três livros de uma vez, ou ia acabar enlouquecendo com mais um final chocante. Que bom que amou a leitura, espero amar também!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Jaqueline, tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro, a história é incrível. Achei genial, tornar o amor uma doença para tentar mostrar sua importância. Que bom que recomenda tanto a leitura, eu já queria ler antes, mas confesso que agora fiquei mais interessada ainda.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma amiga que não cansa de falar que é para eu ler esse livro ~trilogia~e eu sempre falo que vou e nunca leio. Aí você vem e fala que o final é chocante.. é pra me fazer ler mesmo né? Porque agora a curiosidade bateu (:

    ResponderExcluir
  25. Oi Giulia, bom vou dizer que já li resenhas deste livro, mas nenhuma que me fez querer admitir a leitura, ate porque, achei mega estranho esta historia de que o amor é uma doença.
    Você acabou de me fazer ver o outro lado da historia e acabei que me interessando e querendo descobrir mais sobre ela. Achei o seu ponto de vista bastante coerente e acabou me despertando, então parabéns; você acaba de me fazer acrescentar mais um livro a minha meta.
    Nossa achei um tanto absurdo quando você mencionou sobre ele entrarem dentro de casa e matar os bichinhos, que cena surreal, hei.
    Giu parabéns pela resenha e adorei os pontos que você levantou sobre a leitura.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  26. Uau, o "Amor" é uma doença? Achei bem legal a definição do livro, pra falar a verdade... haha
    Nunca parei pra ler uma resenha dele, e agora gostei bastante!
    Procurá-lo no submarino agorinha! :)

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Olha não sei se daria uma oportunidade ao livro, achei meio forçado esse lance do amor ser uma doença. Quem sabe um dia né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Jaque!
    Que resenha maravilhosaaaaaaaa, menina me deixou com os cabelos na mão pra ler essa distopia agora mesmo!
    Eu adoro sentir tudo que o livro está passando e até mesmo sofrer com ele! Amo essa troca!
    Essa parece ser uma série que eu já deveria ter lido!
    Beijos e Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)