Meu blog é neutro em CO2

O post de hoje não tem nada a ver com livros. Ou tem - indiretamente.
Vi esta campanha no blog Viva na Sinceridade e vim logo trazer pra compartilhar, afinal, quando se trata de meio ambiente, eu tenho logo uma quedinha.



As informações abaixo foram retiradas do site Gesto Verde.

De acordo com um estudo realizado pelo ambientalista e físico da Harvard University, Dr. Alexander Wissner-Gross, um internauta produz, em média, cerca de 0,02 gramas de CO2 por exibição de página. Considerando que um blog geralmente recebe em torno de 15.000 visitas por mês, ok, o meu recebe bem menos, mas pulemos essa parte isso resulta em 3,6 kg de CO2 emitidos por ano. Este total é gerado principalmente pelo grande consumo de energia, devido à refrigeração necessária para o funcionamento de computadores e servidores.

O plantio de uma árvore absorve uma média de 5 kg de CO2 lançados na atmosfera por ano. Um blog normal emite anualmente cerca de 3,6 kg de CO2. Uma árvore é então capaz de neutralizar as emissões de CO2 de um blog. Já que uma árvore vive cerca de 50 anos, as emissões de CO2 do seu blog são totalmente neutralizadas durante este período.


Colocando o selo “O meu blog é neutro em CO2″, você colabora com a restauração da biodiversidade brasileira e neutraliza a emissão de carbono do seu blog. Para cada blog que coloca o nosso selo, uma árvore é plantada. Em parceira com o Programa Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), o objetivo do Guiato é restaurar áreas desmatadas através do plantio de mudas nativas na região de Apucarana, no Paraná. A sua ação virtual de neutralizar as emissões de CO2 do seu blog representa um gesto real na direção certa. A preservação ao meio ambiente é uma atitude não só necessária, mas também possível e sem muito esforço.

Meu Blog é neutro em CO2, neutralize o seu também. Saiba como!

22 comentários

  1. Gostei da ideia do selinho e da iniciativa de preservar nosso ambiente. Não sabia da relação entre o uso da internet e a emissão do CO2.
    Hoje em dia é inviável diminuir o uso da tecnologia, mas essas ações em favor da sustentabilidade são sempre bem-vindas e muito importantes.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Giu,
    Eu adoro as ideias sustentáveis, mas confesso que sou mal acostumada... nem tanto ao que tange às sacolinhas dos supermercados, me adapto bem com as caixas de papelão ou até com a ecobag (quando lembro de levar).
    Porém, meu problema é ler muitas páginas no computador e não poder riscá-las para corrigir ou marcar um ponto importante. Meu trabalho exige atenção a pontos cruciais e ainda não consigo realizá-lo totalmente no pc... eu PRECISO do papel! rs então eu imprimo...kkkk
    Adorei sua iniciativa, parabéns!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  3. Oláááá! :)
    Adorei adorei adorei a iniciativa! Vou participar com toda certeza!!!
    bom se fosse que todo blog recebesse 15.000 visualizações/mês né?! Ia ser a alegria de todo blogueiro! :)

    um beeeijo!
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii!!

    Eu já tinha visto e algum lugar mas acabei esquecendo de procurar mais informações, obrigada pelo post!
    Tô indo ver agora ;)

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  5. Que ideia bacana Giu, gosto desses projetos que visam melhorias para nosso querido mundinho, e sempre que está dentro das minhas possibilidades eu participo.
    Vou visitar o site que você indicou e me informar melhor.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oie flor
    Eu não sabia disso, nossa obrigada por compartilhar com conosco. Vou procurar para
    saber mais a respeito desse projeto, que já digo que é uma bela iniciativa. Realmente
    é um projeto bacana e que deve ser valorizado.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Ótima iniciativa, Giulia! Gostei muito da atitude e do projeto, vou ver como funciona pra colocar o selo no ML também...
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Que legal esse projeto, já vi muitos blogs se inscrevendo! Cuidar do ambiente é muito importante! Eu não sabia sobre isso do CO2!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Wow! Ótima ideia!! Vou postar lá no meu blog, já!
    Vamos lutar por um mundo mais verde!! Haha!
    Beijos!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uau, que iniciativa demais! Super válida. O legal é compartilhar isso entre todos os blogs possíveis para, assim, termos mais árvores plantadas (:

    ResponderExcluir
  11. Oii! :D
    Adorei a iniciativa e estou pensando em colocar o selinho lá no E+L! Porque, aliás, sem árvores também não temos nossos queridos livros, não é?

    Beijinhos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não sabia disso, achei uma iniciativa bem bacana e estou pensando em colocar lá no blog também, se cada um ajudar, fica mais fácil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Hei Giulia, tudo bem flor?
    Nossa eu não sabia sobre esta iniciativa, mas vou dizer que fiquei pasmada e bem interessada. E sobre essa pesquisa que você mostrou, nossa... não sabia disso em nenhum momento, viu só como bem desinformados com certos assuntos. Contudo ainda bem que tem você para nos explicar e mostrar.
    Com toda certeza eu vou aderir a esta campanha, pois amei!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  14. QUe bom que os blogs literarios prestem serviço e abram os olhos dos leitores para uma questão que, a cada dia, se torna mais importante! Estar atento e envolvido em projetos sustentaveis e que protejam a natureza é sempre louvavel!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  15. Qlqr iniciativa em prol do meio ambiente é válida.
    "Se vc não recicla, reuse.
    Se vc não reusa, reduza.
    Mas faça algo."

    ResponderExcluir
  16. Eu já conhecia essa campanha e achei muito interessante mesmo, ainda está nos meus planos fazer uma postagem sobre, afinal a ideia é muito válida. Parabéns pela iniciativa :)
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Gi!
    Muito legal essa campanha! É sempre valido usar nossos blogs para coisas boas! Vou me informar mais sobre! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Giulia!
    Eu adorei a iniciativa. Acho muito bacana esse cuidado com o meio ambiente.
    Temos que pensar nele pois é onde vivemos.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ah, amei a sua iniciativa! Acho tãaao legal esse cuidado com o nosso meio ambiente. Mais do que necessário, não é? ♥
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  20. Não tinha a menor ideia de que cada exibição de página liberava CO2... completamente chocada com isso! Gostei bastante da ideia, vou dar um jeito de neutralizar meu blog também! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Ei, adorei essa iniciativa <3
    Eu também tenho uma quedinha por coisas que envolvem o meio ambiente. Ela ficaria ainda mais legal se nós pudéssemos plantar uma árvore *---*
    Sempre sonhei com isso hahaha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)