O Enigma das Estrelas - F. T. Farah


Título: O Enigma das Estrelas
Autor: F.T.Farah
Editora: Geração Jovem


Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

Morro do Ferro é um vilarejo do interior recheado de lendas e histórias sinistras. A mais conhecida delas é que, antes de morrer queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro, e muitos acreditam que por causa dessa maldição é que tantas coisas estranhas literalmente de outro planeta acontecem por ali.


E é justamente Morro do Ferro o destino das férias de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. Em busca de algo para se fazer em um lugar tão pacato, eles decidem acampar no topo do Morro dos Anjos, alguns mais animados que os outros. Durante a noite, fica ainda mais difícil de aguentar depois de tantas histórias medonhas sobre o lugar que compartilharam em volta da fogueira. A noite passa tumultuada em meio a barulhos estranhos e horríveis pesadelos, e tudo só piora quando eles acordam e percebem que Jonas, um dos amigos, simplesmente desapareceu.

O desespero para encontrá-lo começa, as buscas são intensas e cansativas e nada se encontra, mas mal sabem eles que, em algum lugar muito estranho, Jonas acordava e descobria que tinha sido abduzido por ETs metade humanos, metade cobra, que tinham como objetivo exterminar a humanidade.

O Enigma Das Estrelas é o primeiro livro da série Clube dos Mistérios. Narrado em terceira pessoa, o autor nos faz viajar junto com os cinco amigos nessa aventura do outro planeta. Nunca tinha lido nada com o tema ET e adorei que minha primeira experiência foi com um livro infantojuvenil voltado para o infantil, deu um ar mais leve ao tema que acho um pouco sinistra e pesada.

A narrativa é leve e flui muito rápido. Os cinco amigos nos apresentam os ETs de forma clara, com muita fantasia e aventura. Durante a história, podemos observar também que várias músicas do Raul são citadas, o que eu achei o máximo, deu um ar mais bem-humorado e real. Outra coisa que eu gostei bastante também foi que o autor não deixou o romance de lado, de uma forma doce e na medida certa para a idade dos meninos, me vi torcendo por um final feliz para o casalzinho. *-*

A inocência das crianças deixa a história ainda mais gostosa de acompanhar, arrisco ainda dizer que com certeza vai ser um livro que indicarei para meus futuros alunos do sexto ano, pois nada melhor que uma incrível aventura para incentivar a leitura em nossas crianças.

A capa do livro é bem bonita e retrata muito bem a história. A diagramação é simples, e, apesar das páginas brancas, a leitura é bem confortável.

Você já foi abduzido? Diferentemente do que aconteceu com Jonas. a maioria das vítimas de sequestros por alienígenas, dizem os ufólogos, não se recorda de nada. quando volts da experiência assustadora, tem s lembranças bloqueadas. Seu vizinho ou alguem de sua família já pode ter sido levado a bordo de uma nave espacial. Quem sabe você mesmo não tenha sido "escolhido" por eles. Existem formulários com dezenas de questões. A seguir estão as cinco perguntas-chave. Se resposta for afirmativa a todas, talvez você e Jonas estejam no mesmo barco. [e quem sabe, no mesmo disco voador]: Já acordou paralisado, com a impressão de ter alguem ou algo estranho no quarto? Ficou por um período de tempo aparentemente perdido, sem lembrar o lugar onde esteve?

30 comentários

  1. Oi Suzi, tudo bem?

    Bom, confesso que não curti esse livro. Para a faixa etária que é proposta eu achei algumas partes do livro muito inadequadas. Os ETs, por exemplo. A história do padre que amaldiçoa a cidade. E eu como católica, achei isso tudo um absurdo. E depois, que pais são esses que deixam seus filhos sozinhos no meio do NADA e sem comunicação?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pelo que pude perceber, você realmente gostou desse livro né? Conhecendo-me, sei que não vou gostar. Na verdade, eu achei um pouco bizarra a parte ''acordava e descobria que tinha sido abduzido por ETs metade humanos, metade cobra''. Por mais que eu goste de fantasia, ficção e afins, sei que não iria gostar de ler coisas relacionadas aos ETs. Mas eu gostei bastante da capa.

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros que envolvem mistérios, que tem histórias arrepiantes e com leitura leve. Adorei a resenha, o livro parece ser bom.

    Beijos da Bia!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Mesmo com uma capa tão chamativa e uma sinopse intrigante, este livro não chamou minha atenção.Talvez seja só um pré-conceito bobo, mas acho que acharia o máximo se fosse ler com um irmão mais novo!
    Espero que seus futuros alunos aceitem a dica e se apaixonem pela leitura, nessa época a turminha aventureira que me fazia perder noites de sono era "A Turma dos Tigres"!

    um beijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse estilo de leitura realmente não é o meu favorito, nem me atrai muito.
    Mas para quem gosta de uma boa aventura, com uma narrativa que flui bem, bons personagens e ETs, parece uma boa opção! rs
    Aliás, concordo que é uma indicação excelente para os alunos dessa faixa etária. Pode despertá-los para o universo literário!!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu achei esse livro bem pesado para crianças, não sei, imagino ela lendo coisas mais alegres e não sobre padres sendo queimados e amaldiçoando uma cidade. Não curti, embora a leitura tenha sido rápida mesmo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma boa historia
    Ideal para crianças

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiie!! Esse era um livro que eu não daria nada e acabou que foi um a leitura super divertida, acho que todos deveriam ler e se divertir com o livro.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    kkk já tinha visto esse livro, mas não do jeito que você contou huahua
    Nunca fui abduzida!!! kkk

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Mesmo um infantojuvenil consegue me dar medo, hahaha, sou muito covarde para leituras assim! Imagino ets disformes assim, Ave Maria... acho que meu filho iria adorar esta leitura.
    Muito legal vc compartilhando aqui leituras para publicos mais jovens, assim podemos indicar ou mesmo adquirir os livros para presentear os moleques.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Que bom que você vai indicar este livro pros seus alunos. Ai se todos os professores fossem assim!!! Um sonho!!
    Gostei do livro também, e também torci pelo casal, rs.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Giulia,

    Li muitas resenha negativas desse livro e perdi total interesse, mas quem sabe um dia....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiee.

    Eu li este livro e apesar de ele ser legal eu não curti muito a leitura.
    Deve ser pela faixa etária não sei. rs

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei a resenha do livro :D
    Tenho o livro aqui, e a sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para lê-lo! rs
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  15. Apesar de curtir muito livros juvenis, esse não me chamou muito atenção...
    mas apesar disso achei a premissa interessante e a promessa de aventura tentadora.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que bom que você curtiu, eu não gostei tanto assim. Acho que a presença das cobras na narrativa - incluindo os ETs metade cobra - me tirou completamente a chance de realmente me envolver com a história, tenho pânico verdadeiro de qualquer réptil!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oláaa!
    Eu já havia visto esse livro na divulgação dos lançamentos da editora ou algo assim, mas não me interessei muito. Na verdade, a capa não me chamou a atenção, por isso nem li a sinopse.
    Mas, pela sua resenha, me parece um livro que vale a pena ler! Muita aventura em um lugar cheio de acontecimentos sinistros. Isso não pode ser desinteressante! :D

    Adorei sua resenha! Realmente fiquei com vontade de conferir as aventuras desses amigos. (adoro infanto juvenis!)

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Giulia, tudo bem?
    Já li algumas resenhas sobre esse livro quando ele foi lançado, e as pessoas estão super divididas, alguns gostam, outros não. Estou super em dúvida se leio ou não. Já falei que não vou ler, depois eu digo que vu ler, acho melhor eu ler logo e formar uma opinião, risos.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Curti a resenha, apesar de nunca ter ouvido palavra do livro a capa (pela miniaturazinha) parece bem bonita e se eu ver na livraria darei uma atenção especial, curti a resenha *o*

    Victor Hugo
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oieee, eu não me interesso por esse livro, depois de ouvir algumas criticas negativas sobre ele minha vontade de ler diminuiu kkkk, mas confesso que ainda tenho vontade de ler, só não sei se gostaria kkk. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Ganheu esse livro mais não tive ainda o interesse de ler
    A capa não me conquistou, quem sabe um dia começo a leitura :/

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    Confesso que logo de cara não consegui me interessa pelo livro, talvez tenha sido a capa que não me conquistou.
    Mas estou lendo muitas resenhas bem positivas e ficando curiosa pra descobrir mas sobre esse lugar, o que me ganhou foi o jeito que o autor escreveu a história em si.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Eu já li alguns livros com ET e gosto quando são abordados, não conhecia essa série, mas adorei. Parece ser bem legal e eu gosto de um bom infantojuvenil. Tem uma duologia, Dark Life e o segundo Rip Tide, da autora Kat Falls, que é ótimo. Não tem ET, mas é um infantojuvenil ótimo que eu recomendo para você e para seus futuros alunos.

    Beijos,
    Jéssica.
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  24. Parece ser realmente um livro gostoso de ler! Tudo que diz respeito a crianças e sua inocência, é falido! Não achei a capa chamativa e só por ela não compraria, mas achei o enredo legal, não é uma prioridade, mas quem sabe um dia eu leia!

    ResponderExcluir
  25. A sinopse é meio que um livro de inquisição às bruxas e na sinopse vc citou alguns, eu diria que bizarros, que me fizeram pensar muito "quero ler um livro assim?". Não, eu não quero hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  26. Olá Giulia!
    Eu não gostei muito da história!
    Não me chamou atenção. Fora que é um gênero literário que não curto muito.
    Sua resenha ficou muito boa, expondo todos os pontos relevantes do livro.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Não gostei muito do livro. A sinopse não me chamou a atenção, e muito menos a capa do livro. :/
    Deixa pra próxima então, ta? haha
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  28. Oi prima,
    Mesmo você tendo gostado do livro a história dele não me atraiu, mas gostei de sua resenha explicando as melhores partes do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro juvenis, mas esse não me atraiu. Depois de ler algumas resenhas vi que ele realmente não era pra mim. Não é comum, mas o bolso agradece né?

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)