Joyland - Stephen King


Título: Joyland
Autora: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Nº de páginas: 240
Onde comprar: SubmarinoSaraiva | Casas BahiaCultura
Nota:

Carolina do Norte, 1973. O universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland, esperando esquecer a namorada que partiu seu coração. Mas é outra garota que acaba mudando seu mundo para sempre: a vítima de um serial killer. Linda Gray foi morta no parque há anos, e diz a lenda que seu espírito ainda assombra o trem fantasma. Não demora para que Devin embarque em sua própria investigação, tentando juntar as pontas soltas do caso. O assassino ainda está à solta, mas o espírito de Linda precisa ser libertado - e para isso Dev conta com a ajuda de Mike, um menino com um dom especial e uma doença grave. O destino de uma criança e a realidade sombria da vida vêm à tona neste eletrizante mistério sobre amar e perder, sobre crescer e envelhecer - e sobre aqueles que sequer tiveram a chance de passar por essas experiências porque a morte lhes chegou cedo demais.

Que eu sou fã de livros de suspense e terror, isso todo mundo já sabe. Mas este é o primeiro livro do Stephen King que eu consigo ler inteiro, peguei Carrie e mal passei das primeiras páginas.
Fiquei chocada no início de Joyland. Primeiro pelo fato de não haver divisão de capítulos. Segundo, pelo fato de não haver divisão de capítulos². HAHAHAHA. Sério gente, esse negócio de ler tudo de uma vez faz com que eu me perca. Mas você vai descobrir na resenha abaixo que não foi tão ruim assim. Confere aí o que eu achei da escrita do tio.

Devin Jones é um universitário solitário. Sua mãe falecera há alguns anos e o pai não se conformava com o fato de ser separado da amada. Além disso, ele queria a tão sonhada liberdade. E que jovem de vinte e poucos anos não quer? É aí que ele parte em busca de uma grande aventura. A entrevista é no parque de diversões Joyland. Incentivado pela namorada (e futura ex), ele consegue finalmente o emprego. É a hora então de crescer e se responsabilizar por seus atos.

Em Joyland, Dev finalmente se encontra. Ele percebe que é lá que deve ficar, que gosta do trabalho e que tem realmente uma "aura de parque de diversões". Fica ainda mais interessado no parque devido a um estranho assassinato, ocorrido alguns anos antes, em um dos brinquedos mais sombrios: o Trem Fantasma. A jovem Linda Gray foi degolada e seu corpo abandonado. Pessoas que trabalham lá afirmam que já a virama. Mas será que isso é tudo verdade ou uma baita jogada de marketing?

Quando se trata do passado, todo mundo escreve ficção. 

Além disso, a vidente que trabalha por lá afirma que a vida de Dev não será fácil. Ele encontrará uma doce menininha de chapéu vermelho e um garoto com um cachorro. Um deles tem um dom, mas ela não consegue identificar qual. A princípio ele não acredita nas predições da mulher, mas aos poucos passará a enxergar a verdade.

A maior parte do livro conta a rotina do jovem em seu ambiente de trabalho, do cuidado com os brinquedos, a limpeza dos equipamentos e até o fato de ele se vestir de cachorro, um dos símbolos mais famosos e mascote do parque.

Eu pus o pezinho para a frente, pus o pezinho para o lado. Pus o pezinho para a frente e balancei ele agora. Dancei o Pop Pop, dancei o Pop Pop, porque - como quase toda criancinha sabe - assim é bem melhor.

Mas é em um dia de folga que finalmente Linda volta para assombrar seus pensamentos. Ele e seus companheiros de trabalho, Tom e Erin, vão até o parque para investigar se o fantasma realmente existe. E não é que Tom consegue vê-la? Assustado, ele volta para a faculdade, levando Erin com ele. Dev fica sozinho e, entre voltar para o pai e permanecer lá por mais uma temporada, decide ficar.

É justamente nesta decisão que Devin vai se impressionar em quão certa estava a vidente. Ele salva da morte não apenas a menininha de chapéu vermelho, assim como dois de seus colegas de trabalho. Paralelamente, ele continua cumprimentando um menino de cadeira de rodas, que fica na praça junto com sua mãe e seu fiel cachorro de estimação. Aos poucos, vão criando um laço que só poderia ser desfeito com a morte.

Claro que Mike nunca havia ido ao parque de diversões, e a grande ideia dele é convencer sua mãe e Devin de levá-lo lá. E que ideia genial, porque nosso grande protagonista e narrador da história descobrirá FINALMENTE quem é o assassino de Linda e de outras cinco mulheres.

Confesso que quando descobri o nome do assassino, a algumas páginas do final, jurava que ele tinha estragado tudo. Mas não. Stephen King soube reverter tudo no último momento e arrancou algumas lágrimas da coração de pedra aqui.

Já havia acompanhado a escrita do filho do grande mestre do horror, Joe Hill, e achava o máximo. Poder observar com quem ele aprendeu tudo isso foi gratificante. A Suma de Letras apostou e ganhou o coração de todos ao lançar, quase que todo mês, uma obra nova. Além disso, eles capricharam, mantendo algumas das capas mais lindas e dando voz aos pedidos dos leitores! A edição está muito linda, com papel pólen e letra ótima para a leitura.

Como dito anteriormente, o livro não é dividido em capítulos, mas o autor deixa cada pensamento do narrador/ protagonista separado por um singelo coração .

Com certeza tive uma leitura mais prazerosa do que na primeira tentativa, infinitamente frustrada. E isso foi o estopim para que eu me aventure muitas e muitas outras vezes. Espero em breve acompanhar outros títulos e, quem sabe, não consigo encarar Carrie? ;)

11 comentários

  1. Oi Pam, tudo bem?

    Eu não sou tão adepta ao terror, mas sempre tive vontade de ler algo do King. Essa é a segunda resenha que leio desse livro e fiquei bastante interessada, pois a premissa realmente chama minha atenção. Por isso a dica está mais que anotada e espero ler logo Joyland. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca fui fã da escrita do King. Apesar de adorar livros de suspense, terror e thrillers psicológicos, sempre tive problemas com narrativas muito detalhadas ou que focam em desenvolver tudo em excesso, e infelizmente o King é assim, mesmo que Joyland tenha um viés que não é muito a zona de conforto do autor. Não sabia que os capítulos eram divididos por corações, agora não sei se ele fez isso de ironia ou ele nem percebeu, afinal, ele é famoso por deixar os corações do leitores em frangalhos HAHAHA. Que bom que você conseguiu aproveitar a leitura.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamela!
    Eu achei que eu era a única que tinha medo de ler Stephen King! hahaha
    Eu sou fã de histórias de terror, mas sempre dá aquele medinho né? Ainda mais de ler sozinha à noite! hahaha
    Mas adorei a proposta desse livro! E claro que tem parque de diversão! Por que toda história de terror tem um parque de diversão e uma criança estranha?? hahaha

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Pamela, tudo bem??
    Venho namorando a capa desse livro desde que lançou e mesmo sendo fã do meu querido King, ainda não li nenhum livro dele que é uma vergonha... gostei da premissa desse livro, pretendo lê-lo assim que tiver a oportunidade... fiquei bem curiosa sobre a narrativa sem divisão de capítulos... Xero!

    ResponderExcluir
  5. Capítulos longos já tornam a leitura meio complicada pra mim, o fato de não ter capítulos acaba tornando uma missão quase impossível ler, ainda mais quando é um livro de um autor de que tenho medo. Nunca pensei que Stephen King fosse capaz de arrancar lágrimas, isso me deixou até um pouco curiosa, mas acho que não leria.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi pam ^^
    eu sou mega curiosa pra ler esse livro, mas ainda sim sou um pouco medrosa por ser de quem é sabe? sim sou frouxa pra ler os livros do King, mas não me falta vontade.
    gostei da sua opinião e não foi a primeira positiva, por isso vou tentar dar uma chance para a leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oi Pamela, sua linda, tudo bem
    Você é a segunda pessoa que vejo elogiando esse livro, mas o autor Stephen King não é para mim. Já tentei ler seus livros e não consegui. Não sou o público alvo dele, mas existem milhares de fãs, então, para esses, a leitura deve ser realmente prazerosa.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pam! Tudo bem?
    Nunca me arrisquei a ler nada do Stephen King porque, apesar de ter um fraco por livros desse gênero, eu sou extremamente medrosa, então não sei como vou reagir em algumas tramas. Esse negócio de não existir divisão dos capítulos ia me deixar um pouco tensa. Eu leio em intervalos curtos e só paro quando o capítulo termina... Então não sei como faria xD A história em si é bem chamativa e envolvente. Sua resenha foi a primeira que li e fiquei contente em saber que você conseguiu levar a leitura até o fim (de uma maneira prazerosa), diferente da primeira tentativa de ler um livro do autor. Eu estou super curiosa para saber quem é, de fato, o assassino e o que a visão da vidente tem a ver com todos esses fatos. Saber que o autor se superou nas ultimas páginas me fez querer mais ainda esse livro. Talvez, no futuro, eu dê uma chance para ele.

    Beijos, boa semana :)
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Pam,
    já li uma resenha não muito positiva de uma leitora assídua de King, eu gosto do autor, mas não posso dizer que sou expert, pois só li dois livros. Bom, sua resenha voltou a me animar com relação a este livro e talvez eu dê uma chance, mas não consegui sentir muito bem a história, apesar de você dizer que ela é boa ainda sinto que não vá me agradar de um todo, mesmo assim me animou (confuso né?). Não sou grande fã de livros de terror, mas quando envolve fantasmas e tal eu até acabo gostando, vamos ver no que dá :)

    ResponderExcluir
  10. Ola Pam , adorei a premissa do livro, não sou muito de ler livros de terror, mas tenho muita curiosidade com os livros do autor tão aclamado nesse gênero. Menina estou louca para saber sobre esse final que até arrancou lágrimas. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Pamela, ainda não li nada do autor, mas como sou fã de terror e suspense, preciso mudar isso em breve. Adorei a proposta do livro, fiquei curiosa para ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)