Quando Saturno Voltar - Laura Conrado

Resenha Livro Quando Saturno Voltar

É sempre extremamente complicado ler o livro de uma amiga. Bate aquele medo de não gostar, ficar sem graça de dizer os pontos fracos, ter que resenhar sem poder falar mal... Mas ainda bem que essa situation não rolou comigo. Laura escreve tão bem que entra na lista de autores que posso pegar qualquer coisa na certeza de que vou gostar. Pois bem, com Quando Saturno Voltar não foi diferente.

Déborah tem uma vida estruturada e muitos sonhos a serem realizados. Jornalista, trabalha como assessora de imprensa de um time de futebol de segunda divisão (mas é torcedora fanática de outro, da primeira divisão) e namora há 4 anos. Mas, em uma viagem ao Chile, o encontro com uma mulher misteriosa pode alterar o rumo das coisas.

Prestes a completar 29 anos, ela percebe que não tem domínio sobre a própria vida. Crises no namoro e no emprego mostram que nunca é tarde para reavaliar os caminhos percorridos e os objetivos pro futuro. Cabe agora à Déborah aprender com Saturno, com as estrelas e consigo mesma a acreditar em si e ir muito além do que imagina.

Resenha Livro Quando Saturno Voltar

A sinopse conta o básico que você pode saber antes de começar a história (se quiser, leia aqui), então nem vou perder meu tempo falando sobre ela. Só queria explicar a questão do "Retorno de Saturno" pra você entender o título. Saturno demora cerca de 29 anos para completar a rotação em torno do sol. Os astrólogos acreditam que, ao voltar para o mesmo ponto onde estava no dia do nascimento de uma pessoa, o astro traz consigo mudanças. O que muitas pessoas acreditam ser a "crise dos 30", a astrologia justifica com o retorno de Saturno.

Ao longo dos meus vinte e nove anos, derramei milhares de litros d'água por essa menina enganada. Está na hora de derramar lágrimas por motivos melhores.

Quem me conhece sabe que não acredito nessas coisas de horóscopo, astrologia e tal, mas quis ler porque sabia que traria uma história de amadurecimento e superação, marca registrada da autora. Laura não escreve chick-lits que apenas divertem, distraem e nos dão a esperança de um amor perfeito. Não, longe disso! Os tantos anos de terapia, muito bem descritos na série Freud, me tira dessa!, serviram pra ela transportar suas experiências pessoais pras páginas dos seus livros. É só parar um pouquinho e ver os vídeos do canal dela pra perceber a mulher bem-resolvida e feliz que é.

Resenha Livro Quando Saturno Voltar

Isso foi o que me fez pegar o livro sem medo do misticismo. Enquanto as pessoas atribuem a "fase ruim" a um astro, eu encaro como as mudanças que a vida nos traz volta e meia e exigem de nós um posicionamento mais maduro e racional. E foi assim que li a história da Déborah. Frustração profissional, medos sentimentais, problemas familiares, quem nunca viveu isso? E aposto que você já passou por épocas em que tudo veio junto, de uma vez só, te fazendo achar que seria quase impossível superar. Você enfrentou, superou e cresceu, certo? Essa é a vida real que, com pitadas de humor e drama, foi transportada pras quase 250 páginas de QSV.

Ter os sonhos esfacelados pode ser bom: dá para sonhar outros.

Durante a leitura conhecemos uma mulher acomodada, com inseguranças corroendo seus pensamentos e ameaçando destruir seu futuro. Mas também acompanhamos seu processo de amadurecimento, as mudanças de paradigmas de sua mente, a ousadia e os riscos que só é possível viver quando se percebe que a pessoa mais importante do mundo é você mesmo. E, se você conseguir entender isso ao final, já vai ter valido a pena.

Mas ainda tem mais... riso e choro, conquistas e desapegos, vitórias e derrotas, caminhos que precisam ser retraçados. Uma história que contagia meninas por todo o clima de romance no ar, mas também atrai meninos "preconceituosos" com o chick-lit pelo universo de futebol inserido. Do campo à arquibancada, passando pelos vestiários e bastidores, tem bola rolando e fofocas sobre jogadores. E, mesmo sem explicitar o nome do time do coração, te dou uma dica: é o mesmo do meu marido. hahahaha

Certamente há mais futuro que passado. Ainda que eu tenha que enfrentar algumas noites, novos dias me esperam.

Quando vi as fotos da Laura no Chile, sabia que vinha coisa boa por aí. Cenário lindo, histórias inspiradoras, mudança de pensamentos... Tudo isso serviu de base pro livro. E ainda tem um toque de Pablo Neruda, com frases de Ode a uma Estrela enfeitando os inícios de capítulos. Mas não se prenda a elas, pois você vai encontrar essas que eu selecionei e muitas outras mais que dá pra colocar num quadrinho e deixar na sua frente todos os dias, pra inspirar e motivar.

Se me permite uma dica, não demore a ler. E, se me permite outra dica, o faça de coração aberto.

Resenha Livro Quando Saturno Voltar

Quando Saturno Voltar - Laura Conrado
Globo Alt
248 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

14 comentários

  1. Oi Giulia!
    Eu já li Freud, me segura nessa! da autora e amei a história e a narrativa dela, então estou bem curiosa sobre esse lançamento. Também não acredito muito em horóscopos e tudo mais, mas um livro bom não precisa ter só o que eu concordo... Sua resenha ficou incrível e eu estou ainda mais curiosa sobre Quando Saturno voltar!
    Participando!
    sobrelivrosesonhos@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    O livro parece ser muito bom,adoro histórias de amadurecimento e superações do dia a dia.Deve ser bem complicado mesmo isso de resenhar livros de amigas,fazer algum comentário negativo e elas se sentirem ofendidas ainda bem que isso não rola nesse caso.E como eu gosto muito de astrologia e chick-lit com certeza vou adorar fazer essa leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, tudo bem?

    Nossa que livro ROSA HUAHUAHUAHUA. Nunca li nada da autora. Também não acredito nessas coisas de inferno astral, horoscopo, minha fase está ruim porque plutão está alinhado com Mercurio e o ângulo dos anéis de saturno estão formando 26°. Mas que bom que o livro não é exatamente assim. O livro se passa no Chile? OMG morro de vontade de conhecer.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Quem ama os livros da Laura é a Tamires lá do blog, eu gosto da escrita dela, mas não sou muito fã de chick-lit, como você já sabe, por isso sempre deixo os livros da Laura para ela. Contudo, achei muito interessante essa teoria de Saturno e todo esse lance das mudanças e repaginadas que temos que dar às vezes em nossa vida. A capa do livro também foi muito bem trabalhada.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Giu, tudo bem?

    Eu quero muito ler esse livro da Laura, onde só li, até agora, resenhas positivas e sempre tive curiosidade em conhecer a escrita da autora. Como tenho "Freud, me tira dessa" acredito que vou ele primeiro, mas vou participar da promoção e tentar ganhar né?. Enfim, sua resenha só me animou mais e espero gostar. Adorei a capa do livro, é linda. Parabéns pela resenha.
    Email: jeskinha_416@hotmail.com

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  6. Oi Giulia!
    Eu também não sei se acredito nessas previsões da astrologia, mas tenho certeza que todos nós passamos por fases em nossas vidas, e às vezes precisamos de uma mudança radical para nos colocar nos eixos de novo. Adorei a premissa do livro, ainda mais que traz o Chile como plano de fundo! Adorei!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu, sua linda, tudo bem
    Eu conheço esse livro!!!!! Está na minha lista por causa da resenha da Ju. Eu lembrei na hora quando você citou essa teoria de Saturno, pois eu nunca tinha ouvido ninguém falar sobre isso antes. Apesar de muito interessante, como disse a Ju, não acredito nessas coisas, risos... Que lindo você dizer que a pessoa mais importante somos nós mesmos, se o livro leva a essa descoberta, vale muito a pena conhecê-lo. Adorei sua resenha.
    Participando do sorteio!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bem nunca li o livro mais, é tão bom quando conhecemos a superação através das paginas , eu também não sou de acreditar em horóscopos e tal mais o titulo traz consigo uma certa curiosidade, pessoas tormentadas pelo passado e acreditar que o amor pode ser perfeito é tão romantico.

    ResponderExcluir
  9. Eu inda não tinha conhecido esse livro mas após ler sua resenha, me bateu uma grande vontade de ler ele. Sempre passamos por situações complicadas onde temos que tomar grandes e difíceis decisões, acredito que o livro trate bem essas questões e ajude a nos compreender melhor. Adorei a sinopse do livro e certamente se não ganhar a promoção irei compra-lo. Outra questão que me deixou bastante interessada é o fato da personagem principal ser Jornalista, e eu quero me formar em jornalismo, acho que seria super divertido ler as páginas narradas sobre o os jogos de futebol. Hahaha Um enorme beijo para você. Parabéns pelo blog. Simplesmente amei tudo!
    http://palavrasambulantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu também não acredito em astrologia!! Mas com certeza, não deixarei de ler o livro só por isto!! O livro parece ser muito bom!! Tem o seu lado cômico pelo que percebi, e o lado romântico sempre é bem vindo!! Tenho gostado cada vez mais dos nossos autores, nossa literatura!!
    Participando e torcendo muito para ganhar!

    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Linda capa. Não vejo a hora de ler este romance. Tem cara de ser emocionante. Já fiquei super empolgada ao ler a resenha e ver pelos seus comentários como a história e os personagens são viciantes. Gostei de conhecer e estou ansiosa pra saber o final deles. Com certeza vou ler também.
    Beijos.
    Elizabeth Machado de Salles
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Essa capa, esse titulo tudo neste livro está muito atraente , parabéns a editora e a autora (claro!), amo livros desse gênero então claro que estou super entusiasmada para ler esse livro ainda mais sendo nacional ...sempre bom prestigiar talentos da nossa terrinha q são tão bons quanto os de lá de fora.

    Participando e torcendo muito

    pallomamonteiro19@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei só por ter o Chile como um dos cenários! Meu sonho conhecer esse país desde que meu professor que era de lá, mostrou fotos dos vulcões! Sobre a história eu tenho um pouco de receio, espero que não tenha traição, não gosto mto quando os livros tem isso, mas a história é de meu tipo preferido!

    ResponderExcluir
  14. Resenha incrível, Giulia! Não fiquei muito interessada no livro quando vi seu lançamento pois também não acredito em horóscopos e afins. Mas sua resenha me deixou com vontade de conhecer o livro, parece ser uma boa história de superação com pitadas de romance e comédia. A capa também é uma gracinha, vou ficar torcendo pra ter sorte!!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)