Só por hoje e para sempre - Renato Russo


Título: Só por hoje e para sempre: Diário do Recomeço
Autor(a): Renato Russo
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 168
Onde comprar: SubmarinoSaraiva | Casas BahiaCultura
Nota:

Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.

Ainda não acredito que finalmente tenho em mãos algo escrito por um dos maiores músicos de todos os tempos no Brasil. Este é o primeiro de uma série de livros que serão publicados pela Companhia das Letras nos próximos anos.

Infelizmente ele faleceu quando eu tinha apenas 5 anos, e, portanto, pude acompanhar suas melodias e letras cheias de sentimento muito tempo depois, quando já era adolescente. Elas me acompanharam durante o Ensino Médio e até hoje me pego ouvindo uma e outra música.

Em Só por hoje e para sempre encontramos um Renato Russo mais amoroso, humano e sentimental. Acompanhamos os vinte e nove dias em que ele esteve internado em uma clínica de reabilitação, em busca do livramento das drogas e bebidas. É ali que encontramos também os motivos pelos quais o fizeram chegar aonde estava.

A Companhia das Letras deu ainda mais veracidade aos escritos do Renato com os planos traçados por ele e pela clínica. Além disso, notas de rodapé e desenhos feitos pelo compositor também foram colocados aqui. O livro todo é composto por texto em azul, assim como Renato escrevia em seus planos de tratamento.

A franqueza de Renato e, principalmente, sua força de vontade foram os pontos altos da narrativa. Isso me fez pensar por que ele decaiu novamente. Mas acho que isso vamos descobrir nos próximos volumes. \o/

Com certeza estou apostando no grande sucesso que a Cia vai conseguir ao publicar tantos relatos nunca antes vistos na história da música e da literatura brasileira. Eles capricharam em todos os detalhes, da capa à diagramação fidedigna às planilhas preenchidas pelo cantor. Isso já te deixa apaixonado(a).

Só por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu não vou me destruir
Posso até ficar triste se eu quiser
É só por hoje, ao menos isso eu aprendi



E, pra terminar, confira o book trailer abaixo e aproveite!

11 comentários

  1. Olá! Realmente será um grande sucesso. Os fãs vão amar por ter um material tão íntimo do Renato Russo. Com certeza um belo livro. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Eu acho que todo mundo curte ou já curtiu RS uma vez na vida. Não sou o tipo de pessoa que vai atras de toda a história dele sabe?
    Já vi umas duas ou três resenhas que falam a mesma coisa, que há uma sensibilidade enorme.
    Achei a diagramação sensacional! Vou procurar mais informações sobre a série em geral, para saber quem serão os próximos lançados


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais lindaaaaaa! eu gosto muito das musicas e composições do Renato
    quero muito ler esse livro, é um documento rico de muita história e força de vontade.Com certeza é um prato cheio para os fãs do lider do Legião Urbana.
    Beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Pam amo Renato Russo por toda sua intensidade, exageros e sua autenticidade. Já estou com o e-book e não vejo a hora de ler , seus dias e pensamento enquanto esteve na clínica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pamela. Que amor!!! Não tinha visto esse livro antes e já penso na oportunidade de lê-lo. Gosto muito da capa do livro, pra mim, é o grande diferencial. E sua resenha está otima! Adoro os livros da cia e logo, logo terei esse na minha estante, com toda a certeza.

    Http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Pamela, também ouvi muito as musicas dele na minha adolescência e ainda ouço, não sabia que estava sendo lançado esse livro e fiquei morrendo de vontade de lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca fui fã do músico, por isso acho que esse livro não me agradaria tanto quanto agradou você. Um ponto super positivo que pude perceber na obra foi a diagramação e a edição em si, ela parece muito bem feita e bem detalhada, o que demonstra um grande capricho por parte da editora. Gostei de saber que o livro possui relatos não vistos. Boa sorte nos próximos volumes ;).

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Pam, tudo bem???
    Eu adorei a resenha... apesar de não pretender ler o livro, porque não curto coisa biográficas... adorei ver o cuidado que a editora teve na diagramação e em todo o processo de edição do livro... isso a torna cada vez mais admirável...xero!!
    minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O Renato é um músico que me fascina muito, amo as letras escritas por ele. Até ler sua resenha nem sabia do que esse livro falava, muito menos que existiriam outros volumes, e fiquei bem interessada. Gostaria de acompanhar esse momento difícil que ele encarou com essa franqueza e força de vontade.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas tenho um amigo que tenho certeza que vai adoraaar!
    O livro parece ser muito rico em detalhes.. Com certeza, todos fãs, assim como você, vão adorar!!

    Beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Pamela, tudo bem? Eu também era criança quando o Renato Russo morreu, mas amo suas músicas e Legião Urbana é uma das minhas bandas favoritas, acho incrível como suas músicas são tão atemporais.

    Já tinha visto uma resenha desse livro em outro blog e achei incrível, parece ser uma história muito rica e que nos faz pensar bastante. Além disso, o que é essa diagramação?? Está um luxo e faz parece que estamos realmente com o diário do cantor nas mãos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)