{ entrevista } Janaina Rico


Primeira entrevista do blog!!! Eu relutei muito pra fazer, porque achava que não tinha espírito de jornalista. Mas aí resolvi usar meu lado curioso-fofoqueiro pra bolar as perguntas. E acho que deu certo! ;)

Minha primeira vítima foi uma autora que eu aaaamo, não só pela simpatia, mas principalmente por seus livros. Com vocês... Janaina Rico!



Giulia Ladislau: Quando você percebeu que levava jeito pra escrever? Quem foi seu primeiro leitor?
Janaina Rico: Meus pais foram os meus primeiros leitores. Sempre amei os livros. Ler e escrever para mim é como escovar os dentes ou beber água... É muito importante na minha vida!

GL: Como você se sente sendo uma referência no chick-lit nacional?

JR: Sou? Nossa, que alegria! (risos) Quando comecei a escrever chick-lit não existiam ainda autores brasileiros se dedicando a isso. Junto comigo veio uma leva boa, como Leila Rego e Carina Rissi. É uma alegria sem fim!

GL: Qual foi sua inspiração para criar os livros e as personagens? Alguma pessoa ou situação? 

JR: Me inspiro na vida. Todos os meus personagens tem um pouco de mim e dos meus amigos. Presto atenção na vida dos outros, e é a minha maneira de fazer do mundo um lugar mais colorido. 

GL: Fale um pouco sobre o "Mulheres que "Comandam": o que é, como surgiu a ideia, quem participa...
JR: O Mulheres Que Comandam é a minha menina dos olhos. Tenho muito carinho com a revista e surgiu de uma vontade de falar besteira, descompromissadamente. O time é de primeira linha e conto com a Tammy Luciano, Luciane Rangel, Larissa Siriani, Paula Izabela e mais um monte de gente boa!

GL: De onde surgiu a ideia dos 365 dias de sensualidade?
JR: O criador foi o meu marido Samuel. Ele gostava dos meus textos sensuais e me incentivou a publicar. O trabalho está me dando muito retorno. 

GL: Cada dia você posta uma foto sensual diferente. Você não teve medo das críticas por causa do seu corpo?
JR: Medo não... Na verdade tive um pouco de vergonha no começo. Mas, depois relaxei. Sou uma mulher bonita, e se só existissem mulheres com o manequim 38 seria muito sem graça!

GL: Confesso que me inspiro nas suas fotos, principalmente porque você demonstra super auto-estima. Era sua intenção ajudar outras mulheres a se aceitarem?
JR: Na verdade foi o maior objetivo, desde o começo. Ganho o dia quando recebo e-mail de leitoras falando que se soltam mais depois do projeto. 

GL: Como foi escrever para o público infantil? Você pretende continuar investindo nesse caminho?
JR: Sou escritora. Escrevo para todos os públicos. Tenho muitas histórias ainda para contar para as crianças. E é muito bom ter esse contato com os pequenos. É a maneira que eu tenho de matar as saudades de quando meu filho era pequenininho.

GL: Alguma vez você pensou em desistir da carreira? Se sim, por quê?
JR: Quase todo dia penso em desistir. Daí depois eu lembro do tanto que lutei. É muito ruim ser escritor no Brasil. Não temos apoio das editoras, os leitores preferem a literatura estrangeira e o dinheiro é muito pouco. É uma arte que não tem patrocínio e nem vende muito. Tem horas que fica muito difícil prosseguir. Mas, já lutei muito e vou continuar lutando. Batalho pelo meu espaço, mato um leão por dia. É como aquela música "você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui...".

GL: Na sua visão, de autora e de leitora, qual é a situação atual da literatura nacional?
JR: Está melhorando, mas ainda está muito longe do ideal. 

GL: Quais são seus projetos pra 2013? (Diz que vai sair Ser Clara 2 e Cartas para um Pai *-*)
JR: Os dois devem realmente sair esse ano.  E tem também o romance "365 dias de sensualidade". 

GL: Muito obrigada pela entrevista! Pra encerrar... nos vemos na Bienal, né?
JR: Com certeza! =)

EM POUCAS PALAVRAS

Livro preferido: Os meus
Última leitura: Possuída, Vanessa Bosso
Quero ser como o(a) autor(a)... Martha Medeiros
Melhor momento para escrever: Depende do meu humor
Ler é... vida.
Escrever é... minha vida.