Contos de Meigan - Roberta Spindler e Oriana Comesanha


Título: Contos de Meigan
Autora: Roberta Spindler e Oriana Comesanha
Editora: Dracaena


Meigan é um mundo diferente do nosso, morada de seres especiais e poderosos que se denominam magis. Na aparência são exatamente como nós, mas as diferenças não podem ser ignoradas por muito tempo. Os magis tem uma relação especial com a natureza e seus elementos, moldando-os a sua vontade e apoderando-se de sua força. Esses elementos, chamados mantares, não se limitam apenas aos conhecidos fogo, terra, ar e água. Existem muitos outros, como as sombras, o tempo e até mesmo o controle sobre o próprio corpo. Ter a capacidade de decifrar, entender e interagir com a natureza é um dos principais requisitos para a evolução de um magi. Para tanto, deve-se, primeiramente, entender que tudo faz parte da mesma manifestação natural e que toda matéria e energia estão inseridas em um processo dinâmico e universal. Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos começa com Maya Muskaf preparando-se para voltar para casa. Depois de três anos vivendo na Terra, o momento de retornar a Meigan finalmente havia chegado. Estava preocupada, pois algo afetava seu controle sobre os mantares, talvez algum resquício da misteriosa doença que a debilitou durante a infância. Com medo de estar novamente doente e para conseguir respostas, decidiu deixar de lado as diferenças com sua mãe, a principal governante do mundo magi. Voltaria a Katur, capital de Meigan, e pediria perdão por todas as brigas passadas. Assim, abandonou sua vida terrena e entrou na primeira caravana que encontrou. Entretanto, seus planos acabaram tomando um rumo muito diferente daquele que imaginara. No caminho de volta, os soldados que a escoltavam acabaram encontrando destroços e um corpo no chão. Logo que avistou o homem morto, com os cabelos tão brancos quanto sua pele e os olhos inteiramente negros, Maya soube que se tratava de um dos cártagos – antigos magis que traíram seu povo e por isso foram banidos para uma dimensão paralela. As implicações para tal presença em território magi eram gravíssimas e não demorou muito para que a garota e seus companheiros descobrissem que os magis traidores estavam tomando o Solo Sagrado e derrubado seus portões de defesa. Agora, em meio ao caos de uma violenta batalha, Maya vai precisar lutar para sobreviver e conseguir responder as perguntas que tanto lhe afligem. Como os cártagos conseguiram acesso ao Solo Sagrado? Onde estavam os guardiões dos portões, os mais poderosos guerreiros de Meigan? E, a mais importante de todas, conseguiria chegar a Katur a tempo de encontrar sua mãe?

Em parceria com as autoras, tive o grande prazer de ler Contos de Meigan. Já tinha ouvido falar muito bem dele, mas confesso que seu tamanho me fez deixá-lo à espera de um tempo maior em que eu pudesse me dedicar à leitura, afinal eu não gosto de enrolar com um mesmo livro por dias. #ansiedadetotal

Essa foi a minha primeira leitura de 2013 e a fiz com muita expectativa. Pois bem, dessa vez não vou contar a história, pois além de ser muito extensa, eu não conseguiria sintetizar tudo que se passa no livro. Leiam a sinopse e saibam que muito além daquelas palavras há uma história fantástica (literalmente) esperando por vocês.

A história me prendeu a ponto de eu lutar contra o meu sono pra terminar. Só parava quando os olhos estavam pedindo arrego e a cabeça latejando. Demorei mais tempo do que queria, mas isso me fez enxergar pontos positivos.

Fúria dos Cártagos é o primeiro livro de uma trilogia que conta a história dos magis, um povo que tem controle sobre os elementos da natureza, conhecidos como mantares. Mas não é só água, terra, fogo e ar, como a gente está acostumado; há outros elementos, como sombra e vozes. É um mundo totalmente novo, paralelo à Terra.

A protagonista Maya é a filha da líder dos magis e passou um tempo na Terra após uma misteriosa doença e uma relação difícil com sua mãe. Quando decidiu voltar a Meigan, descobriu que o lugar tinha sido recém-invadido por cártagos, um grupo que há muito não os incomodava pois tinha sido expulso após uma traição. Com a guerra e as mortes encontradas pelo caminho, Maya só consegue pensar em encontrar sua mãe e se entender com ela, mas teme chegar tarde demais.

Um detalhe importante, e eu só vou falar porque é a capa do livro, é que Meigan é protegida por 7 portões, e em cada um deles encontra-se um guardião. Os guardiões são homens e mulheres treinados desde cedo para serem poderosos guerreiros, sem contato com família e com outras pessoas. Eles utilizam uma máscara e não podem retirá-la de modo algum, sendo passíveis de punição tanto o próprio quanto aquele que o tirou. Seria um detalhe bobo se não tivesse importância no decorrer da leitura.

Contos de Meigan nos apresenta a diversos personagens, mas o que eu mais achei legal foi que, mesmo tendo demorado dias a ler, eu não me perdi. As autoras escreveram tão bem que acabaram marcando cada um na minha memória. Mesmo quando eu achava que não conhecia o nome, pois o personagem demorou a aparecer de novo, elas davam um jeitinho de me fazer lembrar. Achei MUITO legal!

A protagonista é bem diferente daquilo que estamos acostumados a ler quando o papel principal cabe a uma mulher. Maya tem seus defeitos e fraquezas, mas precisa superá-los para ir atrás de seus objetivos. Ela passa por uma transformação progressiva e nós a acompanhamos nessa mudança.

Outro ponto positivo que me deixou fascinada pelo livro é o modo como a história é conduzida. A narração é em terceira pessoa, e não podia deixar de ser, pois são vários acontecimentos simultâneos e importantes, que não poderiam ser narrados por uma só pessoa.

E o livro tem "núcleos", cada grupo tinha seu espaço e aparecia na hora certa. Quando o negócio começava a ficar bom, acabava o capítulo e outro grupo entra em cena. Isso me deixou muito mais presa à história e, ao mesmo tempo, deixou o livro dinâmico.

Apesar das 617 páginas, Contos de Meigan não tem enrolação. As coisas não estão ali pra encher linguiça, tudo tem um porquê (ainda acho que é pra nos deixar curiosos e ansiosos). E contrariando todas as minhas expectativas, eu não me incomodei pelo fato de o livro não ter aquele final fechado com brechas pra continuação. O livro acaba com pouquíssimas respostas e, sinceramente, com pouca emoção. Esperava mais do final, mas isso não diminui o impacto do livro.

Ah, sim. O prólogo me deixou um pouco confusa, porque veio com muita informação nova que demorou a fazer sentido pra mim, o que aconteceu no decorrer do livro. E a forma como foi apresentada, sob forma de carta/relato de uma pessoa que não aparece mais, só fez me enrolar (mas nisso você dê um desconto, porque eu sou altamente enrolável).

Aí você deve estar se perguntando: ora bolas, se você falou sobre 2 coisas de que não gostou, como pode ter nota 5?
Simples: esse o livro de estreia das autoras, ele é muito bem escrito, apresenta poucos erros, elas criaram um mundo bastante original e não se perderam na narrativa extensa. Estão de parabéns!

Agora vem a pergunta que não quer calar: quando sai o segundo livro??? Quero respostas! Logooooo!

4 comentários

  1. Esse livro deve ser fantástico mesmo *u*
    Todas as resenhas que vejo sobre ele são maravilhosas. Acho que nesse momento só consigo pensar que eu preciso urgentemente comprar esse livro *u* sinceramente. Giu a resenha tá fantástica.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga.
    Ai meu Deus! Eu quero *-*
    Se eu já não tivesse tanto livro para ler eu ia pedir para você me emprestar hahahaha
    Nossa, adorei a história.
    Acho que vou esperar sair o segundo e compro os dois juntos hehe
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser legal.. vou anotar na lista de livros que ainda quero ler.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!

    Todo mundo tem falado taao bem desse livro, mas eu ainda nao tinha lido nenhuma resenha. agora entendi o pq de tantos bons comentarios =)

    Bjoo

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)