Faces Opostas - L. F. Valadares


Título: Faces Opostas
Autor: L. F. Valadares
Editora: Novo Século


Envolvimentos afetivos jamais fizeram parte da vida de Luos, mas aquele par de olhos verdes sob aqueles fios dourados era impossível de se evitar. Era fato que algo dentro dele mudava na presença dela, sentia-se diferente, humano. Mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que humanos faziam parte do cardápio. Dilacerar suas almas era seu divertimento favorito, e agora lá estava ele entre os homens que subjugava. A aberração que nascera da união de forças opostas, céu e inferno, estava livre para caminhar sobre a Terra, para testar seus limites. Nesta fase de autoconhecimento, muitas dúvidas irão surgir, inimigos vindos da escuridão e da luz o rodearão, enquanto todo o resto parece conspirar contra ele. Bem e mal, luz e trevas, céu e inferno, certo e errado... O que fazer? Aonde ir? A quem recorrer?... Inúmeras questões que o levam sempre a mesma interrogação: - O bem e o mal podem caminhar juntos?

Esse é o primeiro livro do autor L. F. Valadares, parceiro aqui do blog. Confesso que quando vi a capa, não me interessei muito. Gosto do simples, só que essa é simples demais (ô mulher difícil de agradar). Mas foi só começar a ler, pra história ganhar sentido e me conquistar.


Sim, é sobre bem x mal, céu x inferno, anjos x demônios. Então se essa não for a sua praia, nem tente. Mas se você curte sobrenatural com pitadas de policial, eis um prato cheio!

Luos é fruto do relacionamento de uma anja existe o feminino de anjo? com um demônio. Só que ele foi criado pelo pai, sofrendo bastante durante a infância. Acabou desenvolvendo seu lado mau e foi enviado à terra pra levar almas pro inferno (leia-se matar), no entanto às vezes apresenta um comportamento contraditório, fazendo o contrário daquilo que seu pai espera.

E a última visão que tiveram foram aqueles olhos brilhantes. Aqueles globos de cores distintas. Um azul e outro vermelho. O bem e o mal. O anjo e o demônio.

Quando uma série de mortes começam a acontecer ao seu redor inexplicavelmente, Luos passa a ser investigado e, paralelamente, vai atrás do culpado, especialmente porque uma das vítimas é a sua paixão platônica. E, pra piorar a situação, ele toma conhecimento de uma profecia, que pode mudar completamente a sua vida. Agora chega de contar, senão solto spoiler. rs

Era tolice crer que o amor salvaria uma criatura gerada no ventre do caos. O berço de dor no qual crescera, e a vida de horror que já vivera, eram motivos suficientes para eliminar qualquer esperança de felicidade, se é que essas palavras faziam parte de seu dicionário.

Vamos a algumas considerações... Eu não sou muito chegada nessa temática céu x inferno, mas não é porque não é o meu assunto preferido que eu vou deixar de ler. Se fosse ficar só na parte conceitual, tava perfeito. Mas me incomodou um pouquinho as citações em latim (que eu não entendi bulhufas) e algumas informações sobre satanismo. Pode ser por causa da minha fé e tudo, mas, no meu ponto de vista, esse é um tema delicado de se tratar em um livro. Vale ressaltar que em momento algum o autor tentou convencer o leitor ou julgar certo/errado.

Ignorando essa parte e me atendo à história, achei bem escrita, tanto no desenrolar da trama quanto na ortografia. Gostei do suspense feito, dos mistérios revelados aos poucos, da forma como a narrativa me prendeu. E adorei ter uma leitura livre de grandes sustos "portuguesísticos".

Porém o final não foi dos mais surpreendentes, o que acabou me decepcionando um pouquinho. O epílogo dá a entender que teremos uma continuação, e espero que ela justifique o acontecimento no término do livro.

Em resumo, o livro é totalmente recomendado aos amantes da fantasia e, mais ainda, àqueles que gostam de seres celestiais e/ou infernais. E uma ótima estreia do L.F. Valadares. ;)