Inverno de Cinzas - Adriana Brazil


Título: Inverno de Cinzas
Autora: Adriana Brazil
Editora: Novo Século


No segundo livro da série “Foi Assim que te Amei”, INVERNO DE CINZAS, Helen depara-se com o momento mais crítico da sua vida. Nada diferente do forte Inverno que está sobre o país naquele ano. Tristeza, solidão, ressentimentos, lágrimas e dor, sopram as folhas deixadas pelo Outono de sonhos que Helen viveu, trazendo o frio da estação ao seu interior. O cinza que cobre seus dias a leva para uma profunda depressão. Ela encontra nos amigos, na família e na fé a força para continuar. Ela desabafa seus sentimentos na sua agenda, colocando suas emoções sufocadas pela saudade, como um Inverno sem cores, onde tudo ao seu redor, está completamente frio, cinza e sem vida.

Não sei se foi a empolgação do lançamento ou se foi a mão divina me impulsionando, fato é que não consegui esperar. Assim que peguei o livro na Saraiva, fui correndo pra uma sala quietinha no curso de inglês e já comecei a ler.


De cara, a estética já impressiona. A capa é linda, com o título e nome da autora em alto relevo. Mas foi quando abri que meu coração acabou de se encantar. A diagramação é perfeita! Tem uns galhos de árvore soltando folhas no início de cada capítulo. E vocês não fazem ideia de como isso completou o livro de forma tão harmoniosa.Tá, agora que comecei do final, deixa eu voltar pra minha linha de raciocínio.

Preciso avisar que, como toda resenha de continuação, essa pode conter spoiler do primeiro livro, ainda que essa não seja a minha intenção. Se você ainda não conhece Outono de Sonhos, clique aqui para ler a resenha. E também preciso falar que o início do livro tem cenas importantes para o desenrolar da trama, então não dá pra falar muito pra não soltar spoiler.

Helen e Andrew são um casal perfeito. Jovens, lindos, apaixonados e românticos. Mas, como nem tudo são flores, ele sofre com um câncer, que o deixa fragilizado a ponto de andar de cadeira de rodas. Nada que faça o sentimento de Helen diminuir ou ser abalado. Porém uma notícia inesperada faz com que o casal passe por uma crise e ponha o amor à prova.

No período mais frio e triste do ano, Helen se vê sozinha, afundada num mar de lágrimas e assombrada por sua tristeza. O inverno chegou à sua vida de forma devastadora. É aí que ela toma um rumo totalmente diferente do que está acostumada, a ponto de seus pais e seus amigos não a reconhecerem. Tudo isso resultado não apenas da saudade de Andrew, mas de seu afastamento de Deus. Nossa querida e quase perfeita Helen fica irreconhecível, com atitudes, palavras e pensamentos que não condizem com sua trajetória.

Nesse ponto abro um parênteses pra destacar a forma com que a Adriana leva uma mensagem linda através da história. Todos sabemos que ela é cristã e que baseia sua história em princípios bíblicos. Porém não é nada extremista, fanático... Você pode ler a série "Foi assim que te amei" como um simples romance ou pode optar por ir além e perceber a beleza que há por trás das letras. Eu escolhi a segunda opção e não me decepcionei.

Continuo achando meloso não sei se é porque eu ando enxergando o mundo menos cor-de-rosa. rsrsrs, apesar de Inverno estar bem menos devido à situação vivida pelos personagens . Continuo acreditando que é um ótimo livro pra adolescentes, pelo exemplo que a Helen mostra, tanto positivo quanto, desta vez, negativo. E continuo louca pra ler as outras estações.

Ah! Não podia deixar de comentar sobre o conto do Príncipe e da Plebeia. Ele, finalmente, chega ao fim. E com um desfecho lindo... (Acho que a Adri podia postar o conto no Wattpad... *-*)

Retomando à parte extra-história... Eu fiquei um pouco decepcionada quando comparei Outono e Inverno. O primeiro livro, por ser da Novos Talentos, é pequeno, com páginas brancas, sem nada de especial. Já o segundo veio todo trabalhado nos detalhes, além de ser maior e com páginas amareladas. Tipo assim, nem parece que são uma série. Espero, sinceramente, que a Novo Século relance Outono, dessa vez com o selo principal e com um acabamento melhor. Agora torço pra que a NS publique Primavera de Cores na primavera... Seria lindo, não? =D

Inverno de Cinzas é um livro de reflexão. Uma história que nos atinge, que nos faz pensar em nossos momentos ruins, quando, assim como Helen, estávamos passando por um inverno. Quando eu disse, lá no começo, que talvez fosse providência divina, é porque o livro me tocou muito. Eu precisava ler, não apenas pelo prazer da leitura, mas pra me enxergar na Helen e ver que precisava de mudanças urgentes.
Dri, você foi um instrumento de Deus na minha vida. Ainda que não soubesse, que a gente nem se conhecesse quando você escreveu a história, tenho certeza de que Deus sabia que, um dia, suas palavras iam ser bênção na vida de outras pessoas. Por favor, nunca deixe de escrever. E nunca deixe sua ousadia de falar do amor do Pai tão abertamente. Muita gente, mesmo aquelas que já o conhecem, precisam ouvir sobre isso. Muito obrigada pela história tão linda. ♥