Tempo de Mudanças - Lisa Jewell


Título: Tempo de Mudanças
Autora: Lisa Jewell
Editora: Novo Conceito


Em um hospital em Bury St Edmunds, Daniel Blanchard está morrendo. A amiga Maggie May é sua companheira nesta jornada até o fim: senta-se ao seu lado todos os dias, segurando-lhe a mão e ouvindo histórias de sua vida, seus arrependimentos e seus segredos: os filhos que nunca conheceu e que, provavelmente, nunca conhecerá. Lydia, Dean e Robyn não conhecem o pai e também não se conhecem. Ainda... Todos eles estão passando por uma fase de mudanças e de dificuldades: Lydia carrega as cicatrizes de uma infância traumática e, embora seja rica e bem-sucedida, sua vida é solitária e confusa. Dean é um jovem sobrecarregado por uma responsabilidade imprevista, cuja vida está indo para lugar nenhum. E Robyn começou a faculdade de medicina, mas sente que alguma coisa não está certa. Três jovens com histórias muito diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos e à procura de alguma coisa, como se faltasse um elo para dar sentido às suas vidas. E então, quando eles percebem que seus caminhos estão se cruzando, tudo começa a mudar...

Lisa, Dean e Robyn ainda não se conhecem, vivem vidas totalmente diferentes, e cada um esta passando por momentos difíceis e determinantes. Lisa é uma milionária solitária com uma infância difícil; Dean é um jovem irresponsável que se vê obrigado a encarar a vida real devido a acontecimentos inesperados; já Robyn é uma menina egocêntrica focada no que quer. Três pessoas desconhecidas que sentem que algo esta faltando em suas vidas, mas há um elo perdido que os conecta. Quando isso começa a acontecer, tudo passa a se encaixar.


Na verdade, Daniel Blanchard é esse elo. Há trinta anos ele foi um doador de esperma e teve quatro filhos pela Inglaterra. Sempre foi um homem frio, com muitas mágoas do passado, e nunca se importou em conhecer os filhos que ele ajudou a conceber, mas agora as coisas mudaram. Com um câncer no cérebro, ele espera pela morte. E, com tempo de sobra para pensar em sua vida, decide conhecer os filhos, entregando nas mãos de sua grande amiga e única amiga Maggie a missão de encontrá-los antes que a morte encontre Daniel.

Uma trama dramática e emocionante narrada em terceira pessoa de forma super inteligente e envolvente. A autora entrelaça os personagens com maestria, nos conta a história de cada um dos personagens com muitos detalhes e muito sentimento.

Envolvi-me completamente no drama de cada um dos irmãos, não consegui ter um preferido e torci por cada um deles. Daniel, mesmo doente quase que o livro todo, conseguiu me conquistar, junto com sua amiga Maggie, que é uma das personagens mais marcantes da trama. Eles trouxeram uma sensibilidade e até certa leveza ao drama pesado que a história aborda.

Tempo de Mudanças é um livro que faz o leitor refletir sobre o verdadeiro valor da família, de como nossa vida é realmente curta e que todos os problemas acabam tendo uma solução, basta enfrentá-los.

A capa é muito linda e de certa forma representa a solidão que também é muito falada na trama. A diagramação é simples e muito confortável. Surpreendi-me com o livro e o recomendo muito, pois é uma história cheia de pontos para se refletir e muito aprendizado.
Vale a pena se emocionar.

Essa tranquilizadora reafirmação de que tudo continuaria, minuto a minuto, dia a dia, ano a ano, século a século. A compreensão de que a vida era maior do que sua experiência de vida; de que muito depois que tivesse ido embora haveria outros como ela; que talvez um dia, quando tudo o que restasse dela fosse um bloco de granito num cemitério do País de Gales, alguém em algum lugar talvez dissesse: A tia-avó da minha mãe ganhou uma fortuna com tinta, sabia? Ou talvez não.

22 comentários

  1. Oi Suzi,
    Eu li esse livro no começo do ano e gostei bastante da história.
    Apesar de achar a relação entre o Daniel e os filhos um pouco frágil demais, gostei muito do desenvolvimento da narrativa. Recomendo a leitura também.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. uau! Adoro histórias que se entrelaçam e que trazem revelações. Fiquei bem interessada nesse livro! Sem contar que as histórias parecem ser bem emocionantes e edificantes. Vou procurar esse livro!! Parabéns pelo post! www.pimentapimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzi =)

    Infelizmente esse livro não me chamou a atenção =/
    Achei a premissa um pouco dramática demais para o meu gosto rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Estou de olho no livro desde que vi o lançamento. Gosto bastante de histórias sobre famílias e seus problemas e desafios.
    A autora realmente é boa e sabe construir uma trama inteligente, sensível e coerente. Os personagens também parecem bem "reais".
    Acho que vou gostar muito de conhecer essa história.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ahhh tão bom quando a gente se envolve com a leitura, né? Fiquei curiosa com o livro. Gosto quando a leitura nos faz refletir. Esse deve ser um super livro!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro aqui na estante já faz muito tempo
    mas tenho que criar coragem e pegar para ler
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Estou desenvolvendo meu tcc sobre blogs literários e o seu blog foi um dos selecionados para a pesquisa. Enviei um e-mail para o endereço do blog com o título: "Pesquisa: Blogs literários como ferramenta de mediação de leitura" explicando algumas coisas, assim que poder dá uma olhadinha lá.
    Obrigada e abraços!

    ResponderExcluir
  8. Bom Giulia, sobre a capa eu não concordo com você. Quando olhei esta capa simplesmente me encantei com ela, pois a capa em si é muito linda, e por causa da capa eu tive outro tipo de observar a historia, eu imaginava outra coisa e não bem esta da resenha. Contudo realmente esta capa representa uma certa solidão, mas não bem sobre a historia do livro. Então acho que a editora poderia ter usado outra imagem para representar a historia do livro.
    Então agora vamos a sua resenha, gostei bastante do que li, você foi direta e sem enrolação em questão da sua opinião. Achei a premissa do livro muito bom, então como já estava adicionado em minha meta de leitura, continuarei com ela e na espera.
    Giu eu adorei sua resenha,e não vejo a hora de poder desfrutar desta historia.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom, pra começar, nada desse livro me encantou. Achei a capa bem estranha, simples e ao mesmo tempo feia ~não sei expressar, mas não curti~ e a premissa do livro um tanto dramática, e não sei se gosto de livros assim :/

    ResponderExcluir
  10. Li o livro e gostei muito. Um drama bem escrito e com situaçoes bem amarradas. Gostei muito de Lydia e tb do Dean, mas Lydia me envolveu mais, pelo jeito introspectivo dela. Senti compaixao por sua solidao e baixa autoestima, cercada por tanto sucesso profissional e financeiro, mas nesse caos interior.
    O tema é curioso, nunca tinha lido nada sobre doaçao de semen e as consequencias para os filhos gerados.
    Vale muito a pena essa leitura!

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Interessante o tema de reflexão do livro, infelizmente não me interesso por narrativas assim. Mas me chamou a atenção o fato de ser narrado em terceira pessoa, sempre que vejo livros dramáticos são sempre focados em um personagem específico e em primeira pessoa para que o leitor sinta todo o seu sofrimento e emoções. Achei legal!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. A capa é lindíssima, mas achei tudo muito confuso. Li, li e reli, mas não entendi bulhufas! O tema é legal, mas fizeram uma lambança com vários personagens aleatórios que várias vezes me senti perdida na história. Detesto abandonar livros, mas foi isso o que fiz =(

    ResponderExcluir
  13. Oi Giulia, tudo bem?
    Não sei explicar, mas desde que vi essa capa no lançamento, ela falou comigo. E desde então, eu quis ler o livro. Ainda não tive a oportunidade, uma pena.
    A solidão é muito triste, mas pelo menos ela serviu para esse home refletir sobre sua vida e mudar, eu acredito que nada está perdido, que sempre temos uma chance de nos regenerarmos, mesmo que bem pertinho de nossa partida. E a regeneração dele serviu para preencher a vida de 4 pessoas, viu como faz a diferença?
    Não importa o tipo de amor, seja fraterno, materno, paterno, ou entre um homem e uma mulher, sempre vale a pena!!!!!
    Já vi que vou chorar!!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oieee, eu gostei da capa desse livro, ela realmente ficou muita linda, já ouvi várias criticas sobre este livro e ainda tenho dúvida se leria ou não, creio que eu daria uma chance, quem sabe eu venha a gostar do livro rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Eu tenho esse livro aqui, inclusive está na minha listinha de leitura.
    Eu gostei da capa, essa é a primeira resenha que leio do livro, mas pelo que entendi ela se encaixa perfeitamente de acordo com o enredo do livro.
    Gosto muito de histórias assim, que nos deixa uma mensagem, ainda mais em relação a vida, solidão, o amor fraterno que sempre falar mais alto que tudo.
    Gostei muito da sua resenha e acredito que será uma leitura um tanto agradável.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Oi Flor!
    Eu super leria esse livro, já tinha visto a capa e achado muito bonita! Agora vendo os valores que o livro mostra e a mensagem sobre a família e o enfrentar seus problemas, coloquei na lista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Giulia!
    Adorei a resenha.
    Achei a ahistória bem interessante e nos passa muitas mensagens.
    Os personagens são ótimos e nos conquistão.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante desse livro, principalmente sobre a história, os desafios e tudo mais...
    Acho que acaba nos dando uma bela lição :)
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a reflexão que o livro traz, sobre a família, sobre a questão da vida ser muito curta e sobre os problemas terem solução de forem encarados de verdade. Também achei a capa linda e nunca tinha parado para observá-la, mas realmente ela remete bastante à solidão.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Quando esse livro foi publicado eu quis muito lê-lo, mas acabei esquecendo.. Sua resenha acendeu minha curiosidade novamente. Adoro livros que falam sobre relacionamentos familiares e esse parece ser emocionante! Além das reflexões, é claro =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  21. Olá Suzi
    Tenho que discordar de você, eu gostei muito da capa e acho que condiz com a história pelo que li da sua resenha.
    A temática do livro é bem dramática ainda mais envolvendo dramas familiares.
    Boa pedida.
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  22. Olá Suzi, tudo bem?
    Adorei a capa, mas agora, lendo a sinopse, não sei se vou comprá-lo.

    ;*

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)