{ evento } 2ª Edição da Semana do Livro Nacional - Rio de Janeiro

Demorou para abalar. Demorou, mas abalou meu coração! ♫
No clima de festa retrô, porque desenterrei, né?, vim aqui pra falar do evento sensacional que os cariocas fizeram no último sábado.
A Livraria Cultura do Centro foi o palco - literalmente - de uma grande festa da literatura nacional. Mesmo com frio, chuva e mais 2 eventos literários rolando na cidade, o pessoal compareceu pra prestigiar nossos lindos autores.

Semana passada fizemos o Especial Semana do Livro Nacional, entrevistando os autores Josy Stoque, Maurício Gomyde, Bianca Carvalho, Laura Conrado, Adriana Brazil e Samanta Holtz. E hoje eu abro um espacinho na programação pra contar como foi o evento em comemoração ao Dia do Autor Nacional e à Semana do Livro Nacional no Rio de Janeiro.

Foto: Novos Escritores
A organizadora de tudo foi a Janaina Rico, mas eu e Jaque demos uma forcinha pra ela. Na verdade, fiquei nos bastidores entregando os brindes a cada autor que participava, além de ficar pra cima e pra baixo vendo uns detalhes que quem estava na plateia nem imaginava. Cansativo, mas altamente gratificante. ♥

Por conta disso, não consegui tirar fotos, só selfies no final de tudo. E aí pedi ajuda ao Ivson pra me passar algumas fotos que ele conseguiu com a supercâmera que levou, e ele foi um amor ao me passar. Quem quiser ver o trabalho dele, acesse a página no Facebook.



O evento foi comandado pelo Trio Ternura que já badala pelas redes sociais. Janaina Rico foi a mocinha diva do grupo, Leonardo Barros divertiu a todo mundo que estava presente com suas tiradas excepcionais, e Landulfo Almeida esbanjou charme e simpatia no palco.

Tivemos um pouquinho de atraso, mas no final deu tudo mais que certo.
O Novos Escritores, comandado por Djan e Juliana Skwara, fez uma apresentação do projeto pra iniciar. Logo após, subiu ao palco um time de autores iniciantes, que fizeram uma dinâmica de perguntas e respostas. Estavam lá Arauta Mistake, Benn Green, Carolina Rocha, Janda Montenegro, Marcos Archanjo, Marco de Moraes e Thayane Gaspar, com a mediação do Landulfo.



Roxane Norris falou brevemente sobre o que é a Semana do Livro Nacional e sua importância. Foi rapidinho, mas bem legal.



Aí veio a linda e loira Patrícia Barboza arrasar na sua apresentação. Os slides não queriam aparecer, mas ela não perdeu o rebolado e foi se apresentado sem o auxílio do recurso. Quando finalmente apareceram as imagens, fizemos uma viagem no tempo e conhecemos toda a carreira dela, como e quando começou, as primeiras palestras em escolas, o aumento significativo do número de leitores... Foi uma verdadeira aula para os iniciantes, que acham que tudo acontece de uma hora pra outra. Achei lindo quando ela reconheceu que a fase que mais aprendeu sobre mercado editorial foi a época em que era independente, que saía com os livros dentro da mala pra vendê-los em escolas. Isso mostra que o escritor precisa valorizar todas as fases de sua carreira pra ter domínio do que fala e certeza do que faz.



A autora Yoana Sanfer chegou um pouco atrasada porque levou um tombo a caminho do evento. Estava até com uma certa dificuldade para andar, mas não deixou de comparecer e nos agraciar com a leitura de algumas de suas poesias - uma delas até postada por Grazi Massafera no Instagram. Te mete!



A primeira mesa de debate foi sobre o tema “Como se conectar com o universo adolescente”. As autoras Luciane Rangel, Adriana Brazil, Adriana Igrejas e Carolina Estrella foram papear sobre esse público tão peculiar, mediadas pela Monique Lavras.


Aí veio o palhaço espirituoso Leonardo Barros pra uma dinâmica de apresentação dos livros de Aurélio Simões, Fabio Abreu, Vinícius Grossos e V. M. Macedo. Só não foi stand-up porque ele estava sentado. Palmas para os quase famosos!


Sabe aquelas palavras que todo mundo precisa escutar, mas poucos querem ouvir e quase ninguém tem coragem de falar? Pois bem, elas saíram da boca da Lycia Barros. O tema foi Mercado Editorial, então ela pode falar tranquila, afinal, está em uma das maiores editoras do Brasil. Pegando os pontos principais de sua aula de 6 horas, usou seus 40 minutos pra mandar a real: coisas que o povo faz e não deve, coisas que o povo não faz e precisa começar a fazer urgente, coisas que os editores pensam e esperam... Só com isso eu já fiquei em êxtase, imagina a aula inteira? Não sou autora, mas você que é precisa ficar de olho nela e participar da próxima turma.

Foto: Magia Literária (Mariana Mortani)

Pense em 4 homens falando sobre como criar uma mulher para sua história. Esse foi o assunto da rodinha entre Maurício Gomyde, Felipe Colbert e Edson Gomes. Mais uma vez Leonardo Barros deu o ar de sua graça mediando o debate. Momento mais lindo foi quando a Manu subiu ao palco representando a Vida, personagem do livro A Máquina de Contar Histórias.

Foto: Magia Literária (Mariana Mortani)

Espetacular! Assim defino a participação de Tammy Luciano na SLN. Ela uniu suas duas vocações em uma apresentação linda. A gente tá cansado de ouvir a Tammy dizer que é atriz, mas eu pelo menos nunca havia tido oportunidade de vê-la atuar até sábado. Ela fez um monólogo contando um pouquinho do início de sua carreira de escritora, com tudo começou lá atrás, com o livro sobre Fernanda Vogel, e foi até a publicação de Novela de Poemas. Ela falou, interpretou, leu poesia, declamou de cor, encenou com tudo de direito. E deu um show! Se você não foi e quiser ver (ou se foi e quiser rever), acesse o canal da Tammy no Youtube.


A mulherada continou dominando o evento, mas dessa vez pra falar de homens. Janaina mediou o debate sobre construção de personagens masculinos, do qual participou Fernanda Belém, Bianca Carvalho e Márcia Rubim. As 3 foram unânimes em dizer que um bom mocinho não precisa ser descrito em detalhes, com todos as características físicas, mas precisam ter um atrativo que o destaque, como o olhar, o humor ou o sorriso. Bem romântico, né?


Lembram que eu disse que ia cantar? Babou! Quer dizer, mais ou menos babou. Tivemos um contratempo com o violão, então não deu pro Eli tocar. Aí eu fui lá, falei, expliquei sobre o Cantando Livros e cantei à capela a música inspirada no livro Ser Clara (pra ver todo o meu mico talento, passa lá no canal do blog, tem vídeos antigos, nos quais estou com a cara mais redonda que biscoito Trakinas). E falando em cara, a minha nessa foto tá péssima, mas é a única que eu tenho. =P

Foto: Cia do Leitor (Nizete)

A última mesa foi composta por Max Mallman, Jorge Lourenço e Renata Ventura e mediada pelo Landulfo. Eles falaram sobre a literatura fantástica brasileira, um gênero que tem crescido e ganhado notoriedade entre os nossos leitores.

Foto: Cia do Leitor (Nizete)

E pra encerrar a noite, tivemos a presença da diva Thalita Rebouças, que emocionou a todos com o seu discurso de agradecimento pelo Prêmio Eu Leio Brasil, pelo incentivo à literatura nacional. Ela foi muito simpática e atenciosa com todos que quiseram autógrafos e fotos. Porque ser diva é ser simples. ;)





Agradecemos também as presenças de escritores que não estavam na programação, mas foram prestigiar os colegas: Ricardo Valverde, Sidney Santborg, Flavio Oliveira, Lucinei Campos, Camille Thomaz, Graciela Mayrink, M. K. Takenaka. Se esqueci alguém, mil desculpas.

Após o evento, rolou aquela social básica. Reencontrei e conheci muita gente linda. Olha algumas das fotos!


Essas e outras fotos estão no álbum da nossa fan page, olha lá!

E depois de sermos praticamente expulsos da Cultura, fomos pro Amarelinho comemorar o sucesso do evento. Foi tanta gente que tivemos que dividir em 2 mesas, eu fiquei na menor, mas depois pulei pra outra. rs


Voltei pra casa já no sábado, morta de saudade do marido, mas com o coração repleto de felicidade por estar entre pessoas tão queridas, partilhando do mesmo amor: a literatura.

Agora falta mais ou menos 1 ano pra 3ª edição. E eu mal posso esperar! *-*

38 comentários

  1. Adorei o post, lindo, lindo, lindo! Adoraria estar entre vocês. Obrigada pela força! E até o ano que vem. Beijos

    ResponderExcluir
  2. ha que bacana!!!!! (invejinha de não fazerem em Curitiba) - eu acho... que poderiam fazer este evento em vários estados..... rsrsrsrs eu adoraria conhecer pessoalmente todos esses autores....*-*
    Muito legal suas fotos... esta linda sim e com certeza foi um espetáculo sua apresentação!!!
    Parabéns pelo trabalho!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Gente, que incrível! Fiquei até emocionada de ver um evento tão bem planejado e de tanto sucesso, ainda mais por ter como objetivo homenagear os nossos autores!!
    Parabéns pela colaboração de vocês, que pelo visto foi de fundamental importância.
    As fotos estão ótimas e serviram para me deixar com mais vontade de estar lá. rs
    Muito bom mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!! Giu, meus parabéns pelo blog lindo e por seu trabalho no evento! Acreditem, ela foi super eficiente ;)
    Foi uma honra participar de um evento tão maravilhoso quanto esse, conhecer tantas pessoas experientes, simpáticas e acolhedoras!!!
    Obrigada por deixar um pouquinho de mim no seu espacinho!!!

    Um grande beijo,

    V. M. Macedo

    ResponderExcluir
  5. Belíssima matéria de cobertura do evento.

    ResponderExcluir
  6. Que super demais, adorei. Deve ter sido um espetáculo e tanto todos esses autores reunidos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  7. Giulia que maravilha de evento adoro a V.M Macedo é uma querida . Esses eventos deveriam acontecer mais vezes para prestigiar nossos autores nacionais . Parabéns por dividir conosco esses momentos .

    beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, você arrebentou na postagem! Amei! <3

    ResponderExcluir
  9. que lindo, deve ter sido um ótimo evento, as fotos ficaram ótimas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa que legal! Parece ter sido muuuito legal o evento, e pelo jeito foi muita gente mesmo. Nem acredito que a Lycia Barros também estava lá, eu adoro todo livro dela!
    Eu nunca fui em nenhum evento, mas esse é um que eu iria com certeza. Mesmo que eu também ficasse morta no final do dia.
    Adorei o post. Me fez ficar morrendo de inveja kkkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. São sensacionais os eventos que acontecem nas cidades ~grandes~. Aqui aonde eu moro, quando acontece algum, é sempre pequeno e nada de grande alcance. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  12. O evento foi lindo demais! <3
    E sua cobertura ficou show, Giu! =) Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Que lindo! Parabéns pela competência, sucesso e o bom humor pra driblar as adversidades, como no caso dos slides hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  14. Show, show, show, show...
    Menina eu amei este post, amei saber o que rolou neste encontrão, gostei também do stand up sentado(hahahahahahaha), bom resumindo: de tudo!
    E as imagens, nossa elas são maravilhosas. E pode ter certeza que eu vou sim ver lá no youtube sua performance na cantoria. hahahahahahaha
    Sabe como eu gostaria de aqui onde moro tivesse destes eventos, como eu gostaria de estar participando, mas... infelizmente nunca dá. Mas quem sabe na 3º edição eu não esteja ai né. Junto a ti para curtir este evento maravilhoso.
    Parabéns flor por tudo, pela organização, apresentação. Eu amei saber e ver as fotos.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  15. Que invejinha de você. Vi algumas fotos desse evento pelos autores que acompanho e estiveram presentes, como a Renata Ventura <3 e caramba parece que foi incrível. Espero poder participar algum dia de algum evento do tipo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Posso sentir inveja branca? O evento parece ter sido fantástico, pelo menos a gente teve um rostinho pelos seus olhos. Achei incrível a semana do livro nacional aqui no seu blog, conheci obras que eu ainda não sabia que existiam e acabei passando A máquina de escrever histórias na frente da minha lista de livros. Sensacional o evento e a semana!

    ResponderExcluir
  17. Giu,
    Que delícia de evento hein?!
    Só por conhecer o Maurício que anda arrebatando meu coração, tirando-o da geladeira e fazendo-o bater novamente eu já teria uma síncope!
    Outra coisa que me chamou a atenção foi ouvir Lycia Barros, UAU que coisa maravilhosa que deve ter sido!
    Comecei o livro do Leonardo Barros e fico aqui tentando imaginas as palhaçadas..kkkkk deve ter sido bem divertido!
    Temos mesmo que valorizar o nosso, pois temos mentes incríveis por aqui!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  18. Super queria ter ido na Semana do Livro, mas estava viajando a trabalho e só cheguei no sábado a noite. Mas ano que vem estamos aí =P Bom saber que o evento foi um sucesso.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie! Eu fui na semana do livro aqui de onde eu moro e foi maravilhoso tbm, não tão grande de como é ai no Rio, mas foi otimo tbm! =D
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/promocao-de-aniversario-do-paradise_31.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/o-jogo-perfeito.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  20. Olá Giulia!
    Eu também estive no evento e adorei.
    Foi muito bem organizado. Amei as tiragens do Léo, ele é muito engraçado.
    Só não deu pra ficar até o final.
    Mas foi muito bom conhecer escritores novos e rever os meus escritores favoritos.
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que invejaaa hahaha Sempre tive vontade de ir nesses eventos e esse parece ter sido muito bom! Nem acredito que tinha a Lycia Barros, Maurício Gomyde e Tammy Luciano tudo junto. Eu ia ficar doida se estivesse aí hahahaha
    E que legal vocês terem saído depois.
    Espero ter oportunidade de ir na próxima *u*
    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Como eu queria ter ido!
    Mas ano que vem estarei lá, com certeza =)
    Saber que o evento foi um sucesso me deixa mega feliz, e também, com toda essa gente boa fazendo parte.. era impossível da errado.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Giu!
    Adorei a cobertura do evento, pelo que percebi foi bem organizado e maravilhoso. Aqui em Brasília eu participei da organização e sei como é cansativo, mas vale muito a pena. Parabéns pelo ótimo evento, ficou show. Adorei as fotos.

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  24. Deve ter sido maravilhoso mesmo, achei fantástica a programação no Rio! Agora, nesse momento em que a Manu subiu no palco representando a Vida eu ia chorar... A máquina de contar histórias me emocionou tanto que não ia me aguentar! rs...

    Fui no evento de São Paulo domingo passado, foi bem legal também. O Felipe Colbert estava lá, e fiquei feliz por poder conversar um pouquinho com ele. Sou muito fã! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Giu,

    Que evento SHOW!!!! Que planejamento e organização mais impecável!! Amei. Gosto muito desses eventos, pois além de promover a literatura nacional, possibilita interação social entre os participantes, além, claro, de ser um momento muito agradável e divertido.

    Como a Ju eu fui ao evento de São Paulo só que no dia 19/07, dia 26/07 fui ao Porre Literário que é mega legal.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá que evento maravilhoso, seria tão bom se todas
    as cidade tivesse oportunidade de ir conferir uma evento
    desse nível. Ainda bem que você foi e pode nos passar um
    pouco do que rolou, adorei

    bjs
    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie Giu, tudo bom?
    Nossa, que evento lindo *-* Ficou tudo tão arrumadinho, organizado que chega dá gosto de ver *-* Como sempre arrasando, pena que moro longe e não pude participar :'( mas fico feliz que tenha sido tão maravilhoso assim *---*

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  28. Tanto autor que eu quero conhecer, mas estão todos tão longe :'( "exijo" um evento desses em Teresina u.u heheh

    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  29. Oi Giulia, tudo bem?
    Eu não pude ir, uma pena, queria muito ter ido!!!!! Nossa, quantos autores lindos e não acreditei quando vi Talita Rebouças presente!!!!!! Quero muito conhecê-la!!!! Li u livro dela recentemente e adorei!!!!!!! E você dando show e tudo???? Arrasou!!!!!!!!
    Parabéns por essa iniciativa, desejo sucesso a todos os autores e espero poder ir a próxima edição.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Giulia

    Que evento mais incrível foi esse hein!!! Adorei você compartilhar um pouco das palestras, debates, conversar e até stand-up dos autores.
    Ótima iniciativa deste evento para aproximar os leitores dos nossos autores!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá... Giulia.... que maravilha!!!!!!! Amei as fotos... o evento!!! A animação e tudo mais...
    Aiiii nesse momento que li toda a postagem fiquei com uma imensa vontade de morar ai no Rio rsrsrsrsrs para ir nesse evento que pareceu bem significativo ainda mais para comemorar o dia do escritor.... sem eles eu não teria meus sonhos... não teria minhas viagens... não teria meu motivo para rir e me emocionar... Postagem magnifica.. Xero!!

    ResponderExcluir
  32. Nossa!! Que legal!! Gostaria que tivesse um desses aqui em Salvador! É tão bom ver e conhecer autores pessoalmente... A maioria deles são muito engraçados!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Oi Flor!
    Deve ser muito legal morar no Rio de Janeiro! Aqui em Floripa não tem eventos literários assim tão grandes! Adorei! Achei mega legal vc poder te contato com tantos autores bacanas. Pena que não deu de cantar direitinho, mais melhor a capela que nada!
    Gostei do post!
    Um grande beijo!
    Paulinha Juliana – Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  34. Oi coisa feia, tudo bem?
    Eu sou mais pop. Fui entrevistada na edição de SP u.u dhiashudhausihd

    Beijo

    ResponderExcluir
  35. Acredito que esses eventos são super importantes para a divulgação da literatura brasileira que é tão rica e promissora, mas é uma verdadeira lastima que não seja um ato tão praticado. As editoras e livrarias meio que esquecem de fazer essas coisas, principalmente aqui em Salvador, onde o único evento de literatura que tem um minimo de visualização é a Bienal do livro que acontece a cada DOIS ANOS, um espaço de tempo que acho absurdo mas...
    Bom parabéns pra Cultura que abriu esses espaço e parabéns a todos os organizadores. Só mais uma perguntinha.. Onde encontro videos do evento.. assim só por curiosidade hahaha

    Beijos, Aimara.

    ResponderExcluir
  36. Olá tudo bem ?
    Um evento de tal magnitude me parece ser demais, aqui na minha cidade nunca tem evento nenhum, mas eu me lembro de alguns que ocorreram e foram muito bons, gostaria de poder ir em outro mas não tenho oportunidade.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Giulia,
    Eu nao acredito que eu perdi esse evento. Eu ate confirmei minha presenca mas quando se tem filhos pequenos nao dá.

    Da proxima com certeza eu vou, nem que eu deixe meus filhos com minha mae. Hahahaha

    Bjocas

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)