SLN 2014: Josy Stoque


Animados pra nossa 1ª entrevista? Nada mais justo do que começar com a idealizadora do projeto. A Semana do Livro Nacional foi pensada, organizada e divulgada pela Josy Stoque. Vem conhecer mais um pouco sobre ela.

Josy Stoque




Alcântara, Tortaro, Stoque... Muitas Josys em uma só. Afinal, quem é a Josy?

KKKKKKKKKK Boa pergunta, Giu! Vou confessar meu nome verdadeiro (apesar de não gostar muito dele rsrs) Josimari Stoque Alcantara. Assim mesmo! Cheio de “i” e com “s” mudo! E sem acento no “a”, coisa triste! Rsrsrs Em 2007 me enfiei em um casamento, o que me fez tirar o Stoque e colocar o Tortaro. Outra burrada! Aí fiquei Josimari de Alcantara Tortaro (repare que continua sem o acento, escrivães são analfabetos!). Comecei minha carreira em 2010, por isso usei o nome do marido. Mas em 2012 minha vida mudou, deu uma guinada monstruosa, tive que recomeçar minha vida toda e, consequentemente, minha carreira. Voltei a ser solteira (uhuuu!!!!!) e usar o nome de nascimento. Então decidi usar meu nome do meio por ser mais bonito, mais fácil de ler, mais latino, mais tudo de bom, não é mesmo? Rsrsrs E mais a ver comigo, com quem sou hoje! Sou publicitária formada, uma sonhadora de carteirinha, uma romântica (meio escondida debaixo dos calos, mas essa parte em mim ainda existe!), uma poetiza que virou romancista, uma batalhadora que não se deixa abater pelas dificuldades e uma mulher disposta a aprender com seus erros e fazer sua parte no mundo. Escrever resume tudo o que eu acredito sobre a vida.

Você começou publicando por uma editora sob demanda. O que achou da experiência?

Achei ótima para começar. Eu nunca participei de grupos online, nunca tive blog, nem nunca havia sido lida. Gostava de escrever para mim. No máximo, quem lia o que eu escrevia eram minha família e amigos. E só. Fui tímida e retraída por boa parte da adolescência e não acreditava que meus escritos pudessem ir além. Mas quando amadureci, construí uma carreira e uma vida, eu achei que ainda faltava alguma coisa e a vontade de voltar a escrever estava ali, sempre, caladinha, mas presente. Então achei que era a hora de investir em uma carreira profissional como escritora. Era minha vocação na terra. Quando a gente acredita em algo assim, precisa fazer alguma coisa a respeito. Conheci a Literata através de um spam no Twitter (Marcelo Paschoalin nunca vai se esquecer disso rsrsrs) A editora, apesar de pequena, me abriu a porta para o mercado, para leitores, para comunidades literárias, blogueiros e afins. Meu conhecimento em marketing e mídias sociais também me ajudou bastante e hoje estou feliz com os resultados, mesmo assumindo uma carreira independente através das plataformas de autopublicação da Amazon.

Depois que você descobriu a Amazon, não quis mais largar. Conta pra gente como é que ela mudou sua vida.

Ah, é verdade! Amo demais! Bem, primeiro a Amazon mudou minha carreira no sentido de números. Todo autor quer ser lido, portanto, quantidade conta sim. Ninguém entra na lista de mais vendidos da Veja se não vender, portanto, ver meus livros na lista de eBooks mais vendidos da Amazon por muito tempo é uma alegria sem tamanho! Em um ano autopublicada na Amazon, eu alcancei quase dez vezes mais leitores do que em três anos na editora por demanda! Estou realizando e sentindo que minha carreira finalmente está começando como se deve. E claro! Fui selecionada pela AmazonCrossing para ter meu livro de estreia traduzido para o inglês! Outro sonho realizado, que parecia tão distante, e a autopublicação tornou realidade!

Eu já sei, mas nossos leitores ainda não... Qual foi sua reação quando recebeu o convite para ter Marcada a Fogo traduzido pela AmazonCrossing? Aproveita e fala sobre esse braço da Amazon e a situação atual de Marked by Fire.

Plot! Quase desmaiei de emoção! Fiquei tão feliz! Meu Deus! Eu desliguei a ligação internacional com a gerente do KDP – Kindle Direct Publishing – e me joguei no chão ajoelhada para agradecer a Deus por ter me concedido esta oportunidade inestimável! Eu chorei, gritei, pulei! Foi a maior alegria da minha vida!
Bem, a Amazon é uma gigante da internet no mundo toda e é tão nova! E inovadora! Ela começou no mercado oferecendo serviços online que não existiam e ganhou tanta força que mudou o mercado editorial nos Estados Unidos e está se ramificando para o restante do mundo! A empresa criou vários braços para atender linhas editoriais desprezadas, como autores independentes, edições de livros esgotados e tradução para o inglês de obras de outros países. Para quem não sabe, os EUA não são muito receptivos com relação à outras culturas, mas a AmazonCrossing chegou para mudar isso e provar que literatura estrangeira no país também pode ser lida e se tornar best-seller. O Brasil é o segundo país que tem obras de autores selecionadas para a tradução pela empresa e estou muito feliz por representar uma categoria marginalizada aqui: os autores independentes.
Marked by Fire está pronto! Tradução, capa e diagramação. O livro será comercializado em livrarias além das lojas da Amazon pelo mundo em vários formatos: eBook, paperback, hardcover e audiobook. Já está em pré-venda e o lançamento oficial do digital é dia 26 de agosto e dos outros, 23 de setembro. Estou ansiosa para ver como a obra será recebida pelo público estrangeiro.

Você tá em um relacionamento sério com a Amazon, mas, se pintar uma proposta com uma editora grande aqui do Brasil, sua coração vai balançar?

É verdade, em um relacionamento muito sério, mas é claro que não sou contra editoras nem estou descartando propostas. Tenho consciência que a liberdade que a Amazon me propõe jamais seria igual em uma editora, mas estou aberta a negociações.

Insensatez foi escrito a quatro mãos. De onde surgiu a ideia? Como é desenvolver um romance em parceria? Você e a Gisele Galindo divergiam muito quando não concordavam com algum ponto da história? Pretende se aventurar em outro projeto desse?

Foi uma experiência única e insensata e não pretendo fazer de novo! Rsrs Somos amigas na internet desde que lançamos nossos livros de estreia pela Literata em 2011 e já nos conhecemos pessoal, porém, escrever Insensatez foi tudo online, em reuniões diárias no MSN e no Google Talk. A ideia surgiu de uma conversa, como tantas outras que sempre tivemos, sobre leitoras que nos pediram para escrever algo que não fosse fantasia. Aí começamos a sugerir ideias de romance que fosse diferente, sem cair no clichê ou em alguma modinha. Foi assim que eu criei o Marco e a Gisele, a Isadora. Não tivemos divergências alguma durante o processo de criação. Foi tudo muito rápido e inconsequente, como o próprio título da história sugere. Não teve preparo, nem roteiro. A gente sabia como eram os personagens e qual seria o desfecho daquela loucura, o resto foi ação e reação. O Marco aprontava, a Isa revidava e assim foi até que entrou na metade e precisamos definir alguns pontos-chaves para que a história fechasse no final pré-determinado. Foi uma loucura tão boa que escrevemos o livro em três semanas! Quando terminamos, eu estava exausta! Não comia nem dormia direito há semanas! Kkkkkkkkkkkk Só tenho uma coisa a dizer, é algo difícil, mas nossos santos bateram. Acho que estávamos no mesmo momento, na mesma sintonia, por isso deu certo.

A série Os Qu4tro Elementos é fantástica; Estrela é um romance épico; a trilogia Puro êxtase é hot; Insensatez é new adult... Definitivamente você não se prende a um gênero só. Como consegue ser tão versátil? E seja sincera: você acha que consegue escrever bem em todos os gêneros?

Putz, não me prendo mesmo até porque eu leio quase tudo. Acho que isso é influência de minhas leituras hahahaha E tem muito a ver com meu momento. Quando comecei, queria escrever algo diferente, por isso optei pela saga e quando estava terminando de escrevê-la, tive a ideia para Estrela. Tudo no universo fantástico, porém, com pegadas diferentes. A série é mais hot e o romance épico é uma versão de contos de fadas. Insensatez, bem, foi um pedido de leitoras e a história me pegou. E Puro Êxtase tem uma narrativa diferenciada porque está muito ligada a um momento muito forte e intenso na minha vida. Foi por causa dessa nova fase e dessa mudança radical que surgiu a ideia. Então, não me prendo mesmo. Escrevo o que tenho vontade, porém, todos têm uma pegada romântica, tem uma lição de vida e trechos eróticos (menos Estrela rsrsrs). Olha, não sei se escrevo bem em todos os gêneros, sinceramente, deixo essa avaliação para meus leitores fazerem. Só posso dizer o que é mais complicado escrever fantasia. Livros hot são bem mais simples e fluem melhor. Acho que é minha veia literária também, por isso, já decidi que a partir de agora escreverei livros eróticos com cenários inusitados, onde poderei manter minha criatividade e inovação, como gosto de escrever.

Sua profissão – publicitária – auxilia na divulgação dos seus livros? Se sim, dá umas dicas pra quem está começando agora.

Ajuda e muito! E minha especialidade em mídias sociais também me fez ganhar espaço no mercado literário. Bem, escrevi quatro posts no meu site sobre dicas de marketing para autores, mas vou dar algumas aqui. Ter perfis no facebook e em outras redes aproxima seus leitores de você, mas é para ter um relacionamento, não para ficar postando propaganda ininterruptamente. Converse com eles como se fossem seus amigos, conte como é escrever a história e o que ela significa para você. outra dica importante: crie um mailing (lista de e-mails válidos) e envie e-mail marketing com novidades para seus leitores periodicamente.

Falando agora sobre a SLN... De onde surgiu a ideia? Por que você resolveu abraçar essa causa?

Surgiu depois de um final de semana com outros autores nacionais em que conversamos sobre as dificuldades de se destacar no mercado. Eu pensei: se não conseguimos sozinhos, quem sabe juntos? Foi assim que criei o projeto e ele cresceu tanto que hoje temos cerca de 500 pessoas inscritas, ajudando a difundir a literatura contemporânea nacional pelo país.

Em 2015 também teremos SLN?

Teremos, claro! 3ª edição, sempre na semana do Dia do Escritor. Será de 18 a 27 de Julho de 2015. As inscrições ficam aberta o ano todo e uso as redes sociais do projeto para manter a divulgação aquecida. Além de promover, junto a parceiros como a página Eu Leio Brasil e a Amazon brasileira, ações conjuntas de divulgação de livros e autores nacionais em datas comemorativas importantes.

Deixe um recadinho pra quem ainda não leu nenhum de seus livros.

Se você gosta de livros diferentes, inovadores, até ousados, e que farão você sair do lugar comum e ir para um novo mundo, cheio de emoções desconhecidas, seja bem-vindo aos meus sonhos em papel! Tenho certeza de que qualquer uma de minhas obras que te chamar a atenção será uma viagem nova para você direto para o mundo da imaginação.

Agora deixe um recadinho pros seus leitores.

Meus amigos leitores! É sempre um prazer ler seus recadinhos e suas mensagens de carinho. Muito obrigada! Não é só para extravasar meus pensamentos que escrevo, é para vocês também, que já fazem parte da minha vida de forma irreversível. Amo cada leitor que cheguei perto e até daqueles que só tiveram contato com minha obra e se apaixonaram. Muito obrigada por fazer meu sonho real, sem vocês, jamais seria lida! Um grande beijo!

♦♦♦♦♦

Gostaram da entrevista? Então aproveitem pra conhecer mais sobre as obras dela. A Josy tem vários livros publicados na Amazon (clique na capa para ser redirecionado ao site da Amazon).






Eu sou bastante suspeita pra falar sobre os livros porque faço a revisão deles. rsrs 5 livros e 1 conto já passaram pela minha mão. Dos que já li, o meu preferido é Insensatez, mas estou gostando bastante da série também.

Não deixem de me dizer o que acharam da entrevista. E aguardem que amanhã, no mesmo bat-local e no mesmo bat-horário, tem mais! Façam suas apostas... quem será o convidado de amanhã?
Até lá!

25 comentários

  1. Ain gosh, jura que seu preferido é Insensatez? Como que você só fala isso em público para que eu tenha um surto psicótico para todo mundo ver? HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHA Você mora em meu coração, lindona, e em breve continuará a série. Obrigada pela força e oportunidade. Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. ótima entrevista ainda não conhecia esses livros , já entrando para minha famosa lista de autora .

    Muito sucesso a voc}e Josy e a Giulia .

    abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Parabéns pela entrevista. Confesso que não conhecia a autora.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, tudo bom?
    Eu adorei a simplicidade da autora e a forma como ela respondeu as perguntas de forma tão descontraída, dei boas risadas dela falando sobre o nome hahaha' "Levanta princesa, a abobora virou carruagem" foi a minha única experiencia com a narrativa da Josy, gostei bastante, é suave e flui muito bem. espero poder ler mais coisas dela; Beijoooss!!

    ResponderExcluir
  5. Que legal a entrevista!!! Gostei muito, que simpatia de escritora :)

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente adorei
    Acompanho de perto a história do Josy, pois estou com ela desde o início e adorei saber um pouco mais sobre ela e com certeza Josy é bem versátil e na minha humilde opinião, ela sabe escrever de tudo mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Linda gostei bastante de sua entrevista e achei as capas do livro da autora MARAVILHOSAS. Já tinha visto alguns dos livros delas, mas nunca li antes.
    Espero poder conhecer suas obras qualquer hora que tiver mais tranquila, porque quero comprar um kindle pra poder ler tanto como o dela como de tantos outros autores nacionais. Porque pelo tablet é horrivel hahahah...enfim...

    Se cuida linda e parabens pela entrevista e pelas perguntas que foram bem criativas.
    =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Maravilha de entrevista!! Parabéns!
    Ainda não conhecia a autora e adorei saber um pouco mais sobre ela.
    Imagino a alegria com essas conquistas mais recentes. Desejo que muitas outras venham por aí!!
    obs: As capas dos livros são simplesmente fantásticas!! Vou checar os livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Giulia! Menina, adorei a entrevista. A Josy parece ser um amor de pessoa e torço muito pelo seu sucesso. Gostei quando você perguntou sobre os sobrenomes variados que ela vive usando, afinal já fiquei bastante perdida por isso. E espero ler alguma de suas obras!

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  10. Oláaaa!
    Uau, com tantos livros que parecem ser interessantes, como é que eu ainda não conhecia essa autora?
    Fiquei bastante curiosa em relação a série dos quatro elementos. Mas, como não sou muito adepta ao e-book, vou ficar torcendo para que alguma editora descubra mais esse talento nacional, né?!

    Parabéns pelo post!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia essa autora e fiquei de queixo caído ao ver quantos livros ela já fez *o* kkkk Bom, eu adoro entrevistas e achei essa super bacana, a primeira pergunta sobre o nome dela ficou bem engraçada, a autora fez várias brincadeiras, né? Acho que ela deve ser bem humorada oo/ Enfim, adorei o post e desejo sucesso para a autora :3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  12. =O
    Ela já tem tudo isso de livro e eu só conhecia - e bem recentemente - Puro Extase?
    Preciso mudar isso hahaha
    Adorei a entrevista com ela. Imagino a felicidade com a noticia de que seria publicada em Inglês. Muita sorte pra ela <3

    Ah, e eu AMEI as capas da quadrilogia *--*

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

  13. Oie Giulia ,
    Adorei a entrevista e as respostas da Josy. Já conhecia o trabalho dela, mas nunca li seus livros.. as capas são extremamente lindas e fiquei curiosa aqui para conhecer as histórias e a narrativa da autora. Desejo todo sucesso para Josy!

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Ainda não li os livros da Josy, mas estou cada vez com mais vontade, e acho que vou começar pelo Insensatez por ser um new adult *-*
    Achei muito bacana ela não se prender a nenhum gênero, para nós leitores que lemos (quase) tudo só nos beneficia!!!!
    Outra parte da entrevista que gostei, foi como ela contou como escreveu em parceria. Sempre me pergunto como escritos fazem para construir uma historia juntos, deve ter sido bem cansativo mesmo para terminarem em 3 semanas!!!

    Parabéns e Muito Sucesso para os livros e as edições da SLN
    bjoss

    ResponderExcluir
  15. Olá Giulia.... Tudo bem???
    Menina adorei a entrevista achei essa autora super animada e versátil.... já tinha visto na amazona os livros que compõe a série Filhos da terra e que capas maravilhosas são essas ein... daria ótimas capas de livro físico ein... Bom comprar na amazona é complicado pra mim porque eu estou sem cartão de crédito... enfim... muito sucesso para a autora e suas publicações... Xero!!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber um pouquinho da história da autora, confesso que tinha muita curiosidade sobre essa troca de sobrenome, agora tá tudo explicado! rs... E que máximo esse convite que ela recebeu da Amazon, muito legal essa conquista de ter seu livro traduzido por ela para ser comercializado em outros mercados que o português não alcançaria. A SLN foi uma ideia fantástica que a Josy teve, e espero que tenha muitas e muitas edições!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Giulia, tudo bem?
    Gostei muito desse projeto de vocês, recentemente participei de um semelhante com o mesmo intuito: divulgar os autores nacionais.
    Fiquei impressionada com a força que a Amazon possui, não sabia disso. E muito menos de que eles tem uma vertente para publicar nossos autores lá fora.
    A autora está de parabéns e lhe desejo muito sucesso.
    beijinhos.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Giulia,

    adorei a entrevista e saber um pouco mais sobre a autora, tenho um conto e um livro dela mas ainda não li.
    E que tudo ter seus livros traduzidos pela Amazon!!!
    Amei.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Poxa! Adorei a entrevista, adorei saber da relação dela com o Amazon e a liberdade que ele traz. Gostaria de ler um romance dela, acredito que escrever fantasia é bem mais difícil mesmo, eu adoro os livros eróticos. Adorei as capas também! Parabéns para a autora!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não conhecia a autora, mas com certeza vou gostar dos livros dela só por ela ter falado que são diferentes.
    Achei muito legal o convite que ela recebeu da Amazon!
    Dos livros dela, eu acho que ia gostar mais de Insensatez também, por ser um NA.
    Gostei bastante da entrevista :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia a autora, mas to achando um barato encontrar comentários dela polo blog hahahahahahaha
    As capas são lindas, adorei ter conhecido um pouco sobre ela com a entrevista e espero logo, logo, reverter esta situação lendo tantos livros quanto forem possíveis.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Que bacana ter seu livro de esteia traduzido. Também gostei da autora não se prender a um gênero só, acho isso bem diferente de vários autores. Ainda não conhecia a maioria dos livros dela, os únicos que eu conhecia é Puro Êxtase e Insensatez, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos dois, espero conhecer o trabalho da autora logo =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Olá Giulia!
    A Josy é uma pessoa muito bacana.
    Já li os livros, Marcada a Fogo, Filho da Terra e Puro Êxtase. Amei todos eles.
    Essa ideia que ela teve do SLN foi a melhor do mundo. É muito bom ter uma semana do ano para podermos prestigiar os escritores nacionais.
    Amei a entrevista.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adorei a entrevista! Acho sempre válido pois aproxima os leitores e faz com que possamos conhecer até mesmo informalmente!

    ResponderExcluir
  25. Oi Giulia!
    Adorei conhecer um pouco mais da Josy, ainda mais que finalmente vou começar a ler seus livros rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)