{ particularidades } Aperta o repeat e deixa rolar

Oi, gente! O mês está quase acabando, mas ainda dá tempo de postar o Particularidades.
Como vocês sabem, essa coluna não tem tema e normalmente não tem nada a ver com literatura. É só uma forma de eu falar um pouquinho mais de mim pra vocês.
Pois bem, esse mês não sabia sobre o que escrever. Enrolei, deixei passar, empurrei com a barriga... Aí veio a SLN e tomou 7 dos meus dias. Mas chegou uma hora que não teve jeito, tive que botar a cabeça pra funcionar porque não podia deixar julho terminar. E assim veio o tema.


Eu amo música!
Meus pais sempre gostaram e incentivaram. Mamãe canta muito bem, meu pai toca violão, já ouvia música desde a barriga. Fui criada ouvindo do melhor da MPB, tipo Tom Jobim e Roupa Nova. Com 5 anos comecei a estudar piano, mas confesso que sou ultrapreguiçosa pra ler partitura. Hoje canto na igreja e sou casada com um músico. Rs Tudo isso é pra explicar minha relação com a música desde sempre.

Mas pra mim não basta só ouvir, tenho que cantar junto. E pra cantar eu preciso decorar (ou ler a letra, mas não dá pra andar e ler e cantar e ver se vem carro antes de atravessar e não tropeçar no buraco, tudo ao mesmo tempo). Com isso, você já imagina que eu prefiro as músicas nacionais, né? Canções em outra língua demandam atenção especial, letra, tradução e muito tempo de estudo/memorização.

Então, até chegar ao ponto de decorar tudo pra soltar a voz junto com o cantor, eu ouço a mesma música 1 milhão de vezes. Sou chata mesmo, daquelas que sabem todos os contracantos, firulas, voltinhas e frufrus da música. Até faço o instrumental quando dá. kkkkkkkk

Quando eu era criança, minha mãe não aguentava ouvir Sandy e Jr. Meus CDs daquela época sumiram todos; eu achava que tinham se perdido depois de duzentas mudanças, mas sinto que tem uma mãozinha dela por trás disso. Hehehehe!
Na adolescência tive a fase Marisa Monte, Ana Carolina, Jota Quest... Mas o que marcou foram os inúmeros CDs do Diante do Trono tocando sem parar.
Na época de namoro, o Eli me passou umas músicas de que ele gostava, a maioria uns hip hop do Apocalipse 16. De tanto ouvir indo e voltando do trabalho, hoje eu sei as músicas mais do que ele; quando toca no carro, canto tudo e ele fica com cara de tacho.
Casei, mas continuei com a mesma mania. Roberta Sá, Los Hermanos, Maurício Gomyde (ele tem um CD chamado Nove Canções, interpretado por Indiana Nomma)... Pior que marido gosta de ouvir de tudo um pouco. Pede pra eu ouvir as músicas de um fulano, eu gosto, boto pra tocar todo dia e ele se arrepende profundamente de ter me mostrado. Assim com foi Michael Bublé.

Falando em Bublé, ele foi uma grande ajuda durante as revisões por algum tempo. Eu não curto ler escutando música porque me distraio querendo cantar, mas tudo muda quando se trata de músicas estrangeiras. Então boto pra tocar, não entendo a letra mesmo, e consigo focar na revisão.
No início, eu até conseguia lançar mão desse lindo com voz suave e música gostosa cantor como ferramenta de distração em lugares barulhentos, mas hoje já fico cantarolando as melodias e cantando "me-e a-and Mrs. Mrs. Jones". Já não serve!

Assim como minha mãe e meu marido, você deve ter se perguntado se eu não enjoo. Não, gente! É mágico. No começo, reparo na melodia, depois vou percebendo os arranjos e detalhes especialmente pensados praquela música, aí canto o refrão e de repente percebo que já sei a letra quase toda; nessa hora, só preciso ouvir mais umas 2 ou 3 vezes prestando total atenção às palavras pra finalizar a memorização.

É simples: você ouve 1, 2, 3, 10, quantas vezes forem necessárias até a empolgação passar e você descobrir uma nova paixão. Mas, depois disso, já carrega aquelas músicas pra sempre e se empolga toda vez que toca, mesmo que tenha passado muito tempo.

Agora estou em um relacionamento sério com as músicas do congresso de adoração da minha igreja. rs! Daqui a pouco vem o Adore 2014, eu canto tudo e arrumo uma nova paixão.

Acampamento de Casais 2013
(quando eu ainda estava com uns 15 kg a mais)

Agora me conta aqui nos comentários sua relação com a música. Você costuma escutar que tipo de música? Faz que nem eu, ouve até decorar, ou escuta um pouquinho de tudo? Quero saber se sou a única louca que faz isso. rs
Beijinhos!

27 comentários

  1. Também sou assim, quando gosto da música escuto um milhão de vezes seguidas e não me canso. Não consigo escutar uma música que eu gosto e não cantar, é impossível! Tenho minhas fases, Nando Reis, Kid Abelha, Lulu Santos, Engenheiros do Hawaí... atualmente o que não sai do som do carro é Maria Gadú, amo as músicas dela!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Facebook: Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Também ouço música desde a barriga e se deixar passo o dia todo escutando (seja lá o que eu estiver fazendo!). Mas não decoro letras antes de cantarolar não. Ou seja, é um desastre total.. mas simplesmente não me importo!! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Não sou a melhor cantora do mundo, na verdade não canto nada, mas se a "minha música toca" eu preciso cantar junto... e, cá entre nós, acho que não canto tão ruim pois nunca reclamarão ou me mandaram calar a boca hahahahahaha

    Gosto de tudo um pouco: internacional, samba, pagode, rock, sertanejo... só não me obrigue a ouvir funk, pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Quem não gosta de musica?
    Eu sou muito viciada e gosto bastante
    Mas não costumo sair cantando por ai rs rs
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Rsss quando gosto de música quase fura kkkkk , teve u DVD da Ana Carolina que escutei tanto que assim como seus da Sandy Junior o DVD desapareceu rssss.
    Música é alimento para alma, muitas meses estamos desanimados uma boa música levanta o astral. Parabéns pela família de músicos .

    beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  6. Olá Giulia!
    Na minha família todos cantam. Quando digo todos é todos mesmo. Meu avô era maestro de coral. Então eu escuto música desde a barriga da minha mãe. Eu cantava no ministério da igreja. Mas como não frequento mais parei. Eu amo música internacional. Também gosto muito do Diante do Trono. Davi Sacer, Raiz Coral entre outros.
    Adorei este post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Giulia
    Achei muito legal a sua relação com a musica! Eu gosto muito de musica tbem, mas sou muito avoada sabe. Adoro aqueles rock's mais antigos, tanto nacionais quanto internacionais... mas NUNCA consigo gravar o nome das musicas e dos cantores!!! Alguns nacionais são fáceis (capital inical, legião urbana.... ) mas dai empaco no nome das musicas... hahahahhah essa sou eu, não vivo sem música mas não me pergunte oque mais gosto... meu gosto é extenso e não vou lembrar mesmo! :P
    Até agora oque faço é escrever no TT oque estou ouvindo ... me ajuda as vezes! :)
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu também amo música! Mas eu já prefiro as internacionais. Minha mãe também não gostava de Sandy e Junior, mas ninguém mexia nos meus cds não kkkkkk
    Também ouvia bastante Diante do Trono, mas hoje eu já não ouço muito...
    Eu já tentei ler ouvindo música, mas realmente não consigo, nem com música nacional nem internacional. Eu me perco no que estava lendo e começo a prestar atenção na música, então realmente não dá.
    Amei o post *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que demais saber disso! Também amo música, aprendi a tocar violão porque é o tipo de música que mais gosto de ouvir e sempre achei lindo demais, aquela coisa mais acústica, voz e instrumento sem muitas frescuras.. Mas ouço bastante coisa, na maioria, internacional.

    ResponderExcluir
  10. Giu *---*
    eu sou daquelas que escolhe meia duzia de musicas e escuta por uma semana sem parar!
    Quando fiz obra no meu quarto - e tirei um armário grande e velho que tinha tudo que se possa imaginar dentro - percebi que nao ia conseguir manter tudo e tive que me desfazer de algumas coisas. Meus CDs foram um deles. Salvei apena alguns: os do Sandy $ Junior (7 ao todos), Slipknot, Simple Plan e Chocolate com Pimenta (Trilha sonora da novela)

    Você acredita que tenho boa parte da discografia do S&J no celular? Não me canso de ouvir, e claro, sei todas as musicas de có e salteado! hahaha temos que ir em um Karaokê, só vai dar a gente!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Legal conhecer sua relação com a música. Amo música e a consumo massivamente em todos os dias da minha presente vida. Infelizmente eu não canto bem, mas adoro ficar cantarolando por aí. Junto de alguns amigos pensamos em montar uma banda de folk/mpb/rock já que temos cerca de 34 composições. Quem sabe um dia isso dê certo, já que vou entrar em uma aula de canto e estou aprendendo violão. Tenho uma coleção pequena de CDs das músicas que escuto hoje, mas tenho vários da Xuxa e Sandy e Junior haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oi flor
    Quando escuto uma música pela primeira vez e ela me encanta, escuto ela por vários dias, sem parar, repetindo. Eu gosto de vários estilos, mas o rock é meu preferido. Eu adoro cantar, mas não talento e por isso mantenho só pra mim mesmo. Sempre tive o desejo de aprender a tocar violão e/ou piano, mas isso não pode ser realizado. Ah.. Bublé é tão magnifico e perfeito. Outro que adoro é John Mayer. Enfim, a música faz parte da minha vida desde de cedo.

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Giulia, tudo bem?
    Fiquei rindo, pois me identifiquei, eu adoro Sandy e Junior até hoje pena que acabou. Acho que a maioria daqueles que gostam de ler, gostam também de música, já reparou??? Acho que é por um simples motivo: a música, como o livro, conta uma história. E o que é a melodia??? Gente, acho que quem escreve o som, tem algum conchavo com os anjos, risos... é mágico, tem músicas que você não sabe nem a letra e a melodia já te envolveu. Já viu aquele filem letra e música??? É muito fofo. Já percebeu que adoro esse assunto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que post diferente, gostei bastante dele *o*
    Bom, eu não tenho lá uma voz bonita para cantar, mas adoro estar cantando, direto fico aqui no pc ouvindo música e cantando, não sei outros idiomas, mas arrisco me dar uma de cantora em músicas internacionais também kkkkkkk Aqui em casa não tem ninguém que toque um instrumento ou cante, mas antes a gente vivia cantando no karaokê e dávamos uma de cantores profissionais kkkkk

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  15. Eu amoooo música também. Mas eu não costumava ouvir tão nova não, acho que só comecei a ouvir e gostar mesmo quando tinha uns 10 anos.
    Eu até tento cantar junto, mas como eu gosto mais de música internacional, não dá muito certo cantar haahaha
    Minha mãe também não gostava de Sandy e Junior, e não comprava o cd pra mim de jeito nenhum, todos os cds deles que tinha, eu tinha ganhado.
    Eu consigo ler ouvindo música, eu até prefiro ler assim =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Oi Giulia

    Assim como você eu gosto muito de música e não imagino minha vida sem ela. Escuto várias vezes a mesma música quando curto muito e algumas carrego na memória sempre.
    E costumo escrever ouvindo música.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Giulia!
    Dizem que canto bem (mas acho que por simpatia), cantar mesmo, só no chuveiro! Hahaha! Tenho muita coragem para pegar o microfone não. Ando numa fase meio indie rock, mas já passei por várias, até reggae.
    Beijos!
    http://cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Não sou muito de ouvir música, mas quando ouço é MPB! Amo Tom Jobim e Roupa Nova!!! =) Que legal que você tem essa relação tão próxima com a música, eu até gostaria de ouvir mais, mas leio o tempo todo e também não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo, porque também tenho vontade de cantar junto!! hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Giu,
    Amei conhecer um pouco mais da sua relação com a música. "Amodoro" música ouço um pouco de quase tudo, sou preconceituosa assumida de sertanejo e funk, mas reconheço que tem algumas letras sertanejas que são um arraso.
    Sou realmente movida a música, ouço, canto e se encontrar uma louca, na rua, no metrô cantando sou eu. rsrsrs Sou eclética, gosto de Marisa Monte, Ana Carolina, Paralamas (amo), Skank, Vanessa da Mata, Tom Jobim, Jota Quest, Ney Matogrosso, U2, Coldplay, Avicii, Pink, Bruno Mars e muitos outros, gosto das clássicas, New Age (Enya, Loreena Mckennit, Kitaro, Yanni e outros), gosto de alguns Blues, Black Music, algumas músicas da country Shania Twain), Alycia Keys, Zeca Balero, Lenine, ai meu Deus são tantos artistas e tantas músicas, melhor parar por aqui. Ah! reggae tb. fui... rsrsrs

    Beijos
    Tânia Bueno
    http://www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie flor, tudo bom?
    Amei o post, bem legal isso dos teus pais te darem maior apoio com a música, confesso que música é minha vida, amo ouvir, cantar, e só durmo se for ao sonzinho das músicas hahaha acontece que eu não canto NADA, minha voz é completamente negativa hahaha Mas quem liga? O importante é ser feliz. Fiquei aqui morrendo de curiosidade, quero ouvir tu cantando *-*

    Beijos!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Giulia,

    que bom ter essa veia artística na família. Bom, eu não ouço uma música muitas vezes não, pois meus talentos artísticos são inexistentes, rssrsrsrsrsrsrs.
    Eu, como você (embora sua mãe canta e seu pai toca violão) cresci ouvindo música, mas era música clássica, Bethoveen, Mozart, Bach e rock ;)

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa Giu
    Eu adoro música e sempre que posso to cantando, nem que for embaixo do chuveiro. hehehehe
    Mas não sou tãooooooo encucada de ter que decorar tudo, no decorrer do tempo acabo aprendendo. hehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oieee, eu não gosto de músicas nacionais, escuto somente as internacionais, e então consequentemente não tem como eu decorar a música kkkk, afinal não sei inglês, mas enfim, gosto de poucas musicas brasileiras, mas as que eu gosto eu simplesmente decoro com o tempo, a única cantora que eu curto de verdade é a pitty rsrs. Algumas músicas dela eu sei de cor, mas eu escutei apenas algumas vezes e já decorei kkkkk, adorei a postagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Oi Gui
    Muio legal sua relação com música. Eu também ouvia que nem louca Sandy e Junior quando era pequena! Coitada da sua mãe!
    Legal ser casada com um músico, e ter sua mãe desde cedo colocando a música na sua vida!
    Parabéns por cantar na Igreja!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  25. Oi coisa feia. Meu Deus, tu cantando? Imagino o desafinado que deve ser D: .

    Ouço mais músicas internacionais do que nacionais, então já sabe né. Nunca vou ouvir um cd seu dasudhuuashd <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Oi Giulia,
    Que legal hein, a música em sua vida é algo tão natural.
    Bom eu ouço de tudo um pouco, mas geralmente internacionais são as que ouço mais, antes ouvia somente por hobby sabe, até que descobri certo dia que consigo me concentrar ainda mais com música...
    Meu sonho é aprender a tocar algum instrumento, quem sabe algum dia ainda consigo.
    Adorei a coluna.
    Beijos Mari - Stories And Advice – Minha Opinião Poder

    ResponderExcluir
  27. Hey, Giulia!

    Adorei seu post, haha! Ri bastante em algumas partes até (nas que me identifiquei). Ouço de tudo um pouco, mas gosto especialmente de músicas Indie e MPB. Também sou desses que ouve inúmeras vezes a mesma música até enjoar... não há nada melhor, há?

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)