O Livro da Loucura e das Curas – Regina O’ Melveny


Título: O Livro Da Loucura e das Curas
Autora: Regina O' Melveny
Editora: Novo Conceito


Meu pai se fora, meu marido morrera e meu coração silenciara. Gabriella Mondini é uma médica com estranhos poderes de cura, poderes que vão além de seus conhecimentos científicos. No fim do século 16, uma mulher médica — e tão sensível quanto ela — é praticamente uma heresia. Assim, se quiser continuar praticando a medicina, deverá ter o aconselhamento de um homem. Seu pai, também médico, seria o conselheiro ideal, mas ele a abandonou há dez anos: saiu em busca de curas inimagináveis por uma Europa cheia de crendices e magias. E, agora, por meio de suas poucas cartas, é possível perceber que sua sanidade mental está desaparecendo. Disposta a reencontrar o pai e, quem sabe, salvá-lo a tempo de continuar praticando a medicina, ela atravessa os Alpes da Suíça e os campos da Alemanha, encontra-se com os maiores médicos da Europa e caminha por cidades e vilarejos estranhos até chegar ao Marrocos. A jovem médica enfrentará caminhos que lhe ensinarão o que é viver no mundo dos clínicos e herboristas daquela época; um mundo onde as praças públicas exalam cheiro de corpos queimados, onde ervas exóticas destroem todos os desejos e onde doenças como a Inveja (“um verme invisível”) saem do corpo dos mortos para destruir os vivos... Até o fim de sua aventura, ela tentará conquistar a sabedoria tão desejada, mas também terá que lidar com o conhecimento dos segredos de sua família, que são, afinal, os seus próprios segredos.

Gabriela vive com a mãe em Veneza, apaixonada pela medicina que seu pai lhe ensinou, ela sofre por não poder exercer seus talentos por ser mulher e não ter um homem como padrinho. Seu pai a apadrinhava com orgulho, até que sem mais nem menos resolve partir em uma longa viajem em busca de novas informações para seu livro em construção “O Livro de Doenças”.


Depois de dez anos sem ver seu pai, obtendo noticias apenas por cartas, Gabriela não aguenta mais a distancia e após receber uma carta dele dizendo que jamais voltaria, ela decide ir atrás de seu pai e convencê-lo a voltar para Veneza.

E assim, começa a grande e sofrida jornada de Gabriela junto com seus fieis criados Olmina e Lorenzo, ela passa de cidade em cidade em busca de pistas do paradeiro de seu pai. Apesar de todas as dificuldades do caminho Gabriela não desiste de encontrar seu pai e a cada cidade que ela passa ela começa a descobrir que talvez seu pai tenha ótimos motivos para não querer voltar para Veneza, talvez tudo o que ele quer é apenas protegê-la dele mesmo.

O Livro da Loucura e das Curas é um livro difícil de ser lido, não por ser chato, pelo contrário a escrita de Regina é complexa, intensa e até mesmo didática, aprendi muito com as anotações de Gabriela para o “O Livro das Doenças”. A história se passa no fim do século XVI o que torna a busca de Gabi pelo seu pai ainda mais difícil, pois na época estava acontecendo inúmeras coisas ao mesmo tempo pelos lugares que ela passava, e fazer uma viajem apenas com mulas em meio à neve não é nada fácil.

Queria que a autora tivesse se aprofundando um pouco mais se tratando dos inúmeros personagens que passam pela viajem de Gabriela, mas mesmo assim gostei bastante, um livro pra se ler sem pressa saboreando cada capitulo. O desfecho é simples e direto o que em minha opinião ficou perfeito.

A capa desse livro é uma das mais bonitas que já vi e sua diagramação simples e muito confortável. Recomendo o livro para quem curte um drama histórico que nos da à capacidade de conhecer um pouco mais das dificuldades da época.

Alguns podem pensar que o vazio é algo oco, mas mão, é um fardo invisível, penetrante, atmosférico e quase esquecido, até que alguém seja golpeado inesperadamente por sua força.

29 comentários

  1. Oi Suzi!
    Faz um tempinho que li este livro e amei ele. Realmente a busca da personagem é longa e eu gosto porque passa por diversos lugares e o final não é chato. Não sou muito adepta de Veneza que é onde ela mora, mas adorei os lugares por onde ela passou. Gosto deste tipo de leitura!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho o livro, mas ainda não li.
    A premissa da história é muito bacana. Gosto de tramas que envolvem descobertas pessoais e família.
    O que desanima um pouco é essa narrativa. Em geral, não me incomodo com a complexidade, mas nesse momento estou evitando um pouco (talvez por isso ainda não tenha lido o livro).
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha. Porém livros muitos intensos não me prendem muito. Conhecei certa veza ler a menina que roubava livros e não consegui . Parei. Porém adorei o filme . Pode ser o momento . Quem sabe mais para frente eu leia .

    abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
  4. Entendo e muito quando diz, que queria mais profundidade nos personagens, mais detalhes.
    Enfim, a capa realmente é bonita, e não querer ler.
    Espero ler futuramente, até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii Giu!
    A Capa é realmente linda... mas não sei se faz muito meu estilo de leitura!
    Me parece ser um livro interessante, mas acho que seria daqueles que leria em meeeeeses... afinal sou uma procrastinadora de carteirinha haha! Mas fico feliz que tenha gostado!

    um beeijo Lara
    meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    AI MEU DEUS, EU TENHO ESSE LIVRO. Acho que comprei em alguma promoção do submarino na qual eu apenas botei no carrinho, paguei, abri e botei na estante :o quando é promoção eu quase nem olho o livro as vezes :p mas agora irei ler (ou tentar)!

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas ele parece ser bem interessante, achei linda a capa também, embora não seja um das mais lindas que eu já vi. A sinopse do livro é ótima e a sua resenha só me deixou mais interessada, acredito que deve ser bem emocionante acompanhar a história de Gabriella, mas fiquei desanimada quando vi que é um livro difícil de ser lido, geralmente eu acabo desistindo de livros assim, mesmo que a história deles me agradem :C No entanto, achei o livro ao todo bem interessante *o*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Olla!
    Adorei seu blog muito lindo, to seguindo :D
    depois de ver esse post deu até vontade de ler esse livro ele parece ser bem legal!
    Beijinhos
    http://fashionglittergabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi..
    Gostei muito da resenha. Vi poucas deste livro por aí.
    Este livro nunca me chamou muita atenção, mas sempre achei a capa linda.
    Que bom que gostou, a leitura parece ser boa mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não conhecia o livro mas gostei da resenha. A leitura deve ser um pouquinho difícil mas parece super valer a pena ;)
    Eu ja li dramas historicos mas não sei se to na epoca para ler, mas acho que leria sim :)
    estamos doidas para O Teste então :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quase comprei esse livro em uma promoção, puro impulso!
    A história do livro não me atrai, e depois da sua resenha é melhor eu risca-lo da minha lista de uma vez. não vou querer lê-lo =/

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Inspirado em O Físico, será? Achei a estória bem parecida, mas protagonizada por uma mulher. Como amei o livro de Noah Gordon, vou tentar esse tbm!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece muito bom, eu não tinha prestado muito atenção nele, parece o tipo de livro que a gente termina e fica refletindo sobre aspectos de nossas vidas. A capa dele é linda mesmo. Só é uma pena a autora não ter se aprofundado em alguns personagens...
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi Su
    Gostei muito da sua opinião, gostei do que disse dele ser difícil de ser lido! Gosto muito de desafios, gostei do enredo e da capa! Acho que irei ler!
    Boa resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Suzi.
    Gosto desses tipos de leitura, pra se fazer lentamente, degustando, mas o enredo dessa história não me interessou.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Que lindo seu blog, estou seguindo! Parece um livro mediano, que eu não compraria, mas se tivesse a oportunidade de ler com certeza leria :-)

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Não conhecia o livro, e tabém não sei se terei oportunidade de ler. Mas a premissa é bem legal. Adoro livros épicos!


    Beijos,
    Cinefilando Br
    > Não deixe de participar do sorteio de 2500 likes valendo 2 Trilogias, Livro, Caneca e Camiseta!

    ResponderExcluir
  18. Realmente. esta capa é linda! Li há um tempinho e realmente é um livro longo, cheio de questionamentos e uma longa busca da personagem pelo seu "eu" e, talvez por isto, eu tenha achado o livro muito arrastado, muito descritivo.

    ResponderExcluir
  19. Oieee, tenho muita vontade de ler este livro, confesso que mais pela capa do que pela história rsrs, sou viciado em colecionar capas bonitas, e as vezes compro o livro somente pela capa rsrs e depois acabo não gostando da história kkk, já ouvi várias criticas tanto positivas quanto negativas sobre a obra, ele já está nos meus desejados e eu espero que quando comprar além de gostar da capa, tomara que eu também goste da história rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Apesar de não gostar de gente em capa, achei essa mesmo muito atraente. Não sei se leria esse livro, no geral os dispenso facilmente, mas apesar de você ter destacado certos pontos que não gostou achei no mínimo interessante. Quem sabe eu leia um dia!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, faz tempo que recebi esse livro para ler, mas não consigo parar e lê-lo, não consigo... E essa coisa de família etc, sem falar que excesso de descrição me irrita muito, começo a querer saltar os parágrafos - Jesus, prefiro abandonar o livro do que saltar parágrafos. Enfim, eu sou um apaixonado por capas, mas essa não me convenceria a comprar o livro não (Risos).

    http://paradoxoemserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Suzi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e achei o título bem curiosos. Nossa, personagem corajosa em ir atrás do pai dela sem nenhuma estrutura. Fiquei super interessada em descobrir porque o pai dela não quer voltar porque ele ficar longe dela é o melhor para ela. Será algo relacionado ao seu livro? Ou ele quer tanto descobrir cura para alguma doença que ele mesmo tenha?
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie.

    Eu acho que hoje, não é um livro p mim!
    Estou em uma fase de livros mais leves e que fluem mais a leitura! Acho que talvez não terminasse esse. Pena mesmo, porque gosto de livros que a mocinha é afrente a seu tempo, e vai em busca de um ideal.
    Vlw pela resenha!
    bjos!

    ResponderExcluir
  24. Oie Suzi
    Eu já tinha visto esse livro, mas nunca cheguei a ler uma resenha, então eu gostei da premissa do livro e acho que vou gostar sim, em determinados períodos eu gosto de ler um livro com mais drama e uma narrativa mais complexa, por isso O livro da loucura e das curas já está na minha lista,

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Giulia!
    Parece ser um livro bem interessante, mas um pouco complicado para ler.
    Mas mesmo assim me atreveria a ler.
    Quem sabe mais pra frente eu leia esse livro.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Quando eu li a sinopse eu fiquei bem curiosa e fiquei com vontade de ler. mais depois de ler a resenha fiquei receosa em ler hahaha gosto daqueles livros que te seguram e que você passa a madrugada lendo porque não consegue largar, e ele não me pareceu assim...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá tudo bem ?
    Bom toda esse história de buscar i pai de volta e tal, me parece um pouco clichê e vou ser bem sincero que não me chamou nem um pouco minha atenção. Nem a sinopse nem a capa, esse é um livro que não leria por agora :)
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Nossa, lendo essa resenha me deu uma vontade louca de desligar o tudo e pegar um bom livro - como este - e ler! Fiquei encantada!

    ResponderExcluir
  29. Quero ler o livro, mas acho que não estou para escrita complexa, intensa e até mesmo didática no momento... hehe... Gosto de drama histórico, só acho melhor mesmo esperar pra ler quando estiver mais no clima. Amo a capa também! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)