{ campanha } Fale! contra o abuso


A Editora Valentina convidou os blogs parceiros a participarem da campanha Fale! contra o abuso. Assim como a Semana Passarinha, esse é um projeto bem bacana que já foi realizado no ano passado, mas nunca sai de moda ou deixa de ser importante. E claro que eu vim participar!

Graças a Deus nunca vivi esse tipo de violência, mas conheço mulheres que foram extremamente desrespeitadas e tiveram seus direitos - e por que não dizer sua alma - violados. Este livro é uma grande ferramenta pra discussão.



“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.”

Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Melinda foi estuprada. Uma adolescente, que já tem problemas de entrosamento social, precisa passar por uma péssima experiência e carregar os traumas pro resto da vida. Sem querer entrar no livro, mas o usando como ponto de partida...

Quantas mulheres são assombradas pelo fantasma do estupro? Com certeza você conhece alguém que já esteve nessa situação, seja na infância, adolescência ou vida adulta; até a Xuxa já confessou, muitos anos depois, ter sofrido abuso sexual quando menina. Muitas delas não falar por vergonha, medo, trauma. Infelizmente algumas acabam morrendo de tantas lesões decorrentes da violência nos seus corpos tão frágeis.

Isso é muito sério! Estupro é crime hediondo, inafiançável!

E, apesar do meu texto ser voltado à situação de mulheres vítimas, atualmente a lei já está abrangente que homens e mulheres podem ser agente ou vítima de estupro.


Em pleno 2015 ainda há pessoas com um pensamento retrógrado de que a vítima teve algum tipo de culpa. Roupa inadequada, local perigoso, hora inapropriada, comportamento vulgar... tudo isso serve como desculpa para justificar a agressão. Se você é uma dessas pessoas, pelamor toma vergonha na cara e mude seu pensamento já!

O livro ganhou uma adaptação para os cinemas, com Kristen Stewart (Bella Swan, da saga Crepúsculo) no papel de Melinda. Fica a dica pra você assistir e divulgar para outras pessoas que ainda não conhecem.



E não poderia terminar sem falar da campanha Booktubers contra o Bullying, que tá rolando durante o mês de agosto. A vlogosfera vai fazer um movimento para discutir o tema a partir de livros que contenham o assunto bullying de alguma forma. Se você quiser saber mais sobre a campanha, quem participa e como se envolver, olha a página do evento.

Se você já sofreu abuso... Fale!

E não importa seu sexo, idade, condição socioeconômica, religião, orientação sexual... Estupro é crime! E a vítima nunca é a culpada.

11 comentários

  1. Guila...
    Ótima postagem. Acho esta iniciativa da editora muito bacana.
    Todas as formas de abuso são graves. Uma pena termos que se reunir por essa causa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que ótima campanha!
    Esse é um assunto muito importante e delicado, é uma ótima iniciativa da editora e dos blogueiros trazer isto a tona.
    É muito importante dar esse apoio a quem sofreu abuso, porque realmente essas pessoas acabam se fechando e o culpado sai impune. Fora o abalo psicológico =/
    Eu já assisti o filme, que é muito bom aliás, e fiquei interessada nesse livro. Não sabia que ele existia, vou ler quando puder!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olaaa
    Eu adorei a campanha, a intenção e tudo mais, tenho o livro aqui e quero muito ler em breve, pois o tema me atrai muuuito.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Giu, sua linda, tudo bem
    Eu também fiz questão de participar da campanha. Esse movimento é muito importante, existem vários tipos de abuso e todos eles são condenáveis. Temos que quebrar esse silêncio e ajudar a DENUNCIAR. Concordo com você, é inadmissível alguém dizer que por um roupa ou por um determinado comportamento a vítima,a pediu para ser violentada. Parabéns por também fazer parte da campanha ajudar a divulgar.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou apaixonada por essa campanha. Achei muito válido a Valentina abordar o tema e acho que todo mundo deveria apoiar!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Giu... eu acho um absurdo culparem a vítima... ela é vítima... não tem culpa de nada... o culpado é quem cometeu esse ato nojento e desumano... foco perplexa no mundo que vivemos atualmente uma vítima desse tipo de ação ainda ser mais humilhada com uma culpa que não é dela... eu não sabia que esse filme foi baseado no livro, agora vou assistir novamente para tirar as minhas conclusões... Xero!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    adorei o post, e essa campanha da Valentina é sensacional! Abuso sexual é um tema que nunca fica velho, e a cada discussão percebemos o quanto nossa sociedade ainda é machista e sexista, infelizmente
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    A campanha está ótima.
    Ótima iniciativa da Valentina.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oi giu, eu também participei dessa campanha. Acho tão bacana essa iniciativa da editora Valentina de promover essas campanhas de assuntos tão polêmicos e que merecem um destaque maior na sociedade.

    ótima postagem,

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Uau que campanha incrível! O livro e tudo o mais fala sobre algo que acontece muito em nossa sociedade. Devemos ajudar e dar apoio às pessoas que já foram estupradas. Gostei bastante.
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Giulia mais uma vez parabéns a Editora pela campanha, esse assunto deve sempre ser trazido a tona para deixar todos cientes, a cada minuto, horas há crimes como esse acontecendo e não podemos deixar passar impune uma violência dessa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)