{ palavra de peso } Olha o passarinho!


OLHA O PASSARINHO!

Ela foi convidada para ser modelo fotográfica da nova coleção da loja de roupas plus size da madrinha. É claro que iria recusar, ainda mais dessa vez, moda primavera-verão! Com certeza iria rolar shortinho, blusa de alça, vestido... tudo que ela não costuma vestir. Mas parou pra pensar e ficou com a consciência pesada. Já era a terceira vez que recebia o convite. Como dizer mais um não pra dinda, sua fiel companheira de caça às roupas tamanho enorme no shopping? Como não querer tirar as fotos, mas sempre aparecer na loja e escolher as melhores peças, sabendo que seria presenteada? Tinha certeza de que ia se arrepender mais pra frente, mas, por ora, resolveu aceitar.
Cabelo, maquiagem, iluminação, roupas nas araras. Tudo pronto pra ela entrar em cena e arrasar. E lá foi ela, morrendo de vergonha. Mas gordinha que é gordinha tem altos truques pra hora de ser fotografada. Entorta daqui, inclina dali, joga o cabelo pra um lado, vira o rosto pro outro. No final, ela ficou surpresa com a qualidade das fotos – e do fotógrafo, porque vai fazer milagre assim sem photoshop lá em casa! Será que ela daria uma boa modelo plus size? Ah, deixa pra lá! Aprendeu desde cedo a calçar sapatinhos de cimento pra não ficar voando nos pensamentos.
Mas aproveitou a experiência para ajudar as companheiras de peso: preparou um guia de dicas para sair bem na foto e postou em sua página do Facebook, acompanhadas das fotos de divulgação da nova coleção. Quer conhecer os macetes dela? Então fique ligada!

Liporrespiração
Essa é clássica! É o método mais simples, rápido e fácil – isso se o fotógrafo não demorar, e você começar a ficar roxa. É só inspirar fundo, estufar o peito e encolher a barriga o máximo que der; máximo leia-se encostando as gordurinhas abdominais nas costas. Feito isso, o próximo passo é prender a respiração até ver o flash ser disparado e torcer pra que nenhum iluminado queira repetir só pra garantir – mas, se ele fizer, aproveita o intervalo pra expirar e inspirar rapidamente.
* Vantagem: a barriga dá uma boa murchada ao mesmo tempo em que dá aquela valorizada nos seios.
* Desvantagem: só favorece a região abdominal, além de não ter efetivo sucesso em fotos pós-refeições.


Inclinadinha pra frente
Essa também é tiro e queda pra quem precisa disfarçar o “estômago alto”. Na hora de posar para a câmera, basta tombar um pouquinho o tronco pra frente – é só um pouquinho, não é pra parecer torta na foto –, dando uma encolhida de leve na barriga.
* Vantagem: Assim como a liporrespiração, esse método ajuda a diminuir visualmente o “pânceps”. Mas, ao contrário do anterior, serve para quem acabou de comer num rodízio.
* Desvantagem: Se estiver em grupo, tem que pedir pra todo mundo inclinar junto, senão imagina o mico?! Só você lá, fazendo a maluca.


Mão na cintura
Também há a variação “mão um pouco abaixo da cintura”, vai depender de qual parte do corpo você quer disfarçar. Se o seu problema for o diâmetro que corta o umbigo, a mão se encaixa onde deveria existir uma cintura. Mas se você tem quadris largos e quer dar uma disfarçada nele, é só descer um pouquinho a mão, colocando-a onde ficaria uma calça de cintura baixa. Na posição “xícara”, a mão esconde o local problemático, e o braço fica levemente afastado do tronco (porque, você sabe, braço ao lado do corpo faz as gordurinhas do tchau se espalharem horizontalmente).
* Vantagem: Serve para disfarçar várias partes do corpo, inclusive os braços.
* Desvantagem: Sempre rola a piadinha do “abre as asas”. A não ser que você seja desencanada e complete com “solte suas feras, caia na gandaia, ô ô, entre nessa festa”, o momento foto feliz pode se transformar num pesadelo.


Foto de cima
Sem dúvidas, esse é o método mais completo. A foto tirada de um ângulo superior afina a cintura, aumenta o peito, disfarça o papo e esconde a horizontalidade braçal. Pode reparar que, quando a máquina está do nível do nariz pra baixo, você sai estranha, com o rosto enorme. Serve pra qualquer ocasião, mas deve ser usado principalmente em foto carão, porque essa é a que mais deixa o rosto em formato de lua cheia.
* Vantagem: todas as acima listadas. Faz o coraçãozinho, foto de cima é amor.
* Desvantagem: Se você souber de alguma, me avisa!


Foto de lado
Tradicional pra grupo de mulheres. “De ladinho, que emagrece!”, grita a infeliz lá do outro lado, só porque ela é magra, e ainda manda botar a mãozinha na cintura da amiga da frente. Ok, há quem goste, mas se você for a única gorda do grupo, evite! Peça pra ficar no centro, e pras meninas virarem pra você. Ó que lindo! Não deu pra evitar? Tudo bem, respira fundo, faz a liporrespiração e vira pra câmera num ângulo de 45º.
* Vantagem: Sei lá, não gosto dessa posição.
* Desvantagem: De frente ou de lado, sou gorda do mesmo jeito, então tanto faz.


Foto de costas com o rosto virado quase pra trás
A descrição pode parecer estranha, meio menina do Exorcista, mas é simples de entender. Coloque-se posicionada de costas para a câmera. Agora gire o tronco de maneira que consiga olhar para ela. Feito? Pronto, é só sorrir! Essa é pra dar uma variada nas poses. Rs
* Vantagem: a pança fica escondida, é só tomar cuidado pra não deixar os flancos em evidência. E o papo fica aparentemente menor, já que a torção do pescoço dá uma esticadinha nessas gorduras inconvenientes.
* Desvantagem: seu braço fica super em evidência, mesmo com a dica da asinha de xícara.


Meio corpo
Quem nunca??? Você pede pra pessoa tirar a foto; ela, toda gentil, vira a câmera na posição vertical pra pegar o sapato. Aí você manda logo “tira deitada, só da cintura pra cima”. Isso é revolucionário! Todos os seus problemas (ou quase todos, ainda tem o papo) ficam excluídos da foto. Não é uma maravilha?
* Vantagem: Não aparece quadril, barriga, celulilte...
* Desvantagem: ... nem a sua sandália caríssima, comprada especialmente pra ocasião.

Você, leitora do outro lado da tela, conhece alguma outra dica? Se sim, escreve aí nos comentários pra ela ler. Vai que a madrinha a chama de novo... Mas quer saber? Se rolar a proposta, ela vai aceitar na mesma hora, sem titubear. Porque, depois dessas fotos, ela está se sentindo mais bonita ainda!

  
  

* Todas as fotos retiradas da página da Fluvia Lacerda, essa modelo linda e maravilhosa que me inspira e me ajuda a perder a vergonha diariamente. ♥

5 comentários

  1. A beleza da mulher vai além do peso. Quem falou que só é linda e chama atenção quem é magrinha? Gostei da iniciativa.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Giulia lindona adoro esse textos, são um incentivo a todas que precisam aprender a lidar com seu corpo e gostar dele. Sem medos ou preconceitos. ótimas dicas, já vou aproveitar algumas hehe . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, adorei as dicas!
    Foto de cima é vida, eu tenho cara de bola, tá louco tirar retinho hahahaha
    A Fluvia é linda demaaaais!
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Adorei o post, muito linda as fotos, quem dera eu ser fotogênica assim :(

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Gostei muito do post e foi uma inspiração para mim porque tenho um bebê de cinco meses e meu corpo mudou muito. É um pouco difícil aceitar as mudanças, mas estou tentando muito.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)