Por Toda a Eternidade - Kristin Hannah


Título: Por Toda A Eternidade
Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 400
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Tully Hart é uma mulher ambiciosa, movida por grandes sonhos que, na verdade, escondem as lembranças de um passado de abandono e dor. Ela acredita que pode superar qualquer coisa ao esconder bem fundo os sentimentos de rejeição que carrega desde a infância... Até que sua melhor amiga, Kate Ryan, morre. Então, tudo começa a mudar para Tully, que se vê escorregando em um precipício cheio de memórias melancólicas e remédios para dormir... Dorothy Hart — ou Cloud, como era conhecida nos anos 1970 — está no centro do trágico passado de Tully. Ela abandonou a filha repetidas vezes na infância. Até que as duas se separaram de uma vez por todas. Aos dezesseis anos, Marah Ryan ficou devastada pela morte da mãe, Kate. Embora seu pai e seus irmãos se esforcem para manter a família unida, Marah transformou-se numa adolescente rebelde e inacessível em sua dor. Tully tenta aproximar-se de Marah, mas sua incapacidade para lidar com os sentimentos da afilhada acaba empurrando a menina para um relacionamento infeliz com um rapaz problemático. A vida dessas mulheres está intimamente ligada, e a maneira como elas vão rever seus erros e acertos constrói um romance comovente sobre o amor, a maternidade, as perdas e o novo começo. Onde há amor, há perdão...

Aconselho a quem ainda não leu Amigas para Sempre a não continuar a ler essa resenha, pois foi impossível evitar spoilers.

No segundo volume da série Firefly Lane, acompanhamos a vida de Tully, Marah e Johnny depois da perda da doce Kate. O luto se manifesta de maneira diferente em cada um, uns superam mais rápido que os outros, algumas pessoas se destroem no vazio que fica com a perda de um ente querido.

Johnny fica totalmente perdido sem Kate, em vários momentos ele enumera os erros que está cometendo criando seus três filhos sozinho, simplesmente não está lidando bem com a perda do seu grande amor. Confuso, ele acaba afastando Tully de sua família, pois toda vez que ele olha para a melhor amiga de sua esposa parece que sua ausência fica ainda maior.

Após a morte de sua amiga para sempre, Tully tenta ser forte e superar a dor, mas, quando Johnny a afasta da única família que ela tem, ela desaba. Sem trabalho ou alguém para apoiá-la, ela se sente cada dia mais inútil e solitária. Não demora para que ela se afunde na depressão, no álcool e nos remédios, e em um momento de descontrole ela sofre um acidente, e mais uma vez é Kate quem a ajuda lutar pela vida.

Marah não consegue se perdoar por não ter estado mais próxima da mãe quando podia e agora ela se foi. A depressão também a consome, e ela não consegue lidar com esse sentimento, mesmo com Tully tentando ajudá-la. Quando conhece Pax em seu grupo de terapia e se identifica com ele em relação à dor que ambos estão sentindo, ela se afasta totalmente de sua família, acreditando que só ele a entende de verdade e pode libertá-la de toda sua dor.

Enfim, esse segundo volume foca no que aconteceu com a família de Kate após a sua morte, principalmente com Tully e Marah. A autora apostou em uma narrativa intercalada entre o passado logo após a morte de Kate e o presente passando pelo acidente de Tully.

Muitas resenhas que li sobre esse livro citam que não é preciso ler Amigas Para Sempre para se ler Por Toda Eternidade; eu discordo, pois a trama é densa e traz uma leitura lenta com uma carga emocional puxada. Apesar de ambos terem finais separados e bem amarrados. uma história se encaixa na outra, facilitando a leitura e o entendimento da história.

Nesse volume também iremos conhecer a história de Doroty, a mãe de Tully que é viciada em drogas e a abandonou diversas vezes durante a vida, finalmente pude entender como ela pôde ser tão cruel apesar de não justificar seus atos.

Confesso que gostei mais do primeiro livro, pois nesse volume o que predomina é o luto, o que acabou comigo. A leitura não fluiu como eu gostaria, pois toda vez que lia eu ficava triste. Minhas emoções ficavam à flor da pele com todo aquele sofrimento de perda.

Kristin sabe o que faz, e eu recomendo qualquer história dela, principalmente para leitores que curtem uma trama mais puxada, que aborda luto, amor, dor, superação e solidão. Tenho certeza de que irão refletir e se emocionar muito.

As lembranças são o que somos, Tul. Por fim, esta é toda a bagagem que leva com você. O amor e as lembranças são o que dura. Por isso é que a vida passa diante dos seus olhos quando você morre – você está escolhendo as memórias que quer. É como embalar as coisas.

18 comentários

  1. Oi Suzi
    Adoro livros que fazem chorar e deixam a gente deprimida. Coiisa de louca eu sei, mas acho que fico num envolvimento maior com o livro quando ela fala de sofrimento.

    Não conhecia esse livro, mas conheço a autora. Vou procurar o primeiro!

    http://www.lelendolido.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola Su como ainda não li o primeiro livro evitei ler muito da resenha, pelo visto o livro tem uma grande carga emocional que vai mexer com o leitor. Vou preparar minha caixa de lenços e começar a ler os dois livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você, não gosto de ler um "segundo livro" sem ter lido o primeiro, ainda que com histórias independentes que se encaixam. Não li ainda nenhum dos dois, e mesmo com o conselho de não ler a resenha se não houvesse lido o primeiro, fui até o fim. A sua resenha me deixou bastante interessada, parece um ótimo livro!

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Então, eu não li o primeiro, mais sou amante de spoilers, mais esse livro infelizmente não me chamou a atenção, mais gostei de ver sua animação com ele, parabéns.

    Beijos.
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Suzi!
    Nossa, esse livro parece ser bem pesado. Eu sinceramente não fiquei interessada ler, principalmente quando você disse que cada vez que pegava nele ficava triste. Porque eu acho que por mais que um tema de um livro seja pesado é importante que aja alguns momentos descontraídos, porque se não a leitura não vai ser nada além de uma tortura. Gostei das suas colocações, parabéns!

    Luz e literatura!
    Beijos

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  6. Suzy acho que posso dizer que sou uma fã de Kristin Hannah, mas para ser sincera de verdade não sou devoradora de seus livros, a carga emocional de suas histórias as vezes me derrubam de uma forma tão intensa que eu prefiro evitar ler um atrás do outro, logo o último livro que li da autora foi justamente Amigas para sempre, e até hj não tive coragem de pegar Por toda Eternidade para ler, ao ler sua resenha tive a certeza que foi o melhor para mim, não estou em um momento bom para sofrer demais, então é melhor esperar mais um pouco. Curioso que essa é a primeira resenha que leio, adorei saber sua opinião!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Todo esse boato de que não precisa ler o primeiro livro para ler o segundo começou quando a NC conseguiu comprar apenas os direitos do segundo livro, se não me engano, e os do primeiro continuaram com outra editora. Por isso ficaram falando que podia ler só o livro dois sem precisar pegar o livro um em outra editora. Enfim, o motivo pelo qual eu não leria esse livro, além do fato dele não ser meu estilo favorito de literatura, se dá pelo fato de também não gostar de obras que ficam intercalando passado e presente, pois gosto mais de narrativas lineares. Vou passar essa dica dessa vez.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Suzi, tudo bem?
    Como já peguei spoiler tem um tempo de Amigas Para sempre li a resenha, mesmo não tendo lido nenhum dos dois livros.
    Eu ganhei Por toda a eternidade em um sorteio, mas não li ainda porque queria fazer a leitura de Amigas Para sempre primeiro. Também li algumas resenhas falando sobre ler esse segundo sem ter lido o primeiro, mas concordo com você e não vou fazer isso. Prefiro acompanhar a história desde o começo.
    Um dia vou ler, só não sei quando. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Olá Suzi, eu pulei o começo da resenha para não pegar spoiler, quero ler em breve o primeiro livro, e fui para sua considerações é bom saber que mostra um pouco dos motivos da personagem, mas esse clima de luto deve ser um pouco deprimente de ler =/

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. A Andressa do Livros e Chocolate Quente é super fã dessa autora e vive falando que os livros dela são maravilhosos. Comprei todos mas ainda não li nenhum. Pena que vc gostou mais do primeiro, mas esse não deixa de ser um livro ruim, certo?

    Beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Suzi, sua linda, tudo bem
    Eu nunca entendi porque a NC comprou os direitos do livro dois se ela não tinha do livro um, mas para os leitores o que importa é ter a continuação publicada, risos... Achei muito pesada a temática desse livro, acho que vou sofrer muito com um enredo que é totalmente voltado para a dor. Quero ler, pois eu tenho o primeiro, mas por agora não, preciso estar emocionalmente preparada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Suzi, tudo bem?

    Ah, com essa sua frase fiquei morrendo de medo e não continuei a ler a resenha, pois quero muito ler "Amigas Para Sempre" e já me falaram que até na sinopse de "Por Toda a Eternidade" tem spoiler. Mas imagino que seja um livro muito emocionante e quero muito poder conferir.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Olá... não conhecia os livros... na verdade o enredo não me despertou a curiosidade para leitura... a trama até. Parece interessante... mas ultimamente estou optando por livros que realmente chamam muito atenção. Eu gostei de sua escrita... gostei da forma como abordou a temática.... xero...

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Tenho que admitir que não gosto de livros assim. Acho que possui uma carga emocional muito pesada :(
    Dessa vez eu passo haha

    Beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Suzi,

    Comprei Por toda Eternidade por pensar que era tranquilo ler somente ele, mas já mudei de ideia ao ler sua resenha, vou comprar o livro 1 para ler primeiro. Não gostei de saber que é uma leitura densa, gosto de leitura mais leves. Fora que trata muito de luto e como perdi meu pai este ano, ainda não sei se estou bem para ler sobre o tema.
    Gostei muito da sua resenha e forma espontânea e transparente de nos apresentar a obra.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Suzi, tudo bem??
    Kristin Hannah é muito diva, né?!
    Li alguns livro dela e sempre fico arrepiada com o modo como ela consegue desnudar o ser humano.
    Como eu ainda não li "Amiga para Sempre", li sua resenha meio por cima, mas ainda assim gostei do que li. Apesar de o livro não ter te agradado tanto quanto o primeiro, tenho certeza de que me agradaria. Adoro a intensidade e o drama da escrita da autora.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bem? Eu vi esse livro hoje na bienal. A capa é muito bonita. Se eu não me engano, peguei marcador dele também. Não é o meu estilo de leitura. Gosto mais de fantasia e terror.
    Sua resenha ficou muito boa e tenho certeza que quem gosta vai se emocionar junto de você :)
    Beijos


    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  18. Oi Giu.
    Eu não li amigas para sempre, então é claro que segui seu conselho ao pé da
    letra e não li a resenha.
    Mas já recebi o livro e vou ler ainda esse mês, pra só então pegar por toda eternidade, o que não farei tão cedo porque enredo com esse clima de luto é muito pesado, e me deixa muito pra baixo, essa sensação da perda arregaça meu psicológico.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)