Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira


Título: Cartas de Amor aos Mortos
Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 344
Nota: Cartas de Amor aos Mortos - Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.



Laurel é uma adolescente em conflito, ela acabou de começar o ensino médio em uma nova escola onde ela pretender deixar seu passado para trás e recomeçar, sua irmã mais velha May faleceu recentemente e ela esta tendo dificuldades em superar, sua mãe em vez de estar ao seu lado simplesmente foi embora para outra cidade deixando Laurel se sentindo ainda mais vulnerável, culpada e abandonada.

 Quando sua professora de inglês pede para que os alunos escrevam uma carta para alguém que já morreu, Laurel não consegue escrever para May, então ela escolhe Kurt Cobain, vocalista do Nirvana que se suicidou muito jovem e por quem sua irmã era apaixonada, mesmo tendo concluído a tarefa ela não consegue entrega-la, e resolve continuar escrevendo cartas á pessoas famosas que já morreram de quem ela gosta, como uma forma de desabafar tudo o que ela esta sentindo, vivendo e tentando superar, ela vê nas cartas uma oportunidade de enfrentar todos seus medos e segredos que estão presos em seu coração desde a morte de May.

A princípio senti um pouco de dificuldade em ingressar na leitura, me pareceu um pouco dramática e repetitiva demais, mas persisti e não me arrependi, a trama narrada em primeira pessoa em forma de cartas flui facilmente e conforme a historia de Laurel se desenvolve não enxerguei mais como drama, mas sim uma historia repleta de sentimentos, que mexem com o emocional do leitor.

Laurel venerava a irmã e queria ser perfeita assim como ela achava que May era, ela se sente culpada por sua morte e abandonada por sua mãe e a solidão a acompanha, confusa com tantas mudanças em sua vida ela apenas deseja recomeçar do zero e deixar todo sofrimento para trás, mas ignorar não é a melhor saída e várias vezes ela desmorona tendo crise de profunda tristeza e muita saudade.

Além do drama de Laurel seus novos amigos também vivem seus próprios conflitos o que da certo respiro para a história, pois o tema perda, morte e superação em vários momentos pesaram para mim. A autora construiu todos os personagens com personalidades muito reais e isso só fez com que eu me sensibilizasse ainda mais com os dramas vividos por eles.

No total são doze personalidades mortas para quem Laurel escreve o que é uma parte muito rica do livro, ela nos apresenta musicas, filmes e até mesmo poemas além de nos contar curiosidade sobre elas.

Um livro extremamente profundo, acredito que a grande mensagem a ser passada é que a maioria das pessoas admira, idealiza alguém como perfeita e deseja ser como elas e ficam tão obcecadas com a tal perfeição que não percebem que essas mesmas pessoas também possuem seus problemas, suas imperfeições e seus conflitos internos, no caso de Laurel sua obsessão de perfeição era por sua irmã May que agora esta morta assim como seus ídolos para quem ela escreve.

 Através dessas cartas ela tenta se expressar em relação à perda de sua irmã que se foi cedo demais assim como algumas personalidades a quem ela admira e isso traz a ela a impressão de conexão entre as cartas, os ídolos e sua irmã May.

Mesmo com a dificuldade inicial, e com alguns pontos repetitivos Carta de Amor aos Mortos me tocou, um livro pesado, profundo que trás muita reflexão, repleto de passagens inspiradoras e até mesmo poéticas, a começar pela capa que é simplesmente linda.

Recomendo o livro para leitores que não tem medo de encarar o tema morte com todos os sentimentos que ela causa lidando com toda a dor e saudade que ela carrega.

Sei que May está morta. Quer dizer, uma parte racional de mim sabe, mas não parece verdade. Ainda sinto como se ela estivesse aqui, comigo, de alguma maneira. Penso que ela vai entrar pela janela, depois de sair escondida, e me contar como foi a aventura. Se eu for mas desapegada, como May, talvez aprenda a viver sem ela.

11 comentários

  1. Oi Suzi
    Já tinha visto esse livro circulando pela internet, mas ainda não tinha parado para ler mais sobre ele, e gostei de ler a sua resenha... essa história me lembrou um pouco o livro "Em Busca de Zoe" que também fala sobre a perda de uma irmã.
    Parabéns pela resenha, ficou muito boa
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Olá Suzi :D
    Eu li o livro e não tive nenhum problema com a forma que ele foi escrito. Eu estranhei nas primeiras páginas, mas depois que vi como era eu entrei de cabeça na história.
    É umt ema pesado, mas que a autora soube abordar muito bem, mostrando os sentimentos conflitantes de Laurel. Ela realmente venerava a irmã dela, e isso foi um baque terrível.
    Ao mesmo tempo que ela tentava amenizar suas dores através de cartas, ela tentava entender a vida e morte das pessoas famosas mortas.
    Amei o livro :D
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá =)

    Quero muuuuuuuito ler esse livro. A cada nova resenha com mais vontade eu fico. Quero muito ver a trilha sonora dele <3 Adorei a sua resenha!!! Lista de desejados, no topo agora!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi, tudo bem?

    Eu já li Cartas de amor aos mortos e simplesmente amei. Não tive essa dificuldade inicial, mas fico feliz que depois tenha gostado do livro. O livro me tocou muito e fui surpreendida pela narrativa. Cartas de amor aos mortos foi muito lindo e eu amei tudo. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzi,

    A primeira vez que vi este livro foi nas mãos de um leitor que estava no trem e fiquei interessada pela capa, mas acho que o tema é meio mórbido para mim e não sou o tipo de pessoa que lida legal com a questão da morte. Então, mesmo sendo um livro interessante, creio que não lerei por trazer uma temática pesada, como você bem colocou.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi.

    Ahh não curti esse livro não. Detestei. A protagonista é chata, não tem personalidade e quer ser igual a irmã que morreu. Ela fica falando sobre a vida da "personalidade que morreu" ao inves de ir logo ao assunto de porque está escrevendo para ela... credo, não tive paciencia. Quase abandonei.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. realmente parece ser um livro muito bonito e profundo, mas do jeito que eu sou chata as vezes desisto logo quando a leitura é arrastada.
    ainda bem que vc persistiu pq pelo menos curtiu a leitura.
    infelizmente não é pra mim, mas quem sabe mais pra frente eu não leia ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi Suzi, tudo bem?

    Já vi esses livros várias vezes, mas ele nunca me chamou a atenção e agora sabendo que ele é pesado, muito dramático e repetitivo continuo sem querer ler kkk. Mas adorei a sua resenha e todos os pontos que ressaltou do livro. Tanto positivos, quanto negativos.

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  9. A leitura pra mim fluiu desde o início, e não achei a leitura pesada não. Não tenho problemas com o tema. Achei que foi através das cartas que a protagonista pode compreender a irmã e a si mesma, e encontrar um jeito de seguir seu caminho. A história conseguiu me tocar, com certeza.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem???

    Vi muita badalação quando o livro foi lançado... eu gostei muito da capa, mas depois que comecei a ler resenhas e descobrir um pouco o enredo... meu interesse pela obra diminuiu consideravelmente... mesmo com algumas reflexões que ele traz, eu achei a história meio fraquinha.. não leria nesse momento... xero...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Suzi!
    Eu quero muito ler esse. Desde o lançamento e depois ao ler as resenhas essa estória parece cada vez mais incrível, e também por ter citação de vários artistas que admiro. Adorei sua resenha!
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)