Geek Girl - Holly Smale


Título: Geek Girl (Geek Girl #1)
Autor(a): Holly Smale
Editora: Fundamento
Nº de páginas: 256
Onde comprar: Loja Virtual
Nota:

Meu nome é Harriet Manners e sou uma geek.
Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente...

Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não dá a mínima para a moda . E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é?
Harriet decide fazer uma sessão de fotos com o famoso e incrivelmente lindo Nick, mas esconde a verdade e mente para as pessoas que ama. O que ela não esperava é que no dia seguinte essas fotos fossem estar nas capas de todas as revistas de moda!
Em meio a muitas confusões, Harriet descobre que ser modelo não é nada fácil... Afinal de contas, também existem Alexas nas passarelas.
Será que Harriet vai gostar do mundo da moda?
Ou melhor, será que o mundo da moda vai gostar dela?

Sabe aquela frase "se eu soubesse que era tão bom teria lido antes"? É perfeita pra Geek Girl. Há um bom tempo eu não lia um livro que me fizesse rir tanto. É simples, é nerd, às vezes é até bobo, mas conseguiu me fisgar de jeito. Eu preferi não contar muito sobre a história porque a sinopse cumpre bem esse papel, então vem comigo conhecer esse livro ótimo.

Com muito bom humor, Harriet narra o início de sua carreira como modelo. Mas essa profissão não combina muito com uma menina que não tem o menor senso de moda, deixa um dicionário na sua cabeceira, planeja tudo - tudo mesmo - nos mínimos detalhes e sempre sabe uma informação curiosa ou não sobre o assunto que está sendo falado/vivido. Os capítulos iniciam com um fato inusitado sobre história, corpo humano, mundo animal, recordes, qualquer coisa que você provavelmente não faz ideia, parece não se encaixar, mas daqui a pouco ela dá uma volta e cai na cena. Aliás, deve ter dado um trabalhão pra autora caçar tantas coisas simultaneamente estranhas e legais pra compor a história.

Holly Smale apresenta o clássico conflito adolescente de não se encaixar na turma incrementado com um toque de Cinderella do mundo da moda. A insegurança de Harriet é visível, mas também compreensível. A vida inteira sendo taxada de incomum por seus gostos excessivos pelo estudo, e de repente dizem que ela é a pessoa ideal pra estrelar uma campanha de moda? Até eu tremeria na base com uma responsabilidade tão diferente da minha rotina.

O livro traz muitas, muitas referências ao universo nerd. Eu entendi algumas, boiei em outras. Pra quem não curte, pode parecer idiota, mas acaba sendo muito engraçado o conjunto. O enredo é meio previsível, então teoricamente deveria perder pontinhos, mas o desenvolvimento é tão único, tão inusitado, que transforma tudo.

Eu sei um bocado sobre histórias e mágica, graças ao hábito de ler montes de livros e também de participar de um fórum na internet. E a regra mais básica é que tem que ser surpresa. Ninguém pulou dentro de um guarda-roupa para encontrar Nárnia; eles pularam lá dentro achando que era só um guarda-roupa. Harry Potter achava que era um garoto normal; Mary Poppins deveria ser apenas uma babá comum, e nenhum personagens dos livros de Enid Blyton sabe que está se metendo em uma aventura até que a história não tenha mais volta.
É a primeira e única regra. A mágica vem quando você não está procurando por ela.

O romance é sutil, mas lindo. Você sabe o que vai acontecer, mas mesmo assim torce e suspira pelo casal. Nick é um modelo lindo e já experiente que não se importa com os surtos de nerdice de Harriet e a ajuda a se livrar das maiores enrascadas. Esse leãozinho não conquistou só o coração dela.

Gostei muito de como a autora discutiu questões familiares de forma humorada. Harriet é órfã de mãe, mas o pai casou e ela considera muito a madrasta. O livro mostra a autoridade exercida sobre a enteada, o amor que ela sente mesmo sem os laços sanguíneos, os conflitos do casamento e o papel da filha diante de uma situação complicada. Normalmente vemos a madrasta má e/ou viúva, a filha criada só pelo pai, sentindo falta da mãe que nem conheceu e vivenciando a entrada de outra pessoa em sua casa. Nada disso encontramos aqui, o que me fez aplaudir a abordagem da relação madrasta x enteada.

Mamãe se foi quando eu tinha 3 dias de vida, e sentir saudades dela é como amar a personagem de um livro. As únicas histórias que sei sobre ela pertencem a outras pessoas.

Já falei da família, agora vou falar da escola.
Nat, a melhor amiga de Harriet, é fascinada pelo mundo da moda desde criança e sempre sonhou com a oportunidade de ser modelo. Aí você pensa que, da dupla de amigas, justamente a que não estava nem aí pra roupas e desfiles é escolhida pra ser modelo. Sentiu cheiro de confusão no ar?
Outros personagens muito legais foram Toby, ainda mais nerd que Harriet, que fica a perseguindo e até mesmo consegue irritá-la com as nerdices, e Alexa, a popularzinha que odeia a geek da sala e faz de tudo pra infernizá-la.
Com esses 3 personagens, a autora discute a aceitação na fase da adolescência, a grande proporção que as pequenas coisas ganham e os conflitos básicos de identidade.

Nat não é apenas minha Melhor Amiga. Ela mesma se deu esse título, embora eu tenha dito que era um pouco desnecessário: ela também é minha Única Amiga. Talvez isso se deva à minha tendência a corrigir a gramática das pessoas e lhes contar fatos sobre os quais não estão interessados.

Como vocês puderam perceber, amei praticamente todos os personagens. Mas de todos o que mais me arrancou gargalhadas - de verdade! - foi Wilbur Wilbur, não Wiliam com suas tiradas exóticas que mudam a cada frase. Pensa num cara do mundo da moda exagerado na aparência, na conversa, nas atitudes. É ele!

A revisão tá boa, mas não perfeita. A diagramação também ficou legal, ainda mais com os óculos no rodapé da página. Mas o grande destaque vai pra capa, que manteve a original. A modelo é bem parecida com o que imaginei da Harriet, ainda tem esses desenhos pelo rosto e uns relevos no título.

Mesmo sendo parte de uma série, a história tem começo, meio e fim. Você não precisa dos próximos pra nada, mas bate aquela vontade de saber o que aconteceu com a vida de Harriet. Ela continua sendo modelo? Ela conseguiu deixar de ser geek? Nem preciso dizer que tô ansiosa pra ler os outros, né? Geek 2 está comigo e será resenhado em breve. E fica o apelo pra Fundamento: traga logo o 3, o 4, o extra e tudo mais dessa mulher!!!

Geek Girl é uma ótima pedida pra descontrair, voltar à adolescência e morrer de rir. Mais que recomedado!

22 comentários

  1. Oie! Ótimo ler essa sua visão sobre o livro, e digo que logo na sua primeira frase, já me convenceu de lê-lo. Eu me interesso super pela temática, e agora estou ultra curiosa para ler.

    Beijos,
    http://www.girlfromoz.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da capa e gosto do fato da história ser leve e engraçada.Sei que ele é narrado em primeira pessoa, e eu gosto disso. Quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Amei A resenha,e a capa é super linda, fiquei muito intrigada pela estória.. ^^

    ResponderExcluir
  4. Giulia!
    Quando podemos rir ao ler um livro, é maravilhoso!
    Ver um romance surgir entre um modelo e uma nerd deve ser hilário mesmo.
    E quando tem família e respeito envolvidos, ai o livro me atrai mais.
    Gostaria de poder lê-lo.
    Bom descanso!
    “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.” (Teilhard de Chardin)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Giu, tudo bem? Adorei a resenha e acho essa capa absolutamente linda!! A história deve ser bem divertida e leve, e de forma sutil a autora consegue abordar alguns temas bem importantes, como aceitação, a relação com a madrasta, essa fase da vida de adolescente. Adorei saber dos fatos e curiosidades no início de capítulo e de saber que os personagens são bem construídos. Já disse o quanto acho essa capa maravilhosa? Pois é!!

    BBeijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oii, adorei a sua resenha bem desenvolvida e chamativa adorei os quotes, sua animação quanto a ele e visivel. Só que não e o tipo de livro que me atraia muito apesar de ter chamado a minha atenção, mais ele pode entrar nos livros que considero ler, está de parabéns pelo blog e lindo e fofo.
    Beijos
    http://www.brendalandim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hahaha! Sua resenha ficou divertida, o q acabou me deixando com vontade de rir do livro hahaha! Nao compraria o livro só pela capa, e realmente achei a história meio previsível, mas vc enfatizou tanto o desenvolvimento e a escrita q acabei ficando curiosa! Estou em processo de nao comprar livros, mas vou ficar de olho nos preços =D

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu <3

    Quero. Muito. Esse. Livro. Mas quando eu fui comprá-lo, não tinha. Sou a frustração em pessoa, ainda. Quero muito ler essa série, as resenhas que leio são bem divertidas e me deixam mais curiosas para conhecer a série. Adorei a sua resenha!!!

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Confesso que não esperava muita coisa do livro, mas agora fiquei com vontade de ler. Apesar de achar esse lance de adolescente tentando se adaptar e tudo mais algo bem clichê, gostei da premissa geral do livro, das referências à cultura nerd e tudo mais. Um ponto que citou e que me incomoda nesse tipo de livros, é que as vezes as referências à cultura pop são tão específicas, que o leitor fica boiando. Acho que se vai fazer uma referência, faça algo mais geral e com coisas bem pop mesmo, pois deixar o leitor a ver navios ou tendo que ir no Google.com para entender o que ele quis dizer é mega tenso, né não!? Outros dois pontos que me agradaram foi que você gostou dos personagens e que o livro tem inicio, meio e fim, ou seja, se a pessoa não curte muito o primeiro, ela não precisa ficar acompanhando a série toda pra saber o final.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ei Giulia, tudo bem?

    Adorei a sua resenha. O livro parece muito divertido.
    Misturar o mundo greek com o mundo da moda parece uma ótima receita para boas risadas.
    E amiga, tadinha... sinto cheiro de confusão aí kkkkkk

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu,

    achei o livro legal, mas ele não virou meu favorito. Esse é daqueles livros que você lê sem precisar pensar muito. A história é divertida, gostei de ver a Holly evoluindo no livro, mas não é aquela leitura que me deixou vidrada, sabe?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Giu!
    Quando li 'Geek Girl' eu me diverti bastante! Assim como você, também achei super legal as referências ao mundo nerd/geek, e mesmo não entendido tudo, eu achei super interessante. Harriet é uma garota sem igual e sou super fã dela! Sua família então, meu Deus, é puro amor ♥ E Nick... ai, ai, ai, Nick ♥ Mas o personagem que mais me conquistou foi Wilbur - impossível não criar uma afinidade com ele.
    Espero que você leia logo o segundo livro - é emocionante, engraçado e diverto tanto quanto o primeiro ♥ e cheio de fortes surpresas!

    Beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Nossa amei! Adoro me divertir com as minhas leituras, geek girl para ótimo para esse propósito. Gosto do mundo nerd e gostei dos assuntos (família, amigos, etc) abordados no livro! Quero ler muito em breve!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  14. Poxa, eu deveria ter lido logo esse livro!
    Hahahaha não sabia que ele era assim tão divertido :D
    Estou buscando lor leituras leves e engraçadas :D
    A capa é realmente bem bolada o/
    E mesmo o livro sendo previsìvel você disse que ele vale a oena ser lido. Então...
    Eu quero ler ahhha
    Bjs
    Www.horadaleitu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Giu, tudo bem?

    Dica anotada e obrigada mesmo, estou precisando de livros engraçados e que me faça rir. Já conhecia a série Geek Girl e li algumas resenhas antes, mas só a sua que me animou bastante. Legal que a história tem começo, meio e fim, mas claro se eu ler e gostar vou querer ler tudo. Em suma, parabéns pela resenha e mais um livro para meus desejados.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  16. Geek Girl é um livro que apesar de ser uma leitura bem leve, com muitas passagens divertidas é também uma forma de trazer valores sobre coisas do cotidiano de uma adolescente: amizades, paixões, convivência com a família e além disso um tema muito importante: o bullying, e nos mostra o tema de uma forma bem leve mas que podemos sentir o quanto Harriet sofre com tudo isso.

    ResponderExcluir
  17. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Eu conheci esse livro em uma resenha faz tempo quando não era muito famoso e me apaixonei imediatamente!!!!!! Coloquei na lista e acredita que até hoje não li? Lendo sua resenha agora percebi o quanto eu estou perdendo, além da diversão, ele tem mensagens que parecem fazer toda a diferença.Você me deixou bem ansiosa.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito bom! Um livro sobre adolescente, mas sem dramas ou doença para fazer chorar. E sim, nerdices (que irei me identificar um pouco eu acho) e cenas engraçadas para o leitor rir.
    Gostei, mesmo eu não sendo o público-alvo.

    ResponderExcluir
  19. Ai, Giu!
    Esse livro parece ser tão bom! E pra você favoritar e dar cinco estrelas, só pode ser ótimo mesmo. rsrsrs Porque tu implica com tudo, né. Eu li as resenhas da Andressa e ela também foi só elogios, e eu to ficando bem curiosa pra ler. Confesso que pelas capas eu não dava muito pelas historias. rsrs Pelo visto, quebrei a cara. Quero mesmo ler.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  20. Adoro livros assim, que vc ri o tempo todo, ja aconteceu comigo tbm dessa frase " Se soubesse que era tão bom teria lido antes" hahahahaha
    vc me deixou doido pra ler esse livro '-'

    ResponderExcluir
  21. Que legal para Harriet Manners a parte de ser descoberta como modelo, e não considero isto como uma traição da parte dela para com sua melhor amiga! Mas parece que nem todo mundo gosta de ser "famosa" e isto serve para a protagonista!

    ResponderExcluir
  22. Amei o livro (nem li ainda)! Gostei da história, só pela resenha já me deixou curiosa pelos próximos livros, quero ler o quanto antes, me parece aqueles livros em que não podemos parar de ler, até chegar o final! Gostei bastante!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)