{ Clube da Liga } Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty


Título: Pequenas Grandes Mentiras
Autor(a): Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 400
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Fnac
Nota:

Depois do sucesso de O segredo do meu marido, a autora australiana Liane Moriarty apresenta um livro ousado sobre as perigosas meias verdade que contamos a nós mesmos para sobreviver.
Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre.
Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?
Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.
Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.
Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.
Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.
Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada.
Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana.

Aquela dificuldade básica em resenhar um livro que você não amou nem odiou, mas não pode explicar os motivos pra não soltar spoiler. Tenso! :| Mas vamos lá que se fosse fácil eu não seria blogueira.

Madeline retrata a mulher separada que precisa conviver com a nova família do ex. Depois do abandono quando a filha era pequena, seguiu em frente, casou de novo, teve outros filhos, estava bem-resolvida aos olhos da sociedade. Mas, no fundo, nunca superou esse período da juventude e tem pensamentos amargurados, invejando a "perfeição" da nova - literalmente - esposa e comparando constantemente as atitudes do ex no passado e no presente. Tirando essas partes que envolvem o ex, Madeline é engraçada, do tipo mãe/amiga que faz de tudo pra defender quem ama, com o plus da TPM que faz todas as meninas se reconhecerem.

Celeste é aquela diva que você quer copiar. Linda, rica, viajada, bem-relacionada, com uma família perfeita. Inevitavelmente acaba sendo referência, o padrão de felicidade que uma mulher quer atingir. Só que as pequenas grandes mentiras da vida podem estar em qualquer lugar. O que será que se esconde por trás de fotos exalando alegria e paredes luxuosas? Celeste foi a personagem que mais ganhou minha torcida. Queria muito entender melhor suas motivações e vê-la agindo sem pensar nos julgamentos da sociedade.

Jane, ao contrário das outras mãe, é bem jovem, resultado de uma noite só. Se já não fosse o bastante lidar com o preconceito de ser mãe solteira, ainda precisa travar batalhas internas de inseguranças e desconfianças. O que mais marca em sua personalidade é sua autoestima comprometida por uma situação do passado que reflete em escolhas, comportamentos e dúvidas em relação a ela e ao filho. Essa é aquela pessoa que tem tudo pra ser feliz, mas acaba não enxergando as coisas boas de si e do mundo e se condenando a uma vida medíocre. Por ser da minha idade, me identifiquei bastante com algumas coisas.

Madeline, Celeste e Jane são mulheres que poderiam estar em qualquer lugar, ao nosso lado; por exemplo, enxerguei minha mãe como uma mistura de Madeleine com Celeste. Apesar de a narrativa ser feita em 3ª pessoa, podemos nos aproximar de cada uma delas e entender suas particularidades, os medos que as afligem, as paranoias que todos têm em segredo. Aos poucos, conhecemos quem elas são, como vivem e o que têm em comum - o que está longe de ser apenas os filhos que irão estudar juntos no jardim.

Além delas e seus filhos, ainda conhecemos vários outros personagens, que aparecem como coadjuvantes ou simples figurantes. Outras mães, alguns pais, outros filhos, profissionais da escola, pessoas da comunidade... Foram tantos que no começo fiquei confusa (e se você me perguntar alguns nomes agora eu provavelmente não vou saber te dizer quem é). O que me mais me marcou durante a leitura foi a forma como as pequenas grandes mentiras nascem, atuam e camuflam a realidade. Julgamentos precipitados, preconceitos por ignorância, supervalorização da própria imaginação... São tantas coisas que escondemos ou simplesmente não conhecemos, mas que nos fazem agir e pensar de maneira totalmente errada.

Repararam que até agora eu foquei nas personagens e seus dilemas? Isso pra mim é o principal do livro, entender mais da mente das pessoas e da loucura que é viver em sociedade. Mas, infelizmente, o foco do livro - ou pelo menos seu marketing - é outro. Eis que na noite do Concurso de Perguntas há uma morte, e desde o primeiro capítulo ficamos curiosos pra saber mais detalhes, até mesmo quem foi que morreu. Depoimentos de pais e professores se fundem à narrativa, aparecendo nos capítulos como algo relativo ao assunto daquele momento, mas também dando pistas do que pode ter acontecido. E todos os assuntos importantíssimos de que o livro trata acabam sendo abafados por essa dúvida cruel.

Se não fosse por isso, eu certamente teria gostado muito mais. Cheguei a comentar com o pessoal da Liga que a autora poderia ter escolhido outro clímax pra história, porque, bem ou mal, tudo gira em torno de saber as circunstâncias da morte, aproximando o livro do gênero policial. Poderia ser muito bem um drama maravilhoso e emocionante, mas toda essa sensibilidade ficou perdida com a investigação.

Falando um pouco mais da discussão que fizemos no clube... Dessa vez foi diferente porque usamos só o Facebook ao invés do Whatsapp, então conseguimos organizar melhor, ler e reler, curtir e concordar, sem ficar aquela coisa perdida características dos grupos do app. Foi essa conversa que me fez perceber como a discussão girou em torno da morte. Claro que a personalidade das personagens foi destacada, mas ainda assim senti que o grande tcham foi outro.

A gente já sabe disso lendo resenhas por aí, mas quando paramos pra ler o mesmo livro e debater sobre ele é nos damos conta de como as percepções são diferentes. O personagem preferido, a malícia pra captar uma pista, a comoção ou desprezo por algum personagem, tudo isso varia de acordo com nossas próprias vivências. Por exemplo, enquanto as meninas odiaram a Abigail (filha de Madeline com o ex, que no início da adolescência resolve ir morar com o pai e tomar como referência a madrasta, bem mais nova que a mãe), eu a entendi porque também vivi algo parecido, guardadas as devidas proporções. Interessante também como muda a visão das meninas que já são mães praquelas que ainda não viveram essa experiência, são pontos de vista e impactos bem distintos. O jargão "nem melhor, nem pior, apenas diferente" pode se encaixar perfeitamente na nossa discussão.

Mas, se uma coisa fica como lição, é a questão do julgamento sem saber o que realmente acontece. Isso acontece no livro direto, seja com a Madeline criticando a nova esposa do ex, seja com as testemunhas dando pitacos de cenas que não acompanharam do começo e pessoas com quem não convivem. Mas também aconteceu com a gente. A autora foi tendenciosa ao escolher as 3 protagonistas, as quais conhecemos um pouquinho melhor e só sabemos dos outros personagens através da visão delas. Mas e se aquela personagem que odiamos tivesse também capítulos dedicados a ela, contando sobre seu passado, explicando o que se passava na sua mente, esclarecendo motivações, desejos e conflitos, será que conseguiríamos entendê-la? Será que nossos sentimentos por ela seriam outros?

Agora voltando pra minha opinião pessoal... 400 páginas foram muita coisa pra história, dava pra ter cortado uma boa parte. O começo foi bem arrastado e o que me moveu a ler até o final foi a curiosidade - claro que sim! - e o compromisso com o clube. Não me senti presa à história nem tive aquela necessidade de ler sem parar pra descobrir o final. A autora teve uma baita ideia de personagens, ligações e assuntos, mas escolheu o clímax errado. Não consigo pensar em um clímax alternativo, afinal, se eu fosse boa com ideias seria escritora, não leitora, mas não gostei desse mistério da morte porque pra mim foi o principal.

Apesar de eu querer ler algo da Liane há tempos, confesso que se não fosse o CLL eu não pegaria tão cedo, por causa da fila que parece que só cresce. E curti a escolha, porque eu já tinha ficado interessada desde que vi a capa - que está linda e foi o que primeiro me chamou a atenção. Como li em ebook, não posso opinar sobre a diagramação. E, em relação à revisão, está bem boa, tirando uma palavra beeeem antiga que foi mal traduzida e deixada de lado pelo revisor. Na boa, guarda-livros não é do meu tempo. Socorro!

A resenha pode ter ficado meio vaga, mas quando você ler o livro vai entender por que não posso me aprofundar mais. A leitura mexe muito com o nosso emocional se conseguirmos romper a barreira da curiosidade e nos envolver com o drama de cada um. Se você for praticar a empatia, vai se alegrar, desconfiar, chorar, ter muito medo, não conseguir se decidir, querer o melhor pro filho (mesmo que ainda não tenha um). Mas, além de tudo isso, Pequenas Grandes Mentiras é um livro que nos faz olhar pra nós mesmos e refletir sobre as nossas percepções e julgamentos.

O "Clube do Livro da Liga" é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.
Nós Somos: Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros, Meu Mundo | MoonLight Books | Prazer, me chamo Livro | SA Revista | Segredo entre Amigas | Todas as Coisas do Meu Mundo

http://www.prazermechamolivro.com/2015/04/clube-da-liga-pequenas-grandes-mentiras.html

TERMOS E CONDIÇÕES:
→ Ter endereço de entrega no Brasil.
→ Fazer um comentário sobre a resenha.

• Não é necessário preencher todas as entradas do formulário; o participante preenche as que quiser/puder; quanto mais entradas preenchidas, mais chances no sorteio.
• Para o tweet, não serão aceitas frases modificadas; a frase pode ser tweetada 1 vez por dia.
• O livro será postado pelo blog em até 30 dias úteis após o envio dos dados pelo contemplado.
• O vencedor receberá um e-mail com o resultado logo após a divulgação do mesmo e terá 48 horas para respondê-lo com seus dados; caso não haja resposta durante esse período, o livro será sorteado novamente.
• O resultado será divulgado em até 3 dias úteis após o encerramento da promoção.
• Caso o livro retorne ao remetente por falha ou erro do destinatário ou Correios (como objeto recusado, endereço insuficiente ou as 3 tentativas de entrega realizadas, dentre outras situações), os blogs não se responsabilizam.
• A promoção começa em 27/04/2015 e terminará em 24/05/2015.
• Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados.
• Se descumprir qualquer uma das regras acima, o participante será desclassificado sem aviso prévio.

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte!

11 comentários

  1. Ain amiga, que pena que você não curtiu tanto a leitura.
    Eu gostei do plano de fundo da investigação, mas não acho que tudo tenha girado em torno disso. No inicio fui movida por essa curiosidade, pelo menos até que os outros questionamentos surgissem. Dai só entrei nessa tensão novamente quando eles estavam na noite do concurso de perguntas haahah
    Eu já estou me roendo para ler o outro livro que tenho da autora.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  2. Oooi!!!

    Adooooro isso nos livros, cada um tem um modo de ver, pensar e compreender. Assim como você acredito que isso vem de cada vivencia.
    Gostei MUITO da sua opinião ser extremamente do que já li pelo Clube.
    Eu ainda quero ler para entender melhor do livro porque fiquei bem curiosa em relação isso.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Eu li a resenha da Andressa hoje sobre esse mesmo livro e vocês duas tiveram visões diferentes da história. Eu fiquei super empolgada para ler depois que sai da resenha dela. Algo comum que percebi na visão de vocês duas é a natureza humana presente em cada página. Isso foi o que eu mais gostei. E a investigação para mim não é um problema, pois adoro um mistério. E quem sabe, essa investigação não contribuiu para o verdadeiro "eu" de cada um deles aflorar? Pois a investigação pode ter encurralado os personagens, já que eles mentiam. Continuo querendo muito ler o livro, já estou participando do sorteio pelo blog da Andressa.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei Giulia, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de leituras desde a turnê na intrínseca, mas saber que ele se arrasta e que poderia ter sido menos me desanimou um pouco kkk. Acho que vou deixar para mais para frente.

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  5. Oi Giu, tudo bem? Não achei a resenha vaga, acho que entendi o que você quis dizer. A autora podia ter um excelente drama em mãos, com toda a análise das mentes das personagens, além das questões como preconceito, querer o melhor para os filhos e tudo o mais, mas se focou mais no mistério e todo essa analise das personalidades ficou em segundo plano. Enfim, parece ser um livro interessante, é bom quando conseguimos nos conectar com os personagens e poder entendê-los.

    Achei bem legal a discussão entre os membros do clube e as diferenças de opinião, acho que torna a leitura ainda mais enriquecedora. O início arrastado me desanima um pouco, mas assim que tiver a oportunidade tentarei ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi Giu, tudo bem??

    O que mais eu tenho lido foi resenhas desse livro essa semana... e percebo como os leitores tem percepções totalmente distintas... ontem eu li uma resenha onde a menina dizia que tinha a morte, mas a história não focava muito nisso para descobrir o que realmente aconteceu, mas sim nas vivências das protagonistas... hoje leio na sua que a pegada é outra, mas está tudo no mesmo contexto do livro... Eu gostei muito da capa... e fiquei bem curiosa para conhecer a história... acredito que ela traz muitas reflexões como exemplos que tive em uma resenha linda... que li hoje... que faz parte do clube, mas me falhou a memória agora pelo nome do blog... de qualquer forma... não tenho dindin para comprar o livro no momento, vamos ver se eu ganho. Xero!

    ResponderExcluir
  7. Ih, Giu! Realmente essa leitura foi pra você, como Caixa foi pra mim. Você se prendeu ao marketing do livro e o que ele promete, e realmente não é tudo. A história não gira em torno do assassinato, temos muitos outros fatores abordados e na verdade o assassinato é uma parte bem pequena disso. Eu amei essa leitura, embarquei nos dramas dos personagens, me envolvi com as protagonistas e seus segredo e mentiras. Amei tudo. Só fiquei tensa mesmo com o assassinato quando realmente chegou a noite do concurso.
    Mas livros são assim, né amiga!? Uma experiência diferente para cada pessoa.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Tive o prazer de ler o primeiro livro da autora publicado pela Editora Intrínseca no Brasil (O Segredo do Meu Marido) e devo afirmar que, realmente, a autora sabe como segurar o leitor e dar umas belas reviravoltas no enredo. Já estou ansioso para ser esse livro, espero ganhar o sorteio e ter a chance de lê-lo o mais breve possível.

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom? :D
    Li uma resenha sobre esse livro, mas a blogueira havia amado e fiquei interessada em ler. Mesmo o foco principal sendo outro - que você comentou - mesmo assim continuo querendo ler :D acho que a autora colocou a história do assassinato para deixar um pouco de suspense hahah quero ler :D acho que vou gostar. A história parece ser bem profunda o/
    Pena o começo ser arrastado y.y
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não curto muito quando o livro é lento, ou se arrasta, parece que apenas tá tentando dar volume? Uma pena que não tenha gostado, eu não cheguei a ler, mas achei bacana a história, não sei, lógico, se me ligaria ao roteiro de ficar em cima do livro fascinada, mas deu vontade.
    ps: A capa é realmente muito linda.

    ResponderExcluir
  11. Adorei tudo, a narrativa (com humor, suspense e drama na medida certa), o desenrolar da estoria, os mistérios e os personagens. Esse livro já entrou na minha lista de favoritos, adoro essa autora, ela sabe envolver o leitor em suas histórias e sempre nos faz pensar e refletir sobre os personagens.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)