Enfeitiçadas - Jessica Spotswood


Título: Enfeitiçadas (As Crônicas das Irmãs Bruxas #1)
Autor(a): Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 272
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | C. Bahia | Fnac
Nota:

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

O final do século XIX não foi um período fácil para ser mulher na Nova Inglaterra. Um grupo de justiceiros chamado de Fraternidade está por ai caçando qualquer mulher que tenha atitudes suspeitas, que possa ser bruxa. Essas mulheres são obrigadas a trabalhos forçados, internadas em hospícios ou simplesmente desaparecem na calada da noite. Só que não para por aí. Eles pregam a submissão das mulheres e se permitem vigiá-las, controlá-las, lhes privando de qualquer conhecimento como estudo ou uma profissão. Tudo em nome de Deus. Sim, porque eles são mensageiros do Senhor.

Por mais segura e bonita que seja, uma jaula é sempre uma jaula. 

Com o pai trouxa ausente e a morte da mãe anos antes, Cate assumiu a responsabilidade de cuidar de suas irmãs mais novas, Maura e Tess, respectivamente com 15 e 12 anos. Ela precisa ter o cuidado redobrado para que não levantem suspeitas da Fraternidade, porque de fato elas são bruxas. Enquanto ela tenta levar uma vida normal, as irmãs mais novas adoram seus poderes. Essa divergência de interesses acaba gerando confusão no trio. Além disso, elas são irmãs, seria estranho se não brigassem por um motivo qualquer.

Prestes a completar 17 anos, Cate também precisa se preocupar com sua cerimônia de intenção. Ela tem duas escolhas: casar-se com um homem de renome ou juntar-se à Irmandade para cuidar das crianças que lá viviam. Porém, ela tem uma preocupação mais eminente. Ao encontrar uma carta de sua mãe, ela descobre uma profecia feita por um oráculo que diz que um trio de irmãs bruxas será responsável por restaurar a supremacia das Bruxas ou enterrá-las de vez. Uma delas terá o dom da mente e será a bruxa mais poderosa em séculos. Pode ser o fato de ela ter duas irmãs ou por ser raro nascer mais de uma bruxa na mesma geração de uma família, mas ela desconfia que a profecia seja sobre elas. Isso muda tudo, não é?

Parte de ser forte é saber quando pedir ajuda, quando compartilhar as coisas em vez de guardar para si.

Narrado em primeira pessoa pela protagonista, Jessica Spotswood criou um plano de fundo que mexeu com os meus nervos. Esse mundo onde as mulheres são tão subjugadas me faz lembrar que coisas assim não são só ficção, como deveriam. As personagens bem construídas e suas personalidades distintas também me fisgaram. Enquanto Cate mascara sua insegurança com a responsabilidade, Maura é explosiva e Tess é bem observadora. Uma combinação equilibrada para agradar qualquer leitor.

Como livro introdutório, Enfeitiçadas cumpre seu papel e mostra todo o potencial dessa trilogia que mistura duas coisas que eu amo: narrativa jovem e fantasia. Já caí de amores por esse romance proibido com toque épico. E o final? A autora arrancou meu coração fora e pisoteou o coitadinho! Ainda bem que Amaldiçoadas e Predestinadas já foram publicados no Brasil, assim não irei sofrer com a espera.

- Não escolhemos quem amamos. Nem paramos de amar quando as pessoas ficam difíceis.

A parte gráfica do livro está divina! A capa chama a atenção de longe, com esse efeito desfocado que eu amo não dava para ser diferente. Internamente teremos ornamentos, uma boa revisão e folhas amareladas.

Esse não é um livro com uma grande moral, apesar de nos fazer refletir sobre os direitos das mulheres e de mostrar todos os esforços de Cate para proteger suas irmãs, mas é divertido e com certeza irá conquistar você.

6 comentários

  1. Olá!!

    Dressa, eu gosto bastante da tematica do livro gosto de bruxas e sempre vi elogios para esse livro. O que eu não sabia e acabou sendo uma novidade foi essa moral que a autora passa no livro. Acho que qualquer autor que consegue fazer isso é muito esperto. Acho que é o que vale, ler um livro e refletir sobre tudo no final.
    Espero que você continue curtindo os próximos livros!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, eu adorei esse livro e torci muito para que as três irmãs não fossem descobertas e para que a profecia não levasse nenhuma delas a morte. Espero que você curta os demais livros da série também.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Andressa adoro essas capas da trilogia, ainda não consegui parar para ler, mas está na infinita listam, pois assim como você adoro romances sobrenaturais ainda mais com bruxas. Ainda mais sendo 03 irmãs bruxas. Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu tenho o primeiro e o segundo livro aqui, mas ainda não li. Sua resenha está linda, bem objetiva! Agora você me deixou curiosa para saber qual vai ser a decisão da Cate...Acho que esse livro vai pular na frente de alguns que tenho aqui. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiii, tudo bem??
    Eu tenho muita vontade de ler o livro e espero fazê-lo um dia... porque nossa... essa série vem me encantado desde as capas lindas que ele tem... quero conhecer essas irmãs e tudo que as envolve... quero conhecer a fundo a proposta da autora... sua resenha ficou ótima... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, sua linda, tudo bem
    Eu já tenho esse livro, adoro fantasia e bruxas, então, fiquei super empolgada e comprei, ainda não tive a oportunidade de ler, mas depois das suas palavras, tenho certeza de é muito mais do que eu esperava. Infelizmente esse tratamento dado a elas não é tão fictício assim. Ela está com uma responsabilidade muito grande, se eu estivesse no lugar dela ficaria dividida, entre mudar o futuro de todos ou tentar manter as irmãs em segurança. Sua resenha ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)