O Lado Feio do Amor - Colleen Hoover


Título: O lado feio do amor
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 336
Onde comprar: Submarino | Saraiva | AmericanasCasas Bahia
Nota:

Quando Tate Collins se muda para o apartamento de seu irmão, Corbin, a fim de se dedicar ao mestrado em enfermagem, não imaginava conhecer o lado feio do amor. Um relacionamento onde companheirismo e cumplicidade não são prioridades. E o sexo parece ser o único objetivo. Mas Miles Archer, piloto de avião, vizinho e melhor amigo de Corbin, sabe ser persuasivo... apesar da armadura emocional que usa para esconder um passado de dor. O que Miles e Tate sentem não é amor à primeira vista, mas uma atração incontrolável. Em pouco tempo não conseguem mais resistir e se entregam ao desejo. O rapaz impõe duas regras: sem perguntas sobre o passado e sem esperanças para o futuro. Será um relacionamento casual. Eles têm a sintonia perfeita. Tate prometeu não se apaixonar. Mas vai descobrir que nenhuma regra é capaz de controlar o amor e o desejo.

Quando eu digo que essa mulher tem o poder, é porque ela tem mesmo. Dois livros em dois dias depois de semanas sem conseguir arrumar paciência pra ler... ai, Colleen! Te amo! Ok que esse não foi nem de perto tão envolvente quanto Cinderela, mas me rendeu muitas horas investidas em ler e algumas a menos de sono.

Em primeiro lugar preciso dizer que, apesar de a sinopse resumir perfeitamente o livro, não sei por que cargas d'água me gerou uma expectativa totalmente diferente da realidade. Quando a li, imaginei um tipo de história, mas acabei encontrando outra, muito mais profunda e arrebatadora. Leiam-na e satisfaçam-se com o resumo da história, porque vou gastar meu precioso tempo falando do que senti.

Os livros da Colleen sempre tem um quê de inovação. Não sei o que essa mulher tem, mas ela consegue abordar assuntos impactantes de maneira surpreendente. Poréééém, preciso confessar que até a metade eu li sem muito entusiasmo. Dessa vez não fui arrebatada logo no começo da leitura, mas insisti porque é a Colleen, cara, tem que ser bom!

A narrativa é intercalada entre Tate (dias atuais) e Miles (6 anos antes). Na voz dela, acompanhamos o momento quando eles se conheceram, as brigas iniciais e a atração imediata entre eles. Tem tesão, mas não tem sentimento, e aparentemente esta combinação está ótima pra ambos. Mas até quando o arranjo vai dar certo? Paralelamente, conhecemos um Miles totalmente diferente, mais emotivo, aberto e feliz. Aí fica a dúvida... o que aconteceu pra ele se fechar completamente e ficar incrédulo no amor?

— O que acha que faria um homem não querer amar nunca mais?
— Acho que, se um homem vivenciasse o lado mais feio do amor, nunca mais iria querer senti-lo novamente.
Penso em sua resposta, mas ela não ajuda muito. Não sei como o amor pode ficar tão feio a ponto de que alguém queira se isolar completamente dele.

O que deixou a coisa chata foi a narrativa de Miles. Não era envolvente, me dava preguiça. Eu lia os capítulos dele - ainda bem que eram pequenos - doida pra acabar e voltar pra Tate. E, como eu disse anteriormente, só insisti porque sabia do potencial da autora e porque sou curiosa pacas. E posso dizer que valeu muito a pena continuar a leitura.

O motivo de Miles ser tão introspectivo não é nada totalmente surpreendente, até já tinha imaginado algo do tipo, mas não demorou a cair a ficha que a Colleen tinha feito mesmo aquilo. Tudo se encaixa e, como bem observa Cap (já falo mais sobre ele), não consigo imaginar qual seria a minha reação caso eu passasse pelo mesmo que ele. E essa foi uma das grandes lições do livro... não fazer julgamentos - precipitados ou não - mesmo depois de conhecer todos os pormenores da história. Só sabe a dor quem a experimenta.

A diferença entre o lado bonito e o lado feio do amor é que o lado bonito é bem mais leve. A pessoa se sente como se estivesse flutuando.
Ele ergue a pessoa. Carrega-a consigo.
As partes bonitas do amor fazem você ficar acima do resto do mundo. Elas deixam a pessoa muito acima das coisas ruins, e a fazem olhar para todo o resto lá embaixo e pensar: Caramba. Que bom que estou aqui
em cima.
As partes feias do amor não são capazes de erguer uma pessoa. Elas puxam você para BAIXO.
Elas prendem você lá embaixo.

Voltando pra falar do Cap... Queria ter esse senhorzinho de 80 anos no meu convívio diário, pra beber de suas pérolas de sabedoria, rir com suas piadas espirituosas e ter um alento na correria do dia a dia. Sem dúvida o porteiro do prédio foi o destaque dos secundários.

Adorei o título, mesmo preferindo o original à tradução. O importante é a essência, a ideia que ele traz e nos coloca pra pensar. Existe um lado feio no amor? Estamos dispostos a ver o lado bonito sabendo que podemos sofrer com o feio? São muitos questionamentos que o livro discute e causam momentos de reflexão.

E essa capa... perfeita! Gosto do minimalismo das capas da Colleen, e depois que você termina a leitura entende que pode se encaixar aos dois protagonistas. Só fiquei #chatiada com as folhas brancas, totalmente sem necessidade, né? A revisão e a diagramação estão boas, nada a reclamar.

Já aguardando o próximo lançamento dessa diva. Certeza de boa, rápida e inesquecível leitura!

6 comentários

  1. Olá Giulia!
    Sou louca para ler esse livro e pretende ler em breve! A história parece ser incrível e trás lições para o leitor. Adorei a resenha e saber que gostou tanto!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Giulia! PArabéns pelo seu texto, mas te confesso que não me interessei por esse livro. A premissa dele não me chama atenção...Não me pergunte o porquê rs Mas, realmente, não me entusiasmei. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho que ler algo da Colleen urgentemente. :\ Melhor trecho da tua resenha: "Existe um lado feio no amor? Estamos dispostos a ver o lado bonito sabendo que podemos sofrer com o feio? " Curti muito, ein!?
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Saudades de ler um livro da Colleen. Ela realmente é uma autora única que consegue cativar com todos os livros que lançam. Esse parece ter uma pegada diferente, mas ela mantém sua escrita maravilhosa. Ainda não tenho O Lado Feio do Amor, mas já está entre meus desejados.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hello, preciso ler esse livro urgente, todo mundo falando super bem, ela tem um modo de escrita que cativa de todas as formas, pode-se dizer que ela escreve exatamente como queremos, muito amor Colleen <3
    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu adorei esse livro, também esperava uma coisa diferente, bem clichê na verdade, mas a Colleen soube trazer inovação a um tipo de história já batida.
    Minha primeira experiência com a Colleen não foi a melhor do mundo, pois não consegui me apaixonar por Métrica (me crucifiquem, rs), mas depois de ler Um caso perdido, entendi porque ela era tão elogiada, e como gosto de livros com uma temática mais adulta, O lado feio do amor foi o meu número
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)