Beijos e Batom - Mariana M. Sgambato


Título: Beijos e Batom
Autora: Mariana M. Sgambato
Editora: Modo


Um pacto quebrado entre amigos e muita confusão, abrange o cenário apresentado. Gustavo e Daniel, amigos desde o ensino fundamental, prometem um ao outro que jamais se relacionariam com as irmãs, primas, namorada e afins um do outro, evitando que nada atinja a amizade entre eles. O que poderá acontecer quando o cupido resolver flechar sem olhar a direção? E mais… Até que ponto esta amizade poderia resistir, se… De repente… Ambos acabassem se interessando, sem saber um do outro, pela mesma garota? Beijos e Batom promete prender a atenção do princípio ao fim.

Gustavo que gostava de Larissa que namorava Daniel que não esquecia Beatriz que ficou com Yuri... e por aí a história vai. Pros que gostam de triângulos amorosos, esse livro é prato cheio!


Gustavo e Bia são gêmeos e amigos de Daniel. Por conta da amizade, os meninos fizeram um acordo de não namorar irmãs/ex/primas/etc. do outro. Só que eles se envolvem com a mesma garota sem saber! E Daniel não quer assumir que gosta da Bia por causa do trato. Quando você acha que a história não pode ficar mais embaraçada, aparecem os outros personagens aí de cima e mais alguns pra te complicar ainda mais. Eu jurei que ia ficar perdida, mas no final todo mundo tinha um papel importante na história. Não quero detalhar quem é quem e quais são as relações entre eles pra não perder a graça quando você for ler.

É um livro de e para adolescentes, não espere muito se você não gostar desse tipo de literatura. O enredo é legal, explorando assuntos característicos da faixa etária - amor, amizade, sexo/1ª vez, gravidez indesejada, traição, brigas, problemas familiares... Os personagens não são estereotipados, sabe? Tirando Bia, que é linda (mas tem os seus problemas e defeitos), os outros são adolescentes normais, encontrados em qualquer turma de Ensino Médio.

Bia pensou em seu relacionamento com Daniel. Sentiu-se péssima com a rejeição. Por que ele a pediu m namoro então se sempre gostou de outra menina? Por que não estava lá tentando conquistar a tal menina e preferia ficar brincando assim com os sentimentos dos outros? Isso era muito errado! Mais uma vez aquela ilusão do príncipe encantado veio abaixo: fazia-se cada vez mais sólida a certeza de que se Bia entregasse seu coração para Daniel, ele esmagaria sem piedade.

Eu li muito rápido, em uma tarde apenas. Nada de enrolações nem passagens que você se arrasta pra terminar. Mas infelizmente há vários errinhos de revisão (será a Modo outra editora com esse problema? =/).

A capa é bonita? Sim! Mas não acho que tenha sido a melhor pro livro. Na boa, na primeira vez em que vi, jurei se tratar de algo adulto. E depois ainda vi essa imagem sendo vendida pela internet. =/ Em compensação, o interior é bom: páginas amareladas e uma diagramação fofa. Nos capítulos tinha um batonzinho e naquelas divisões dentro dos capítulos havia umas boquinhas.

Esse livro chegou até mim por um book tour organizado pela própria autora, e agradeço a ela pela oportunidade. É sempre bom prestigiar a nossa literatura!
E quem gostar do gênero adolescente, se joga na leitura!