Colin Fischer - Ashley Edward Miller e Zack Stentz


Título: Colin Ficher
Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Editora: Novo Conceito


Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…

Definitivamente protagonistas com síndrome de Asperger deixam o livro interessantíssimo. Depois de ler Passarinha e agora este, quero procurar mais leituras com personagens que tenham esse tipo de autismo. Você não deve estar entendendo nada, né? Calma que eu vou explicar.


Colin Fischer tem 14 anos e, como os aspergers, apresenta dificuldade de relacionamentos sociais e uma capacidade ímpar para uma habilidade específica - no caso dele, Matemática. Não gosta de barulhos, contato físico e alimentos moles; mantém seu quarto rigidamente organizado de acordo com seus próprios padrões, mesmo que ninguém entenda; não expressa emoções e precisa consultar seu Caderno para identificar a expressão facial de alguém no seu catálogo de emoções. Aliás, esse Caderno é grafado com letra maiúscula de tão importante que é, ali estão anotados fatos e pensamentos dele e do mundo ao seu redor desde a infância. E qualquer um que ousar sujar ou escrever ali vai ser mal visto.

É por isso que confio na matemática e não nas pessoas. A matemática possui melhores decisões.

Toda vez que ele percebe um fato curioso, faz uma anotação no caderno seguida da palavra INVESTIGAR. Ele quer saber o porquê do que acontece ao seu redor e confirmar se suas teorias são válidas ou não.

Seus pais tentam tratá-lo da melhor forma possível, respeitando sua rotina e preferências. Mas o irmão mais novo é complicado; além de não entender muito bem o problema de Colin, fica implicando e se fazendo de vítima, comparando o tratamento diferenciado dos pais entre os dois filhos.

Por ter a Síndrome de Asperger, Colin sofre bullying de seus colegas de escola, com aquelas brincadeiras idiotas típicas dos filmes norte-americanos, como ter a cabeça enfiada na privada. E é justamente o menino que mais o sacaneia que se vê na maior enrascada, sendo acusado de disparar uma arma na cantina. Pelas pistas que ficaram e pelas suas observações anteriores, nosso protagonista tem certeza de que a acusação é injusta e vai fazer de tudo pra provar sua teoria, mesmo que ninguém lhe dê créditos. Sua motivação nada tem a ver com o coleguinha cruel, mas é um desafio pra ele solucionar o mistério.

Ocorreu a Colin que qualquer mapa social que pudesse ter feito quando criança na pré-escola seria muito diferente do que imaginava agora. Na verdade, os rótulos, relações e grupos que identificara - toda a sua taxonomia - podiam ser totalmente mutáveis. A percepção reforçou a convicção de Colin de que precisava de um método concreto e eficiente para identificar tudo.

O livro é todo narrado em 3ª pessoa, exceto no início de cada capítulo, onde vemos Colin narrando algum fato científico ou histórico para introduzir o assunto daquela parte. Mesmo na narrativa impessoal, o narrador-observador vai a fundo e identifica as neuras e manias do personagem, inclusive com notas de rodapé. Ao todo são 35, que explicam um fato específico (histórica ou cientificamente) que foi citado no decorrer do assunto, mas não cabe aprofundamento no momento.

Adorei a capa. Tem essa mistura de foto + desenho, mas o que mais me encantou foram as carinhas ao fundo, reproduzindo o mapa de expressões que Colin fez em seu Caderno (retratado na 4ª capa). Há, ainda, verniz localizado nos óculos e no título. No começo de cada capítulo também tem uma dessas carinhas que Colin desenha. O legal é que, toda vez que um sentimento é descrito, ele vem em letras maiúsculas com uma fonte especial, como se fosse a anotação correspondente à expressão. E as anotações no caderno também vem diferenciadas em fonte e tamanho.

A expressão mudou rapidamente ao vê-los, de PREOCUPADA para CONFUSA e para... bem, Colin não tinha certeza, mas parecia um pouco com DIVERTIDA.

Os autores - sim, são 2, e achei uma ótima parceria - foram muito felizes ao retratar um autista com suas características tão típicas. Pelos olhos de Colin, enxergamos a inocência de um menino que tem dificuldades de reconhecer uma ironia e sempre acha que pode ajudar com suas longas explicações detalhadas sobre um determinado assunto. Entendemos também a reação de gritos e agressões que ele tem ao ter seu espaço pessoal invadido ou ser provocado.

Vale muito a pena a leitura - pela história, pela síndrome, pelo prazer em entender o desconhecido. Super recomendo.

19 comentários

  1. Ainda não li nenhum livro com personagens com algum tipo de autismo, o livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Giulia, eu tenho este livro, mas ainda não o li. Te confesso que quando ele foi lançado, não me interessei nenhum pouco por ele. Hoje posso afirmar que mudei de ideia, e justamente por conta de resenhas como a sua.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Amiga o livro pela sinopse já havia me chamado bastante atenção, mas eu ainda não tive oportunidade de ler por conta do tempo mesmo, até porque só eu estava resenhando meus livros. Agora com ajuda tudo vai ficar mais fácil e eu vou ficar um pouco mais folgada para ler os livros que gosto também. Enfim...Mas eu adorei a sua resenha, principalmente por conta da história que é narrada pelos autores. É uma história que nos trás lições de vida pelo jeito. Eu vou ver se leio, até porque ele é bem pequeno né? Fico feliz que tenha gostado e saudades de ti. Espero que esteja bem. Se cuida linda e fica com Deus =]]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Giu,
    bom a capa é interessante. Diferente e pelo que você fala, ela retratada bem a historia ali embutida.
    Nunca li nada com autistas que posso dizer que entendo o que você diz. Porem me interessei pela historia deste livro. Quero saber como é o mundo dele e como ele resolve isso. Quero conhecer o seu caderninho de ironia e expressões.
    Alem de saber como ele vai desvendar o mistério do valentão e o que isso vai dar.
    Já esta adicionado, espero poder ler em breve e assim entender melhor esse mundo.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  5. Soube desse livro atraves de um blog a muito tempo, nunca tive vontade de le-lo. Mais, depois dessa resenhas minhas expectativas só aumentaram em relação ao mesmo. Com certeza irei le-lo. <3

    ResponderExcluir
  6. Adorei muito a resenha, ainda não tinha lido nada a respeito deste livro, mas entrou na lista de desejados com certeza !

    ResponderExcluir
  7. Hey! Li esse livro há algum tempo, não lembro realmente se gostei ou não, mas acredito ter ficado no meio termo. O protagonista é super bacana, a história engraçada, mas acredito que faltou um pouco mais de realidade ao livro, achei o enredo um pouco superficial e de certo ponto, a leitura ficou um pouco cansativa.
    Também curti do trabalho da Editora na diagramação, capa e tals, ultimamente eles estão indo bem nas capas, exceto os da Bella Andre. pfvr '-'
    rsrs XOXO

    ResponderExcluir
  8. A resenha ficou ótima e tenho certeza que o livro também é , mas não sei o porquê, não gosto da capa desse livro.

    ResponderExcluir
  9. Este livro parece ser inspirador.
    Faz a gente refletir e repensa sobre nossas atitudes.
    Aliais tbm a gente acaba ser colocado no lugar no personagem. Conclusão livro perfeito.

    ResponderExcluir
  10. Ei Giu, tudo bem?

    Não sabia que o livro se tratava de um autista. Bem interessante o tema. Só li um livro que falava de autismo: O Que Me Faz Pular, já ouviu falar? Confesso que não dava nada pelo livro, agora fiquei interessada

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Giulia mais um livro que trata sobre temas fortes e interessantes de uma garoto novo que tem muitas coisas a relatar e nos ensinar, temas como esses sempre trazem uma carga de ensinamento aos leitores, comovem e nos envolvem. Já entrando em minha lista de leitura. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Giu, também gostei bastante do livro. É bem legal essa curiosidade natural do Colin, o interesse que ele tem de resolver todos os mistérios que encontra pela frente. Também acho muito interessantes os livros com protagonistas que têm Asperger, pelo menos até agora sempre me deparei com ótimas leituras!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Giu, tudo bem? Assim como você, eu me encantei com "Passarinha" e procuro mais livros que tratem sobre o assunto, e para minha felicidade eu ganhei "Colin Ficher" e não vejo a hora de ele chegar para mim. Enfim, acho muito interessante com os autores conseguem, através da história, mostrar a personalidade dos personagens e nos fazer perceber o mundo pelos olhos dele. Achei a ideia da investigação bastante interessante, e acho essa capa muito bonita. Adorei a resenha e espero ter a mesma boa experiência que você teve.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Giu
    Portadores de síndrome de asperger são tão peculiares e interessantes em seu modo de ver o mundo. Achei sua resenha tão válida e que me fez desejar o livro loucamente. Adorei a forma que o personagem do Colin foi trabalhado e como ele constroi teorias e as investiga. Com certeza, me compadeceria ao ver o personagem sofrer bullying. Triste que isso aconteça na vida real :(
    Sua resenha tá linda (de novo) e eu quero muuuito este livro. Aceito de presente de natal, ok? Ok! hahaha releva ¬¬

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Giulia

    Ainda não li nada parecido, mas gostei muito da premissa do livro, da construção do personagem, muito bom. Adorei a sua resenha e espero poder ler este livro em breve.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Giulia, tudo bem
    Achei essa uma das suas resenhas mais empolgantes. A forma como os portadores dessa síndrome e os autistas em geral, reagem ao mundo é uma incógnita para mim. Eu gostaria de entender e você disse que com o livo explica um pouco esse universo. Acho que irei me emocionar, mesmo que ele não exterioriza emoções, sua simplicidade e inocência com certeza fazem a diferença.
    Dica anotada, sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Giu.
    Minha preocupação era quanto a escrita com dois autores, mas já que a parceria funcionou, é um problema a menos.
    Eu não gosto de notas de rodapé, e essas com explicações históricas e científicas só pioraram a situação pra mim.
    Mas por trazer no enredo a síndrome de Asperger, eu pretendo ler, pelo que notei os personagens autistas conquistam. Eu li Passarinha e quando terminei quase chorei de tanta vontade que eu tinha de abraçar Caitlin, espero me apegar a Colin da mesma forma.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Desde que esse livro foi lançado que tenho uma vontade de lê-lo, mas não havia parado pra ler qualquer tipo de sinopse, resenha e eu nem sabia sobre o que tratava. Só sabia que queria ler. Agora que sei do que se trata fiquei bem mais curioso com tudo e espero dar uma acelerada aqui pra ler os livros não-lidos e diminuir essa pilha pra poder comprar esse.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, ja tinha gostado da resenha de A Passarinha, e do tema abordado. Esse livro, também parece ser muito interessante. Apesar de todas as suas limitações, devido a síndrome, o protagonista parece ser mesmo bem especial com suas habilidades matemáticas. Percebe-se que ele vê o mundo de forma literal e me lembrou ate um pouco o Sheldon da série The Big Bang Theory. Que apesar de muito inteligente, tem seus problemas sociais.

    Valeu pela Dica, com certeza já anotei.

    Beijos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)