Um Perfeito Cavalheiro - Julia Quinn

Esta resenha NÃO contém spoilers dos livros anteriores.
O Duque e Eu
O Visconde que me Amava


Título: Um Perfeito Cavalheiro (Os Bridgertons #3)
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 304
Onde comprar: Submarino | Saraiva | AmericanasC. Bahia | Fnac
Nota:

Sophie sempre quis ir a um evento da sociedade londrina. Mas esse é um sonho impossível. Apesar de ser filha de um conde, é fruto de uma relação ilegítima e foi relegada ao papel de criada pela madrasta assim que o pai morreu. Uma noite, ela consegue entrar às escondidas no baile de máscaras de Lady Bridgerton. Lá, conhce o charmoso Benedict, filho da anfitriã, e se sente parte da realeza. No mesmo instante, uma faísca se acende entre eles. Infelizmente, o encantamento tem hora para acabar. À meia-noite, Sophie tem que sair correndo da festa e não revela sua identidade a Benedict. No dia seguinte, enquanto ele procura sua dama misteriosa por toda a cidade, Sophie é expulsa de casa pela madrasta e precisa deixar Londres. O destino faz com que os dois só se reencontrem três anos depois, Benedict a salva das garras de um bêbado violento, mas, para decepção de Sophie, não a reconhece nos trajes de criada. No entanto, logo se apaixona por ela de novo. Como é inaceitável que um homem de sua posição se case com uma serviçal, ele lhe propõe que seja sua amante, o que para Sophie é inconcebível. Agora os dois precisarão lutar contra o que sentem um pelo outro ou reconsiderar as próprias crenças para terem a chance de viver um amor de conto de fadas. Nesta deliciosa releitura de Cinderela, Julia Quinn comprova mais uma vez seu talento como escritora romântica.

Já me apaixonei pelo Simon, tirei uma casquinha do Anthony, mas agora tá na vez de saber se Benedict é Um Perfeito Cavalheiro mesmo. Esse foi um daqueles livros que eu peguei pra distrair a mente e matar numa sentada só. Tinha certeza de que eu ia gostar, afinal, estamos falando de Julia Quinn. *faz o coraçãozinho e prepara que Bienal tá chegando*

Se você não lembra, a série Os Bridgertons narra em cada livro o romance de um dos irmãos - e eles têm os nomes em ordem alfabética. No primeiro, conhecemos Daphne, a 4ª Bridgerton, que fisgou um duque maravilindo; depois nos encantamos com Anthony e sua libertinagem; e finalmente chegou a hora de um dos mais esperados por mim. Eu sei que é meio esquisito pensar que há os mais aguardados se a série se trata de 8 livros, todos romances de época, e a gente sabe que vai gostar de tudo, mas esse tem uma especificidade que sempre me encanta: releitura de contos de fadas. ♥

Logo no começo nos deparamos com uma adaptação de Cinderela. Mas, se você assim como eu pensou que ela ia segurar essa releitura do início ao fim, está redondamente enganado. Toda essa coisa de princesa, carruagem e fada madrinha acontece bem no comecinho, como uma introdução, uma ambientação para nos mostrar os personagens e aí sim começar a parte histórica da coisa. E lá no final retoma o conto pro desfecho.

A beleza dela vinha de dentro.
Ela brilhava. Cintilava.
Era absolutamente radiante, e Benedict de repente se deu conta de que era porque parecia... feliz. Feliz por estar onde estava, feliz por ser quem era. Feliz de uma forma que Benedict não conseguia se lembrar de ter sido. Ele tinha uma vida boa, talvez até mesmo ótima. Tinha sete irmãos maravilhosos, uma mãe amorosa e um monte de amigos.
Mas aquela mulher...
Ela sabia o que era alegria.
E Benedict precisava conhecê-la.

Romance de época que se preze tem mocinha espevitada, e nesse não podia ser diferente. Sophie é filha bastarda de um conde que nunca a assumiu, mas a criava como pupila. Ela recebia educação e algumas regalias, mas era tratada com certa distância do pai. Até aí tudo bem. Mas o cara casa com uma madrasta que é páreo duro pro diabo e ainda ganha duas enteadas, sendo uma delas o terror e a outra um pau mandado. E tem o baile - de máscaras, oferecido por Violet Bridgerton a fim de tentar casar seus 2 filhos ainda solteiros -, tem a transformação, tem a meia-noite do desespero e, no lugar do sapatinho, uma luva. Nessa parte a releitura faz uma pausa, dá um salto de 2 anos e começa a mostrar a vida de Sophie após sair das garras da madrasta. Ela é batalhadora, não se rende fácil às adversidades da vida e corre atrás do que quer, ainda que mantenha a esperança de um, ou melhor, daquele romance guardada no coração.

O reencontro se dá de um modo nada romântico: Benedict tentando salvá-la das mãos de beberrões tarados. Mas ele nem imagina que aquela empregada maltrapilha é a mesma mascarada que conquistara seu coração. O tempo e as condições em que vivia transformara a aparência de Sophie. Agora chega de contar senão perde a graça.

Mais uma vez Julia imprimiu sua marca num enredo batido. Ironia e humor estão sempre presentes em seu texto, mas o que realmente me conquistou foi a intertextualidade. Ela conseguiu unir as duas histórias de uma maneira perfeita, encaixando todos os elementos do conto original no romance do 2º Bridgerton.

Mas eu fiquei extremamente decepcionada com o clímax, ou talvez eu tenha sido levada a criar uma expectativa totalmente diferente por conta do título. O original traduzido seria algo como A Oferta de um Cavalheiro, muito mais a ver com a história, mas esse adjetivo "Perfeito" no título nacional não combina em nada com a atitude de Benedict. Aliás, por mais que fosse normal pra época, me incomoda até pensar em cavalheiro como um homem gentil e não ver isso refletido na tal oferta. Esperava mais dele por ser um Bridgerton, criado numa família repleta de amor e respeito (mesmo com o atenuante do parágrafo de baixo), e esperava muito mais da reação de Sophie, algo como colocar o amado pra sofrer até ganhar outra chance. Anyway... Por mais que eu tente entender o desespero de um homem apaixonado, não consegui deixar de achar que ele pensou com a cabeça de baixo.

A grande questão aqui é o conflito social: um homem da alta sociedade não poderia se casar com uma criada. Se nos dias de hoje isso ainda causa discórdias, imagina numa época em que as classes sociais eram bem definidas e separadas? Precisamos entender o contexto histórico pra poder compreender melhor o drama dos personagens e os motivos que os levam a agir de determinadas maneiras.

Mesmo não sendo nem perfeito nem muito cavalheiro, preciso defender Benedict na esfera familiar. Meu sonho de consumo era uma família como os Bridgertons: grande e extremamente amorosa. A parte do grande fica difícil por conta da grana, mas pretendo compensar com muito, muito amor. É lindo ver o respeito e carinho dos filhos com a mãe, o companheirismo entre eles e a maneira como dão valor à família. E não importa o personagem da vez, isso é sempre destaque. Bom ver que a autora preza por trazer bons exemplos e tenta contagiar seus leitores.

Ah! Lembram da língua afiada de Lady Whistledown? Pois bem, ela continua atacando e nos causando muitas risadas, além de nos mostrar a visão de fora do casal (apesar de a narrativa ser em 3ª pessoa, o foco se reveza entre os protagonistas). Adoro seus comentários ácidos e pontuais. E já bateram a língua nos dentes pra mim pra falar que no próximo livro tem a revelação da identidade dela. Tenho minhas suspeitas, mas vou esperar pra confirmar. Não soltem spoiler nos comentários, pelamor!

A identidade da série está mantida na capa, e a diagramação e revisão seguem o mesmo padrão dos livros anteriores. Minha crítica fica por conta do título como já falei.

Sei que estou atrasada com a série, mas vou dar um jeito nisso já! Julia vem ao Rio em setembro e eu preciso vê-la com todos os meus livros a tiracolo esperando autógrafo. Hahaha! Se você ainda não conhece, acho bom correr e aproveitar a chance de ver essa diva em solo brasileiro. E - claro! - se divertir e apaixonar com essas histórias maravilhosas. Leia logo!

17 comentários

  1. Essa semana eu postei resenha do primeiro livro da série e como eu disse lá, eu tinha certo preconceito com o gênero, mas decidi arriscar e adorei. Foi meu primeiro romance de época e pretendo continuar lendo a série e outros também.
    Adoro saber que é um tipo de reconto da Cinderela, mesmo que a autora não o levo até o fim!
    Depois de ler sua resenha vou com menos expectativa porque assim como você imagino que o título dá uma enganada pelo que você descreveu do protagonista :(
    De qualquer forma, espero em breve continuar a série.
    *Julia Quinn na Bienal* Queria tanto conhecê-la, mas acho que será muito tumulto rs
    Adorei a resenha!

    Andresa Dias
    Leituras&Fofuras
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Giu, tudo bem?

    Os Bridgertons são maravilhosos e amo essa família. Eu pensava que esse terceiro livro era meu favorito, porque eu amei Benedict. Mas ai o livro do Colin fez eu mudar de ideia.. O próximo livro é meu favorito e Colin também é meu irmão favorito. Eu adoro Lady Whistledown, vou aguardar sua resenha para saber o que achou. Já estou sofrendo que Julia não vem na minha cidade e não vou poder ir para Bienal. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  3. Ooi Giu!

    Eu confesso que nunca fui muito fã de romances históricos sabe? Mas também nunca li, Então está na minha meta desse ano ler um pelo menos, o que eu vou fazer nesse mês de junho.
    Acho que esse livro trouxe uma nova forma que é aquela de ser uma série para cada personagem, acho que foi a primeira autora que vi assim. Agora conheço vários.

    Eu li não li ainda porque acho essa série loooonga demais, e tô sem tempo e espaço para guardar. Gostei muito da sua resenha e admiro você conseguir trazer e sem colocar nenhum spoiler.
    Espero que as pessoas respeitem isso aqui nos comentarios.
    Seu marido vai te ajudar na busca dos autografos? hahaha


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro além de um romance gostoso parece ser bem humorado e gosto de livros assim, mas infelizmente ele não aprece fugir dos clichês do genero, se bem que nem me importo mais com isso. Se você está atrasada e eu que não li nenhum ainda? Tenho vontade de conhecer pq uma amiga fala muito bem da história, mas outras tantas não gostaram muito, então fico na dúvida rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá Giulia, eu amo romances historicos, mas ainda não tive a chance de ler essa serie, gostei da historia do livro, mas essa parece ser mais fraca que as anteriores, pelo menos pela sua resenha, mesmo assim pretendo ler a serie inteira assim que possível <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Oi Giu, tudo bem?
    Cada vez que leio uma resenha sobre essa série fico envergonhada por ainda não ter lido nada da Julia. Quero muito ler essa série e saber pq tanto amor, rs. Espero ler antes da Bienal acontecer, preciso me apressar.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu, tudo bom?

    Adoro romances históricos, mas ainda não li nada da Quinn, espero ler em breve, Já estão na lista de desejados há tempos, mas ainda não os comprei. Apesar da série ser longa, eu compraria todos. Mas estou completando uma série de cada vez e comecei pelos livros da Lisa. Espero gostar tanto quanto você!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que essa parte da adaptação da Cinderela acontecia quase toda no começo e só era retomada bem no final não. A autora já me conquistou no primeiro livro da série, mas infelizmente ainda não consegui encaixar os demais na fila. Pena que deram mancada no título, mas tenho certeza que vou curtir muito a história, E na Bienal estaremos lá, na luta pelos autógrafos! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu também achei que o Benedict não foi o cavaleiro perfeito como o título sugere, mas isso não alterou e não interferiu na minha avaliação sobre o livro, eu simplesmente adoro as histórias divertidas que a Julia cria, ela consegue de forma única inovar o clichê.
    Minha leitura da série está em dia, mas como não suporto tumulto e nem tenho paciência pra ficar vendo o tempo passar numa fila é fato que não pegarei autógrafo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Esse foi o primeiro livro que li da Julia, comecei a série fora de ordem mesmo rs, mas adorei! Superou muito as minhas expectativas, eu não tinha curiosidade pelo gênero, mas como ouvi e li tantos comentários positivos sobre essa série, decidi que teria que ler para tirar minhas próprias conclusões e que bom que o fiz. Após ter lido esse já tratei de ler os dois primeiros e agora estou muito ansiosa pela leitura do quarto livro da série *-*
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Estou fazendo o coração, ansiosa pela Bienal!!!!! Não vejo a hora de levar meus livros para ela autografar. Adoro a maioria dos contos de fada, então, ver Cinderela por aqui me agradou muito, mesmo que seja em uma releitura, risos... A sociedade sempre foi dura com as mulheres, evoluímos muito, mas mesmo assim, acho que na mente de muita gente, nada mudou, infelizmente. Eu quero ler essa coleção quando eu tiver todos os livros, aí lerei de uma vez só. Mas tenho certeza de que esse aspecto da família deles é o que irá me tocar mais. Adorei!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Não preciso nem dizer que meio que boiei, né!? Não li nada dessa autora, apesar de já ter visto os livros nas prateleiras das livrarias. Também não curto quando as editoras traduzem o título e na tradução tiram a essência da obra, e o mesmo vale para quem muda a capa e tira totalmente o sentido.Eu gosto de romances históricos, mas daqueles que se passam na época feudal e tem dragões, reis e tudo mais, e não esse tipo presenta na obra em tela, apesar de ler esse estilo também. Vou deixar essa dica passar e ficar aqui com meus livros de terror, suspense e fantasma que sei que você tanto ama, não é mesmo ;)

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Giu, tudo bem??
    Mesmo sem ter lido seus livros eu queria muito conhecer essa linda... tenho os dois primeiros livros dela, mas infelizmente meu sonho de ir para a bienal do Rio está se esvaindo a cada dia que passa... tá meio complicado realizar, mas ainda não desisti... Eu gostei muito de sua resenha e entendi perfeitamente sua ressalva em questão do título... me falaram que no quarto livro a Lady é revelada, espero que ninguém conte por ai quem é estragaria totalmente a animação de quem quer ler... eu particularmente ando com boas expectativas nas leituras da série... nem tão altas e nem tão baixas... Xero!

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Não li nada da autora ainda, mas sempre tive curiosidade.
    Os livros parecem ser incríveis! Tenho apenas o 5º livro, que ganhei num evento, mas não sei se pode ler separados.
    Enfim, adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Giu,

    Confesso que ainda não mergulhei no universo de “Os Bridgertons”, mas tenho a maior vontade de tanto ler resenhas bacanas sobre esta família interessante. Gosto da ideia da autora contagiar seu leitor com escrita diferenciada e com exemplos que podem nortear algumas de nossas reflexões. Sem falar que tem o fator divertimento que acho tão especial em um livro, afinal no meu caso o livro tem que servir para me deixar bem. Não gosto de livros que me fazem chorar ou os que me deixam triste.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Giu, tudo bem?

    Preciso demais dar continuidade a essa série. Parei no primeiro, mas amei a escrita da Julia e seus personagens. Se você acha que tá atrasada na série, imagina eu huahuahuahua. De todos os irmãos, eu amo o Colin <3 Sou doida pra ler o livro dele. Mas cadê o tempo de ler o resto?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ola Giulia eu comprei os três primeiros livros da série e a cada resenha minha vontade é chegar em casa e devorar os livros, esse deve ser fofo ainda mais com essa releitura de Cinderela. Realmente um destaque das protagonistas são as línguas afiadas que dão um certo humor aos diálogos, não vejo a hora de conhecer toda essa família. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)