Cova 312 - Daniela Arbex


Título: Cova 312
Autora: Daniela Arbex
Editora: Geração
Nº de páginas: 344
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Cultura | C. Bahia | Fnac
Nota:

Menos de dois anos depois do seu surpreendente best-seller de estreia, "Holocausto Brasileiro", Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante político, forjaram seu suicídio e sumiram com seu corpo. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro. No final, uma revelação bombástica muda um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento.

E mais uma vez lá fui eu me aventurar pelo mundo dos livros políticos. Confesso que pensei, repensei e decidi uma vez mais me render aos encantos de um tipo de literatura que me encanta bastante. Desta vez, conhecemos um episódio em particular no cenário brasileiro: a ditadura.

Daniela transformou em romance algo que faz parte da história de nosso país. Inicialmente, parte dos textos foi publicada em jornais, como no Tribuna de Minas, em 2002. Fazendo levantamentos para possíveis entrevistas com  as vítimas que sofreram as torturas daquela época é que um fato lhe chamou atenção, detalhe este relatado minuciosamente.

O foco com certeza era descobrir qual o paradeiro do militante Milton Soares de Castro, encontrado morto aos 26 anos, dentro de uma cela em Linhares. Como ele foi o único a sair sem vida de lá e sob pretexto de suicídio, o caso foi arquivado, mas saltou aos olhos de Daniela logo de cara. Ela sabia que, se não investigasse mais a fundo, não descansaria.

Em meio a entrevistas e investigações, a autora se deparou com os mais diversos relatos - desde mães que tiveram seus filhos e maridos presos a mulheres que resolveram revolucionar seu tempo, dando a cara a tapa.

Descobrimos também que o refúgio de muitos presos estava ligado à música e à literatura. Em diversas partes do texto vemos uma reflexão, como por exemplo com o livro Dom Casmurro.

- Onde já se viu ter filho com o melhor amigo do marido? Aquela tal de Capitu merecia 'mermo' era um tiro na cara.
- Mas não há provas da traição dela, Deus do Céu! Só porque o moleque se parece com o amigo. Esse Bentinho não sabe segurar a mulher. Se fosse assim, muita dona ficaria enrolada por aí.

Dividido em três partes, a primeira vai retratar um pouco melhor quem foi Milton Soares de Castro, sua carreira fora e dentro do presídio. Na segunda, obtemos alguns relatos extras sobre como era a prisão de Linhares. Por fim, o grande segredo por trás da morte de Milton nos é revelado. E é especialmente esta parte do livro que me surpreendeu.

Como os militares podiam mentir tanto? Como eles conseguiram esconder, por tantos anos, o corpo de uma pessoa?

As fotos tiradas no momento da perícia mostram que Milton não morreu no local onde foi encontrado. Como havia sido interrogado no dia anterior, provavelmente foi justamente nesta interrogação que ele foi morto. Todos os médicos que as analisam afirmam o mesmo.

E é com um enorme agradecimento aos que cederam entrevistas e informações de suma importância para a criação dos artigos e da construção do livro que Daniela encerra o livro com maestria.

As 344 páginas são poucas perto da riqueza de detalhes que encontramos aqui. Com certeza vou acompanhar mais escritos da autora e torço para que ela continue escrevendo milhares de outros livros, cujos conteúdos fazem parte de tempos esquecidos da construção da história nacional.

A edição foi impressa em folhas brancas. E, por incrível que pareça, achei que caíram muito bem, ainda mais por terem algumas fotografias e cópias de documentos. Só acho que, se estas tivessem sido impressas em papel fotográfico, a qualidade não haveria se perdido tanto.

A revisão foi impecável. Não consegui detectar nenhum erro. Diagramação e capa simples, mas que transmitem de forma confortável o conteúdo do livro.

Para quem curte livros históricos, esta é uma ótima pedida. Através da linguagem didática, pude conhecer mais sobre o que realmente foi um dia o Brasil.



12 comentários

  1. Oi Pamela,
    mesmo falando de um assunto que faz parte da historia do Brasil, a ditadura e sobre como tudo aconteceu com relatos e fotos, eu não consigo me interessar. Estou tão saturada com a politica que tudo que envolva ela eu passo longe.
    Porem, eu não descarto, vou deixar o nome arquivado para o futuro. Ate porque como disse, tratasse de um fato verídico que merece nossa atenção.

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  2. Oi pamela, Ditadura Militar Brasileira é um assunto que me fascina absurdamente, creio não ser a única, contudo tenho receio de ler livros desse período que tenham um teor mais investigativo. Apesar de gostar muito do assunto sou uma leitora de romances e geralmente não me envolvo muito com livros dos estilo. contudo, fiquei curiosa com Cova 312 desde o lançamento e lendo sua resenha acho que não acharia tão enfadonho, vou procurar um pouco mais para decidir se irei ler :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Eu não tenho muito costume de ler esse tipo de obra, maaas é algo muito interessante principalmente pela minha futura profissão: jornalismo.
    Acho que a ditadura é a parte da história que mais me agrada. Gosto de estudar esse periodo e por isso gostaria dessa obra.
    Achei ótimo essas imagens e a divisão do livro.

    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Pam a premissa do livro não me chamou atenção, mas me deixou muito curiosa com relação ao esconderijo do corpo. Não costumo ler livro com temas políticos mas sua resenha me conquistou. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Pamela, meu professor de produção de texto da facul indicou essa autora e esse livro falando muito bem da sua forma investigativa então ele já esta desde seu lançamento na minha listinha de desejados, acho bem legal esse livros que trazem fatos esquecidos ou não investigados da historia do nosso pais *-* Espero poder lê-lo o mais breve possível.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito livros históricos, e fiquei com medo de ler esse desde o início porque achei que fosse ser bem pesado. Pela resenha não consegui definir se é pesado ou não, mas essa parte em que você questiona como é que os militares podiam mentir tanto já me fez desconfiar que eu ficaria extremamente brava lendo o livro, então prefiro não ler mesmo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que sou apaixonado por livros assim, mas eu preciso estar no humor para ler tal tipo de abordagem. Tem dia que eu acordo e só quero ler fantasia pra fugir da realidade, mas tem dia que esses livros já não me apetecem mais e eu quero uma pegada mais non fiction e esse parece ser uma boa pedida. Quando estava estudando Direito Internacional Público e estávamos trabalhando a Corte Interamericana tivemos acesso aos processos e temas envolvendo os crimes praticados na Ditadura Militar e os militares (não todos, que fique claro)já fizeram em violação à dignidade da pessoa humana e aos direitos humanos em si, é de chocar qualquer um que pegue algo do tipo para ler, e esse livro parecer ser bem nessa pegada. Dica anotada.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Pamela, tudo bem? Acho esses livros-reportagem bastante interessantes, e a Ditadura foi uma época bem brutal da nossa história, mas que me interessa bastante. Parece ser um ótimo livro e fiquei curiosa com a história do Milton, e nossa, realmente, como é possível algumas pessoas serem tão crueis e tão brutais.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Oi Pam.
    Esse tipo de livro não me interessa sabe, eu não sou muito fã de ler coisas sobre a história do Brasil, mas não deixa de ser algo que vale a pena dar uma conferida. Acho mesmo que só não é pra mim.
    Gostei da sua opinião ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Oi Pam, sua linda, tudo bem
    Só o título desse livro é de arrepiar, não gosto de imaginar o que essas pessoas passaram, mas sei que é nosso dever lembrar do passado e de todo sofrimento para que a humanidade aprenda e não cometa os mesmos erros. Parece ser uma obra de suma importância. Parabéns pela resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Pamela.
    Eu realmente não curto muito livros assim, apesar de saber da importante informação histórica que trazem pra gente. Talvez eu acabe lendo por curiosidade, mas não me interessei tanto.
    Beijos,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Pamela, quando vi a capa desse livro achei que fosse um suspense com terror kkkk só quando li a primeira resenha foi que percebi que não se tratava de nada disso... eu sinceramente não curto esse tipo de leitura... história não é muito meu forte kkkkk, mas admiro que curte, porque assim fica mais antenado as histórias passadas de nosso país... sua resenha ficou maravilhosa e os pontos que você levantou achei totalmente pertinente com a estrutura do livro... xero!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)