Cure Meu Coração - Melissa Walker


Título: Cure Meu Coração
Autor(a): Melissa Walker
Editora: Farol Literário
Nº de páginas: 272
Onde comprar: Saraiva | Livraria Cultura
Nota:

A expectativa de Clem para as férias que passaria velejando em alto-mar com os pais e a irmã caçula era de um verão no exílio. Em crise consigo mesma, ela embarca no veleiro Tudo é possível sem saber, que na verdade, o que a espera é uma viagem de descobertas sobre a amizade, o amor e o perdão. Seja bem-vindo a bordo! Alternando capítulos no passado e presente, Unbreak my Heart é uma maravilhosa história de amor que vai agradar aos fãs de Sarah Dessen.

Capa linda de livro romântico é praticamente certeza de eu querer ler. Antes mesmo de ler a sinopse, decidi pedir o livro - aliás, fui ler agora, montando a resenha. Talvez se eu tivesse me atentado a isso antes da leitura, não criasse expectativas erradas.

Não sei por que, mas olhando a capa pensei que a história tivesse como protagonistas pessoas mais velhas, na faixa dos vinte e pouco, mas Clementine tem apenas 16. Nas férias de verão, ao invés de curtir com os amigos, Clem será obrigada a viajar dentro de um veleiro com a família. Pra dizer a verdade, ela nem sabe se ainda tem alguém que possa chamar de amigo. Alguma coisa aconteceu entre ela e Amanda, sua (ex) BFF, e ela parte pras férias carregando um peso enorme sobre os ombros somado à tristeza de seu isolamento social. O desafio será passar 3 meses confinada em um barco com seus pais e a irmã mais nova, comendo enlatados e com pouquíssima privacidade.

Este é o Meu Verão, para que eu descubra quem eu sou, quem são meus amigos e como consertar as coisas que aconteceram no último ano.

O rolo com a amiga é bastante previsível, apesar de ser narrado vagarosamente, com os fatos sendo elucidados aos poucos, mas dá pra matar logo no começo. E se você for um pouco mais velho, com menos tendência a aguentar mimimi adolescente, poderá ficar um pouco entediado. Clem tem um quê de drama queen e, ao mesmo tempo que se sente culpada, se coloca no papel de vítima. Coitados dos pais e da irmã, que são obrigados a aturar o mau humor e as patadas gratuitas.

Eu não fui sempre assim, desagradável. Até, tipo, duas semanas atrás. eu era Clementina Williams, feliz, otimista e um pouco hilária, se é que posso dizer isso de mim mesma. Mas isso foi antes de o meu mundo desmoronar.

Ok, já fui adolescente e sei como é achar que o mundo vai desabar porque uma coisa pequena não saiu conforme o esperado, mas tentei observar de fora e vi que é mesmo um saco essa fase. Apesar de a narração ser em 1ª pessoa, me coloquei no lugar dos pais e da irmãzinha, sempre jogada pra escanteio. Serviu até de autoanálise pras minhas crises de identidade vulgo TPM, mas deixa pra lá. O importante é que ela fez um escarcéu por algo que poderia ter se resolvido com um pouco de diálogo.

Mas o título já mostra que vai ter um gatinho pra dar um jeito na situação, então prepara que lá vem o Ruivo. James é aquele fofo pra quem dá vontade de cantar "encosta a sua cabecinha no meu ombro e chora". Um cara simpático, que tá amarradão viajando com o pai e se dá bem com os colegas de outros barcos. O romance é delicado, gradativo, plausível, que nos faz torcer pra que tudo termine bem.

Como já deu pra perceber, Clem não foi o ponto forte do livro. Mas ainda bem que os outros personagens deram uma levantada. Adorei tanto a família de Clem quanto o pai de James, mas teve um casal de "vizinhos" de barco que mereciam mais destaque pela simpatia. Todos eles - até a irmã caçula - foram essenciais pro amadurecimento de Clem, pra que ela mudasse a forma de enxergar o mundo e principalmente a si mesma, e nesse ponto adorei a valorização da família.

Mais uma vez eu tiro meu chapéu pra Farol Literário, o trabalho deles está excelente. Já comentei sobre a capa, que está linda e dá vontade de comprar, mas a original não fica muito atrás (e talvez passasse uma ideia mais exata da história a pessoas como eu que não leem sinopse). Falando em original, como não encarnar a Toni Braxton ao ver o título? unbreak my heart, say you'll love me again, undo this hurt you caused and you walked out the door and walked outta my life, uncry these tears, i cried so many nights, unbreak my heart
A diagramação é linda, com barquinhos enfeitando os capítulos e a lombada, só achei a fonte um pouco grande. Não me lembro de erros de revisão.

Cure meu Coração é um livro despretensioso, perfeito para ser lido de uma vez só, quando você precisar de uma história leve, que não te consuma muito.

10 comentários

  1. Oi Giulia.
    Realmente essa capa conquista a gente né? Também já fiquei com vontade de ler o livro só por ela. Essa fase da adolescência é realmente um saco e qualquer coisinha pra gente vira o fim do mundo (Não sei como eu me aguentava nessa época). Mas realmente parece ser um livro bem leve, perfeito para quando a gente quer algo só pra se distrair, né? Espero ler ele um dia. Adorei a sua resenha, você está de parabéns.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Guilia, eu cantei "unbreak my heart" e ainda tentando fazer o voz de Toni Braxton.
    Já tinha lido outras resenhas desse livro e todos ressaltam a falta de empatia com o drama da protagonista. É muito difícil para mim aguentar protagonista com muito mimimi, mas eu entendo que na adolescência isso é bem comum. Eu ainda que ler o livro por achar a capa linda. Mas acho que a original ganha em beleza.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ola Giulia a capa está muito delicada, com uma adolescente em casa e potencializando tudo em escala gigante, ando evitando mimimi de adolescentes, o título do livro chamou minha atenção e assim como você imagina um romance mais maduro, mas mesmo com todo charme do ruivo e o tema rsss dessa vez vou deixar passar a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Giu, não sou cristo para aguentar o drama dessa garota, acho que eu ia me descabelar logo no início do livro e desistir, mas pelo que li na resenha as coisas melhoram quando o carinha aparece. Uma coisa que tenho gostado mundo em romance ultimamente é que os personagens secundários vem ganhando destaque e muitas vezes nos conquistando mais do que os protagonista. Bom, não sinto vontade de ler esse livro mas foi bom saber um pouco mais sobre a narrativa :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia, esse com certeza seria um livro que eu compraria só pela capa. Mesmo a protagonista sendo tão jovem, parece uma história interessante. Ri muito com você encarnando a Toni Braxton. Mesmo a capa sendo tão linda, achei a original ainda melhor e mais adequada para a história.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! Sempre que vi a capa desse livro fiquei toda encantada, porém a trama não me pegou muito não e sua resenha não me animou em nada. Hahah! Essas coisas adolescentes acabam cansando mesmo e nem sempre eu como leitora (e pessoa) estou afim de vestir a mochilinha da adolescência.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, amo muito essa capa, mas com certeza ela transmite uma ideia errada! Também não pensaria numa protagonista tão nova nem em ela ter que passar 3 meses com a família em um veleiro. Acho que leria mesmo assim, mas estou mais animada que antes, embora seja ótimo saber melhor o que esperar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu, tudo bem? Essa capa está lindinha mesmo. Já tive bastante vontade de ler o livro, mas depois de algumas resenhas e de falarem sobre o drama da Clem eu me desanimei um pouco. Mas que bom que os outros personagens acabam ganhando a cena e dando aquela levantada no livro. Parece ser uma leitura leve e despretensiosa realmente, um dia talvez eu leia.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu. Eu quero ler esse livro, mas não pela história em si sabe, pq alguns pontos não me atraem muito e a personagem não me anima, mas gosto de livros que sabem valorizar a família e adorei a capa desse <3
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Essa capa é linda demais! Porém tenho que concordar que ela passa uma ideia um pouco mais madura ou menos melodramática hahahha
    Eu adoro histórias adolescentes, mas protagonistas como a Clem me tiram do serio. Mas a estou curiosa com esse príncipe e com a familia dela, que parece fofíssima!

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)