Um Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz


Título: Um Conto Sombrio dos Grimm (Um Conto Sombrio dos Grimm #1)
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 272
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

Como fãs de contos, a resenha de hoje foi feita em dupla com intuito de Leo e eu expormos nossas opiniões sobre a leitura de Um Conto Sombrio dos Grimm.
O livro narra a história de João e Maria, mas não daquela forma da qual estamos acostumados. Sim, em algum momento da história existe uma mulher que deseja devorá-los e uma casa feita de doces, mas não é só isso. Tem muito mais por trás...
Minhas impressões estão apresentadas em itálico para diferenciar das impressões do Leo.
Na realidade, João e Maria são filhos de um rei poderoso e fugiram de casa após terem sido assassinados pelo pai. Sim, pra salvar um criado de confiança, o rei precisaria decapitar os próprios filhos e o fez sem pestanejar. Claro que depois tudo voltou ao normal, inclusive a cabeça das crianças, mas não sem provocar um ressentimento nos pequenos. Os gêmeos então vão passando de fábula em fábula, enfrentando situações uma mais difícil do que a outra, desde um dragão poderoso querendo matá-los até uma visita ao inferno.

Adam Gidwitz tentou contar a história de forma mais próxima a versão original dos Irmãos Grimm. E, como todos devem saber, os contos dos Grimm são extremamente macabros e passam longe das versões da Disney que nós conhecemos. Porém, o autor pegou alguns contos em que a maioria dos personagens não tinham nomes e inseriu João e Maria em seus lugares de forma que eles passaram por novas "aventuras".
Foi algo que não me agradou muito e, de certa forma, me deixou frustrada, pois dos oito contos existentes no livro eu conhecia três. Esperava algo inédito, uma versão mais detalhada, ou talvez o ponto de vista do próprio Gidwitz, mas não foi o que aconteceu. E por mais que as histórias sejam fieis as originais, trata-se de uma versão voltada ao público juvenil, por mais que existam trechos macabros.

Já eu adorei o livro, porque apesar de ser um grande curioso com as histórias dos Grimm, nunca tinha me aproximado, mesmo que indiretamente, de algo escrito por eles e achei a experiência gratificante. Fiquei bem animado para ler os contos originais.

Sobre cada conto, não há muito que falar sem soltar spoilers, já que um é sequência do outro, ou ao menos o autor escreveu como se fossem. Há contos apenas com João e contos apenas com Maria e achei que os dois separados renderam melhor. Meu favorito foi “Os três fios de cabelo dourado”, que narrou a experiência de João no Inferno, passando por diversos conflitos com o próprio diabo.

Mais uma vez eu discordo. Hahaha. Preferi os contos onde os dois irmãos estavam juntos, principalmente os primeiros, em que eles estão em busca de uma família que os ame e não tente arrancar suas cabeças. Porém, se tivesse que escolher um seria “insira o nome do conto aqui”, que mostrou que os gêmeos conseguem lidar com todo tipo de situação, desde que estejam juntos.

A escrita de Adam Gidwitz é bem leve e fluída. O livro é facilmente lido em uma tarde, mas as interrupções em negrito do autor no meio da história com algum tipo de alerta para não deixarmos as crianças na sala ouvindo, pois o que aconteceria a seguir seria extremamente macabro, não me agradaram muito.

Agora eu preciso concordar. Esses adendos do autor faziam com que eu criasse uma expectativa sobre o que viria a seguir e em quase todas as vezes eu me decepcionei. Analisando como um adulto, o livro é fraco, mas sabendo que é voltado para o público infantil, eu fico um pouco ressabiado. Não é uma história tranquila que eu leria para meu irmão mais novo. Muitas passagens são sangrentas e se alguma criança ler, mesmo com os “alertas”, pode não gostar. Certeza de que eu, como editor, não colocaria o livro no selo juvenil da editora.

Sobre os personagens, não há muito o que comentar. Podemos notar um amadurecimento dos irmãos do primeiro até o último conto e os laços que os conectam. Entretanto, não é possível conectar-se com eles ou saber mais sobre suas personalidades.

Acho que a única coisa que o livro tem de infantil, e Flávia concordou comigo, foi o fato de ter uma lição de moral sutil. O autor introduziu que o amor da família é extremamente importante, mesmo que os pais não demonstrem de um jeito mais aberto. Assim como a amizade, fica a mensagem de que não se chega a lugar nenhum quando se está sozinho.
Quanto a versão física, a Galera Júnior deu um show. A capa é linda, realmente chama a atenção e se parece bastante com a original. A diagramação é espetacular, contando até com algumas ilustrações quando os contos mudavam. A revisão está impecável, não lembro de ter encontrado nenhum erro. As folhas são amareladas e a fonte é ótima para leitura.

Pra finalizar, Um Conto Sombrio dos Grimm é um livro que vale a pena ser lido e com certeza recomendamos. Vamos aguardar ansiosamente as continuações e ver o que o autor vai aprontar daqui pra frente. Leiam, vocês não vão se arrepender.

13 comentários

  1. Flavia eu estou muito curiosa sobre esse contos, ainda mais depois dessa resenha dupla. João e Maria fugindo já me chama atenção, com os Pais sendo reis, e gostei do destaque mesmo que sutil do amor a família. Já está em meus desejados. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Gosto bastante dos contos dos Grimm e por serem ainda mais sombrios, já e interessei.João e Maria fugindo *o* como lidar? Pais ricos e da realeza? Como lidar mais ainda? Adorei essa resenha. Entrou para a lista de desejados!!! Gente, preciso!

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!
    Adorei a resenha de vocês. Qualquer livro pra mim que tenha a ver com contos de fadas já me interessa e esse não foi diferente. Adorei saber que os contos são contados em sequencia, e acho que a inserção de João e Maria deve dar a eles um ponto interessante.
    Quero muito ler este livro e espero fazer isso em breve.
    Um beijo
    Carol
    http://www.sobrevicioselivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, as opiniões de vocês foram bem diferentes, mas pelo menos a mensagem do livro foi entendida de igual forma pelos dois. Fiquei bem curiosa em relação ao livro, já estou anotando a dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha feita por duas pessoas, até porque vocês discordaram em alguns aspectos, é legal entender dois lados da mesma história, eu gosto muito dos contos originais dos irmãos grimm e que doideira isso de joão e maria meio zumbis haahhaha Flavia, eu esperaria algo inédito também, eu já li muito dos irmãos grimm e aí acho que poderia ficar meio chato pra mim! Gostei da capa e apesar dos contras, talvez ele entre na minha coleção dos irmãos grimm :)

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais louca, o rei precisa decapitar os próprios filhos, faz isso, e depois a cabeça deles volta pro lugar? Hein? rs... Já sabendo que os contos dos Grimm são macabros, não quis ler esse livro desde que soube do lançamento. Agora, sabendo das passagens sangrentas, tenho certeza de que tomei a decisão certa. Mas que bom que ficaram curiosos pelas continuações.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu amo essa versões mais macabras, ainda não li nenhuma versão original dos irmãos Grimm, mas gostei desta se assemelhar a elas e mesmo tendo alguns pontos negativos fiquei curiosa para lê-la <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Achei a capa do livro bacana e a ideia muito boa, mas depois que vi que a Flávia achou 3 contos conhecidos lá, já desanimei. Primeiro porque são contos, e eu não gosto desse tipo de texto, e segundo pois se pego um livro que me promete algo diferente, eu quero ver algo diferente e não histórias já batidas. Acho que a única pessoa que ia conseguir contar os contos grimm mais próximo do original é o Stephen King, essa é uma versão que eu faria questão de comprar! HAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Flavinha, sua linda, tudo bem?Eu já sabia que os contos deles eram bem diferentes das versões apresentadas pela Disney, mas como não li, não fazia a menor ideia do que encontrar. Nossa, o próprio pai os assassinou? Acho que vou preferir vê-los juntos, adorei uma versão recente deles no cinema, bem diferente, em que eles caçavam bruxas. Gostei da dinâmica dos irmãos. Então acho que vou preferir os contos em que eles estejam juntos. Essa resenha intercalando a opinião de vocês dois, ficou ótima. Beijinhos.Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Flavia, tudo bem? Gostei bastante da resenha e de saber as opiniões de vocês dois. Quando o livro lançou fiquei bastante animada, pois gosto de contos de fadas e é interessante ver a versão original. Parece ser um livro um pouco pesado para o público juvenil, por ter algumas cenas bem sangrentas e tudo o mais. Achei interessante João e Maria inseridos em outras histórias, e achei legal saber que em algumas eles estão separados. Nossa, comentários do autor no meio da narração!? Sério, isso me deixa desanimada.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu sou muito suspeita pra falar dos Grimm porque antes mesmo de conhecer as versões da Disney, eu conheci os contos deles. Prefiro mil vezes as suas versões originais do que essas que estão sendo reescritas - como a série da Paula Pimenta, com Cinderela Pop, por exemplo. Geralmente passo batida diante de releituras porque nem uma delas me agrada. Com essa obra tive uma exceção, especialmente por conta da resenha - que, aliás, amei!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoas

    Então, as opiniões de vocês dois ficaram bem divididas, heim?! kkkkkkkk
    Enfim. Gosto de ver novas versões dessas velhas e conhecidas histórias. Alguns autores são felizes em suas versões, outros nem tanto. Mas gosto de ler essas versões sempre que tenho oportunidade. Tive sorte e todas as que li foram bem bacanas. Posso citar a série "Dragões de Éter", do Raphael Draccon, o fantástico e horripilante "Branca dos Mortos e os sete zumbis" do Abu Fobya e também uma versão em mangá chamado "Grimms Mangá" de Key Ishiyama.
    Esse livro da resenha ainda não li, mas já fiquei interessado. Obrigado pela dica. Tá na lista.

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  13. Eu li, gostei do livro, mas não achei essas coisas não. Nossa, a história é mega master bizarra huahuahuahuahua Claro que os contos dos Grimm são nesse nível, mas fiquei com pena de João e Maria, cada coisa que eles passaram... gostei do dialogo do narrador com quem tá lendo. No mais, não foi uma leitura memorável.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)