Livro das Sombras - Cate Tiernan


Título: Livro das Sombras (Coven #1)
Autor(a): Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 208
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Fnac
Nota:

Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?

Morgana tem 16 anos e por mais da metade de sua vida teve a estonteante Bree como melhor amiga. No ensino médio elas seguiram direções opostas, caindo em círculos de amizades predefinidos pelos grupinhos já existentes, e ainda assim a amizade continuou firme e forte. Ao contrário de Bree, ela nunca teve segurança para lidar com garotos, e isso nunca foi um problema para a amizade das duas. Então imaginem a surpresa de Morgana quando Cal Blaire chega com o aparente poder de abalar essa sólida estrutura.

Lindo, mais parecendo um deus em carne e osso, Cal chegou à cidade com a mãe e ingressou no último ano na escola Widow's Vale. Como um meteoro, ele arrastou consigo tudo o que viu pela frente. Todas as garotas queriam sair com ele, os garotos apreciavam sua amizade, e não havia um aluno que pudesse dizer algo de ruim sobre o novato. Para conhecer mais de seus novos colegas, ele promove uma festinha um tanto quanto diferente: no meio de um clareira, com fogueira e um círculo para comemorar o Mabon.

Eu me sentia um pouco como Alice, prestes a entrar na toca do coelho, ciente de que o simples fato de entrar naquela loja de algum modo me levaria a uma jornada cujo fim eu não poderia prever. E achei essa ideia irresistível.

A história é narrada em primeira pessoa por Morgana, e ao longo de suas página vamos descobrindo sobre a cultura Wicca ao mesmo tempo que acompanhamos os dilemas de uma adolescente comum. Para o livro introdutório de uma série quilométrica, ele foi bem mediano porque não passou disso: uma história introdutória. A escrita da autora é fluida, porém muito linear! Não há momentos de tensão ou grandes surpresas. O final é previsível, e eu particularmente quero ler a continuação para saber o desfecho desse triângulo amoroso que envolve Bree e Cal.

Eu gosto muito da temática fantástica e acho a bruxaria algo ainda pouco explorado se compararmos com vampiros por exemplo. Depois de Harry Potter, sempre quis me envolver com outra história do gênero, por isso fui com todo o gás devorar o livro. Algo que me chamou muito a atenção foi a abordagem Wicca, por ser algo real e que tem uma vertente menos fantástica (não que a fantasia não seja explorada na história...). Ao mesmo tempo que a experiência foi bacana, teve uma pontinha de decepção. A autora não aprofunda essa vertente e nenhuma outra! Até os personagens e seus conflitos são bem superficiais.

Não sou paranormal. A vida é cheia de pequenas e estranhas coincidências. Simplesmente vou continuar repetindo isso para mim mesma até acreditar.

A melhor parte do livro com certeza ficou pela parte gráfica. A nacional é tão linda que tenho dúvidas se eles irão conseguir manter o padrão nas demais. Os inícios dos capítulos trazem quotes de livros sobre bruxas que são muito legais e super combinam! O que não caiu muito bem foram umas frases soltas que às vezes apareciam entre esses quotes e o início do capítulo propriamente dito. Acho que eram pensamentos ou trechos dos livros da sombra da Morgana e do Cal, mas é confuso e a maioria definitivamente não faz sentido.

O livro é curto, tornando a leitura bem rápida. Se tiver um tempinho sobrando, vale a pena pegar e tirar suas próprias conclusões.

12 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, mas não só da resenha como da capa, sinopse e dos trechos que você citou. eu nunca li uma história que envolve "bruxo", mas estou querendo me arriscar neste livro kkkk ♥

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante, mesmo a série sendo quilométrica!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Deh, gostei do livro! No começo da sua resenha fiquei um pouco em dúvida, não gosto muito de história onde amizades são estragadas por um cara haha, mas o fato de saber mais da cultura wicca e ter quotes de um livros da sombra parece legal, além disso como o livro é curtinho, acho que vale a pena tentar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dre.
    É uma pena quando encontramos um assunto que tem potencial e o autor não explora como esperamos né, frustrante.
    Eu adoro literatura fantástica, mas não li muita coisa sobre bruxas, então mesmo com as ressalvas vou aceitar essa dica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Eu não conhecia o livro e achei a capa maravilhosa. E só isso também. Acho que a autora meio que se atrapalhou bastante principalmente quando você diz que é tudo muito superficial, não gosto quando isso acontece nos enredos, principalmente quando se trata de uma cultura tão rica como Wicca.
    Gostei da sua sinceridade ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser de um gênero que eu gosto muito, o fato de ser superficial me desencoraja, porque esse tipo de história (na verdade td livro) pra mim tem que ser bem explorado, principalmente os personagens. Só leria se ganhasse de presente, mas comprá-lo provavelmente não.
    Gostei da resenha!
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, Andressa!
    Esse livro me lembrou bastante Círculo. Eu gostei de ter lido a obra, mas não sei se repetiria a dose ou leria algum semelhante. Não são o gênero que curto ler, sabe? Mas enfim, amei sua resenha. Talvez acabe lendo para tirar minhas próprias conclusões mesmo.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  8. Estou com muita vontade ler este pela autora ter escrito Amada Imortal e ter muitos elogios! Mas, ACHO que vou dar uma chance... vamos ver!

    http://leitoracomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Apesar de realmente não ter passado de uma introdução, gostei do livro. Curti a abordagem wicca, e fiquei curiosa para saber mais. Mas realmente faltou aprofundamento, e confesso que fiquei um tanto quanto preocupada quando você disse que é uma série quilométrica... estou até com medo de pesquisar de quantos livros você está falando.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, não conhecia esse livro e assim como você me interessei pelo fato de que o enredo aborda a questão da bruxaria, contudo quando vc disse que a autora não se aprofunda muito e que há coisas superficiais demais na história eu desanimei. Acredito que para outra história sobre bruxas me conquistar de verdade tem que seguir um caminha mais fantástico, como é o caso da trilogia As cronicas das irmãs bruxas, já leu? É muito bom :)

    ResponderExcluir
  11. Oiiii
    Li outras resenhas que tiveram a mesma opinião que a sua, que o livro foi superficial demais. Por esse motivo, vou deixar a dica passar.
    Mas achei a capa desse livro linda!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, esse livro me chama a atenção só pela capa. Também acho que bruxaria é algo pouco utilizado na literatura se comparado aos demais seres fantásticos que encontramos por aí. E mesmo a história não parecendo ser tão maravilhosa, fiquei com vontade de ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)