O Vitral Encantado - Diana Wynne Jones


Título: O Vitral Encantado
Autor(a): Diana Wynne Jones
Editora: Galera Júnior
Nº de páginas: 304
Onde comprar: Submarino | Saraiva | AmericanasC. Bahia | Fnac
Nota:

O avô de Andrew Hope acabou de falecer e lhe deixou seu casarão como herança. Mas muito mais do que isso. Ele era um grande mago e Andrew herdou também o campo de proteção da propriedade (o que automaticamente o torna responsável pela segurança de todos os que vivem ali) e um curioso artefato: um vitral de muitas cores e claramente mágico. Quando o jovem Aidan Cain, caçado pelos temidos Perseguidores, surge em sua porta à procura de abrigo, Andrew encontra nele um amigo para desbravar os arredores do casarão. Mas com Aidan ele vai descobrir que o passado de sua família pode ter muito mais magia do que imaginava. Diana Wynne Jones nos proporciona uma aventura delicada e cheia de humor britânico moderno. O Vitral Encantado é um prato cheio para os fãs de Neil Gaiman e outros autores de fantasia.

O Vitral Encantado nos apresenta a história do pequeno Andrew Hope através de uma fantasia fantástica (perdoem o trocadilho, rs). Após o falecimento do avô, ele herda o casarão em que morava. E é claro que, junto, grandes responsabilidades acabam chegando também. Com o tempo, Andrew descobre que o casarão é encantado. Há um propósito para isso, mas ele não sabe ao certo identificar.

Ao mesmo tempo, Aidan Cain, órfão, chega até o local depois da morte da avó e de seguir os passos que ela havia deixado. Na realidade, ele procurava pelo avô de Andrew, visto que estava sendo perseguido por seres mágicos. Agora os dois terão que buscar respostas e soluções sozinhos.

Os personagens são bem construídos e, mesmo que não tenhamos tanto contato com suas vidas, conseguimos nos afeiçoar em alguns detalhes deles que são retratados. As personagens secundárias são tão detalhadas quanto as principais. A narrativa em terceira pessoa ajuda neste quesito, pois conhecemos eles através da perspectiva de um outro olhar.

Diana Wynne Jones é conhecida no meio literário por sua predominância em textos fantásticos (com algumas exceções, a autora também publicou alguns títulos de não-ficção) e somam mais de quarenta títulos. Sua maioria não foi publicada no Brasil ainda, mas com certeza depois da crítica mais apurada em cima de O Vitral Encantado, as editoras vão dar mais valor à uma escrita tão magnífica quanto a de Diana.

A diagramação do livro é simples e manteve o padrão da editora, com folhas amareladas e fonte em tamanho ótimo para a leitura. A capa é uma beleza à parte, mas o fato de terem separado a palavra Encantado me deixou bem nervosa e achei desnecessário hahaha.

E falando em capa, a nacional é bem mais bonita que as que saíram lá fora (com exceção da espanhola, que tem um charme especial).


Nenhum comentário

Postar um comentário

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)