Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson


Título: Eu Te Darei o Sol
Autor(a): Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 384
Onde comprar: Submarino | Saraiva | AmericanasCasas Bahia
Nota:

Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Noah e Jude são irmãos gêmeos, mas com personalidades totalmente diferentes. Noah é considerado um garoto estranho e introspectivo; adora desenhar e por isso é o preferido da sua mãe. Ele vive sofrendo bullying por ser esquisito, mas sua maior confusão mesmo é em relação à sua sexualidade.

Jude é o oposto, extrovertida e muito popular; seu hobby é fazer esculturas, seu pai a trata como uma princesa. Devido às suas diferenças, os irmãos vivem competindo entre si, mas, quando os momentos difíceis apertam, é um ao outro que eles procuram.

Após algumas reviravoltas na vida dos gêmeos, inclusive a morte da mãe deles em um trágico acidente, mesmo morando juntos os dois acabam se distanciando um do outro e seguindo caminhos distintos.

Agora, ambos precisam aprender a lidar com todas as mudanças e todas as revelações que estão vindo à tona, quem sabe se conseguirem superar as dificuldades eles finalmente possam resgatar a união entre eles e deixar toda mágoa e sofrimento no passado.

O livro tem os capítulos intercalados entre os irmãos em primeira pessoa. Ora estamos com Noah no passado antes do acidente da mãe deles, ora estamos com Jude no presente presenciando as consequências dessa tragédia na vida deles.

Eu Te Darei o Sol traz o cotidiano familiar de forma real, afinal, nenhuma família é feliz o tempo todo, todos temos nossos medos, as frustrações e as mentiras que às vezes alguém acaba carregando para proteger seus familiares.

Acompanhamos os dramas adolescentes dos dois e o quanto uma tragédia pode mudar alguém. Meu coração ficou apertado enquanto os gêmeos estavam afastados. Além de acompanharmos o desenvolvimento familiar também adentramos nos relacionamentos individuais de cada um dos irmãos.

Uma obra diferenciada com uma narrativa sensível, real e muito bem desenvolvida. Recomendo para leitores que curtem uma narrativa densa, mas muito intensa, focada no perdão, na superação, nos verdadeiros valores familiares e principalmente no descobrimento e desenvolvimento pessoal.

Não sei como isso é possível, mas é: uma pintura é ao mesmo tempo exatamente igual e completamente diferente todas as vezes que você olha para ela. É assim que são as coisas entre mim e Jude agora.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)