Pietr, o Letão - Georges Simenon


Título: Pietr, o Letão
Autora: Georges Simenon
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 168
Onde comprar: SubmarinoSaraiva | C. Bahia | Ponto Frio | Extra
Nota:

Pietr, o letão é o primeiro romance protagonizado pelo comissário Maigret. Após um corpo ser encontrado no banheiro de um trem, o detetive é levado de bares sombrios a hotéis de luxo enquanto investiga a verdadeira identidade de Pietr, o letão suspeito do crime.

Comissário Maigret é avisado que tudo indica que o criminoso que ele está caçando no momento, Pietr, o Letão, o mestre dos disfarces, está para chegar a Paris dali a poucos minutos. Quando chega ao trem para tentar apanhá-lo, Maigret tem uma surpresa:, ele encontra em uma das cabines o corpo de um homem com as características do seu criminoso procurado.

Desconfiado da veracidade daquele crime, ele resolve continuar suas investigações, pois alguém ainda está agindo como Pietr, e, em se tratando do perito em trocar de identidade, Maigret não pode deixar nada passar. Ele então passa por lugares inimagináveis para desvendar os mistérios desse ardiloso criminoso.

Sou uma grande fã de romances policiais e não conhecia a escrita de George vergonha. Pietr, o Letão é o romance de estreia de um dos seus personagens mais famosos, o comissário Maigret.

A narrativa foi um pouco confusa para mim, a forma como o autor apresenta os fatos é diferente de tudo que já li no gênero. Em alguns momentos fiquei tão confusa que não sabia exatamente o que estava acontecendo naquela cena acredito que isso seja devido à época em que o livro foi escrito, 1931, mas no decorrer da leitura acabei me acostumando e consegui acompanhar o raciocínio do personagem.

O livro é fininho e os capítulos são curtos, o que faz com que a leitura seja rápida. Maigret leva seu trabalho muito a sério e, enquanto está envolvido em sua missão, nada é mais importante, deixando até mesmo sua família e saúde em segundo plano.

Diferente da maioria dos romances policiais voltados para investigação, cujo foco geralmente é desvendar um crime, nesse caso acompanhamos a perseguição do comissário para com o criminoso, mas sem deixar as surpresas de lado.

Os diálogos são bem construídos e inteligentes. A trama não é profunda e nem traz pontos e reviravoltas mirabolantes, mas é uma boa leitura para quem curte o gênero, principalmente para aqueles que querem iniciar nos romances policiais.

Sua ficha, que Maigret tinha no bolso, apontava: ‘Indivíduo de grande astúcia e perigoso, nacionalidade indeterminada, origem nórdica. Presumidamente letão ou estoniano: fala russo, francês, inglês e alemão com fluência.

11 comentários

  1. Oiiii!
    Suzi, eu descobri minha paixão por esse estilo esse ano e estou adorando as obras que ando lendo. Não conhecia esse livro e fiquei curiosa em saber como é esse estilo que o autor escreveu que é bem diferente do que já leu!

    Vou ver se encontro esse livro por aqui!



    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzi, sua linda, tudo bem
    Também sou fã de tramas policiais, mas confesso que esse livro em particular não me atraiu. Ainda mais depois da narrativa deixar você um pouco confusa, acho que me perderia no meio da história.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzi, tudo bem?

    Também não conhecia o autor, e parece ser um livro interessante. Gostei da narrativa diferente, mesmo que num primeiro momento cause estranheza e confusão e gostei de saber que o foco está na perseguição, e não somente no desvendar do crime. Fiquei curiosa e vou procurar o livro, como é curtinho, mesmo com as parte mais demorada até se acostumar com a leitura, é uma leitura relativamente rápida.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Olá Suzi! Gostei muito, vou colocar na minha"pequena" lista. Curto muito livros com a temática policial, onde desvendamos mistérios e crimes. Mesmo você dizendo que a narrativa confunde as vezes, ainda sim quero conhecer o livro. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzi, tudo bem?
    Também adoro livros de romances policias e não conhecia esse autor. Gosto de capítulos curtos e até que gostei da premissa do mesmo. Muito bom que os diálogos são bem construídos, isso é importante. Mesmo com essas ressalvas, tenho vontade de ler esse livro e, se você recomendou para quem é fã do gênero, vou ler sim.
    Parabéns pela resenha :D

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi, tudo bem??
    Eu comecei a ler romances policiais a pouco tempo, então ainda estou definindo bem o tipo de escrita que pode me cativar, infelizmente esse livro não chamou minha atenção... você não é a única que não conhecia o autor.. eu nem sabia da existência dele e pra ser bem sincera nem conhecia essa obra... então essa eu deixo passar... pela sua resenha já me senti confusa com o enredo, ficou perceptível como você se sentiu em algumas partes... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Li alguns romances policias e todos me agradaram. Assim como você não conheço Georges e fiquei bastante intrigada. O personagem parece ser ótimo, mas essa coisa de todo o policia só se importar com a investigação sempre me deixa irritada (falo pela experiencia de filmes e séries, acredito que em livros não deve ser tão diferente).
    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Ola Suzi eu adoro livros nesse gênero pois normalmente as tramas são muito bem amarradas surpreendente com o leitor com o desfecho. Não conhecia o livro e gostei da premissa e dos pontos que destacou em sua resenha. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Suzi, eu também adoro romances policiais e ainda não li nada do autor, mas pela sua resenha fiquei bem interessada nesse livro e saber se o protagonista consegue desvendar o crime e se tem alguns boas reviravoltas, espero lê-lo em breve *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Apesar de gostar muito de filmes nesse estilo, romances policiais não é um gênero que eu gostaria de conferir em livros, por isso acho que vou deixar essa dica passar. Mesmo com a capa bonita e uma premissa interessante, ainda temos o fato de que a narrativa é confusa (tudo bem que é justificável pela época que foi escrito) o que não é algo bacana. Talvez um dia eu anime de ler, mas não vou fazer isso por agora.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei de ter um foco diferente, na perseguição do criminoso... acredito que isso deve deixar o livro mais leve, sem cenas tão violentas e tal... só uma suposição... acho que esse é o tipo de livro policial que tem tudo para me agradar, nunca li nada do autor mas fiquei animada para conhecer o comissário Maigret.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)