Meninos, eu conto - Antônio Torres


Título: Meninos, Eu Conto
Autora: Antônio Torres
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 80
Onde comprar: Saraiva | Casas Bahia | Ponto Frio
Nota:

O livro retrata um Brasil ainda atual, repleto de gente simples e personagens inesquecíveis. Para os fãs de Auto da compadecida e outros clássicos. Os contos reunidos neste livro contam as dores do crescimento, os conflitos e os sonhos de adolescentes muito parecidos com o menino que o próprio Antônio Torres foi um dia, quando morava no interior da Bahia, na cidade de Junco.

Meninos, eu conto nos apresenta três contos infantojuvenis, todos ambientados na zona rural e com meninos como protagonistas. São contos curtinhos, mas muito inspiradores e reflexivos. Cada um dos contos nos apresenta um contexto diferente, sempre mostrando as características da vida simples e sem regalias vividas na região rural.

Os contos são “Segundo Nego do Roseno”, “Por um pé de feijão” e “ O dia de São Nunca”, dois deles trazem histórias de meninos humildes que dividem o tempo entre estudar e ajudar seus pais na roça, já o outro tem um garotinho deficiente físico e seu foco é nas suas dificuldades morando em um lugar tão precário banido de alguns tipos de conforto.

Apesar não ter o costume de ler contos, pois sempre fico com vontade de conhecer mais a fundo a história e acompanhar o desenvolvimento que o autor dá para aqueles personagens, acabo sempre me frustrando. Mas desse eu gostei muito, Antônio descreve a vida dessas crianças com uma sutileza ímpar.

Com uma escrita simples e de fácil entendimento, o autor consegue mascarar a dura realidade vivida por essas crianças com a própria inocência delas, o que faz com que o leitor se encante e se envolva com as pequenas histórias cheias de significado.

Sutil, adorável e realista. Leiam!!

As pessoas das cidades não são como as daqui.

Um comentário

  1. Realmente, as pessoas da cidade não são como as do campo, né?
    Eu também tenho um pouco de dificuldade de ler livros de contos, também fico meio frustrada, mas ultimamente eu tenho dado sorte. Li alguns muitos bons!
    Esse livro me atraiu por querer saber como deve ser a vida do pequenino que é deficiente. Deve ser realmente complicado morar no campo sem conforto quando se é deficiente.

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)