Escolhas - Cristina Valori


Título: Escolhas
Autora: Cristina Valori
Editora: Qualis
Nº de páginas: 254
Nota:

Quem determina o que é certo ou errado? Como saber qual caminho seguir? O que nos garante a certeza de ter feito a escolha correta? Será que a razão deve prevalecer ou seguir o coração é sempre o melhor? Você conseguiria viver sabendo que as suas decisões podem mudar tudo? Por que o destino as vezes nos testa? Para Fabiana nada poderia mudar a sua história. Ela sempre teve esta certeza, até que a vida provou que nem sempre é fácil decidir qual rumo tomar. Que o seu coração é quem comanda e a guiará para a decisão correta. Em um sábado como outro qualquer, Fabiana se vê diante de uma situação que mudará a sua estrutura, deixando-a com dúvidas sobre a sua, perfeita, vida. Ela será obrigada a fazer a sua escolha, quando o destino exige uma decisão. Como não se entregar ao verdadeiro amor? Como viver sem se sentir culpada? E por quê? Porque ela estava sendo testada daquela forma? Essas e outras perguntas começaram a fazer parte do seu dia a dia, desde o momento que resolveu seguir os seus sentimentos. E você? Faria o que? Seguiria o seu coração?

Escolhas nos conta a história de Fabiana, uma jovem de 30 anos que tem três filhos e vive em um casamento de 11 anos estável e relativamente feliz. Sua vida começa a mudar quando resolve fazer mais uma tatuagem; ao chegar ao estúdio ela conhece o tatuador Gustavo e logo de cara sente uma incrível atração por ele. Mesmo depois de ir embora simplesmente não consegue parar de pensar nele, Gustavo balançou suas estruturas.

Quando retorna ao estúdio para sua segunda seção, Fabi logo percebe que seus sentimentos são correspondidos e fica extremamente feliz. Decididos a se amar, o casal resolve enfrentar todas as consequências e se entrega ao amor proibido, mas Gustavo não pretende viver se escondendo por muito tempo e cobra de Fabi uma decisão, aquela que mudará toda sua vida, afinal, de um lado estão seus filhos amados e seu marido perfeito e de outro seu verdadeiro amor.

Quando finalmente está disposta a viver seu grande amor e abrir mão de seu casamento, mais uma vez sua vida dá uma reviravolta, abalando toda sua família e fazendo com que Fabiana e Gustavo tenham de adiar viver esse grande amor.

Narrado em primeira pessoa, Escolhas nos apresenta uma escrita simples e pouco desenvolvida. Em diversos pontos a narrativa é repetitiva e a forma como a autora tenta manter uma conversa com o leitor me fez revirar os olhos diversas vezes.

Outro ponto que não me convenceu foi o fato de uma mulher com um casamento de onze anos e com três filhos e um marido que ela mesma descreve como bonito, bom pai e ótimo marido se apaixonar por outro homem de uma hora para outra, apenas de olhar para ele.

Logo depois de ela trair seu marido, os fatos seguintes que atrapalham seu romance só me fizeram ficar mais irritada ainda com Fabi. Meus sentimentos ficaram conturbados, pois ao mesmo tempo que estava emocionada com o grande problema que estava afetando a família dela senti que Fabiana foi egoísta na maioria do tempo, até mesmo quando achava que estava sendo generosa.

Uma coisa bem legal no livro é que cada capitulo termina com um pedaço de uma música, e ao final da leitura você constrói uma playlist, com canções muito bonitas que fizeram parte da história.

Enfim, mesmo sendo uma leitura rápida com uma capa lindíssima, o enredo não me conquistou e a escrita não ajudou a me envolver.

Recomendo para leitores que procuram um romance sem grandes pretensões, pois é como eu sempre digo: para mim a história não funcionou, mas pode ser que pra você seja diferente.

Quando comecei a contar essa história não tinha ideia de qual seria o final, só queria desabafar com alguém, dizer as minhas dúvidas, as minhas inseguranças, os meus medos daquela época e falar sobre amor… Contar à vocês a minha trajetória, da perda ao renascimento.

10 comentários

  1. Amo essa abertura que os autores nacionais estão tendo ultimamente. Da um orgulho sabe? A premissa parece ser legal, mesmo se tratando de um assunto polêmico. Vou por na minha lista.

    www.itgeekgirls.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    A capa do livro é linda, pena a história não fazer jus a ela :(
    Se tem uma coisa que eu odeio é quando o autor não consegue explorar e desenvolver o enredo ótimo que ele tem em mãos, o que acaba deixando a história superficial e muitas vezes, sem pé nem cabeça. Infelizmente esse não é o tipo de livro que eu leria.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem!??

    Me apaixonei pela capa e amo livros narrados em primeira pessoa... Uma pena que não é tudo aquilo. Gostei da sibceridade na resenha!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Suzi!
    Que pena o livro não ter te prendido. A muito ruim quando a história não evolui como deve ser.
    Eu adorei a sua resenha e a sua sinceridade. Estou com o livro aqui pra ler, vamos ver qual vai ser a minha opinião.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante essa coisa da música. Mas a história e o livro não taria para mim. Essa coisa de olhar e se apaixonar para mim não rola. Principalmente fico revoltada quando a pessoa tem uma família maravilhosa e um marido ótimo e mal conhece a outra pessoa e já se sente atraída e trai todos. Mas enfim, não gostei da premissa e bela resenha.
    Beijos, sucesso.
    www.inspiradaporpalavras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Suzi, voce me desmotivou imensamente agora!
    Eu tinha achado a proposta do livro interessante, mas depois dos seus apontamentos, sei que vou me irritar com a protagonista. Tipo, muito hahahaha
    Porque ela foi trair o marido cara? Já tirei da minha lista.

    Beijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Eu tinha lido outras resenhas negativas desse livro e, mesmo sem ter lido, concordo com sua opinião. Ficou incoerente que uma mulher com uma família dessa largasse tudo por causa de um interesse amoroso. Além disso, já odiei a personagem de cara.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá flor,
    Acho que se eu ler o livro irei sentir o mesmo que você.
    Adorei a resenha
    Beijos

    itgeekgirls.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi... é super chato quando uma história não funciona com a gente né... eu já vi resenhas bem positivas sobre esse livro, mas o enredo não me cativa... penso que nem você... ela descreve que tem uma ótima familia, parece tudo bem estruturado e daí ela se apaixona por um tatuado??? Oi??? Tudo bem que ele pode ser lindo e tudo mais, só que meu... uma casamento.... filhos... acho que ela foi muito fraca e entregue demais... não me contagiou... xero!

    ResponderExcluir
  10. Ei, tudo bem?
    Que pena que não curtiu o livro, minhas amigas leram e adoraram. Fiquei bem curiosa para ler também e assim tirar minhas próprias conclusões. Mas também não curto muito casais que se apaixonam de repente, acabo me irritando com eles.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)