Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler


Título: Por Isso a Gente Acabou
Autora: Daniel Handler
Editora: Cia das Letras
Nº de páginas: 368
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Nota:

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Min Green é uma garota inteligente, bem-humorada, apaixonada por filmes antigos. Quando ela se apaixona por Ed Slaterton, cocapitão do time de basquete, muito popular e gosta de tudo o que Min não gosta, todas as pessoas em volta do casal, inclusive seu melhor amigo All, insistem em dizer que os dois são muito diferentes para darem certo e que com certeza irão terminar e ambos sairão machucados.

Pelo título do livro já percebemos que eles estavam certos, mas mesmo assim os dois insistem em tentar, afinal, eles se amam mesmo com todas as diferenças.

(…) Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais.

A história é narrada pela Min, que após o termino com Ed não quer ter mais nada com ela que lembre o relacionamento dos dois, então coloca tudo em uma caixa, todas as lembranças dos quase dois meses de namoro junto com uma longa carta, e decide colocá-la na porta da casa do Ed. Cada capitulo é marcado por uma linda ilustração de algum objeto que está na caixa, no qual Min conta a importância dele no namoro dos dois.

O mundo entrou nos eixos de novo, o sorriso é por isso. Eu te amava e aqui vão suas coisas, para longe da minha vida onde você deve ficar, o sorriso é por isso. Sei que você não vê, Ed, mas se eu contar a trama toda talvez você entenda desta vez, porque mesmo agora quero que você veja.

O autor é Daniel Handler, o mesmo autor de Desventuras em Série (sob o pseudônimo Lemony Snicket), então já se pode esperar uma envolvente história. A escrita é simples e, apesar de conter alguns erros de digitação, a leitura flui, pois as letras são grandes, os capítulos são curtos e contêm muitos desenhos lindos.

A trama é bem juvenil e bastante clichê, mas me diverti muito durante a leitura e me envolvi demais com os dramas adolescentes contidos nele. Recomendo a leitura principalmente para pré-adolescentes e adolescentes, pois irão se identificar mais, mesmo assim nada impede que qualquer faixa etária leia e se divirta.

Mesmo com esse titulo que já conta o final, fiquei tão envolvida e apaixonada pelos personagens que acabei mantendo a esperança de que eles acabem não terminando. Fofo demais.

Você sabe que eu quero ser diretora, mas você nunca viu de verdade os filmes da minha cabeça e foi por isso, Ed, que a gente acabou.

13 comentários

  1. Esse livro parece interessante. Lembro de tê-lo visto várias vezes na livraria e já o folheei algumas vezes pra ver as ilustrações dos objetos da caixa. Achei uma ideia bem bacana colocar dessa forma. Eu sempre esqueço que é o mesmo autor de Desventuras (que ainda não li tb), mas já sei que tem um peso por trás desse nome.
    Parece um bom livro, divertido e pra passar o tempo e se alegrar rs.

    Bjs,
    Andresa
    http://leiturasefofuras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o título é tipo um spoiler HUSAHUSAHSUAH.
    Gostei da sua resenha Suzi!
    Achei o enredo um pouco clichê e leria depois de uma ressaca sabe? Porque acho que clichês cura tudo hahahaha;

    Que bom que os erros não atrapalham a leitura ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com


    ResponderExcluir
  3. Oi Suzi!
    Realmente é um livro muito fofo! Quando li há um tempo atrás acabei me decepcionando um pouco com ele porque achei ele clichê demais pro meu gosto, mas acho que foi porque eu estava com as expectativas altas demais. Com certeza é um livro muito bom, apesar disso, e ótimo pra ler quando a gente quer uma história mais leve, né?
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, e já tinha lido em outras sobre os desenhos no começo dos capítulos e sobre a importância desses objetos no relacionamento dos dois, e achei isso muito interessante. Haha, o título é um spoiler... rsrs, mas acho que me sentiria como você e torceria para que eles não acabassem, mesmo sabendo que isso iria acontecer.

    Parece ser uma história leve e divertida.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Suzi lindona a premissa do livro já havia me chamado atenção, gostei de saber que a leitura é simples e fluiu bem, sou como você tenho certeza que a minha esperança vai continuar para que o final mude rssss. Com uma filha adolescente vou ler e indicar a ela o livro. A autor trabalhou com uma tema que os jovens normalmente potencializam as emoções, seria muito bom adolescentes lerem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi, em um primeiro momento eu desgostei do livro, pois ele parece trazer justamente o que você disse, um romance voltado para pré adolescentes e eu ando fugindo de livros assim, aí descobri que é mais um pseudônimo do autor de desventuras e já não sei o que pensar, ao terminar a sua resenha senti que deve ser uma história bacana e como você disse que é envolvente fiquei curiosa, Bom, vai para minha lista mesmo sem previsão de leitura rs

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzi, adoro histórias clichês, mas fiquei aqui pensando que o romance era mais longo e não apenas quase dois meses para a personagem fazer esse alvoroço todo de não querer mais nada que lembre o carinha. Mesmo assim, acho que a história parece divertida e boa para intercalar entre leituras mais longas e com temas mais pesados.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Suzi ganhei esse livro de presente e ele é tão fofo! Li super rápido, sua resenha me deu vontade de reler! É um livro fofo, engraçado e leve, as ilustrações são incríveis e não tem como não amar né? Mesmo que não seja uma trama complexa e com surpresar.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Suzi! Mais um da série: livros que Fran tá louca pra ler e ainda não leu. Mas sua resenha me lembrou bastante um livro chamado "A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista", que é bem simples, mas suuuuper envolvente e doce. E como eu adorei ele, tenho em mente que vou adorar esse também! ;)

    Adorei a resenha!
    Beijos!
    www.cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    COMO ASSIM ESSE LIVRO É DO LEMONY E EU NÃO SABIA? Deixei de comprar várias vezes esse livro quando ia na livraria por não saber. Eu sou mega apaixonado pela escrita dele e a minha série favorita é "Só Perguntas Erradas". Concordo que o romance teen apresentado é bem clichê, mas se esse livro é do Snicket, então tenho certeza que a narrativa vale super a pena. Vou comprar assim que tiver grana.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá... Suzi...
    Não conhecia esse livro rs... ou ele passou e eu não percebi... as capas tem que me chamar atenção de alguma forma e essa capa não ajuda muito... a premissa da história não me envolveu... não me senti contagiada... desta vez vou deixar passar... xero!

    ResponderExcluir
  12. Nem sabia que o autor desse livro era o mesmo de Desventuras em série... A bem informada... hehe... Não tenho nenhum problema com clichês e gosto de tramas juvenis, normalmente consigo me transportar para anos atrás e ler com olhos de adolescente, e acabo me identificando tanto quanto o público-alvo. Pena que tem alguns erros de digitação, mas que bom que a leitura flui mesmo assim. E adorei saber que tem desenhos!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Suzi, sua linda, tudo bem
    Eu juro que pensei, mesmo com o título, que ao olhar os objetos que a fazem lembrar dele e de momentos que passou com ele, eles voltariam a ficar juntos. Que pena, pelo visto o final não é feliz e sempre defendo o amor. Mesmo assim, acredito que irei me emocionar com a história deles. Dica super anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)