Se O Sapatinho Servir - Sarah Mlynowski


Título: Se O Sapatinho Servir (Era Outra Vez #2)
Autor(a): Sarah Mlynowski
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 176
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Apontada como a herdeira de Meg Cabot pela imprensa, Sarah Mlynowski se diverte com o leitor nessa série juvenil com princesas, príncipes, vilões e finais um pouquinho diferentes do convencional. Abby e Jonah são irmãos e descobriram como entrar no mundo dos contos de fadas - e alterar os rumos de suas histórias! Desta vez, eles acabam no armário de casacos de um fabuloso castelo, bem na hora do baile, e lá está Cinderela. Tudo acontece como deveria ser: o príncipe resgata o sapatinho de cristal para seguir à procura da moça que o encantou, mas... Cinderela torce o pé - culpa de Abby e Jonah - e ele fica muito inchado. De jeito nenhum o sapatinho vai servir agora! Para piorar, a fada madrinha se recusa a ajudá-la e diz que Cinderela precisa assumir algumas responsabilidades se quer mesmo ter um final feliz. Mais uma vez, Jonah e Abby terão que consertar a história: decidem ajudar a gata borralheira a encontrar um emprego, e assim garantir a bênção da fada madrinha e a mão do belo príncipe em casamento.

Na imensa sabedoria de seus 10 anos, Sarah não entende como seus pais deixaram as coisas chegarem aquele ponto! É a terceira noite consecutiva que eles comem pizza no jantar, a caixa de ovos está quase estragando na geladeira sem nunca ter sido usada e ela não tem calcinhas limpas para usar. Bem que ela poderia resolver alguns deles problemas mas depois de uma primeira tentativa, onde a lavanderia ficou imersa em espuma, ninguém quer deixá-la ajudar.

Não ajuda em nada que suas noites em companhia de John vem sendo cada vez mais frustrante. Desde o dia que retornaram Flom, eles tentam fazer uma visitinha à Branca de Neve, mas Maryrose - a fada do espelho - os esta ignorando. Perspicaz, Sarah percebe que a única coisa diferente entre a vez que eles entraram no espelho e todas as últimas tentativas, é que agora eles estão preparados com roupas confortáveis e menos ridículas. E se ela fingisse desinteresse? Será que...... ops! Onde eles foram parar?

Ao invés de uma vasta floresta, eles se encontram cercados por casacos longos, que mais parecem animais e são tãaaaao macios! O traje das pessoas ao redor deixam claro que essa é a festa de alguém bem rico. Um guarda lhes informa que o baile está acontecendo em Zamel e quando certo sapatinho de cristal aparece, fica fácil descobrir onde foram parar.

A história contata por Sarah é divertida e mantém um linguajar de fácil entendimento. Rápida de ler, o livro prenderá a atenção de qualquer criança, principalmente as meninas, que se identificarão com o famoso conto de fadas.

Mesmo tentando ficar de fora, Sarah e John bagunçam toda a história da Cinderela. E mais do que isso, eles fazem uma trapalhada atrás da outra, deixando a moça cada vez mais longe de seu final feliz. Para consertar as coisa dessa vez, eles contarão com a ajuda da fada madrinha (que foi uma surpresa maravilhosa) só que ela não facilita em nada a vida deles.

A mensagem da história é muito boa, pois fala de autossuficiência e responsabilidade. Ao meu ver, esse ponto foi melhor do que o primeiro livro e exposto de forma mais clara. Só teve um detalhezinho que me desagradou: a postura da Cinderela antes do final feliz. Ela foi meio mentirosa e se aproveitou de terceiros para conseguir o que eu queria. Ela foi chamada a atenção e obrigada a mudar, mas isso aconteceu por tantas páginas que fico com medo de uma criança mais nova não assimilar direito.
 
Os finais das princesas tem me surpreendido e agradado muito pois mostra que você pode ter o seu 'Felizes para Sempre' de maneira bem real. O próximo volume terá como protagonista Ariel, a Pequena Sereia uma das minhas princesas preferidas e eu estou muito curiosa pois a sinopse cita o conto original, que não é nem um pouco feliz. Este volume ainda não tem título traduzido, nem previsão de lançamento no Brasil. 

13 comentários

  1. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei bem legal a premissa, principalmente por ter como base um conto de fadas de grande sucesso. Se é fácil de entender, então vou recomendar à minha irmã menor, que adora livros fáceis de entender!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa..
    Ainda não sabia que tinha esses livros e cada um era de uma princesa.
    Eu gosto de livros assim, e a trama desse livro parece ser bem leve. Não me lembro de ler uma personagem de apenas 10 anos, mas deve ser divertido também como você falou.
    Gostei de conhecer a obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah eu quero tanto esse livro. Li o primeiro e amei. Essas releituras dos contos de fadas estão me ganhando <3
    E como assim o terceiro livro vai ser com Ariel? Brubs surtando em 3, 2, 1....
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olaa
    Poxa, adorei a resenha, amo juvenil assim fofinho e espero ler esse em breve, me atraiu muito o enredo do livro. Ótima dica

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Que livro fofo. Mesmo sendo voltado para o público mais infantil, é um livro que ensina algumas coisas bacanas usando histórias já bem conhecidas. Gostei da proposta e não conhecia essa série ainda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Que livro fofo. Mesmo sendo voltado para o público mais infantil, é um livro que ensina algumas coisas bacanas usando histórias já bem conhecidas. Gostei da proposta e não conhecia essa série ainda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, tudo bem???
    Bom esse livro não me despertou pela leitura e minha filha não curte muito as histórias das princesas, ela prefere as adaptações.... eu ache bem interessante a premissa e talvez eu o compre para presente... incentivar a leitura desde cedo é o melhor.... e porque não fazer? Eu gosto da Ariel, lembro que quando eu era criança e até adolescente tinha vários cadernos com ela na capa rs... Xero!!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu ainda não li nenhum livro desta série, mas acho que vou gostar, estas releituras de contos de fadas sempre me surpreendem, os autores ainda conseguem inovar com algo tão conhecido. Pode ser direcionado para os leitores mais jovens, mas eu não dispenso. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Que história fofa!
    Não conhecia essa série, mas parece fascinante a história de crianças entrando nos contos de fadas. Acho que esse é um bom livro para as crianças lerem com os pais, até para eles explicarem a lição sobre o comportamento da Cinderela
    A Ariel também é uma das minhas favoritas, espero que o livro também seja bom
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse série e achei bem legal. Já coloquei na lista e pretendo procurar logo ele. Gosto de releituras e leio todas que posso. Adorei a resenha viu :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Achei a capa do livro muito fofa e gostei da premissa deste livro. Mesmo não leno mais este tipo de livro eu achei bem interessante para dar de presente para minha priminha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olaaa
    Adorei a resenha e curto muito infanto juvenis então para mim é uma ótima dica e anotei, espero ler em breve. Que bom que gostou tanto.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  13. Ei Andressa,
    Que fofura d livro, gostei deste ponto q vc chamou atenção na questão de q talvez as crianças não assimilem direito a mensagem, isto é muito importante já que o livro é voltado p este público né?Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)