Entre quatro poderes - Grupo (Sic)


Título: Entre quatro poderes
Autor(a): Grupo (Sic)
Editora: Novo Século - Talentos da Literatura Brasileira
Nº de páginas: 248
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Travessa
Nota:

O prefeito de Suares, uma pequena cidade do estado de São Paulo, passa por um momento crítico. Com a Polícia Federal em sua cola e sua vida pessoal desmoronando, o império construído com sangue e mentiras está prestes a ruir. Churrasco, envolto pelas sombras da vida pública, descobriu da pior forma possível que a caminhada de um político pode ser solitária e que cada decisão tem um preço. Só resta saber o quanto ele está disposto a pagar. No final das contas, todos conhecem a vida do homem público, mas sempre existe a história por trás da história.

É com muita alegria que escrevo essa resenha, pois mais uma vez fui surpreendida por um nacional incrível, bem escrito e envolvente. O livro nos conta a historia de Churrasco e de todos à sua volta. Ele cresceu na periferia de Soares, teve uma infância humilde ao lado de seu irmão Claudio e aos poucos foi se envolvendo na política e construindo seu império.


Logo no primeiro capítulo presenciamos o suicídio de Churrasco devido às investigações que estavam sendo feitas pela Polícia Federal na Prefeitura de Soares. Então os autores voltam no tempo para começamos a conhecer toda a história dele desde o inicio da carreira política tendo como padrinho Zé Ribeiro, um dos candidatos da época a prefeito de Soares.

A disputa eleitoral estava acirrada, Zé Ribeiro é um candidato do povo que defende os direitos deles e traz junto com Churrasco ideias visionárias para um futuro melhor para a cidade. Já seu rival, o Pimenta, vem de uma família de renome na cidade e seu único objetivo é obter o poder.

Mesmo com poderosos aliados, Pimenta está perdendo nas pesquisas para Zé Ribeiro, o que o faz ficar desesperado, porque a prefeitura tem que ser dele. Tudo muda na noite anterior às eleições, Zé Ribeiro é baleado de forma covarde e acaba morto. Com esse inesperado acontecimento, Pimenta ganha e assume a prefeitura de Soares, Churrasco também ganha como vereador e, revoltado com a morte de seu amigo, está disposto a honrá-lo descobrindo quem o matou e colocando em prática os planos do bem que eles tinham para a cidade.

Uma pena que existam mais pessoas más e ambiciosas ao extremo do que as boas e bem-intencionadas né? Seu irmão Claudio, que está tirando muito proveito de todo sucesso, se aliou à Pimenta e, quando percebe que os planos de Churrasco podem prejudicá-lo, usa seu maior dom: manipulação.

Usando as estratégias certas ele consegue assustar Churrasco a ponto de fazê-lo desistir das investigações sobre a morte de Zé Ribeiro e com o tempo acaba tornando-o um aliado. Assim Pimenta e Claudio tomam conta de Soares, roubando o dinheiro do povo para beneficio próprio e deixando a cidade em péssimas condições.

Até que ponto uma pessoa chega pelo poder e dinheiro? Será que sairão impunes?

O livro foi escrito por quatro jornalistas que juntos formam o Grupo SIC. A escrita narrada em terceira pessoa é fluida e muito clara, nos deixando de frente com os bastidores reais da política brasileira. É impressionante a habilidade dos políticos em enganar, roubar e manipular a população da maneira mais cara de pau do mundo.

Os personagens são bem construídos e todos têm o seu papel importante no desenrolar da trama. Confesso que estava receosa ao iniciar a leitura, pois o assunto foge totalmente da minha zona de conforto, e fico contente em dizer novamente que fui surpreendida.

Como é triste a realidade política do nosso país, quantas pessoas importantes para o direito do povo se deixam corromper, fazendo da corrupção um ciclo sem fim.

Se você tem interesse no assunto ou tem curiosidade sobre como funciona toda sujeira que rola na política brasileira, leia Entre Quatro Poderes. Ele é repleto de intrigas, mistérios, corrupção e até mesmo uma leve pitada de romance. Tenho certeza de que irão se surpreender.

Se as pessoas forem dependente do governo, por que vão optar pela mudança? Por que vão reclamar disso ou daquilo? Elas sabem que, se arrumarem problemas, vão perder a boquinha. Então melhor deixar tudo como está – adorava dizer Pimenta.

7 comentários

  1. Oiii tudo bem?

    Então o livro também foge totalmente da minha zona de conforto, não faz em nada meu gênero rsrs.
    Porem gosto de ver o tema abordado, conhecer melhor quem realmente são os verdadeiros bandidos no país.

    Parabéns está ótimo.
    Beijos.
    Kah Fernandes

    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Suzy! Não conhecia o livro, e super atual com o contexto político que nosso país está passando. Infelizmente esse jogo de manipulações recheia nosso cenário político, parece ser uma ótima leitura. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiiii!

    O que eu mais gostei nesse livro foi a forma como ele foi escrito. Ele é genial por começar pelo fim!
    Os personagens foram muito bem escrito e o que poderia ser um problema - escrito por 4 pessoas - acabou me agradando muito!
    Adorei a história e é realmente triste saber como as coisas acontecem. Duvido que aquilo ali é apenas ficção!

    Ótima resenha e amei saber que você também gostou!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi, tudo bem?

    Acho que por nunca ter lido a sinopse e nem reparado na editora, não fazia ideia que esse era um livro nacional. Parece ser interessante, mas está longe do tipo de livro que eu gosto de ler, mas imagino, como jornalistas, eles devem ter pesquisado bastante a fundo como funciona o cenário político do nosso país e escreveram algo bem próximo da realidade.

    Personagens bem construídos são ótimos e que bom que você se surpreendeu, mesmo que assim como eu, seja um livro que passe longe da sua zona de conforto. Quem sabe um dia eu dê uma chance a ele.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzi, tudo bem??
    Eu não me interesso muito por leituras que aprofundam demais a política, ainda mais em nosso país que está vergonhoso demais, exemplo disso foi o Johnny Deep que veio ao Rock in Rio e doou aparelhos auditivos e zerou a fila de espera... claro que não vou generalizar, porque não sabemos de toda a política de fora, mas isso foi bem forte na minha visão de cidadã.... e curti demais a premissa desse livro... por mais que eu não goste desse tipo de narrativa, essa em particular me chamou atenção... afinal foi escrita por 4 jornalistas e parecem que entendem bem do assunto... parece que o livro foi bem escrito.. adorei... Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola Su acredito que não há limites para muitas pessoas em se tratando de poder e dinheiro viu, triste mas é a realidade, gostei do tema do livro, não conhecia e quero ler, adentrar nesse mundo sem escrúpulos pela luta de poder e ver qual será o final. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Suzi, justamente por toda essa realidade apresentada que eu prefiro nao ler esse livro. Eu já evito até assistir televisão tamanha a quantidade de injustiças que aparecem. Não só com relação a política, mas a muitas outras coisas no nosso pais.
    Mas adorei essa ideia de escrever a quatro mãos. Diferente e, pelo visto, bem sucedida =)

    Beeeijos, Andressa
    Mais que Livros
    | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)