Estudo Independente - Joelle Charbonneau


Título: Estudo Independente (O Teste #2)
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única


Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda.

Muitas coisas que eu poderia falar estão na resenha de O Teste, como o cenário, a comparação com outras distopias, o romance e a ambientação no geral. Consequentemente, essa ficará menor, mas pode ler tranquilo porque não tem spoilers. ;)

Depois de passar pelo Teste, Cia finalmente começa seus estudos na universidade. Ela não conseguiu ingressar na área que queria, mas resolveu encarar a novidade com a mesma garra de antes, só que logo de cara descobriu que não ia ser moleza. Além de ser a única com um número absurdo de matérias especialmente designadas, passou por uma Iniciação puxada, na qual também um erro poderia custar muito. E ela ainda precisa lidar com as lembranças que foram apagadas, mas insistem em retornar.

Às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular.

Durante todo o livro, Cia mais uma vez se mostra uma mulher de fibra. Sua pouca idade esconde uma maturidade e sensatez que impressionam até mesmo os dirigentes. Ela tem medos, mas se mostra destemida; ela não se deixa influenciar pelos discursos exaltados; ela é justa, não importa o que custe. Claro que sombras a corroem: a incerteza do relacionamento com Tomas, a falta de segurança de sua família, a possibilidade do fracasso...

Vemos uma personagem um pouco mais madura e ciente do que quer, perdendo cada vez mais sua ingenuidade e ficando ainda mais perspicaz. Os desafios continuam vindo de todas os lados, mas ela se mostra mais disposta a superá-los, encontrando nas dificuldades a força que necessita.

Estudo Independente foi aquém de O Teste, talvez por ser o livro do meio, que não introduz nem conclui. Pra mim, essa leitura foi mais arrastada, com menos ação, mas nos trouxe algumas respostas e deixou muitas pontas para serem amarradas em A Formatura. Até agora a série tá bem construída, com um bom enredo todo redondinho.

Alguns novos personagens são introduzidos, e eu tive um pouco de dificuldade de associar nomes e acontecimentos do livro 1. Tive que forçar a memória pra lembrar alguns detalhes que a autora não citou. Sendo um personagem recente na história ou herança do primeiro livro, fato é que nunca sabemos em quem confiar (nem mesmo na Cia). Mais mortes acontecem, e eu só senti mesmo 1 delas, as outras nem fizeram diferença.

O romance fica totalmente em 2º plano, até mesmo por conta da falta de convívio. Apesar de Tomas ser um porto seguro, os acontecimentos são mais preocupantes e tomam mais a atenção de Cia. Espero que isso mude no 3º livro, pois gostei bastante deles juntos em O Teste.

Aprendi que quando se lida com as mentes mais brilhantes, é de esperar alguns questionamentos e opiniões diferentes. Como você faz.

Nesse 2º livro começa a delinear a parte mais política da trama distópica. Aparece o conflito governo x organizadores do Teste, mas ainda faltam dados para que entendamos completamente o cenário. Estou bem curiosa pra entender mais essa parte pra enfim compreender a profundidade da crítica social da história.

Algumas cenas foram previsíveis, outras me pegaram completamente de surpresa. E mais uma vez, novamente, de novo, Joelle féladamãe coloca um final de descabelar, que faz a gente ficar pensando em 200 mil possibilidades de continuação.

A revisão deixa muito a desejar. Se você for um leitor normal, mal vai perceber, porque são detalhes que não fazem diferença no todo. Mas, se você for um chato como eu, verá que há um excesso de vírgulas, letras minúsculas no início de frase, pontuações erradas, travessões ausentes na separação fala-narração, falas de personagens diferentes na mesma linha... Como eu disse, não prejudica a leitura, mas incomoda demais quem se atenta a essas pequenas coisas.
A capa continua linda, seguindo o padrão do livro anterior, mas focando no novo símbolo. As aplicações em verniz e os relevos também continuam, assim como o marcador destacável na orelha de trás (que continua intacto porque estou com pena de separar).

Aguardo ansiosamente A Formatura. Joelle fez uma heroína que entrou na lista das preferidas, das mais incríveis, das que eu queria ser. E já estou preparando meu psicológico pro término da trilogia, porque tenho certeza de que forninhos cairão.

20 comentários

  1. Ola Giulia confesso que adoro distopias e essa série que ainda não comecei a ler está se destacando para mim pela protagonista guerreira e madura sem mimimi nem todos elogios que leio. Vou correr para colocar a série em dia. Quanto a revisão é uma pena ter esses erros, que muitas vezes passam despercebidos pelos leitores. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Ainda mantenho firme meu comentário sobre "O Teste". Imaginei que sabendo um pouco mais o interesse aumentaria, mas por enquanto eu passo essa. O único ponto alto foi saber que o romance não é algo forte na história. É importante, mas a personagem não faz disso a sua vida (bom, pelo menos minha interpretação da sua resenha).
    É uma pena que os incômodos do primeiro livro permaneceram no segundo, e pelo jeito ainda no terceiro. Será que isso não é característica da autora? :\
    Bjs

    Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. Oi Giulia, gosto do gênero distópico, e esta série tem chamado muito minha atenção. Em relação ao livro, uma pena que a revisão deixou a desejar.
    bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Giu, tudo bem? Essa é uma distopia que com certeza eu quero conhecer. E já tinha lido em outra resenha que não se pode confiar em ninguém. Bom, geralmente o segundo livro costuma ser um pouco parado, para poder dar mais explicações e explicar um pouco mais do contexto político e tudo mais e eu gosto bastante disso. Gostei de saber que a Cia está mais amadurecida.

    Nossa, esses errinhos de revisão me incomodam bastante, não chegam a atrapalhar, mas incomoda.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  5. Giu, sim eu sou uma leitora chata hahahahaha Então vou perceber tudo isso e me irritar um pouco, mas acredito que a trama salva um pouco né?!
    Agora você me deixou curiosa com essa série, porque a nota foi muito boa e os comentários também. Adoro distopias que pendem para o lado político, como JV.
    Também aprecio quando o romance fica em segundo plano, porque essas séries tem tanto a trabalhar, que se for pra focar no romance, então que seja esse o gênero, rsrsrsrsrsrs
    Curti e pretendo ler!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  6. Giulia!
    Bom quando uma personagem amadurece de um livro para outro, porque mostra que o livro (autora) não estagnou na criatividade.
    Sou chata com essa história da revisão dos livros também e por vezes me incomodo; quando não atrapalha a leitura, tudo bem, relevo, porém quando me atrapalha, fico maluca...
    Domingo maravilhoso!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai, socorro, final de descabelar acaba comigo! hehe... Mas pelo menos o último livro já saiu, então dá pra ler com mais tranquilidade. Que chato o livro ter tantas falhas na revisão, provavelmente vou perceber, mas vou preparar o psicológico desde já para tentar ignorar... E eu acho muito legal quando a editora coloca o marcador no livro, mas nunca tenho coragem de destacar...rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Giulia!
    Tive que rir: "muitos forninhos cairão"! hahha
    Eu morro de curiosidade em relação a essa trilogia! Acho que vou solicitar o primeiro livro com a editora esse mês, preciso ver o que a história tem de tão espercial para arrancar tantos elcogios, suspiros, surtos em toda a blogosfera.
    Confesso que boiei um pouco com essa história de "Iniciação difícil" por não ter lido o livro anterior, mas já deu para perceber que a protagonista ão é mimizenta, né?! Apesar de não ter lido ainda, tbm torço pleo romance, SEMPRE torço pelo romance! hahah

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ola flor!!! Preciso urgentemente ler esse livro!!! Mas primeiro tenho que ler o 1!! Essa trilogia está chamando por mim faz muitooo tempo! Amo livros sobre futuros distópicos! Muitas vezes eles acabam meio que sendo possíveis de acontecer, do jeito que anda as coisas não duvido nada!

    bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Bom, eu não leio livros desse gênero, até acho o mesmo interessante, mas corro para um romance kkkk Estudo Independente não chamou a minha atenção, eu sempre fujo de séries e essa foi uma das razões, eu até acho a premissa da série bacana, mas não é uma leitura que eu faria no momento, quem sabe mais para a frente, né? *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    eu não conhecia a distopia, fiquei interessada em saber mais sobre os personagens e sobre a ambientação dos fatos. Terminei lendo a primeira resenha também :) apesar de gostar de distopias, essa não me chamou atenção. E depois dos erros chatos na revisão que você comentou :/ não me sinto a vontade para lê-lo.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu, tudo bom?!

    Já tinha visto as capas dessa distopia, mas nunca parei para saber sobre o que realmente trata a trilogia. Já li outras resenhas e apesar de gostar do gênero, ando meio cansada dele. Essa série não chamou a minha atenção e depois dos erros de revisão fiquei com o pé atrás outra vez. Vamos ver se em 2015 eu tento né?! HAHAHA

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do livro O Teste e desse segundo também, curto muito distopia, estou super ansiosa pra conferi o desfecho dessa trilogia no livro A Formatura.

    ResponderExcluir
  14. E você chama essa resenha de menor?! hahahahaah
    Eu desejooooo essa série <3
    Muito bom saber que a mocinha é isso tudo! Da um gás para ler a série..
    Mas esses erros de revisão que você citou.. não são pouca coisa não cara. Falta de pontuação é uma merda, me faz reler o paragrafo 20 vezes ¬¬

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li o livro ''O teste'' mais sinceramente esta serie e muito perfeita!
    Estou muito querendo ler a coleção!
    Ah acho que foi mes passado lançou o terceiro exemplar ''A formatura''
    acho que fãs ficaram bastante felizes com novidade

    ResponderExcluir
  16. Olá Giu,
    menina eu estou bastante curiosa com esta distopia, pois ela foge do que estou acostumada que é jogos vorazes e divergente. Pois aqui a luta é pelos estudos.
    E como assim as memorias dela são apagadas?
    Olha eu gosto de quando o livro nos leva a ação( oque ocorre em outras distopias), eu acho que este por ser o meio deveria ser mais agitado. Mas a autora deve saber o que faz.
    Outro ponto interessante são as mortes citadas, o que levam essas mortes? O que acontece? To boiando aqui. rs
    A capa esta muito linda, e os marcadores que a editora disponibiliza na orelha da contracapa, eu acho malvadeza. Pois qualquer leitor que ame seus preciosos, não terá coragem de destacar eles.
    Que venha A Formatura para sabermos o que vai acontecer. Quer dizer ao menos a você, eu ainda vou ter que esperar para ler e saber.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  17. Sou também aquela pessoa chata que percebe tudo. Quando li Estilhaça-me vi alguns erros, como o excesso de muitos "e" sem necessidade na história.
    Enfim, estou super ansiosa para ler o primeiro livro da Trilogia, já ouvi falar muito dos livros da Joelle e estou mega ansiosa.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li " O teste ", mas quero ler com certeza, fiquei bem interessada, e cada resenha que leio fico mais interessada ainda, parece ser uma leitura que flui muito facilmente !

    ResponderExcluir
  19. Também não pude ler esse livro, mas pretendo comprar logo, pois sei que a história é muito interessante.

    ResponderExcluir
  20. AHAUA Jurei ter comentado essa resenha! kk Então... tô doido pra ler essa trilogia vei, não é a primeira resenha que leio falando sobre esse final de lascar os neurônios.
    Fiquei sabendo que o terceiro livro é a topeza do baile, muita ação, romance na dose certa e final digno. Realmente, capa linda!
    Ótima resenha, já falei que tô amando essas suas resenhas de livros com sequências e sem soltar spoiler? Preciso ser assim! kkk me empolgo demais.
    xoxo

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)