Jeremy Fink e o Sentido da Vida - Wendy Mass


Título: Jeremy Fink e o Sentido da Vida
Autora: Wendy Mass
Editora: Galera Record


E se você encontrasse, inesperadamente, uma caixa com o seu nome contendo o sentido da vida? Um mês antes de seu aniversário, Jeremy Fink recebe do correio uma caixa de madeira misteriosa com uma frase entalhada. O Sentido da Vida: Para Jeremy Fink Abrir No Dia do Seu Aniversário de Treze Anos. A caixa tem quatro fechaduras, mas não há nem sinal de chaves. Para descobrir que segredos estão guardados ali dentro, Jeremy e sua melhor amiga Lizzy vão ter que usar a imaginação e rodar por todos os cantos de Manhattan em busca de pistas. Com uma mãozinha do sr. Oswald, dono de um antiquário, cada encontro revela uma nova pista que os ajudará a descobrir o conteúdo da caixa e, mais ainda, a desvendar o maior segredo de todos!

Um livro que me chamou atenção só pela capa. Como já gosto de uma literatura juvenil, não seria difícil de me agradar. Mas foi muito, muito melhor do que eu esperava.

Jeremy está a 1 mês do seu aniversário de 13 anos quando recebe uma encomenda um tanto misteriosa: uma caixa de madeira com um sistema de fechaduras complexo. Pela frase entalhada "O Sentido da Vida: Para Jeremy Fink abrir no dia do seu aniversário de treze anos", ele tem certeza de que era um presente preparado por seu pai, que falecera 4 anos antes. O problema é que a caixa contém 4 fechaduras, e as chaves sumiram! Não é apenas a pura curiosidade, é a necessidade de saber o que o pai guardou pra ele, é a vontade de estar mais próximo daquele que o destino roubou tão cedo.

Esta caixa passou a simbolizar todas as minhas esperanças, todos os meus fracassos. Antes de fazer qualquer outra coisa, preciso retomar tudo o que aconteceu neste verão: o Grande Erro, o velho, o livro, o abajur, o telescópio e esta caixa, que foi o começo de tudo.

Para a busca às chaves perdidas, ele conta com Lizzy, sua melhor amiga e vizinha de parede. Eles se conhecem desde bebês e não enxergam nada além de uma grande amizade entre menino e menina. Tudo bem que no decorrer da história rola uns ciuminhos, mas eles garantem que não tem nada a ver.

O casal de amigos começa a correr atrás de uma solução pra abrir a caixa, e as tentativas vão de invasão de propriedade a compra de chaves antigas inúteis. E, numa dessas tentativas, conhecem o sr. Oswald, um dono de antiquário que está de mudança e precisa realizar entregas antes de partir. Jeremy e Lizzy ficam responsáveis por levar os objetos restantes aos seus respectivos donos, e esses encontros são prá lá de especiais.

Junto com a procura pelas chaves, Jeremy tenta descobrir o sentido da vida. Se não conseguir abrir a caixa, pelo menos terá uma noção do que seu pai teria deixado. Mas, como você pode imaginar, esse é um assunto altamente subjetivo e complexo, e nosso protagonista ficará com mais interrogações do que tinha quando começou a missão.

Como vou descobrir as respostas se vivo bagunçando as perguntas?

Chega de contar a história. Quando terminei, logo pensei em Extraordinário (quem ainda não leu, favor fazê-lo urgentemente). Tá, a temática é bem diferente, mas a comparação, pra mim, foi inevitável. Ambos os livros mostram protagonistas pré-adolescentes, tratam de amizade e nos envolvem muito além de uma simples ficção. Terminei emocionada (sem chorar, porque não sou dessas), reflexiva e encantada.

O livro é narrado em 1ª pessoa, na voz de Jeremy, e talvez esse tenha sido mais um dos pequenos motivos por que gostei tanto. Seus quase 13 anos revelam uma maturidade conquistada com o sofrimento de perder o pai, o mimo e os cuidados da mãe e a certeza de uma amizade pra qualquer hora. Ele é um curioso nato, um pesquisador, um pensador que divide conosco suas descobertas e reflexões. E, sem ao menos perceber, estamos o acompanhando nessa busca por descobrir o sentido da vida, (des)(re)construindo nossos próprios paradigmas.

Esse é o tipo de livro que vai se construindo aos poucos, com uma sequência de acontecimentos que causam curiosidade ao mesmo tempo que revelam informações importantes. Claro que tem coisas bobas, afinal são 2 crianças de 12 anos dialogando quase que o tempo todo, mas não é nada enjoativo pra um adulto ler.

Como já disse, fui fisgada pela capa no primeiro olhar. Todas essas chaves antigas, os detalhes que imitam papel envelhecido... I love it! A diagramação é simples, mas ganha um toque especial com uma chavinha naquelas divisões no interior do capítulo.

E a revisão merece um parágrafo inteiro! Cara, tá praticamente perfeito! clap clap clap Sério mesmo, acho que só percebi 2 ou 3 errinhos mínimos, mas tá um show! Isso me deixa tão feliz que eu preciso falar e repetir. rs
Considerando que é um livro juvenil, o público-alvo é composto por crianças e juniores, pessoinhas que estão ingressando no mundo da leitura autônoma dos livros sem ilustrações, que estão aprendendo as dificuldades da língua (quando usar s/x/z, como usar pontuação etc). E um texto atrativo e bem revisado é um prato cheio pra eles se divertirem e de quebra aprenderem o bom português.

Não gosto de surpresas. Não assisto a filmes de terror. Não atendo o telefone se não puder ver quem está ligando pelo identificador de chamadas. Eu nem gosto quando alguém diz "Adivinha?" e fica esperando você adivinhar. Surpresas me deixam nervoso. Depois que você tem uma surpresa de verdade, aquela que tira o seu fôlego e muda a sua vida, todas as pequenas surpresas fazem você pensar na grande.

Jeremy Fink foi uma grata surpresa, daquelas que a gente fica feliz por não ter deixado a oportunidade passar. E torço com meus dedinhos cruzados pra que a Galera traga mais títulos da autora pro Brasil, quem sabe eu não "perco" mais uma tarde inteirinha me deliciando com seus personagens. ♥

Resenha originalmente publicada no blog Todas as Coisas do Meu Mundo.

26 comentários

  1. Olá, tudo bem? Estou curiosa para saber o conteúdo da caixa. E estou mais curiosa ainda para saber quais as lições que o livro passa. Sou adepta da leitura juvenil. Amo demais.
    Parabéns pela resenha.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  2. Giulia!
    Adoro livros infanto juvenis e quando vem com tanto aprendizado, só pode ser bom mesmo.
    Fiquei apenas me perguntando: se Jeremy é curioso e inteligente, por que não chamou um chaveiro para fazer as chaves?kkkk Tá tudo bem, si que tiraria a graça do livro, mas foi a primeira solução que me veio a cabeça.
    Bom demais o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, tudo bem?

    Esse é daqueles livros, que, com certeza, eu não daria nada pela leitura =P. Mas sua resenha me deixou animada. Eu adoro infanto juvenis, então acho que ia me sair bem na leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha preciso ser sincera e dizer que sua resenha ficou simplesmente maravilhosa.
    Tenho bastante interesse de ler esse livro já tem algum tempo. Eu ainda não tenho em minha estante, mas assim que ter, pode ter certeza que entrará para minha lista de leitura, porque o livro deve ser muito bom, mesmo sendo juvenil, pois gosto do gênero (risos)

    Você elaborou muito bem a parte da história e principalmente seu ponto de vista.
    Adorei =] Parabéns amiga e muito sucesso para o seu cantinho.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Me parece uma historia bem intrigante, me lembrou um filme que já assisti, tão perto e tão distante, de um menino que procura uma porta para sua chave para encontrar sentido que acha que seu pai deixou, é otimo e eu recomendo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flor! Tudo bom?
    Esse livro está na minha lista desde o ano passado e não topei com ele nenhuma vez na livraria, e sua resenha é a primeira que vou ter o prazer de ler, assim com certeza terei uma opinião de confiança sobre se vale a pena ou não comprar. Fiquei arrepiada aqui ao ler que ele recebe uma caixa misteriosa próximo de seu aniversário, e que ainda é um presente de seu falecido pai. E essa frase na caixa?!
    Já fiquei emocionada com sua opinião sobre o protagonista, e você falando que é preciso ler o livro Extraordinário, já me fez querer pegar ele na estante. Estou feliz por saber que essa é uma história que acabou indo além de suas expectativas e agora desejo o livro mais do nunca!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro ainda... Ao contrário de você, eu não gostei dessa capa, tanto que nunca leria se não fosse a sinopse e a resenha... Mas achei interessantíssimo o enredo do livro, e me intriguei bastante... Não posso fazer comparações com Extraordinário, pois ainda não li (I know, it's a shame), mas por tudo que já ouvi falar deste então deve ser mesmo muito bom... Curiosa essa busca pelo sentido da vida, acredito que muitas pessoas morrem e continuam sem saber... Fiquei bem interessada pelo livro, e já vou procurá-lo pra ler...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu! Só pela capa comprava, e depois de sua resenha só fiquei mais interessada. A premissa me chamou bastante atenção. Ultimamente li uns livros infantos juvenis é gostei muito. Boa dica, anotada.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Oi Giulia...

    Sua resenha foi muito inspiradora e trouxe um encanto maior nessa obra... você conseguiu transpor em detalhes tudo o que você sentiu para que pudesse chegar até nós de uma maneira inconfundível... a capa é linda e bem trabalhada já tive a oportunidade de tê-lo em mãos, mas não comprei... e agora me arrependo... mas não faltará oportunidade.... não quero comprá-lo somente pra mim, mas para a minha filha... sei que será uma leitura bem válida para as duas.... Xero!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ola Giulia adorei a resenha e a forma como mostrou nosso protagonista e sua maturidade devido aos fatos de sua vida, a capa é linda , a premissa do livro é bem interessante , fiquei mega curiosa para saber se ele irá conseguir abrir a caixa. Vou correndo para comprar o livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Giu
    Essa capa é mesmo linda e pela sua empolgação, o livro é bem encantador mesmo! Adorei a forma como o protagonista sente a necessidade de descobrir o que há na caixa e se aproximar de seu pai. Adorei ver a maturidade dele em certos pontos e a infantilidade bobinha dos 12 anos, né? Acho que iria amar essa abordagem do livro e essa aventura.O livro te fisgou e sua resenha me fisgou. Amei e já quero ler ( :

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii Giu, tudo bem?? AAh, pela sua resenha já fiquei encantada pela história, parece ser uma delícia de ler e o Jeremy parece um fofo *-* adoro essas histórias de buscas e descobertas, seja por algo, ou sobre si mesmo... e o livro parece ser bem isso. Além de toda a curiosidade de saber o que tem na caixa, se vai ser aberta e como vai ser todo o processo da procura pelas chaves.

    Adorei Extraordinário e acho que também adoraria esse, adoro livros com personagens mais novos e que mostram o valor da amizade, do amor.

    Ah, é tão bom quando a revisão e a diagramação estão ótimas!! Adorei a resenha e já entrou para a minha lista de desejados.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  13. Ai Giu, acho esse livro tão perfeito!!! A capa também me ganhou logo de cara, mas a história superou (e muito!) minhas expectativas. Também torço demais por mais livros da autora, porque Jeremy Fink realmente me encantou! E eu ainda não li Extraordinário, mas vou fazer um esforço para colocar na fila depois da sua intimação pra ler! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Que bom que você gostou, eu ao contrário, mesmo com a boa resenha, não me interessei muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Olá Giu,
    você acredita que nem sabia da existência deste livro. Menina que vergonha, mas não lembro de ter visto este livro nos lançamentos que sempre pesquiso.
    Mas agora lendo sua resenha, eu achei a historia tão legal, e tão bonitinha. Mesmo não sendo a minha pegada - pois não gosto de livro juvenil - eu gostei da historia, onde o garoto corre para achar as chaves e abrir o presente, cujo ele acredita ser do pai falecido. Alem de mostrar o valor de uma amizade, sem aquele de que homem e mulher não podem serem amigos.
    Marquei aqui o nome do livro e vou procurar por ele. E a capa, menina ela bem diferente, com este tom de papel e varias chaves pela capa, são um charme.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  16. Oi Giu!
    Essa capa é mesmo linda *----*
    Não conhecia o livro mas achei muito interessante, fiquei curiosa para conhecer Jeremy. E acho importante ele se mostrar maduro e ao mesmo tempo infantil, pois não é fácil estar na situação dele mas ele é só uma criança. Gostei muito mesmo! Espero poder ler!
    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Giulia,

    Já vi esse livro algumas vezes, mas nunca me interessei nele, acho a capa super linda com várias chaves! Lendo sua resenha me deu um vontade de começar a lê-lo agora, gosto de ler livros juvenis! Eu tenho Extraordinario, mas ainda não li estou esperando o tempo certo para lê-lo, já anotei a dica! Parabéns pela resenha Giulia!

    Mayla

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Oi Giu...

    Nunca tinha visto esse livro antes, mas o compraria pela capa. Adorei. Fiquei com muita vontade de lê-lo e até mostrar para os meus alunos. Aposto que eles iriam adorar. Ainda não li Extraordinário. Mas espero ler em breve também. Parabéns pela resenha.

    Beijos. Rob

    ResponderExcluir
  20. Oiii! Gostei muito da resenha, acho que o livro não é meu estilo, mesmo ainda estando no início da juventude, não consigo mais encarnar um personagem de 12/13 anos, mas de qualquer forma, parece ser uma leitura bem leve e agradável. Também amo uma boa diagramação! hihihi
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Nossa que história super interessante, o livro parece mesmo ser ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  22. Esse livro te fisgou pela capa? Sério?
    Se eu o visse em uma livraria, ele seria veementemente ignorado!
    Sua resenha me animou, ou melhor, essa comparação com extraordinário me deixou louca para poder lê-lo. Anotei a dica aqui ;D

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  23. Parace aquele tipo de livro cheios de frases inspiradoras!
    Adorei a que vc colocou
    -Como vou descobrir as respostas se vivo bagunçando as perguntas?'
    Sinceramente me fez pensar mil coisa! Acho que a frase me fez enteressar pela obra hahha

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Mais fui completamente fisgada.
    O enredo parace ser super envolvente e maravilhoso. Com certeza irei adorar essa história.
    Esse livro já entrou para a minha lista de desejados (que ja esta longa).

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto bastante de literatura Juvenil, fiquei bem interessada pelo livro, e realmente a capa é maravilhosa !! ótima resenha ....

    ResponderExcluir
  26. Mesmo não tendo nada haver, me lembrei do livro O Mundo de Sofia, não sei o porquê. Gostei do livro e quero muito ler futuramente.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)