Título: O Guardião (Trilogia Cidade das Sombras #1)O protagonista da história não tem o nome revelado, apenas o conhecemos por O Guardião. Ele é um sobrevivente, já passou pela guerra e até mesmo pela peste. Após alguns anos servindo à coroa em um cargo de renome, sua vida dá uma reviravolta, e ele se vê de volta à estaca zero, voltando a viver no submundo em meio a drogas e violência, se envolvendo com ambas para poder sobreviver novamente.
Autor: Daniel Polansky
Editora: Geração Editorial
Hoje, quando você sair à procura de Yancey, o Rimador, e tiver de abrir caminho em meio às prostitutas, aos valentões e aos viciados loucos por mais um dia de cheirada ou um trago, você irá se deparar com o corpo de uma criança. O cadáver exala um odor que não é dele, um cheiro que recende a magia e a um lugar, se Sakra quiser, para o qual você jamais irá querer voltar. Não fique tempo demais de bobeira perto do corpo; os gélidos vão querer saber o que você fez e o que há na sua bolsa. E quando eles te pegarem, é para a Casa Negra que você irá, onde o Comandante fará uma oferta que você não terá como recusar. Bem-vindo a um mundo como nenhum outro, com uma linguagem estranha e rica e uma violência tão sombria quanto o mais negro dos noites.
Caminhando pelas ruas de Rigus, cuidando de seus negócios sombrios, ele se depara com o corpo de uma menina, morta de forma fria e cruel. Revoltado e ainda com sangue de um oficial da coroa correndo em suas veias, ele decide descobrir o assassino da pobre garota. O Guardião só não imaginava o quanto aquela história poderia ser sombria e misteriosa; ao encontrar o responsável pela morte da menina e cuidar do seu jeito do assunto, mais crianças começam a desaparecer e alguns acontecimentos estranhos o intrigam.
Guardião, como um bom homem que é que, apesar de ter inúmeros defeitos e carregar um passado difícil, apenas quer fazer a coisa certa. Começa a ir cada vez mais fundo nessa história a fim de desvendar o verdadeiro culpado pela morte desse inocentes, mas o que ele não esperava é que fosse ser tão perigoso fazer o bem.
Narrado em primeira pessoa pela visão do protagonista, o que torna as cenas ainda mais reais, a personalidade do Guardião é instável e bastante confusa. Devido ao seu passado sofrido e marcante, seu humor oscila bastante, mas não deixa de ser um homem bom. Como uma amante de livros policiais, o que mais me prendeu na trama foram os assassinatos misteriosos, sendo investigados em um mundo misturado com magia, violência e segredos.
A aventura está presente na maioria dos capítulos: O Guardião escapa da morte inúmeras vezes, as cenas são tão bem escritas que senti cada osso quebrado, a investigação ocorre sob pressão, o tempo todo o clima é tenso, e a torcida para que o Guardião encontre as pistas certas aumenta a cada linha.
A diagramação é simples, e, apesar de alguns erros de digitação, a leitura é tranquila. A capa é muito bonita, apesar de não ser daquela maneira que imagino O Guardião. O final é surpreendente e terminou como um bom livro policial, quando você acha que desvendou todo o mistério que não há mais tempo para reviravoltas, algo surpreendente acontece e muda toda a direção da história.
O livro faz parte de uma trilogia, o segundo é A Cilada, que será minha próxima leitura. Estou ansiosa, pois gostei muito da escrita do autor, os diálogos são inteligentes, e a leitura, fácil. Encontramos no livro muitos palavrões e cenas de violência bem fortes, o que não me atrapalhou, mas tem leitores que não gostam.
Recomendo para quem gosta de um bom livro investigativo com uma pitada de fantasia o que para mim era novidade. O livro prende e surpreende.
- Você é um homem frio.
- Este é um mundo frio. Eu apenas me ajustei à temperatura.
Oi Suzi, tudo bem???
ResponderExcluirEu gosto de um bom suspense, de tentar desvendar quem cometeu os assassinatos e o motivo. Gosto do jogo psicológico para tentar entender o culpado e o capturar. Esse livro parece ser muito bom, e ainda mistura fantasia um dos meus gêneros preferidos. Só a violência é que não sei se irei gostar, mas darei um voto de confiança para a história.
Só não entendi porque deu nota 3.
Dica mais do que anotada.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ola Suzi não conhecia o livro, gostei da premissa do livro, pela sua resenha gostou do livro e nota 3 ai ai fiquei curiosa para saber . Vou colocar em minha lista de leitura , adoro livros que nos prendem em seus mistérios e ficamos curiosas para desvenda-los. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Achei que esta obra iria recebe um numero maior na sua avaliação!
ResponderExcluirPois pela resenha que leia por ai, gostaram bastante da historia!
Eu tambem, achei historia bastante interessante acho que ia gostar
Oi Suzi, que bom que o livro agradou e você já está pronta para a sequência. Eu ainda não o li, mas vou anotar a dica.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Olá Giu,
ResponderExcluircomo você bem sabe eu adoro um bom livro de suspense policial. Adoro a forma que a historia, com os mistérios e suspenses nos prende e nos fazer de qualquer maneira descobrir quem ou o que.
E este parece ser muito bom, pois você relata ação, e de o personagem ser um homem bom, que começa tudo por causa da injustiça.
Nossa, mais um que vai para lista de desejados. E como assim trilogia? Desta forma não dá pra ser feliz, rs
Parabéns Giu pela resenha.
Beijokas Ana Zuky
Oi suzi, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro um livro de suspense policial, principalmente destes que brincam com o nosso psicológico. Ai mesmo que eu me prendo na leitura. Mas ultimamente tenho lido poucos livros do genero, infelizmente, Anotei a sua dica aqui e vou ficar de olho no livro na Black. Apesar de não estar podendo gastar muito, se ele estiver num preço bom... quem sabe? =P
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Sempre tive curiosidade em ler esse livro! Gostei bastante da resenha, e já deu para saber o que esperar da leitura. O bom que é esta sempre acontecendo alguma coisa, leituras paradas me irritam, prefiro livros com bastante ação. Quem sabe consiga ler esse livro no próximo ano, já estou montando a minha meta de 2015. rsrs
ResponderExcluirBeijos,
Bell
Achei a premissa do livro beeem interessante! Gosto desse estilo meio soturno, com investigação... Fiquei curiosa sobre quem é esse guardião... ALém de ação, adoro livros movimentados! Muito legal! Sua resenha só me deixou super curiosa, e eu nem conhecia o livro aahaha! Vou ficar de olho nas promoções que virão por ai!
ResponderExcluirCurto muito história com investigação, suspense e fantasia, fiquei bastante interessada em ler esse livro parece muito bom.
ResponderExcluirOi Suzi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia esta trilogia, mas gostei da premissa dela. Gosto de livros que tenham este lado investigativo, o suspense e a aventura,além da magia envolvida... o que torna a leitura bem melhor né? A investigação sempre é um lado positivo pra mim, porque adoro desvendar os crimes, fico querendo saber as pistas logo e gosto de descobrir e entender o caso como todo (isso se deve ao fator de eu ser viciada em série policial). Adorei sua resenha.
Beijos
http://www.leitorasempre.com/
Já conhecia o livro um pouco, a capa para mim é muito conhecida, mas ainda não tive a oportunidade de ler, Mas vai ser mais um livro para minhas metas 2015.
ResponderExcluirOlá Suzi, não conhecia o autor e nem o livro, mas ele parece ser muito bom e com um bom mistério <3 e como eu amo livros com investigação ele já entrou para minha listinha de desejados <3
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Olá,
ResponderExcluirNão conhecia nada do livro. Achei curioso o fato do protagonista/narrador não revelar seu nome e a forma como ele escapa da morte. Saber que o autor constrói as cenas com tanta veracidade me deixou bem curioso!! rs
Espero que se eu tiver a oportunidade, goste bastante do livro!
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/
A capa é um pouco sombria, mais ok né.
ResponderExcluirFiquei super interessada em relação ao livro.
Gosto bastante dos livros que tem investigações, suspense e uma pitada de misterio.
Adoro suspense !! nem preciso falar que fiquei bem interessada em lê-lo, adorei a resenha !!
ResponderExcluirHey, Suzy! Bem, não me interessei pelo livro, porque, não sei se já contei aqui mas eu morro eternas vezes enquanto leio um suspense. Eu sou muito curioso sabe, só consigo parar de ler quando o livro está acabando e eu já descobri o mistério. Aí eu acabo deixando de fazer um monte de coisa e não paro de ler! kkk
ResponderExcluirEmbora a história pareça intrigante, deixo passar esse tipo de leitura. rsrs
Achei a capa dark, cheguei pensar até que havia algo sobrenatural... ou possa ser que haja. kkk Ótima resenha!
xoxo