Fundação de São Paulo - Antonio Carlos Olivieri


Título: Fundação de São Paulo
Autor: Antonio Carlos Olivieri
Editora: Callis


Ao estudar a fundação de São Paulo, de repente, as imagens no computador ganham vida e João Paulo vai parar na aldeia de São Paulo de Piratininga, em 1562. E não é só - uma batalha feroz entre índios e portugueses está prestes a eclodir. Em formato de HQ, temos uma trama cheia de aventura, cujos personagens (jovens em sala de aula) se aproximam do universo do leitor. De forma irreverente, fatos históricos são narrados e ilustrados, tornando o aprendizado uma consequência natural.

Contada através de quadrinhos, a Editora Callis nos mostra a história de São Paulo de maneira lúdica e bem didática, ótima para ser usada em sala de aula.


Em Fundação de São Paulo, temos um personagem principal, o João Paulo. Ele está dormindo durante uma explicação sobre a fundação da cidade de São Vicente e o interesse de Portugal nisso tudo. Este é o questionamento realizado pelo professor, ao passo que o jovem, como estava dormindo, não soube responder. Ana Paula, a linda garota que se senta ao seu lado, responde prontamente, fazendo com que João Paulo crie uma súbita vontade em aprender sobre os jesuítas na cidade de São Paulo e o que estavam fazendo aqui.

Chegando a casa, ele vai direto para o computador. Novamente cochila, mas dessa vez ele se vê dentro da própria história, com índios, jesuítas e tudo mais que havia estudado. Ele arrasou na aula do dia seguinte e de quebra conquistou a gatinha.

A leitura é super-rápida, menos de meia hora. A HQ seguiu os padrões da maioria, em preto e branco em papel de alta qualidade. Muito lúdico e recomendado para adoção em escolas.

24 comentários

  1. Oi, Flor! Tudo bom?
    Gostei da novidade do HQ e principalmente do tema escolhido, achei original o personagem principal adentrar a história e ver com seus próprios olhos o que aconteceu e ter a oportunidade de "vivenciar" todas as conquistas e estar no meio de uma grande história, e ainda por cima tirar a nota máxima no trabalho, com certeza o professor dele ficou impressionado, ainda mais vindo de um aluno que dormiu em sua aula!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam, tudo bom?

    Confesso que essa HQ me atraiu, rs. Gosto de história. E dessa "viagem no tempo" que o personagem principal faz. Eu era uma daquelas alunas que não dormiam nas aulas de história. HAHAHAHAHAHA. Fiquei com vontade de lê-lo.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pam, tudo bem?!
    Achei o tema da HQ bem inovador, é uma forma de incentivar os alunos a conhecerem sobre a história de São Paulo, de uma maneira diferente e sob a visão de um aluno (bem dorminhoco, por sinal!). O que mais chamou minha atenção foi que João Paulo ficou entusiasmado para conhecer mais sobre SP, que acabou fazendo uma viagem beeem inusitada!
    Acho que eu teria me interessado mais pela história se tivesse tido a oportunidade de estudar dessa maneira (através da HQ). De uns tempos pra cá as escolas estão adotando métodos diferentes de educação, então acho que essa seria uma boa escolha :D

    Mil beijos!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Acho ótimas estas ideias, assim os alunos além de entenderem e conhecerem de uma forma mais prazerosa a história, ainda ensinam o prazer da leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Amo grafic novel. Tenho a "Cachalote" de Daneil Galera, que é uma das minhas preferidas. E meu tesouro: Palestina na Faixa de Gaza, de Joe Sacco.
    Mas falando da sua resenha: parece ser uma ótima opção para sala de aula. Trabalhar questões históricas de forma lúdica.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Eu não sou fã de HQ, mas vi o lançamento desse e fiquei bem interessada com o tema. Não sei se leria por causa do HQ mas o tema é bem agradavel :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da história, não sei se leria no momento, mas quem sabe no futuro, pois gosto dessas histórias que retratam coisas antigas.

    ResponderExcluir
  8. Ola Pam gostei da premissa , e mostra o interesse em aprender do protagonista o que já é um grande incentivo . Leitura rápida e que pelo visto flui muito bem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Não leio muito HQ's. Mas achei muito legal a forma como foi conduzido e o modo lúdico que a trama conta uma história tão importante. Achei legal suas considerações e se tiver oportunidade, lerei sim. Sabendo que é rápido e divertido já nos incentiva :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Pâmela, tudo bem? Acho bem legal essas HQs que nos fazem aprender sem sentirmos que estamos aprendendo. Achei bem legal a forma de contar a história sobre a fundação de São Paulo. Quando tiver uma chance vou procurar para ler, deve ser uma leitura leve e prazerosa.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
  11. Oi Pam.
    Adoro quadrinhos, e a primeira coisa que me veio a cabeça foi quanto a forma lúdica e divertida de trabalhar com crianças.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oiê... super legal ein.... adorei a ideia... esse tipo de quadrinho é bem interessante...
    As crianças vão gostar com certeza além de ser uma ótima forma de aprender.... Xero!!!

    ResponderExcluir
  13. Acredita que eu já sonhei que acordava dentro de uma história da mesma forma desse livro? AHAUSHAUAHA Interessante a proposta do livro, mas HQ não faz meu estilo literário, queria gostar um pouco mais, normalmente os únicos que leio são de The Walking Dead.
    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Pam
    Achei super legal essa HQ, apesar de não ler muitas. Mas para jovens leitores, essa leitura está repleta de ensinamentos. Adorei

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Pam, tudo bem???
    Como incentivar a leitura nos tempos de hoje??? Como despertar a vontade de ler em um mundo cheio de tecnologia???? Por isso adorei a ideia do uso dos quadrinhos e principalmente a viagem do aluno, oi ler é exatamente isso, é viajar, fazer parte da história.Adorei a dica
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Moro em São Paulo, mas não conheço a história da cidade... gostei dessa abordagem lúdica, funciona melhor comigo quando se trata de livros desse tipo. Não sou muito ligada em HQs, mas leria essa.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Pam,

    Eu gosto de ler, HQ's e gostei bastante desse, a capa chama muita atenção, e o assunto é um tema que eu estudei em Literaturas, algumas semanas atrás, sobre os Jesuítas, vou anotar a dica!

    Mayla

    ResponderExcluir
  18. Muito legal essa ideia de mostra a história de São Paulo em HQ, assim torna bem interessante para as crianças.

    ResponderExcluir
  19. Pamela!
    Bem interessante a forma de conhecer um pouco mais sobre São Paulo.
    Ideia fantástica mesmo para os alunos aprenderem, deveriam fazer com todos os outros estados também.
    Um final de semana carregadinho de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A pouco tempo eu não gostava muuuito de livro nacional!
    Mas acabai percebedo que ele tem seu valor, são simplesmente
    boas obras. Este esta no mesmo caminho parece ser gostoso de ser ler

    ResponderExcluir
  21. Eu pensei justamente nisso, é ótimo para ser adotado nas escolhas.. Uma forma lúdica e mais interessante de se aprender. Só poderia ser colorido né rrsrs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá Pamela,
    que forma interessante e didática de fazer com aprendêssemos sobre o local. Um HQ que com toda certeza eu gostaria muito de ler. Ate por que eu gostaria de ver como ele arrasaria na aula e conquistasse a garota.
    Só faltou uma fotos de algumas paginas para conferir, mas ainda sim desperta mais a curiosidade.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  23. Achei bastante interessante transformar a história de São Paulo em revista de HQ.
    Algumas crianças não gostam muito de ler livros na sala de aula, porém as mesmas em vez de lerem ficam jogando tempo fora. Alias, esse livro com certeza os alunos iram adota-los na sala de aula.

    ResponderExcluir
  24. Não tenho costumes de ler HQ, mas gostei deste, parece ser muito gostoso de ler, passar o tempo.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)