{ Fique por dentro! } - Literatura Fantástica

Primeiro quero me desculpar pela demora. Deveria ter postado nas duas últimas sextas feiras, mas minha vida acadêmica (e o carnaval) me impediram de escrever isso antes. Desculpem-me. Mas vamos lá! Hoje, na estreia da Fique por dentro! vamos falar sobre Literatura Fantástica.

Muitos já devem ter ouvido falar em Literatura Fantástica. É um gênero que tem ficado bastante popular ultimamente. Porém, falar nesse gênero não é tão fácil assim. Isso porque há uma grande confusão na cabeça das pessoas sobre esse tipo de narrativa, ninguém sabe definir ao certo o que é Literatura Fantástica. Isso mesmo, não é exagero! A grande maioria das pessoas acredita que a Literatura Fantástica abrange toda a literatura relacionada à fantasia, ou seja, muitos classificam Harry Potter, Senhor dos Anéis, Guerra dos Tronos e outros do gênero como Literatura Fantástica. 

Estão errados? Sim. E não. (Agora quem está complicando sou eu, né?) 

Vejam bem, de acordo com os Estudos Literários, a Literatura Clássica é um gênero que tem características específicas. Tzevetan Todorov foi um dos primeiros a tratar do assunto em seu livro “Introdução à Literatura Fantástica”. Selma Calasans Rodrigues (UFRG) também trata disso em seu livro “O Fantástico”. 

Ou seja, de acordo com esses estudos, a Literatura Fantástica consiste numa narrativa que tem como característica principal a dúvida, a hesitação, criada por um acontecimento sobrenatural que leva a personagem (e o leitor) a duvidar se aquilo que aconteceu foi, de fato, real. Assim, na sua definição original e conceituada pelos estudos literários, O Fantástico é a literatura em que a presença do sobrenatural existe apenas na dúvida. Na incerteza. Todorov diz que ao fantástico se constitui em “um fenômeno estranho que se pode explicar de duas maneiras, por meio de causas de tipo natural e sobrenatural. A possibilidade de se hesitar entre essas duas possibilidades cria o efeito fantástico.”. Segundo Todorov, as histórias fantasiosas, com elfos, vampiros e reinos mágicos não compõem a Literatura Fantástica, e sim a Literatura Maravilhosa. 

Porém, hoje em dia, como vocês devem ter percebido, essa definição de Literatura Fantástica é mais adotada nos estudos literários, no meio acadêmico. No popular mesmo, a Literatura Fantástica engloba tudo aquilo que é fantasia, magia, sobrenatural, mistério, etc. 

Assim, levando em consideração a produção em massa das histórias de fantasia de hoje em dia (o que tem tido destaque), o pensamento que anda circulando sobre Literatura Fantástica é esse mesmo, o mais abrangente. E isso não é ruim. Penso que isso seria como o Fantástico Moderno.

Na próxima postagem da coluna Fique por dentro! falarei mais sobre isso e sobre o cenário fantástico atualmente. Até lá.

Pedro Araújo

Curta minha página no facebook: Poeme-se

Ah, e deem também uma olhada no meu blog. São contos, cartas, poemas e outras coisas: Uma flor qualquer

26 comentários

  1. Acho que tanto o que os estudos literários entendem como literatura fantástica quanto o que nós meros mortais e leitores entendemos é válido. As duas definições se encaixam ^^ Bem legal o teu post, parabéns!

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Hoje estou passando só pra dizer que estou de volta a blogosfera e ficaria muito feliz se visitasse meu blog!

    Caso goste, adoraria que se tornasse seguidor, curtisse a página do facebook e/ou o twitter!

    ;*
    http://moniitorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  3. Olá Giulia!
    Acho ambas definições válidas, pois englobam o mesmo contexto!
    Ah as músicas de Digimon e Pokémon são de péssima qualidade..tem muito anime com trilhas sonoras lindas e bandas de j-rock que se ouvir, você mudará totalmente o conceito de relacionar música japa com anime rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Mais um genero literario e há quem goste não é mesmo
    Tem genero para tudo e todos ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho que as duas definições são válidas. Que post hein? Esclarecedor. Amei
    beijo
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2013/02/romances-da-harlequim.html

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, o assunto nunca é discutido né.

    ResponderExcluir
  7. Então né acabei de aprender mais uma coisa hehehehehe. Eu era daquelas que acreditava que literatura fantástica era tudo o que envolvia seres sobrenaturais e magia essas coisa. Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  8. achei otimo o post, uma boa iniciativa!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falaeem literatura Maravilhosa! Muito interessante o post!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Muito bacana a iniciativa de esclarecer os leitores a esse respeito! Continuem com isso. Parabéns!
    Dá uma passada lá no blog, está rolando sorteio.

    Grande beijo!
    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Para mim era tudo Literatura Fantástica! Gostei de saber que "existe" essa tal de Literatura Maravilhosa, mas vou continuar chamando de Fantástica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu
    Nunca tinha ouvido falar sobre literatura fantástica . Mas adorei sua iniciativa pra explicar sobre o que se trata !!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  13. oiee nunca ouvi falar sobre essa literatura mais gostei de conhecer
    e com essa iniciativa vou pesquisar mais sobre o assunto.
    beijoes

    visita?
    http://www.katiebittencourt.com

    ResponderExcluir
  14. Ollaaa adorei seu blog da uma passadinha no meu novo http://modareunida.blogspot.com.br/ ?? bjuuuus

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto amiga, serve pra nos tirar muitas dúvidas.
    Muito bom!!

    Beijokas
    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  16. Tb tenho andado ocupada esse inicio de ano...
    Bom, queria avisar sobre uma indicação que fiz ao seu blog no link: http://absortoemlivros.blogspot.com.br/2013/02/especial-o-caso-dos-selinhos-esquecidos.html
    Confere lá!

    Bruna
    http://absortoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sempre tive essa dúvida, mas gostei muito dos esclarecimentos :D

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da explicação, foi muito esclarecedora!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Bom texto,duas definições distintas,gostei de entender mais do gênero.Tem tantas outras definições que fico em dúvida,consigo identificar alguns elementos,mas falta um aprofundamento para entender a essência.

    ResponderExcluir
  20. é um dos meus gêneros favoritos!
    70% dos meus livros são desse genero

    ResponderExcluir
  21. Tb é um dos meus generos favoritos e eu sempre chamava de fantasia hehehe
    Gostei do post, me esclareceu algo que eu nem conhecia =)

    ResponderExcluir
  22. ótimo post,realmente as pessoas confundem mesmo, mas acho que é isso esmo, em geral é tudo que tem magia,fantasia, bruxos, bruxas tudo de sobre natural haha! Adoro esse gênero.

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post, muito esclarecedor - até porque é o meu gênero favorito hihi

    ResponderExcluir
  24. Acho a segunda hipótese mais combina com o gênero. Adorei a ideia de esclarecer esse conceito pra nós leitores.

    Beijinhos

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei o texto, ficou realmente muito bom. É o meu gênero preferido.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Eu nem sabia que existia essa tal de Literatura Fantástica, kkk! Eu não leio muito, e quando leio, as vezes nem reparo no nome dos autor ou na capa, qualquer detalhe assim. Vou direto pra história. Imagine se vou saber o gênero literário kk!

    Ah, lendo a sinopse dos livros dá pra se ter uma ideia, embora eu escolha muito pela capa...

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)