As Cores Do Entardecer - Julie Kibler


Título: As cores do entardecer
Autora: Julie Kibler
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 352
Onde comprar: Saraiva | Casas Bahia | Fnac
Nota:

A sonhadora Isabelle e o determinado Robert desejavam, com todas as suas forças, se entregar à paixão que os unia. Mas uma jovem branca e um rapaz negro não poderiam cometer tamanha ousadia em plena década de 30, em uma das regiões mais intolerantes dos Estados Unidos, sem pagar um preço muito alto. Diante dos ouvidos atentos da cabeleireira Dorrie, a história do amor trágico e proibido se desdobra, enquanto mudanças profundas se instalam em sua própria vida. Com personagens humanos e, por isso mesmo, memoráveis, As Cores do Entardecer mostra que as relações afetivas muitas vezes são mais profundas que os laços de sangue. A cada etapa da viagem de Isabelle e Dorrie, as lições sobre otimismo e fé se multiplicam.

Miss Isabelle é uma senhora de 89 anos, cheia de manias e acostumada à sua rotina; ela não fica nada feliz quando descobre que sua cabeleireira de sempre havia mudado. Dorrie se sentiu intimidada quando começou a cuidar dos cabelos de Miss Isabelle, mas com o passar dos anos elas se tornaram grandes amigas. Dorrie é uma jovem negra, que crias seus dois filhos com muito esforço e, após quase dez anos cuidando de Miss Isabelle, vai com muito carinho nos dias de sua folga até a casa dela, já que sua idade avançada já não lhe permite mais dirigir até o salão.
Quando Miss Isabelle a convida para fazer uma longa viagem com ela para o funeral de um ente querido, Dorrie fica surpresa e emocionada e de pronto aceita. Apesar de seus compromissos e problemas na família, ela larga tudo para acompanhar Isabelle, pois a necessidade de alguém para ajuda-la a passar por esse momento difícil estava estampada em seus lindos olhos azuis.

Durante a viagem, Miss Isabelle começa a contar a Dorrie a história de seu primeiro amor. Em 1939 ela tinha 17 anos e se apaixonou por Robert, o filho negro de sua empregada. Um relacionamento inter-racial naquela época era proibido, os negros nem podiam andar nas ruas durante a noite em algumas cidades. Ela, então, relata a Dorrie, como viveu esse amor, como seu relacionamento com seu pai era doce e o convívio com sua mãe dramático.

Dorrie se emocionou diversas vezes com sua história de luta, esperança e amor, chegando a torcer por um final feliz para o casal mesmo já tendo visto fotos do marido de Miss Isabelle, e ele não era nada negro. Ela então resolve levar a história daquela pequena senhora como aprendizado para superar os atuais problemas que vem enfrentando em sua família.

O livro é narrado em primeira pessoa, a história atual pela visão de Dorrie e o romance proibido nos anos 30 pela Miss Isabelle. A autora conduziu a narrativa com maestria, o enredo é bem construído e flui de forma rápida e muito envolvente.

O romance entre Isabelle e Robert é tão encantador e inocente que me deixou extremamente angustiada com toda a injustiça da época, minha vontade era de ajudá-los a vencer todo o preconceito. Isabelle luta e é até mais corajosa que Robert, ela tenta de todas as formas viver esse amor, mas sua pouca idade, o medo frequente de alguém machucar Robert e a grande intolerância das outras pessoas destruíram as chances de os dois se amarem.

A história paralela de Dorrie também é envolvente, ela luta para criar seus dois filhos sozinha e trabalha muito para pagar suas contas, mas sua maior dificuldade é com os homens, ela simplesmente não consegue se entregar devido ao seu passado difícil com seu ex-marido.

A escrita é intensa e muito expressiva e mexeu demais comigo. Logo nas 100 primeiras paginas já senti que ia entrar na minha lista de favoritos, pois além de a autora abordar um assunto polêmico que é o racismo ela também fala da importância do amor e da necessidade de se lutar por ele.

Quando o livro vai chegando ao fim e você pensa que finalmente suas emoções vão se acalmar, a autora te surpreende de novo e deixa seus nervos à flor da pele (chorei muito), Meu Deus, como alguém pode sofrer tanto?

Enfim, ao chegar ao fim, o crescimento de ambas é evidente, as amigas que começaram aquela viagem juntas já não são mais as mesmas. Outra curiosidade legal é que o livro foi inspirado em uma história que o pai da autora contou sobre a avó dela, o que só tornou a trama mais emocionante.

Recomendo demais a leitura, principalmente para pessoas que curtem romances com drama, amor e emoção. Lindo Demais!

Mas, na realidade, essa pequena divisão existiria para sempre entre nós, pelo simples fato de sermos diferentes. Fomos condicionados assim.

14 comentários

  1. Olá Suzi!
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas nunca parei para ler do que se tratava.
    Deve ser uma história bem emocionante. Relacionamentos inter-raciais são bem complicados ainda mais na época que se passa a história. Fiquei curiosa pra saber como tudo terminou.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzi, tenho esse livro em casa mas não fazia a menor ideia do que se tratava, adoro quando a narrativa mescla entre presente e passado e de alguma forma uma influência a outra, ao menos esse parece ser o caso. Contudo não sei se estou preparada para o drama que essa história parece guardar, acho que ando meio com medo de chorar ultimamente kkkkk, mas depois de sua resenha com certeza irei dar uma chance quando estiver no clima

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzi!

    Não conhecia essa obra mas fiquei emocionada ao ler sua resenha, fico imaginando ao ler o livro como é.
    Acho que nunca li nada que tivesse relação ao preconceito e acho que teria a mesma vontadeque você teve de entrar na história.
    Fico feliz que o livro tenha sido tão incrivel para você, espero ler em breve!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi, tudo bem?

    Eu adoro romances com essa carga de emoção e drama. Eu tenho o livro, mas nunca cheguei a ler nada sobre ele (nem sinopse) e a sua resenha foi tão especial que me interessei. A premissa parece ser bastante interessante. Gosto quando um(a) autor(a) aborda temas polêmicos, principalmente quando ele(a) sabe conduzir isso. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  5. Oi, Su!
    Poxa parece ser mesmo uma linda história. Infelizmente essa época onde o preconceito e intolerância eram predominantes existiu de fato, né. Queria mesmo que fosse coisa de ficção, mas tantos já sofreram e ainda sofrem por esses motivos. Dá mesmo uma revolta, afinal, todos tem direito a ser feliz da maneira que quiser. A história realmente te tocou, né.
    É sempre uma delícia quando nos conectamos assim com a história e seus personagens.

    Beijinhos!
    Jaque.
    Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi, sua linda, tudo bem?
    Eu sabia!!!!! Desde a época do lançamento desse livro, eu sabia que ele iria me emocionar. Mas com a sua resenha, ele parece ser muito mais do que eu esperava. Me lembrou um pouquinho do filme conduzindo Miss Daisy. Adorei saber que ele é baseado na história da avó da autora, que máximo, isso só torna tudo mais especial. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola Suzi menina me encantei com a descrição da sua resenha sobre o amor dos dois e essa injustiça que sofreram , já estou com o livro e vou passar na frente para ler com certeza . A capa é linda . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. gente eu nunca pensei que esse livro era tão lindo desse jeito, estou completamente encantada com a sua resenha suzi.
    vou tentar ler meu exemplar assim que der!
    poxa legal que o livro foi inspirado em uma história real, espero gostar da leitura assim como vc.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi,

    difícil um livro me fazer chorar! Conto com menos de 10 de dos os que conseguiram fazer isso. Fiquei curiosa para saber se esse também iria me emocionar a esse ponto. Quem sabe. Curto livros emocionantes e que gerem uma reflexão.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei isso do livro ser inspirado numa história que o pai da autora contou sobre a avó dela! Deu vontade de pegar pra ler. Que bom que dá para perceber o crescimento das personagens, amo esse tipo de escrita intensa que mexe tanto com a gente.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá Suzi!
    Esse livro parece ser muito emocionante e a sua resenha me encantou de uma maneira indescritível.
    Não é um estilo de leitura que eu tenho procurado ler, mas esse é um daqueles que seriam diferentes.

    Beijos!
    Bárbara
    www.btocadoslivros.com

    ResponderExcluir
  12. Pra falar a verdade eu não sabia desse livro e pela leitura da resenha acho que a capa está errada o.o não li o livro, não posso afirmar mesmo, mas a capa não passa o quão perfeito este livro deve ser. A angustia, amor e injustiça!
    Quero esse livro. Me encantei pela história <3
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ai Suzi, só de saber que a autora se inspirou na avó dela, já deixa meus olhos cheios de lágrimas. Todos os romances que leio, que tem alguma implicação com essas regras besta da sociedade de antigamente, fico angustiada também. Como é possível que as pessoas fossem tão bestas assim?!
    É a primeira resenha que vejo e já me deixou bem animada! Essa capa linda só ajuda rs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Adoro esses livros que trazem histórias mais antigas e por saber que a moça se inspirou na vó dela faz com que a história fiquei mais instigante, pois assim sabemos que muitos dos fatos ali presentes podem ser verdadeiros e não ficção. Gostei da premissa e desse amor proibido, eu sinceramente ia ser queimado na fogueira se algum dia tivesse que viver nos anos 30, ia chocar a sociedade da época na primeira vez que abrisse a boca HAHAHAHA. Adorei seu texto, dica de livro mais que anotada, já tá na lista de desejados.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)