Cinderela Pop - Paula Pimenta


Título: Cinderela Pop
Autor(a): Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 156
Onde comprar: Submarino | Americanas | Fnac
Nota:

Nesta versão estendida do super conto de Paula Pimenta no Livro das Princesas, Cinderela é reinventada. Cintia é uma princesa dos dias atuais: antenada, com opiniões próprias, decidida e adora música! Mas a garota vê seu cotidiano virar de cabeça para baixo depois da separação dos pais: vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Até que um encontro inesperado e revelador a faz rever as próprias escolhas – havia mesmo um belo príncipe em sua história, e tudo que ele mais queria era descongelar o coração da nossa gata (nada) borralheira!

Qando Paula Pimenta colocou a tiarinha de princesa na cabeça pra divulgar O Livro das Princesas, os contos de fada se apossaram de sua mente e ela resolveu escrever vários. Na antologia, ela escreveu o conto Princesa Pop, que deu origem a esse livro. Mas antes dele veio Princesa Adormecida, uma releitura obviamente de Bela Adormecida.
Pois bem, eu não sei por que cargas d'água fiquei animada pra ler Cinderela Pop. Ok que curti o conto e o primeiro livro, mas, racionalmente falando, é a mesma história, com as mesmas cenas e falas e algum plus a mais.

Numa releitura bem contextualizada de Cinderela, Paula nos apresenta a Cíntia, uma DJ adolescente que se fechou para romances depois da separação dos pais. Da forma mais inusitada, ela conhece um Fredy Prince, um cantor famoso entre as adolescentes, mas precisa fugir do local correndo e não percebe que um dos pés de seu All Star ficou fora da mochila. Quando ele tentar descobrir quem é a garota que agiu diferente de todas as outras que ele conheceu, muitas coisas acontecem até eles se encontrarem.

No meio disso tudo, claro que tem madrasta má, "irmãs" que enchem o saco e muita reviravolta. O pai da Cíntia é um palerma, daqueles que a gente tem vontade de pegar pelos cabelos e socar a cara na parede. A madrasta cumpre bem seu papel de vilã e deixa a gente morrendo de ódio. E as adaptações da história pra modernidade ficaram ótimas!

Eu li com olhos de adolescente, e esse olhar me fez suspirar e me encantar como se eu estivesse no ensino médio. A escrita da Paula é boa, a história mora nos nossos corações, não tem como dar errado essa combinação. A narrativa em 1ª pessoa foi uma ótima opção pra nos ajudar a mergulhar nos sentimentos de Cintia; me apaixonei, senti raiva da madrasta, fiquei grata à fada madrinha... Além de ser envolvente, é curtinho, então li que nem percebi as páginas passarem.

Minha opinião é praticamente a mesma do que escrevi lá na resenha de O Livro das Princesas. Eu só esperava que essa versão estendida trouxesse novidades que valessem a pena a edição de um novo livro. Não foi isso que eu vi. Temos poucas coisas a mais, e a melhor delas é uma entrevista do Fredy, ou melhor, a maneira como ela foi feita. Além de podermos conhecer um pouco mais, Paula valorizou o trabalho do blogueiro. Estrelinha dourada pra ela!

O conto é o maior dos 4 na antologia, então por aí você já imagina que ele estava bem completo. Os mesmos 13 capítulos são enchidos com mais 50 páginas e um epílogo, sendo que a diagramação ajuda muito nesse aumento. A fonte é grande, e quando tem algo que complementa a narrativa (notas de jornal, status no Facebook, pôster de show) o espaço é preenchido com um layout diferenciado. A capa ficou muito escura, e eu até entendo o porquê, mas ainda assim preferia outro esquema de cores.

E a pergunta que não quer calar: vale a pena? Desde que você não leia os 2, vale sim (recomendo ler o livro e pular o conto). E também se você for daquelas românticas incorrigíveis que adoram um conto de fadas ou releitura. O livro tem um público-alvo bem definido e vai vender bastante por causa da autora e do tema princesa. Agora, se você não se encaixar no que eu disse acima, pense duas vezes antes de se arriscar.

10 comentários

  1. Oi Giu tudo bem?
    eu amei sua resenha, adoro a Cinderela, essa versão ficou meio estranha mais mesmo assim gostei rs
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Giulia como não li o conto creio que vou gostar da história esse conto de fadas moderno. mas é uma pena ela não ter colocado algo a mais, com certeza jogou um balde de água fria nos fãs. Gosto da capa. E o livro já está em minha lista. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente não me interessei pelo livro, não curto muito esse gênero, prefiro um bom suspense, investigação, sobrenatural.
    Achei sua resenha bem honesta, parabéns!
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Giu, tudo bom?

    Confesso que não me interessei muito pelo livro, ainda não consegui ler o Princesa Adormecida, acho que não é mais para a minha idade. Sei lá. Mas vivo indicando para as minhas alunas. Gostei da resenha, mas no momento esse livro não entra na minha lista de desejados. Quem sabe mais para frente né? Parabéns pela resenha. Anotei a dica para as minhas alunas.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olaaa! Eu nunca li nada da Paula Pimenta e sempre vejo elogios. Não fiquei muito animada com as resenhas de Princesa Adormecida, mas nesse caso fiquei beeem interessada. De modo geral não gosto de contos de fadas, mas acho bacana a ideia de distorcer com essas releituras.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  6. Vamos socar a cara do pai da Cintia na parede juntas? rs... Por favor, não faça isso sem mim, palerma é pouco praquela criatura. Eu adorei a escrita da Paula desde O Livro das Princesas, mas é o que você disse: não vale a pena ler o conto e esse livro, melhor pular o conto. Fiquei decepcionada com tão pouca novidade, com certeza não atendeu às minhas expectativas por causa disso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu, como você está??
    Espero que esteja se recuperando bem...
    Adorei a sua resenha e até gostei da capa, mas desta vez não me interessei pela leitura... não curti muito apesar do envolvimento da música de All Star rs.... Gosto de adaptações, mas devo confessar que ando preferindo os filmes... Xero!

    ResponderExcluir
  8. Eu super me encaixo nessa descrição, então eu vou amar <3
    Apesar de ser bobinho, eu gostei do primeiro. Então acho que o caminho vai ser o mesmo..
    E pode deixar, estou ignorando o conto desde já ;D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu,

    Já comprei os dois livros!! Como sou uma romântica incorrigível, vou gostar do livro (hahaha). Gosto de histórias tranquilas, pq posso intercalar entre uma leitura mais densa e outra.
    Lerei e depois conto para você as minhas impressões.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiiii
    Eu li Princesa Adormecida e gostei bastante. Desde o lançamento fiquei com vontade de ler Cinderela Pop e acho que vou gostar da leitura, por isso vou me arriscar. Mas vou seguir sua dica e ignorar o conto.

    Beijos
    http://sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)