Dia 21 - Kass Morgan


Título: Dia 21 (The 100 #2)
Autor(a): Kass Morgan
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 288
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Vinte e um dias após os cem terem chegado à Terra com a missão de recolonizar o planeta, um inimigo desconhecido é descoberto. Pensa-se que eles eram os únicos humanos a pisar na superfície terrestre em séculos, mas agora, nada mais é certo. Entre resgates, buscas e romances, segredos são revelados, crenças são quebradas e relacionamentos são testados.

Os Escolhidos terminou com um belo cliffhanger, e Kass Morgan embalou nesse clima para escrever sua continuação. Octivia foi raptada, o acampamento foi atacado, e algumas pessoas foram mortas. Uma série de acontecimentos que os levam a crer que não são os únicos seres humanos em terra. Além disso, fazem 21 dias que eles aterrissaram, e aparentemente isso quer dizer algo em relação aos níveis de radioatividade.

Eles foram enviados à Terra como cobaias, as primeiras pessoas a colocarem os pés no planeta em trezentos anos. Mas eles estavam enganados.
Algumas pessoas nunca foram embora.

A autora manteve a mesma fórmula que deu certo. A narrativa é feita em terceira pessoa - acompanhando um protagonista diferente a cada capítulo -, os capítulos são curtos, e há os flashbacks. Infelizmente esse recurso se mostrou desnecessário em vários momentos, me deixando sem entender qual era sua finalidade naquele momento. O plus nessa continuação é que a ação finalmente aparece. Não é nada OMG!, mas é o suficiente para prender o leitor e despertar nele a vontade de continuar acompanhando a série.

Dentre o personagens principais, o grande destaque vai para Bellamy. Apesar de irredutível e infantil em alguns momentos, ele subiu no meu conceito e se tornou meu personagem favorito. Suas cenas se tornaram interessantes por diversos motivos: o romance fofo, a busca e a paixão por sua irmã, o instinto de sobrevivência tão aguçado. Apesar de ter crescido na arca, sua relação com a natureza é singela, não deixando que suas cenas de caça ou fuga ficassem forçadas. Wells também ganhou minha simpatia. Ele é astuto e sempre fiel aos seus princípios, mesmo em situações extremas. Okey, muito da sua nova posição na trama se deve a um novo personagem sobre quem eu não posso falar, mas digo uma coisa: shippei mesmo!

Agora sua vida podia estar em perigo, mas era finalmente uma vida pela qual valia a pena lutar.

Glass teve grande destaque e apareceu em diversos momentos, mas parece que sua história não saia do lugar. Enquanto a situação na terra fica cada vez mais movimentada, as coisas no céu andaram a passos de formiga e sem vontade. Acontece algo muito importante na nave, que tem um grande impacto da história, mas precisava levar o livro todo para descrever menos de 24h? Quanto a Clark... bem, ela continuou sendo ela.

Eu não gosto de fazer comparações, mas... é muito estranho acompanhar livro e adaptação simultaneamente! Isso porque o ritmo do seriado televisivo é bem mais intenso, mas mantém os principais fatos apresentados no livro. E, como o livro é bem curtido e superficial, é difícil assimilar que tudo acontece "no mesmo espaço de tempo".

A capa é simples e mantém o padrão visual da série. Gosto dessas imagens dentro de cada letra, me fazem especular sobre qual momento podemos associar a elas. A diagramação é simples com uma fonte diferente representando os momentos de flashback, páginas amarelas, margens agradáveis.

Quem gostou do primeiro livro vai amar, quem não gostou tem a oportunidade de se encantar com a série e ficar louco de curiosidade com Homecoming.

Só porque esse quote fala da tragédia mais encantadora do mundo <3
- É estranho se vestir todo para comer pasta de proteína? [...]
- Acho que não. Durante um tempo, Wells ficou obcecado por um livro sobre um naufrágio famoso. Aparentemente, todos vestiram suas melhores roupas e então escutaram música enquanto o navio afundava.

14 comentários

  1. Oii, Dreeh!
    Eu ainda não tive a chance de ler o livro #1 dessa série, e também nunca assisti a série pois quero ler o livro primeiro; mesmo sabendo que adaptações são sempre adaptações e as diferenças vão existir (e muitas vezes para melhor). Como não conheço os personagens as suas citações sobre eles não me fizeram nenhum sentido e a minha sorte é que eu sou péssima para guardar nomes pois assim quando ler não vou conseguir relacionar muito bem. hahah
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  2. Ola Dreeh confesso que a premissa desse livro não me chama atenção, já tentei ler mas não consegui, Pode ser o momento que estou estou lendo muito romance e por isso a leitura não fluiu. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que fiquei perdida lendo sua resenha, não conheço muito sobre a história desses livros então as informações ficaram meio que no ar. Mas fico feliz que a autora tenha mantido a qualidade do livro anterior. Contudo acho que o desenvolvimento lento iria me irritar bastante e os flashbaks sem sentido também. Nunca senti realmente vontade de ler e acho que definitivamente não irei rs

    ResponderExcluir
  4. Oi Dre, tudo bom?

    Esse livro não me é tão atraente assim, pode ser que eu goste se começar a assistir a série, por exemplo. Tanto esse quando o primeiro da série passou batido. Talvez mais para frente dê uma chance para ele.

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Titanic <3

    Enfim, gostei da sua resenha e tenho bastante vontade de ler os livros e realmente é bem difícil comparar o livro a série, porque em geral são bastante diferentes. Aah, shippar personagens, sou dessas também. Gostei de saber que o livro tem mais ação que o primeiro, mas as vezes os flashback me cansam um pouco.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  6. Oi Dre!!

    Eu não li o primeiro e não tenho muuuita vontade de ler não sabe?
    Achei legal você citar esses flashbacks mas tbm ficaria um pouco convida. Pode ser uma ação para quem ainda não leu o livro? E não ficar perdido :s

    Enfim, gostei da resenha mas ainda assim não é uma prioridade :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Apesar de ter gostado muito da premissa do livro e da série de TV, acabei desistindo de ambas justamente pelos pontos que levantou: odeio livros que ficam usando muitos flashbacks e não sou muito fã de capítulos curtos demais, gosto daquele que não são nem muito grandes, nem muito curtos. Outro fator que me incomodou é que no primeiro livro a capa tem o título em inglês (The 100) e na continuação eles decidiram traduzir para Dia 21, pq não deixaram em inglês também? Não gosto quando fazem isso pois a série fica destoante e isso me incomoda muito. Vou ver se dou mais uma chance para a série de TV, mas os livros eu não acho que vá ler por agora.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa!
    Estou com o primeiro dessa série pra ler, e AMOR não expressa meu amor por ela. Vi resenhas bem legais do segundo e do primeiro volume, mas foi o seriado em si que me fez querer arriscar. Sou apaixonado pelo seriado da CW, embora não tenha nada de semelhante ne? Mas tudo bem, quero comprovar. As resenhas são sempre tão otimistas, e os personagens no livro parecem tão mais bem construídos :3 Clarke que eu o diga *-* Doido pra conhecer a narrativa e os obstáculos deles nos livros.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Por isso que eu escolhi só acompanhar o livro. A adaptação é totalmente diferente e olha que isso foi só o que eu ouvi falar. Acho o livro maravilhoso, mas não pretendo ver a série. Acho a história bem dinâmica e cheia de suspense. Fiquei com um pouco de raiva em dia 21, mas beleza =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amiga, a resenha ficou espetacular mas acho que não irei acompanhar os livros por já estar acompanhando a série e como você mesma disse, fica difícil assimilar tanta coisa. Uma pq alguns personagens que estão no livro já estão mortos na série e outra pq alguns personagens do livro nem existem na série. Em relação ao Bellamy, amo essa pessoa desde o início, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dreeh!
    Eu não li nem o primeiro desse série. Comecei a ver a série de Tv, mas já ouvi muito falarem que é mesmo bem diferente, mas eu gostei dos episódios que assisti.
    Talvez eu pegue os livros pra ler. Quem sabe.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  12. Não acho que Titanic seja bem uma tragédia encantadora! hahaha...

    Eu gostei de Dia 21, mas gostei muito mais de The 100... rs... vai entender. Nunca vi nada da série, então não tenho esse problema da comparação, e tive impressões um pouco diferentes. Por exemplo, gostei de como foi desenvolvida a história da Glass. Estou ansiosa pelo terceiro livro!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá, Andressa!

    Ainda não tive chance de ler The 100, mas pelos comentários que li acerca da obra, parece ser uma ficção científica viciante. Até mesmo virou série, então acho que posso considerá-la como muito boa. Sua resenha me deixou um pouco mais curioso e com vontade de começar a ler a série... espero poder fazer isso em breve!

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, tudo bem??
    Bem legal a resenha... eu assisti alguns capítulos da série e achei até que fosse gostar mais... ainda não desisti, mas... o livro ainda desperta a minha curiosidade, mas não sei... é a primeira vez que um livro distópico fica em morno pra mim... mas eu acredito que lendo o primeiro livro essa minha vontade para continuar renascerá das cinzas... xero!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)