O Atlas do Amor - Laurie Frankel


Título: O Atlas do Amor
Autora: Laurie Frankel
Editora: Paralela
Nº de páginas: 232
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas | Fnac | Cultura
Nota:

Quando Jill engravida acidentalmente e é abandonada pelo namorado, ela e suas duas melhores amigas mergulham de cabeça num projeto inusitado - criar Atlas, o bebê, juntas, em meio à loucura da pós-graduação. As três se mudam então para uma casa maior e montam uma programação sem intervalos, que inclui cuidar do bebê, assistir às aulas, lecionar matérias de introdução à literatura, corrigir trabalhos e cumprir a agenda de leituras. Elas esperam que seus esforços sejam suficientes para formar uma família para Atlas, mas tudo acaba se complicando.

Janey, Jill e Katie são grandes amigas que fazem pós-graduação em literatura inglesa e têm uma vida de correria constante. Quando Jill conta para as amigas que esta grávida de seu namorado com quem está há apenas três meses, a vida delas muda completamente.
O namorado de Jill não se sente preparado para ser pai, então ele simplesmente some, e as três amigas se unem para criar Atlas. Juntas, alugam uma casa, organizam seus horários e, com a ajuda de alguns outros amigos, começam a grande missão de criar um bebê.

A princípio tudo parece estar indo bem, mas logo aparecem os conflitos, Janey se apega muito em Atlas, Jill morre de ciúmes dele e não consegue enxergar as amigas como família, já Katie está prestes a se casar e parece ter menos tempo ainda para participar dos problemas da casa. Em meio a tantas confusões, no fundo as três amigas compartilham o mesmo objetivo: fazer tudo pelo bem-estar e a felicidade de Atlas.

Narrado em primeira pessoa pela visão de Janey, O Atlas do Amor nos apresenta uma história cheia de drama, conflito, amor e amizade, que nos faz refletir muito sobre a real importância da família - que necessariamente não precisa ser a de sangue, mas a aquela que escolhemos, ou seja, os amigos. A autora criou personagens realistas, com sentimentos à flor da pele; eles são amáveis, cruéis, egoístas e extremamente humanos.

Apesar do conteúdo nada clichê, de o tema literatura estar sempre presente e do grande cuidado de Laurie em lidar com o drama de cada personagem, posso dizer que mesmo sendo um livro curto não é de rápida leitura. Uma história intensa, que traz ao leitor um misto de sentimentos, uma confusão entre amor, dor, decepção e perda. Senti raiva e frustração em muitos momentos como também senti amor e carinho em outros.

Enfim, uma leitura densa, reflexiva e até frustrante em algumas partes. Gostei do livro, a história é boa e realista. Recomendo a leitura para quem curte uma trama familiar cheia de conflitos, medos e amor.

Às vezes a vida é triste, mas não é nada com que não possamos lidar. Às vezes é até bom ficar triste, por que significa que fomos felizes antes e vamos voltar a ser.

15 comentários

  1. Olha tenho que confessar que gostei bastante de sua resenha
    Ficou muito bem escrita e sinceramente fiquei curiosa para fazer a leitura desse livro.
    Eu ainda não o conhecia, mas agora mais do que nunca colocarei na minha lista de desejados. Como pode né? As 3 amigas se virar para criar uma criança após o pai sumir e ainda ter que cuidar dos proprios problemas. Enfim...Nossa, achei muito bom, porque me parece uma verdadeira lição de vida. Parabéns pela sua resenha. Muito bem escrita mesmo.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-navegue-lagrima_2.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzi!
    Não conhecia esse livro e sua resenha conseguiu me deixar curiosa. Quero saber como as amigas conseguiram se organizar e o que vai acontecer com o bebê no decorrer da história... Essa capa é uma graça!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Eu não sou fã de livros com conflitos familiares não sabe? Maaaas confesso que esse negocio de problemas tão palpavéis me deixou muito curiosa!
    Acho maravilhoso quando os sentimentos são tão reais assim. Gosto de poder me cer em uma das cenas ou por alguma situação.
    Fiquei feliz em saber mais sobre o livro e espero ler um dia!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá =)

    Confesso que à primeira vista o título não foi tão atraente, mas fui pega pela sinopse e pela sua resenha. Não sou muito fã de conflitos familiares, mas daria uma chance ao livro para conhecer a família que escolhemos, ou seja, os amigos. Entrou para a lista de desejos! Adorei a resenha.

    Beijos,
    www.estatedarob.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzi!
    Nunca vi esse livro e menos ainda tinha escutado sobre ele, mas não curti muito a pegada da história. Não faz meu tipo de leitura. Não curto muito livros que focam apenas na relação familiar. Prefiro temas mais sociais no geral, que afetem a todos de maneira total.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Suzi lindona gostei muito da premissa do livro e do nome do bebê. Muito mais que irmãs de sangue, temos irmã por afinidades. Os temas destacados no livro me chamaram atenção e vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. olá Suzi, não conhecia o livro e a historia dele parece ser bem legal, mas não me senti atraída para lê-lo, acho que estou fugindo um pouco deste drama familiar...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Achei a capa muito bacana, mas não sei se leria esse livro. Senti uma vibe meio Amigas Para Sempre com uma delas grávida e fazendo planos juntas e tudo mais, o que e passou uma ideia de clichê, mesmo que você tenha dito que não é. Outro fator que me desmotivou foi o livro não ser muito grande, mas a leitura ser mais lenta. Não gosto de livros assim, pois sou um grande adepto das aventuras épicas e por isso gosto de narrativas mais dinâmicas. Acho que vou passar essa dica.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas fiquei bem interessada com a premissa, ainda mais por ter passado por certas situações descritas na história. Realmente imagino que seja uma história de muita reflexão e com uma carga pesada. Com certeza quero ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzi.
    Sabe que eu sempre desejei esse livro, mas só pela beleza da capa, ela é tão fofinha.
    Mas na verdade nunca me liguei na história em si, só agora ela chamou minha atenção por causa da riqueza que o enredo parece trazer, e principalmente por despertar no leitor sentimentos variados.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  11. Oi Suzi, tudo bem? Não conhecia o livro e parece ser bastante interessante. Gosto de livros com personagens e situações realistas e que valorizam as relações familiares e de amizade. Parece ser um livro bastante reflexivo mesmo e que devemos ler aos poucos para conseguir captar tudo o que ele nos trás.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Não curti o nome desse bebê, acho que ele tem uma alta chance de ser zoado na escola. Apesar disso, me interessei pelo livro. Gosto de histórias que nos permitem passar por tantos sentimentos diferentes, e que tratam de famílias no sentido mais amplo da palavra - apesar de amar a minha, com certeza a expandi com amigos, e acho isso muito legal.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie, Suzi!
    Eu pensei que o livro seria como uma enciclopédia, fiquei animada porque gosto de obras abordadas nesse formato. Mas vejo que não ): Não gosto de romances, então não acho que leria o livro. Amei sua resenha, no entanto. Com certeza comprarei para uma prima.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  14. Olá... Suzi, tudo bem??
    Adorei a sua resenha... ela foi simples e bem inspiradora... é muito bom quando um livro nos traz reflexão e nos faz entrar de cabeça na história.... bom o livro não me arremeteu a vontade de ler, mas gostei de ler os significados que ele pode representar pra quem gosta de trama familiar... ele pode trazer algumas lições e ensinamentos importantes... xero!!

    ResponderExcluir
  15. Oi :)
    A premissa do livro é bem interessante e eu gostei um pouco, mas ainda não sei se leria sabe.
    acho que dramas familiares me irritam em alguns momentos e não sei se estaria pronta pra essa leitura, mas se algum dia eu topar com o livro vou pensar com carinho!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)