{ papo reto } Simpatia conta!


Uma vez, em um encontro literário, estávamos discutindo se fatores externos interferem na nossa leitura. Chegamos à conclusão de que sim. Somos influenciados por questões que não necessariamente estão ligadas ao livro em si, à sua construção ou estrutura.

Maior prova disso são as playlists dos livros, que nos fazem entrar no clima. Mas outras coisas também podem nos afetar: a TPM, um ônibus lotado, o calor, um chocolate, uma briga com alguém querido... Vai dizer que você nunca passou por uma situação dessas, que fez com que enxergasse o livro de outra forma?

Pois bem, hoje eu quero focar no autor. Sim, o cara que escreveu o livro. É ÓBVIO que ele tem tudo a ver com a nossa leitura, afinal ele é o criador daquele universo paralelo para o qual nos transportamos ao degustar cada página. Mas será que para por aí seu nível de influência?

Não sei quanto a vocês, mas, pra mim, tem um quê a mais que pode ou não me ajudar a decidir por um livro e afetar minhas impressões iniciais, positiva ou negativamente.

Sou consumidora - de ideias, de produtos, de mágicas, de letras... de livros. Estes são uma mercadoria e, portanto, algo precisa me motivar para tê-lo. Adquirimos coisas, inclusive livros, porque temos necessidade, porque temos vontade, porque temos boas referências, porque queremos "estar na moda", porque queremos presentear e prestigiar. Sem hipocrisia, minha gente, eu leio por todos estes motivos. E, incluído nos meus motivos, está querer prestigiar o autor; é aí que ele começa a entrar na minha decisão. Querer admirar sua obra. Querer saber se ele manteve o jeito de escrever do outro livro, se amadureceu, se foi bem sucedido em outro estilo. Querer ler seu lançamento. Quem nunca desejou um livro simplesmente por ser de autoria de um Fulano, sem ao menos ler a sinopse?

O autor é peça fundamental. E nisso os autores nacionais têm grande vantagem sobre os de fora. Meu exemplar pode ser facilmente autografado em um encontro, na bienal ou, no máximo, se eu pagar o frete de ida e volta do livro. Posso perguntar a ele o porquê de certos acontecimentos ou atitudes de uma personagem. Eu tenho contato com ele pelo Facebook, por Twitter, por e-mail. Ele me adiciona e eu começo a fazer parte de sua vida: vejo suas viagens, seus esmaltes, seus dilemas. E, infelizmente, vejo coisas que não gostaria de ver.

Sou uma leitora como qualquer outro e, antes de tudo, sou humana. Tenho sentimento, me emociono, gosto de respeito e de ser bem tratada, acho legal quando me reconhecem e valorizam. Quando conheço um autor (simpático, claro), fico ansiosa pra ler seu livro. Em muitos casos, já começo a leitura pré-disposta a gostar do que vou ler. Como pode? Comprar e gostar de um livro porque o autor “vendeu o peixe” dele com paixão, com brilho nos olhos, com emoção ao falar sobre seu processo criativo, ou simplesmente porque ele foi simpático.

E o contrário também acontece. Já vi autores tratando leitores de uma forma, digamos, não muito amigável. Indiretas, desprezo, ignorância e até mesmo – pasmem – xingamentos. Com toda a sinceridade: sou capaz de deixar de ler o melhor livro do mundo só pra não ter que dar o meu precioso dinheirinho para pessoas que não sabem tratar pessoas.

Simpatia conta. Carinho conta. Reconhecimento conta.

Não só na minha decisão de que livro comprar, mas no meu sentimento ao ler. Já li imaginando a própria autora falando, e o trecho ficou muito mais divertido. Já li praticamente ouvindo a voz do autor narrando o livro, e me senti mais envolvida com o texto. Já li livro de autor antipático, e foquei mais nos defeitos do que na parte boa.

Cada vez mais vemos uma proximidade dos escritores com seus leitores, que, por entenderem a força de sua presença, se fazem cada vez mais presentes.

E pra você? Simpatia conta ou não conta?


Não podia escolher simpatia melhor pra ilustrar esse texto. ♥

Texto escrito originalmente para a coluna Entre Aspas do Portal Novos Escritores.

10 comentários

  1. Giulia, minha autora preferida era a Marion Zimmer Bradley. Tenho todos os livros dela publicados no Brasil. Falecida em 1999, somente ano passado os filhos contaram ao mundo que ela era terrível: Abuso e violência sexual e psicológica da própria mãe em cima dos filhos. Agora fico olhando para os livros dela, em como admirei seu feminismo, suas histórias criativas e... não sei o que fazer. As Brumas de Avalon não me parece tão mágica assim... Darkover não me parece mais incrível... O que faço? Tantos anos lendo e admirando suas obras!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho maravilhoso esse lance de os autores estarem cada vez mais próximos dos leitores, acredito que isso conta muito!!

    beijos
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Simplesmente adorei o seu texto!
    Simpatia conta sim, e muito!
    Assim como você vejo autores que são a simpatia em pessoas, e outros que não são tão abertos, ou pior, chegam a ser grossos. E isso definitivamente é um fato influenciável para ler ou não uma obra.
    Algo que eu acho interessante que você citou no texto, é a questão de termos contato com os autores nacionais, é prazeroso terminarmos uma leitura e podermos discutir sobre a obra com o próprio autor, acho demais isso!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Realmente, simpatia conta muito ! Achei muito legal seu post, acho que essa proximidade com o autor é muito importante!

    Beijocas
    Ana - www.bookzonthetable.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Giu, eu concordo plenamente com isso. Simpatia conta muito mais que muitas coisas. Há varios livros que gostei mais ainda porque tive um contato muito melhor com a autora e já deixei de ler por causa disso também.
    Acho que isso influencia MUITO na nossa vida. Sempre que posso eu indico os autores só pela simpatia e carinho que eles tem conosco.

    Parabéns pelo texto!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Concordo em gênero, número e grau: Simpatia conta!
    Ler o livro de um autor simpático altera, de certa forma, nossa visão antes mesmo de começar a leitura. E não tem nada melhor do que você conhecer um autor que trata o leitor como gente, com carinho, com gentileza!
    Espero que alguns autores possam ler esse post e aprender com ele... Aliás, ótimo post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Simpatia conta sim! Hoje em dia as pessoas realmente andam mais estressadas, mas nenhuma desculpa me afetam: tem que ser simpático!
    Ainda mais que trabalha com público. Sem nós, os autores não seriam muita coisa, e mesmo parecendo ser um pouco de arrogância, é verdade. Acho que do mesmo jeito que os admiramos e respeitamos, esse respeito deve voltar para nós.
    Tudo bem que tem uns leitores um pouco exagerados, mas enfim...
    Amei o post e concordo com você em tudo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Giulia, adorei o seu texto e as fotos com o Pedro Bandeira! Parabéns!
    Eu também acho que o autor influencia sim, ainda mais se ele ainda é vivo e atuante. É por isso que eu valorizo a produção brasileira, pois podemos entrar em contato com os nossos autores preferidos, conversar com eles, trocar ideias... coisa que muita gente despreza ao admirar apenas autores estrangeiros, esquecendo que existem muitos talentos bem pertos de nós! :)

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Giulia,
    Adorei o texto, antes eu não vou atras de saber dos autores não, e quando se trata de autores internacionais eu ainda não fico ligada neles, como agem ou coisas assim, mas a proximidade com autores brasileiros, está mudando a minha percepção, eu adoro conhece-los, conversar um pouco e ver nos olhos deles o amor por suas obras e por seus fãs, fora que alguns compartilham as suas novas ideias conosco e é uma delicia isso, como aconteceu comigo no encontro com a Carina e ela comentou sobre um spin-off, e como leitora e fã, isso é magico.

    Beijos
    entaotudoaconteceu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Com toda certeza, conta!
    Acho incrível esses autores que nos dão total atenção. Com certeza a melhor forma de retribuir nosso carinho por eles, não há nada melhor *-*

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)