O Cavaleiro Fantasma - Cornelia Funke


Título: O Cavaleiro Fantasma
Autora: Cornelia Funke
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 176
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Casas Bahia
Nota: 

Jon Whitcroft não estava nada feliz naquele internato. Tinha saudade de casa e não via a hora de provocar algum acidente envolvendo o Barba, o novo - e insuportável - namorado de sua mãe. Até que, na sexta noite em Salisbury, Jon encontra um motivo ainda maior para sair correndo dali: ele passa a ser perseguido por um bando de fantasmas, que desejavam nada mais, nada menos que a sua morte! Mas, em vez de pedir ajuda para a mãe, ele recorre a outro protetor: Sir William Longspee, um cavaleiro fantasma que, depois de ser assassinado, jurou zelar pelos fracos e inocente. Sir William cumpre sua promessa e, ao lado de Jon, percorre cemitérios, duela contra zumbis e vai em busca de seu próprio destino - revelando aos poucos sua história repleta de mistérios.

Depois de acompanhar milhares de resenhas positivas acerca dos livros da Cornelia Funke, resolvi me render às maravilhas citadas anteriormente. Agora vem a questão que muitos me perguntaram: por que raios você não começou com a trilogia Mundo de Tinta? Pelo simples fato de serem 3 livros igualmente extensos e ricos em uma narrativa que não merecia ser lida de forma rápida. Já O Cavaleiro Fantasma é o livro mais atual da autora, e, já que é curtinho, por que não aproveitá-lo como o primeiro?

Jon é um jovem de onze anos. Vive uma vida pacata com as irmãs, a mãe e o namorado dela, apelidado "carinhosamente" pelo garoto de Barba. O relacionamento entre ele e o homem não é o dos melhores, e ele pensa incansavelmente em uma maneira de matá-lo, mesmo que seja acidentalmente.

Um belo dia recebe a notícia de que irá para um internato, o mesmo que seu pai um dia estudou. É claro que ele não queria deixar as mulheres da casa nas mãos do estranho Matthew, mas não houve segunda chance e logo ele foi mandado à Salisbury.

Ao chegar à cidade, conheceu os donos do internato, Edward e Alma Popplewell, além de seus colegas de quarto, Angus Mulroney e Stuart Crenshaw.

Eu era o conde de Monte Cristo, que voltaria da terrível ilha-presídio para se vingar de todos aqueles que o haviam mandado para lá. Eu era Napoleão, exilado em Santa Helena para morrer solitário.Harry sob a escada dos Dursley.

Os dias passavam bem, mesmo com a saudade de casa, que crescia com o passar do tempo. Mas foi na sexta à noite que algo de terrível aconteceu, fazendo com que Jon pensasse seriamente se não seria a hora de voltar para os braços da mamãezinha.

Três cavaleiros. Pálidos, como se a noite os cobrisse com o bolor dos tempos. E olhavam fixamente para mim.

Os três cavaleiros fantasmas não ousaram mexer com ele enquanto estava protegido pelas paredes do internato, mas foi somente quando o jovem estava vulnerável, em outra oportunidade, que eles soltaram realmente o que queriam com Jon: sua morte. Todos os que pertenciam à linhagem de Hartgill deveriam ser mortos, como vingança pela morte de Stourton. Aliás, é o próprio Stourton quem tem esta sede.

Há somente uma chance do garoto sair vivo desta loucura toda: chamar por William Longspee, morto por Stourton através de um envenenamento. Mas como pedir ajuda a alguém que já está morto? A oportunidade está na catedral, onde há um sarcófago em forma de monumento pela morte de um cavaleiro. E é através da evocação de um jovem que precisa de zelo, que a narrativa começa a ganhar forma

Ah, não poderia esquecer da grande ajuda que Ella dá a Jon. Sem ela, ele não conseguiria sobreviver aos dias que passaram.
Cornelia soube escrever com maestria uma história de suspense infantojuvenil, sem se dar ao trabalho de esconder ou mascarar a realidade nua e crua do ser humano. Através de personagens ricos em detalhes, as mensagens obtiveram seu devido êxito.

Jon e Ella sabem exercer papel de adulto, mesmo tendo apenas onze anos, e dão um samba de conhecimento até mesmo na avó da jovem. O trio Jon, Ella e William demonstraram o quão grande é o respeito pelo amigo, a lealdade que se deve ter com ele, além da honra em cumprir o que foi prometido, mesmo que seja difícil alcançá-lo.

Outro ponto que achei bem positivo à história foi o fato de haver uma grande pesquisa histórica por trás da construção dos personagens que são os fantasmas. Realmente existe um monumento em uma catedral, em homenagem a William Longspee (vide foto abaixo, retirada do Google). Isso demonstra que a autora se preocupou em trazer à narrativa grandes fatos reais, que fazem parte da história mundial. Por este motivo, durante a leitura, percebemos que não se trata de mera ficção. Há ambientes reais, recriados, reinventados e moldados ao estilo de escrita de Cornelia.



Mesmo com tantos pontos positivos relatados na resenha, algo não rolou. O clímax, que poderia ter sido retratado em apenas poucas palavras, se estendeu por páginas e páginas. E, quando finalmente achei que algo realmente iria acontecer, Cornelia mudou de rumo, fazendo com que toda a emoção fosse por água abaixo. Este é o principal motivo de apenas 4 estrelas terem sido dadas.

A Seguinte teve uma feliz ideia na publicação de O Cavaleiro Fantasma. A capa é simples mas incrivelmente bela, em tons de azul envelhecido e prata. A diagramação interna é simples também, e a leitura é rápida. Super recomendado e agora vou aguardar impacientemente pela trilogia Mundo de Tinta, minhas próximas leituras aqui no blog!

13 comentários

  1. Olha eu ainda não tive a chance de ler esse livro, mas o tenho em minha estante e como eu sei que ele é bem pequeno e se pode ter uma leitura rápida, acho que vou aproveitar para ler, porque eu fiquei bastante curiosa por meio de sua resenha e espero gostar bastante da leitura =] Achei legal também o fato de existir. Ser um fato real. Isso me deixa extremamente curiosa e espero ter a oportunidade de saber mais quando for ler o livro. Parabéns pela resenha Pamela =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-fantasma-de-anya.html

    ResponderExcluir
  2. Nossa que resenha. Adorei sua resenha. Adoro livros com bata te detalhes. E gosto também de escrita rica e bem pesquisada. Devo lhe confessar que esse tipo de leitura não é meu forte mais fique bem.intrigada e me deu uma enorme vontade de ler.
    Http:// cantinhocritica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Pâmela, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e também sou louca para ler a trilogia "Mundo de Tinta". Esse livro também parece ser igualmente bom e adoro quando elementos reais são misturados com a ficção, adorei a história e sobre os fantasmas. Os quotes também são ótimos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não li nada de Cornelia Funke, mas tenho muita curiosidade de conhecer sua escrita, tão bem falada.
    Não conhecia o livro, mas me interessei pela história. É uma pena que mudança de rumo tenha mandado a emoção por água abaixo. Mas ainda assim, espero que seja uma leitura prazerosa.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oi adoro quando percebo durante a leitura a preocupação dos autores em se debruçarem em pesquisas para que o livro seja composto de fatos concretos. Uma pena que a leitura não tenha super te conquistado!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  6. Oi Pamela! Mesmo você dizendo que não gostou muito do livro, eu fiquei com muita vontade de lê-lo! =P
    Não conhecia a autora, mas me apaixonei pelo título, pela referência ao Harry Potter e por ter sido baseado em pesquisas históricas.

    Certamente entrou para a minha lista!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Gostei bastante da sua resenha, que pena que se decepcionou com o clímax. Não costumo procurar livros a partir do autor, muitas vezes o gênero ou tipo a escrita mudam e acabo não gostando. Mas achei bem interessante esse livro, principalmente por citar HP ~brincadeirinha~ adorei a forma como foi inserido o contexto. Vou anotar sua dica ;)

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Eu tava tão animada com sua resenha e o livro, até chegar ao motivo de você ter tirado uma das estrelas, normalmente eu odeio livros que a autora corta o climax, ou muda totalmente o rumo da historia, mas pesquisar um pouco mais sobre ele e pensar se entra ou não para a minha enorme lista de desejados kkkk.

    Beijos
    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, acredita ? A proposta dele é bem curiosa e eu fiquei com vontade de ler , mas não agora , porque to passando por uma fase em que to evitando fantasias, acho que li muitas coisas do gênero nos últimos tempos e meio que enjooei!

    Beijos, Anna

    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e apesar de não ser do gênero de leitura que mais gosto, sua resenha me deixou muito curiosa sobre ele!
    Pena a autora ter se perdido no livro e não ter alcançado suas expectativas corretamente. Mas ainda assim, 4 estrelas é uma ótima pontuação e um incentivo a mais para passar essa leitura na frente de outras ;)
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Pamela!
    Gostei da resenha! É uma pena que o livro não tenha sido assim tão bom... Não o conhecia ainda, mas pela fama toda que tem a Trilogia Mundo de tinta, Cavaleiro fantasma, como tu mesmo disse, não deve ser de todo ruim.
    Acho super legal quando um livro tem história real por trás da ficticia, como neste caso. Porque assim acabamos aprendendo algo, né?
    Beijos e boas leituras!
    Jess,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que maneiro! Definitivamente vai pra minha wishlist. Me chamou a atenção justamente o trecho do começo, em que você diz que o personagem tenta matá-lo, mesmo que acidentalmente. O título já é bacana, depois da resenha, então... Beijos! :)

    ResponderExcluir
  13. Pamela, esse tipo de história não faz parte do estilo que gosto de ler. Achei a capa bem legal, o que me levou a uma dúvida: é capa dura? Porque quando olho para a capa só consigo imaginá-la em capa dura.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)